Lugares Proximos a Belo Horizonte Para Passar o Feriado

Com a aproximação dos feriados, começamos a fazer planos para viajar. A região de Belo Horizonte é uma excelente opção de turismo em Minas Gerais. Pensando nisto, nós preparamos um lista de cidades que estão próximas a Belo Horizonte e que mesmo em feriados curtos de 3 ou 4 dias, como também finais de semana, são fáceis de chegar.

Serro Caraça: Lugar de peregrinação, cultura ou turismo ecológico, foi criado em 1774 para ser uma casa de hospedagem que acolhia peregrinos e visitantes, depois transformou-se no histórico colégio para garotos e mais tarde escola para seminaristas, que funcionou até 1968, ano que aconteceu o grande incêndio no prédio da biblioteca. A partir da década de 70 tornou-se parque e pousada que recebe o público em geral.

Serro Serro: é uma cidade de Minas Gerais que como outras mistura história, cultura e belezas naturais, a cidade tem muitos casarios coloniais preservados em seu centro histórico, que não é muito grande se compararmos a cidade vizinha Diamantina por exemplo. A cidade de Serro, faz parte da Estrada Real, Caminho dos Diamantes.Tem ainda três distritos que valem ser visitados, que é o caso de Três Barras, São Gonçalo do Rio das Pedras e Milho Verde. A cidade possui pouco mais de 20 mil habitantes, e vive principalmente da pecuaria e agricultura.

Milho Verde **Milho Verde:**O vilarejo de Milho Verde é um distrito de Serro fica entre as cidades historicas de Diamantina e Serro, no meio da Estrada Real. Na vertente da Serra do Espinhaço, e junto a nascente do rio Jequitinhonha. É uma vila que se localiza em cima das montanhas a quase 1000 metros de altitude, um lugar muito tranquilo que ao seu redor, esconde muitas cachoeiras. Do vilaejo se tem uma vista incrivel da região, tem seu povo simples e acolhedor, alguns bares que rola agito na temporada, e de noite um céu estralado pra ninguém botar defeito.

São João del Rei **São João del Rei:**É a maior cidade histórica de Minas, porém apenas o centro histórico está preservado e muito bem preservado, há casarões e pontes muito bonitas, e igrejas de encher os olhos, principalmente a igreja de São Francisco - um dos cartões postais da cidade.

Tiradentes **Tiradentes:**É uma das mais visitadas cidades históricas de Minas Gerais, e também a mais conservada, praticamente a cidade inteira, é construção histórica, comparada a Ouro Preto e a vizinha São João Del Rei, ela é bem menor, mas na minha opinião é mais charmosa e tranqüila.

Inhotim - MG **Inhotim - MG:**O Instituto Inhotim fica na pequena cidade de Brumadinho – MG, a menos de 60 Km de Belo Horizonte. Centro de arte contemporânea e botânica, com acervo de grande importância nacional e internacional, Inhotim é um lugar como nenhum outro no mundo .

Diamantina - MG **Diamantina - MG:**Diamantina é a cidade histórica mineira localizada mais ao norte do estado. Em seu centro histórico possui casarões coloniais e igrejas no estilo barroco como atrações principais. Está situada a cerca de 300 km de Belo Horizonte, é considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco desde 2002.

Ouro Preto - MG **Ouro Preto - MG:**A cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica, poderíamos dizer que é um museu a céu aberto, aqui pra onde você olha você se lembra do passado, casarões da época do ciclo do ouro pipocam a cada esquina, ruas e vielas estreitas, pavimentada com pedras irregulares, igrejas e museus para todos os lados, é o maior conjunto arquitetônico do período barroco. É esta a paisagem local, e o que deixa tudo ainda mais belo é o parque estadual do Itacolomi que cerca a cidade, pra lembrar que não é só de belezas culturais que vive o lugar.

Serra do Cipó **Serra do Cipó:**A Serra do Cipó faz parte da cadeia da Serra do Espinhaço, que separa as bacias do rio Doce e São Francisco. Ao passar pelo relevo acidentado, o rio Cipó e seus afluentes formam diversas cachoeiras, cânions e corredeiras. É também bastante procurada por escaladores e rapeleiros. Algumas atrações são de fácil acesso, outras porém só podem ser visitadas pelos mais aventureiros. Muitas atrações estão fora do parque com acesso fácil. É o caso da cachoeira grande, que fica bem próxima a entrada do parque nacional, e também a cachoeira Véu de Noiva que fica no KM 100 da MG-010 dentro de uma área particular.

Cachoeira do Tabuleiro **Cachoeira do Tabuleiro:**A cachoeira do Tabuleiro fica no distrito de mesmo nome, pertencente à cidade mineira de Conceição do Mato Dentro a cerca de 180 km de Belo Horizonte. É a terceira maior cachoeira do Brasil com 273 metros de queda livre, em meio a um paredão de pedras.

Carrancas **Carrancas:**Esta cidadezinha de Minas Gerais nos encanta por suas belíssimas paisagens naturais. Com cerca de 4000 habitantes, sendo apenas 1600 moradores residentes no centro, a cidade possui um grande pólo de eco turismo. São dezenas de cachoeiras, piscinas naturais, cavernas e montanhas.