You are here: Home // Brasil, Destinos, Rio Grande do Sul // SERRA GAÚCHA – RS

SERRA GAÚCHA – RS


por Roza Miguel

Uma viagem pelos vinhedos do sul do Brasil

Não é um exagero dizer que as Serra Gaúcha é um pedaço da Europa no Brasil, pois tudo na região serrana do Rio Grande do Sul faz lembrar o velho continente: o clima, os costumes, a paisagem. Percebemos um vasto e inesgotável repertório de influências italianas e alemãs nas pessoas, no jeito de falar, nos costumes, nas casas e casarões de pedras, nos parques e vinhedos. E principalmente, na culinária desta região estão presentes estas referencias.

Dos imigrantes alemães, que desembarcaram há mais de um século na serra herdaram as geléias, compotas, tortas variadas, cerveja caseira e a arte de confeitar. Dos italianos, veio a tradição de fazer e beber vinho, a produção de queijos, salames, copas artesanais e do macarrão que – em comunhão com o vinho – são uma das melhores combinações à mesa. Descobrimos que em qualquer época do ano, no inverno ou no verão, os hábitos dos antigos imigrantes – principalmente a mesa – estão vivos e em pleno uso, para nosso deleite e satisfação.

Caxias do SulCaxias do Sul: Localizada na encosta superior do nordeste do Rio Grande do Sul, Caxias do Sul é a segunda maior cidade do estado. Famosa pela tradição culinária, com pratos como o galeto (frango assado com molho de miúdos) e polenta frita, trazidos pela colonização italiana que é bem forte na região. Leia mais.

Bento GonçalvesBento Gonçalves: O Vale dos Vinhedos em Bento Gonçales é uma região de 100 km quadrados, localizada entre as divisas dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, onde podemos encontrar mais de 22 vinícolas familiares, que tiveram inicio com a colonização. Leia mais.

GramadoGramado: A cidade de Gramado a cerca de 130 km da capital gaúcha, é uma das mais elegantes e charmosas estâncias de inverno do país. Colonizada pelos alemães, a cidade apresenta casas e hotéis e restaurantes, com arquitetura de inspiração bávara e enxaimel. Na cidade há restaurantes especializados em fondue, café colonial com chocolate quente, doces, biscoitos e casas de vinhos. Leia mais.

4 Respostas para " SERRA GAÚCHA – RS "

  1. #1 - ljusfalheim says:

    Acho que a minha cidade favorita na Serra Gaúcha (a escolha é dífícil) é Gramado. A cidade têm uma aura muito positiva, além de ser uma cidade rodeada de belezas naturais incontestáveis. Isso sem comentar as delícias da gastronomia da região que é indescritível de tão boa.

  2. #2 - ljusfalheim says:

    Para quem tem interesse, eu descobri um site que é especializado sobre a Serra Gaúcha. Para aqueles que gostam de natureza e aventuras, ou para aqueles que querem conhecer hotéis, pousadas e restaurantes, o site é bastante interessante. Segue o endereço: http://www.serraportal.com.br

  3. #3 - Camila says:

    Eu concordo com o comentário acima.. é um pedaço da Europa no Brasil. 😉

Deixe seu comentário

Copyright © 2002 - 2013 Guia do Viajante. All rights reserved.