You are here: Home // Brasil, Destinos, Minas Gerais // MILHO VERDE – MG

MILHO VERDE – MG


O vilarejo de Milho Verde é um distrito de Serro que fica entre as cidades históricas de Diamantina e Serro, no meio da Estrada Real. Fica localizado na vertente da Serra do Espinhaço e junto a nascente do rio Jequitinhonha. É uma vila que se localiza em cima das montanhas a quase 1000 metros de altitude, um lugar muito tranquilo que, ao seu redor, esconde muitas cachoeiras. Do vilarejo se tem uma vista incrível da região. Os moradores de Milho Verde são acolhedores. Na época de temporada, os bares do vilarejo oferecem um agito noturno que, combinado com um céu estrelado, é uma ótimo opção para se divertir na cidade. A capela do vilarejo merece destaque e já até foi capa de um dos discos do Milton Nascimento. Milho Verde possui cerca de 1600 moradores, que vivem do turismo, da pecuária e agricultura. Tem um pequeno comercio local, com mercadinhos, bares e restaurantes. Não tem agências de banco nem caixas eletrônicos.
Estive em janeiro de 2011 passando pelo vilarejo em uma viagem de bicicleta, e não pude deixar de conhecer um pouco do lugar e deixar aqui minhas dicas para vocês.

milho-verde.JPG
Atrativos de Milho Verde

Cachoeiras
Existem várias cachoeiras em torno do vilarejo; as que eu vou indicar são as que eu estive. Estas são todas próximas a vila.

Cachoeira do Piolho: a 3 kms do vilarejo fica na estradinha que começa de frente a igreja matriz, é uma cachoeira muito bonita e com uns 30 metros de queda, tem um poço para nadar, o acesso para a cachoeira se dá por uma casa, mas a entrada é livre.
cachoeira-do-piolho-milho-verde.JPG


Cachoeira da Lage:
a mais proxima ao vilarejo, seguindo o rio, se encontram varios poços para nadar, a cachoeira tem duas quedas maiores, e poços grandes, pega sol praticamente o dia todo principalmente de tarde. aproveite para curtir a massagem natural que a agua da corredeira faz. Para chegar se informe na vila, é facil e as trilhas no meio do pasto são bem demarcadas.
cachoeira-do-lageado-milho-verde.JPG

Cachoeira do Moinho: Assim como a da lage tem varias corredeiras e duas quedas, varios poços para nadar. A cachoeira se localiza no caminho de Serro a uns 3 km do vilarejo, é possivel ir de carro até proximo dela. tem um barzinho perto.
cachoeira-do-moinho-milho-verde.JPG

Cachoeira Carijó: do outro lado da cachoeira do moinho, atravessando a estrada que vai para Serro a cachoeira do carijó tem sua queda pequena, mas um poço ótimo para nadar. Na parte de cima tem uma corredeira entre as pedras que dá para curtir uma boa massagem natural. Debaixo da queda tem uma pedra que é possivel ficar sentado curtindo uma massagem da agua também.

cachoeira-carijo-milho-verde.JPG

Igrejas

Igreja Matriz Nossa Senhora dos Prazeres: proximo a escola igreja costruida em estilo barroco.
igreja-matris.JPG

Capela de Nossa Senhora do Rosario: Um dos Cartões postais do vilarejo, a capela se encontra em um grande gamado, pequena mas muito bonita, ja foi capa de um dos discos de Milton Nascimento. Em noites de céu sem nuvens o gramado da capelá é um bom local para apreciar o céu.
capela-do-rosario-milho-verde.JPG


Pousadas em Milho Verde

Pousada Luar do Rosário
Telefone: (38) 3541-4090

Pousada Morais
Telefone: (38) 3541-4014

Pousada Dona Lourdes
Telefone: (38) 3541-4019

Pousada Sempre Viva
Telefone: (38) 3541 4026

Hotel Rancho Velho
Telefone: (38) 3541-4097

Pousada André Luiz
Telefone: (38) 3541 4087

Pousada Milho Verde
Telefone: (38) 8802-1019

Camping em Milho Verde

Camping do Ademar
Telefone: (38) 3541 4013

Bar, Camping e Restaurante do Nozinho
Telefone: (38) 3531 4063

Camping do Adir
Telefone: (38) 3541 4058

Como Chegar em Milho Verde

De Carro

Saindo de BH: pode pegar a MG 010 passando por Lagoa Santa, Serra do Cipo, Conceição do Mato Dentro depois Serro e Milho Verde. Lembrando que o trecho entre Conceição do Mato dentro até Serro é em uma estrada de terra relativamente em boas condições. Em seguida de Serro até Milho Verde a estrada também é de carro e é necessario ter cautela para não danificar o veiculo. Estas estradas estão sendo asfaltadas em alguns pontos.

Outro caminho saindo de BH é: Via Curvelo (BR 040 – sentido Brasília): segue em direção a Sete Lagoas, Paraopeba (BR 135), Curvelo (BR 259), Datas, Juscelino Kubitschek, Serro. Até aqui só asfalto. Do trevo até Milho Verde são aproximadamente 25 km de estrada de terra.

De Diamantina: Para quem quer conhecer Milho Verde saindo de Diamantina, pega-se a Estrada Real, toda em terra, mas em janeiro de 2011 vi placas dizendo que irão asfaltar esta estrada. a estrada é muito bonita e vale a pena, passa pelo Vilarejo do Val, e por São Gonçalo do Rio das Pedra (vilarejo que vale a parada para ser conhecido). De Diamantina até Milho Verde são 40 kms.

Saindo de Brasilia: Os principais acessos são a BR 040 e a BR 259 até chegar em Serro depois seguir para Milho Verde. São cerca de 780 km.

Saindo de Goiania: os principais acessos até a cidade de Serro são as BRs 352, a 040 e a BR 259 até a Cidade de Serro depois se pega a estrada de Terra até Milho Verde.

Saindo de São Paulo
: São 780 Kms pegando a Fernão Dias e em BH pegar a MG 010 até a cidade de Serro e depois mais 25 km de estrada de terra até Milho Verde.

De Onibus

Para quem sai de Belo Horizonte: A Viação Serro e a Saritur tem saídas diárias para o Serro. São cerca de 5h30min pela Serra do Cipó. Terminal Rodoviário de BH: (31) 3271-8933
De Serro até Milho Verde tem um ônibus diário às 13:00, de segunda a sexta. Nos finais de semana não circula. (cerca de 1 hora e trinta minutos de viagem). Ligue na rodoviaia de Serro para confirmar este horário. (38) 3541-1366


Principais Distâncias de Milho Verde

São Gonçalo do Rio das Pedras………………………………………………7 km
Serro………………………………………………………………………….. 27 km
Diamantina…………………………………………………………………….. 35 km
Conceição do Mato Dentro…………………………………………………….87 km
Belo Horizonte……………………………………………………………….. 331 km
Rio de Janeiro………………………………………………………………… 677 km
Brasília………………………………………………………………………… 750 km
Vitória…………………………………………………………………………. 736 km
São Paulo……………………………………………………………………… 822 km

cachoeira-da-lage-1.JPG
Interessante formação na cachoeira da Lage

Dicas Do Viajante

Milho Verde chega a lembrar Arrail d’Juda de 20 anos atrás. Tudo muito tranquilo e com lindas paisagens naturais. Mas na época de grandes feriados a vila enche de gente, se quer tranquilidade evite os grandes feriados. Os moradores são bem prestativos na hora de dar informações sobre as cachoeiras. Se ficar varios dias em Milho Verde não perca a oportunidade de conhecer o vilarejo de São Gonçalo do Rio das Pedras, são apenas 7 kms pela Estrada Real em direção a Diamantina. Em Milho Verde tem muitas festas populares, quando estive lá, era dia de Reis e teve a festa da Folia de Reis muito interessante, tem outras festas durante o ano que valem a pena. De noite na temporada rola som no bar Armazem que é um barzinho com uma decoração bacana. Leve protetor solar e repelente. para curtir o céu estrelado vá até a capela que é um bom ponto para observar o céu. Cuidado com as pedras escorregadias nas cachoeiras. PRESERVE SEMPRE.

Por: André Alécio

Tags: , ,

6 Respostas para " MILHO VERDE – MG "

  1. FOI UMA VIAGEN,,,INESQUESIVEL JÁ ESTOU ME PROGRAMANDO PRA VOLTAR,,EM JUNHO OU SETEMBRO,,AGORA EM ABRIL,CHOVE MUITO,È MUITO PERIGOSO,IR AS CAHOEIRAS, AS PEDRAS SÃO ESCOREGADIAS,E RAIOS,TAMBÉM ESPANTA, NO MAIS TUDO LINDO,ENCONTREI PESSOAS,DE DAR GOSTO,,UM EXEMPLO PARA MIM, FUI MUITO BEM ACESORADA POR MORADORES,DE MILHO VERDE………

  2. #2 - ricardo says:

    Estive agora em agosto de 2011 em milho verde com a familia para conhecer este simpático distrito. A paisagem é deslumbrante e a comida da pousada do morais de fogão de lenha deixa qualquer um de agua na boca.Pena que as cachoeiras estavam com pouco volume de agua, porém o passeio valeu a pena pela paisagem magnífica.Ricardo de Contagem MG

  3. #3 - sidney says:

    estive em milho verde na semana santa, comprei queijos em um sitio ao lado da igreja nossa senhora do rosario, estou voltando no mes 11 gostaria muito de saber o nome do propietario e tel para fazer encomendas antes da viagem

  4. #4 - Kelly Cristina says:

    Tava precisando do mapa das cachoeiras de Milho, ninguém tem não?

  5. estou pensando em passar ferias em milho verde o lugar e bom para descançar é tranquilo.posso ir sozinho, vou conhecer gente legal.

  6. #6 - Marina says:

    Gostaria de saber se tem casas para alugar por temporada em Milho Verde.

Deixe seu comentário

Copyright © 2002 - 2013 Guia do Viajante. All rights reserved.