Vila Velha - ES

O Espírito Santo começou por Vila Velha. Imagine só quantos lugares históricos você pode encontrar lá! Ela é o município mais antigo do Espírito Santo. Com 477 anos de existência, fica difícil escolher por onde começar. É por isso que fizemos um roteiro básico de lugares para você conhecer, sem se perder. COMO CHEGAR

Ônibus: Veja as linhas e itinerários: www.vilavelha.es.gov.br/servicos/horarioeitinerario.

Táxi: Calcule seu itinerário e veja contatos de diversos pontos de táxi: www.vilavelha.es.gov.br/taxis/

Telefones úteis: www.vilavelha.es.gov.br/telefones

O QUE FAZER EM VILA VELHA

As praias

Entre praias de águas calmas e praias de ondas fortes a diversão é garantida seja lá o que você for escolher para se fazer. Tem surf, bodyboard, entre outros esportes radicais. Não sabe surfar? Tem como aprender nas diversas escolas espalhadas nas praias. Uma das dicas é ir de dia, conhecer Itaparica ou na Barra do Jucu e, de quebra, conhecer uma das escolas de bodyboard.

vila_velha_credito_rogerdj_fotógrafo Vista aérea de Vila Velha (ES). Crédito: Rogerdj Fotógrafo

À noite, dance ao som do reggae e surf music. Gosta de açaí? Vá a uma lanchonete ali mesmo da orla e peça a sua tigela para refrescar. Uma das praias mais famosas é a Praia da Costa. O bom é chegar cedinho. Há cinco minutos de carro do centro da cidade, você pode aproveitar os esportes radicais; correr ou caminhar na areia dourada da praia; mergulhar ou ir direto ver a agitação no Posto 9, um dos points da Grande Vitória. Se estiver com fome, aproveite para se deliciar com o principal prato da culinária capixaba, a moqueca, em um dos restaurantes ou quiosques da orla.

Serviço - telefones

Escola Capixaba de Bodyboard (Praia de Itaparica): (27) 9616-6275 / 9844-7601

Escola do Gordinho (Barra do Jucu): (27) 9906-2618

Escola Pompeia (Praia de Itaparica): (27) 9247-7840

Kymerson Surf School (Barra do Jucu): (27) 3244-6968 / 9643-4595 / 9223-5512

Você pode escolher outras praias também: Praia do Ribeiro, Praia da Costa, Praia de Itapuã, Praia de Itaparica, Barra do Jucu, Praia dos Recifes, Praia da Baleia, Ponta da Fruta.

**Saiba mais sobre algumas praias: **

praia_de_itaparica_vila_velha Praia de Itaparica - Vila Velha (ES). Foto: Divulgação.

Praia de Itapuã

Faixa de areia larga, ondas fortes. A galera bonita vai direto para o point mais conhecido da região: Beverly Hills, trecho mais famoso da praia. A água é limpa e tem infraestrutura de restaurantes, barzinhos e casas noturnas. As tradições são mantidas pela colônia de pescadores na Ponta de Itapuã.

Endereço: Avenida Antônio Gil Veloso e Avenida Estudante José Júlio de Souza, Itapuã. Do Centro de Vila Velha, acesse a Avenida Champagnat até a Avenida Hugo Musso em direção ao bairro Itapuã.

Barra do Jucu

barra_do_jucu_vila_velha Barra do Jucu - Vila Velha - ES. Foto: Divulgação.

Um dos points dos praticantes de surf é a Barra do Jucu, localicada próximo à foz do Rio Jucu. A praia é limpa e é cercada de quiosques, bares e restaurantes. A Barra está dividida em três praias: Barrinha, praia da Concha e Barrão. Na primeira, a praia atrai muitos surfistas; a segunda tem águas tranquilas e a terceira é onde se concentram os atletas de bodyboard. Para chegar lá, a partir do centro de Vila Velha, acessa a Avenida Luciano das Neves, depois siga pela Rodovia do Sol até a altura da Barra do Jucu e entre no bairro.

Praia da Costa

Ela é uma das mais frequentadas de Vila Vilha. Ela se destaca com sua infraestrutura, edifícios luxuosos e frequentadores entre moradores e turistas. Um dos lugares mais calmos e indicados para pessoas com deficiência é a Curva da Sereia, localizada ao norte, apos uma formação rochosa. Com mar tranquilo e estrutura, há quiosques, áreas para a prática de esportes e restaurantes.

Endereço:

Av. Antônio Gil Veloso, Praia da Costa. Do centro de Vila Velha, acesse a Av. Champagnat e siga até a praia.

Acessibilidade

Em Vila Velha, as pessoas com deficiência podem contar o projeto de acessibilidade pioneiro no Espírito Santo: o Praia Legal. Ele funciona na Curva da Sereia, no final da Praia da Costa. Foram instaladas: uma rampa adaptada e uma esteira móvel para a operação de cinco cadeiras anfíbias. Há uma equipe de profissionais para auxiliar os banhistas. O projeto tem parceria do Movimento Vida Nova (Movive) e a Universidade de Vila Velha (UVV). Na região, há também um deque fixo com área coberta, duchas com cadeiras e áreas acessíveis para que pessoas com deficiência possam praticar diversos tipos de esportes.

Serviço:

Secretaria Municipal de Defesa Social: (27) 3749-7433

Lagoas

Lagoa Morada do Sol

Ideal para ficar com a família. A Lagoa Morada do Sol, também conhecida como Lagoa de Interlagos ou Jacuném, ela está localizada no bairro Morada do Sol, próxima à Praia Grande. Lá, você encontra águas escuras, limpas e tranquila; casarões, sombra das árvores e a situação perfeita para passear de pedalinho ou caiaque.

Lagoa Grande

Com sua água morna, limpa e tranquila, a Lagoa Grande é um prato cheio para as crianças. Tem estrutura e espaço suficiente para que elas aproveitem bastante o momento.

Natureza

Vila Velha é também um ótimo lugar para escalar montanhas com a técnica de rapel, fazer trilhas de bicicleta ou fazer caminhada ecológica, voar de parapente… Com fôlego, vontade e organização dá tempo de fazer isso tudo em poucos dias. Para essas atividades, o Morro do Moreno e o Morro do Penedo são boas opções de lugares. Ainda no Roteiro de Natureza, você pode conhecer o Morro do Moreno, o Monumento Natural Morro do Penedo, Pedra do Inhoá, Morro da Concha.

Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira

Localizado em área urbana e com 140 hectares de manguezais e Mata Atlântica, restinga e área alagada, o Parque Natural Municipal Morro da Mantegueira tem um morro com de 80 metros de altitude, com linda vista para a baía de Vitória. O parque, aberto à visitação gratuita, recebe também grupos agendados. Há monitores que fazem palestras, atividades ambientais e trilhas ecológicas. Endereço: Rua Mestre Gomes, Glória. Saindo do Centro, acesse a Rua Henrique Moscoso até a Rua Emiliana Júlia da Silva e siga até a Rua Aracati. Depois, acesse a Rua Glória até alcançar a Rua Mestre Gomes.

Telefones: (27) 3339-8119 / 3149-7271.

Parque Natural Municipal de Jacarenema

Situado entre a praia de Itaparica e a Barra do Jucu, o parque abriga a foz do Rio Jucu e tem vegetação de restinga e Mata Atlântica. Na Ponte da Madalena, que liga a reserva à Barra do Jucu, você pode observar todo o rio, interessante para passear de barco. O acesso é livre em qualquer horário. Endereço: Acesso pela Ponte da Madalena, na Barra do Jucu, ou a pé pela praia de Itaparica. Se sair do centro, vá pela Avenida Luciano das Neves, depois pela Rodovia do Sol. Na altura da Barra, retome e acesse a Rua Joaquim Lyra, seguindo até a ponte.

EVENTOS

Festival do Chocolate

Realizado anualmente, o Festival do Chocolate tem data móvel e é difícil resistir. O crescimento da empresa Chocolates Garoto fez que a cidade ficasse conhecida mundialmente na produção desta delícia. Nesta época, além dos expositores no Parque da Prainha, o festival recebe shows diversos para animar moradores e turistas.

Dez Milhas Garoto

Realizada em Vila Velha desde 1989, a corrida surgiu como prova rústica para os funcionários da fábrica de chocolates Garoto. Ela cresceu e foi reconhecida pela Confederação Brasileira de Atletismo. O percurso tem início na praia de Camburi, segue pela Terceira Ponte e termina na sede da empresa, na Glória. O caminho total é de um pouco mais de 16 quilômetros. Os melhores colocados recebem medalhas, troféus e prêmios em dinheiro. Atletas de projeção nacional e internacional participam da prova. Isso é mais um empurrãozinho para aqueles que apreciam corridas.

Os Passos de Anchieta

Este é um roteiro famoso em várias partes do mundo, de 100 quilômetros, que foi percorrido habitualmente pelo padre José de Anchieta quando viajava de Reritiba (atual cidade de Anchieta) até a Vila de Nossa Senhora da Vitória (hoje Vitória), passando por Vila Velha, pelo Morro do Convento da Penha e margeando o Morro do Moreno e praias do município. Anualmente há uma caminhada que reúne mais de 4 mil pessoas, organizada pela Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta-ES-Brasil (Abapa). O trajeto costuma ser feito em quatro dias no feriado de Corpus Christi, mas qualquer pessoa pode percorrê-lo em outras datas seguindo a sinalização.

Mais informações:

Abapa: (27) 3227-2661 www.abapa.org.br

Carnaval

O Carnaval é uma ótima época para aproveitar as delícias de Vila Velha com muitos shows, festas e desfiles por toda a cidade. Entre os blocos tradicionais estão os da Barra do Jucu com muito samba, congo e marchinhas. Na Quarta-feira de Cinzas a folia não para com o bloco Porca da Quarta. Impossível é ficar parado.

ROTEIRO HISTÓRICO

Convento da Penha

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1943, a história do Convento da Penha começou em 1562, com Frei Pedro Palácios, quando foi construída uma capela dedicada a São Francisco. Ele é o principal monumento religioso do Estado. Romeiros de todo o Brasil chegam aos milhares para agradecer, pedir e reverenciar Nossa Senhora da Penha. No cume do morro há a Capela das Palmeiras. De acordo com lenda, um quadro com a imagem de Nossa Senhora das Alegrias, sumiu diversas vezes de uma gruta. A obra de arte era sempre encontrada no alto do morre, onde atualmente está o convento. A sua ampliação começou a ser feita em 1750, considerada uma das mais belas construções do Brasil Colonial. Você pode subir o morro (que tem 154 metros de altitude) de carro ou caminhando pela ladeira da penitência. Endereço: Rua Vasco Coutinho, s/n, Prainha. Saindo do Centro, acesse a Rua Cabo Aylson Simões, depois a Rua 15 de Novembro, em seguida, vire na Rua Antônio Ataíde em direção ao Sítio Histórico da Prainha.

Telefone: (27) 3329-0420.

Site: www.conventodapenha.org.br

Gruta do Frei Pedro Palácios

A gruta do Frei Pedro Palácios está localizada no início da Ladeira da Penitência, um dos acessos ao Convento da Penha. Embaixo de uma grande pedra, a gruta tem três metros de extensão. De acordo com alguns historiadores, ela foi residência do Frei Pedro Palácios por mais de seis anos. Diante de dessa gruta, o frei colocava a imagem de Nossa Senhora e orava com o povo. Endereço: Rua Vasco Coutinho, s/n, Prainha. Para chegar a partir do Centro, acesse a Rua Cabo Aylson Simões, depois dobre na Rua 15 de Novembro e vire na Rua Antônio Ataíde em direção ao Sítio Histórico da Prainha.

Telefone: (27) 3329-042

Igreja do Rosário

A Igreja do Rosário é a mais antiga do Estado e uma das primeiras do Brasil. Com aspectos barrocos, ela começou a ser construída em 1535. Em 1950, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Endereço: Praça da Bandeira, s/n, Prainha. Saindo do Centro, acesse a Rua Cabo Aylson Simões, vire na rua 15 de Novembro e depois siga na rua Antônio Ataíde em direção ao Sítio Histórico da Prainha.

Telefone: (27) 3239-311

Igreja Nossa Senhora da Glória

Erguida entre 1900 e 1913, a Igreja Nossa Senhora da Glória está localizada na Barra do Jucu. Após visitá-la, aproveite a oportunidade para conhecer a antiga Ponte da Madalena, construída em 1896 (que liga o bairro à reserva de Jacarenema). Endereço: Praça Pedro Valadares, Barra do Jucu. A partir do Centro, acesse a Av. Luciano das Neves, depois siga pela rodovia do Sol até a altura da Barra do Jucu.

Casa da Memória

A Casa da Memória foi tombada pelo Conselho Municipal de Cultura. A sua construção, do século XIX, tem uma exposição permanente de fotos que guardam a história de Vila Velha. Você também pode conhecer o bonde que circulava pela cidade por volta de 1912. Na casa, há há um Posto de Informações turísticas que poderão orientá-lo para os passeios na cidade.

Endereço: Av. Luciano das Neves, 04, Prainha. Saindo do Centro, acesse a rua Cabo Aylson Simões, dobre na rua 15 de Novembro e depois vire na rua Antônio Ataíde em direção ao Sítio Histórico da Prainha.

Ruínas Jesuíticas

Elas estão localizadas no sítio Rancho Forte e estão no roteiro de agroturismo de Vila Velha. No local, funcionava a Fazenda Araçatiba, administrada por jesuítas a partir de 1716. O lugar está às margens do Rio Jucu e foi utilizado como atracadouro a partirdo século XVIII. Segundo relatos, padre Anchieta passava por lá no século XVI, durante suas viagens entre Vitória até a aldeia de Reritiba.

Endereço: Av. Jaguarussu, zona rural. Do Centro, siga pela Av. Luciano das Neves, depois pela rodovia do Sol até a altura da Barra do Jucu. Lá acesse a primeira via à direita, logo após o Aeroclube, até alcançar a Av. Jaguarussu. Siga até o rio Jucu e se oriente pelas placas. Telefone: (27) 3242-2449 / 7813-5076

Site: www.ranchoforte.com.br / ranchoforte@ranchoforte.com.br

Chocolates Garoto / CDM

Inaugurada em 1929, a empresa Chocolates Garoto começou como uma fábrica de balas pelo imigrante alemão Henrique Meyerfreund, no bairro da Glória. A empresa influenciou o desenvolvimento e a ocupação de Vila Velha. Para alegria dos chocólatras, na sede da empresa tem uma loja com todos os produtos da marca. Se quiser, você pode visitar o processo de fabricação (quando é possível degustar os chocolates). Além dessa delícia toda, você pode conhecer toda a história da empresa no Centro de Documentação e Memória (CDM). Para aproveitar isso tudo é preciso agendar horário e pagar o ingresso.

ONDE COMER

Espera Maré

Restaurante de cozinha capixaba à la carte Rua Ana Penha Barcelos, 166 - Barra do Jucu. Telefone: (27) 3260-1359

Cantina Vicenza

Restaurante de cozinha italiana à la carte Rua Professor João Cardoso, 380 - Barra do Jucu. Telefone: (27) 3260-1416

Recanto da Traíra

Restaurante à la carte de frutos do mar e self-service variado Avenida Nossa Senhora da Penha, 82 - Ibes. Telefone: (27) 3032-0266

Caranguejo 3 irmãos

Restaurante de cozinha capixaba à la carte Rua Fortaleza, 18 - Itapuã. Telefone: (27) 3289-8470.

Maguro Sushi Bar

Restaurante de cozinha japonesa à la carte e rodízio Rua Deolindo Perim, 333 - Itapuã. Telefone: (27) 3299-0757.

Mundi

Creperia Avenida São Paulo, 1.199 - Itapuã. Telefone: (27) 3045-1051.

Recanto Baiano

Av. José Júlio de Souza | Rodovia do Sol, nº10 Praia de Itaparica - Vila Velha - ES Telefone: (27) 3389-0106 Site: www.recantobaiano.com.br/fale.htm

ONDE FICAR

Hostess Hotel

Avenida Antônio Gil Veloso, 1400 - Praia da Costa - Vila Velha Telefone: (27) 2123-4100 Site: www.hostesshotel.com.br

Hotel Santorini

Rua Itaóca, 44 – Itaparica - Vila Velha Telefone: (27) 3320-7955 Site: www.hotelsantorini.com.br

Transamerica Flat Pasargada

Avenida Antônio Gil Veloso, 1856 - Praia da Costa - Vila Velha Telefone: (27) 3183-9000 Site: www.transamericagroup.com.br

Itaparica Praia Hotel LTDA

Rua Itapemirim, 30 – Itaparica - Vila Velha Telefone: (27) 3329-4477 Site: www.hotelitaparica.com.br

Telefones úteis - www.vilavelha.es.gov.br/turismo/turista/guia/telefones-uteis

DICA DO VIAJANTE

Viajante Pedro Ribeiro Botti

Vila Velha é uma cidade vizinha da capital Vitória, o nome Vila Velha vem de a localidade ter sido a primeira vila formada pelos portugueses na chegada a capitania do Espírito Santo, porém ela foi abandonada mais tarde, pois os ataques dos índios dificultava a vida dos portugueses no continente, por isso os portugueses deixaram a vila e foram se estabelecer na ilha de Vitória. A cidade é famosa por sua praia oceânica: a Praia da Costa, onde se localizam também os melhores restaurantes, hotéis e bares de Vila Velha. Vila Velha possui também um dos pontos turísticos mais procurados do estado: o Convento da Penha, que possui uma vista linda de Vila Velha e Vitória. Em Vila Velha você pode ir também à fabrica de bombons da Garoto. A proximidade com Vitória faz com que seja muito fácil fazer programas de dia e mesmo curtir a noite na cidade que é mais movimentada que a de Vila Velha. Porém Vila Velha possui casas de shows bem legais mais afastadas do centro como o Barraacústico na Barra do Jucu.