12 DICAS PARA VIAJAR MELHOR

O que é indispensável na hora de viajar?

Backpacker Walking on Trail Seja a passeio ou a trabalho, planejar a viagem é fundamental.

“Pelo menos metade dos problemas que ocorrem durante uma viagem se devem à falta de planejamento”, alerta Ana Beatriz Faulhaber, diretora executiva da CP4 Cursos no Exterior. Pensando nisso, ela elaborou uma lista com 12 dicas de ouro para quem vai viajar. Essas e outras informações podem ser encontradas no site www.cp4.com.br

  1. Verifique a validade do passaporte, que deve ser de, no mínimo, seis meses após a data prevista do retorno ao Brasil.

  2. Menores de 18 anos viajando desacompanhados devem apresentar uma autorização, por escrito, dos pais ou responsáveis legais, com firmas reconhecidas em cartório.

  3. Informe-se sobre a necessidade de tomar alguma vacina antes de viajar. Alguns lugares exigem comprovação de vacina contra febre amarela, hepatite A e meningite, por exemplo.

  4. Se pretende dirigir no exterior, não deixe de providenciar a Permissão Internacional para Dirigir (PID) nos órgãos e entidades de trânsito dos Estados. Lembre-se que só pode obter esta permissão quem possui a Carteira Nacional de Habilitação. Como os prazos variam muito entre os Estados, não deixe para a última hora.

  5. Leve um casaco, uma muda de roupa, remédios e objetos de valor na mala de mão. Mas, atenção ao peso: ela não pode exceder 5kg.

  6. No caso de remédios, leve a receita para evitar problemas com a fiscalização na alfândega e Polícia Federal na hora do raio-x.

  7. Para escolher que roupas levar, considere o clima e, principalmente, as normas culturais do local de destino. Escolha roupas básicas e de cores clássicas, como branco, preto e cáqui.

  8. Durante o voo, prefira roupas leves e confortáveis e não se esqueça de alongar o corpo e beber bastante água.

  9. Se sua bagagem for extraviada, preencha o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB) no balcão da companhia aérea e guarde o comprovante para acompanhamento do processo.

  10. Para não ter que andar com todo seu dinheiro durante a viagem, faça um Cartão de Débito Internacional, que pode ser recarregado antes e durante a viagem.

  11. Caso seja roubado, reporte o ocorrido ao posto policial mais próximo e guarde a ocorrência para comprovação. Procure o consulado brasileiro para fazer outro passaporte e avise à administradora caso algum cartão também seja roubado.

  12. O cartão telefônico é uma das melhores alternativas para ligar para o Brasil, pois ele é facilmente encontrado em bancas de jornal, tabacarias e lojas de conveniência. Além disso, ele vem com uma senha, permitindo que você ligue de qualquer telefone.