Dicas sobre aluguel de carros

Com a proximidade das férias, a procura por aluguel de carros aumenta consideravelmente, pois o serviço tem se apresentado como solução prática e econômica na hora de viajar. A locação de um automóvel é muito conveniente para famílias a passeio, pois garante comodidade; é possível carregar no carro mala com as roupas das crianças e também alimentos, sem se importar de não ter onde deixá-los ou esquecer em algum lugar, além da questão de flexibilidade de horários. Se uma viagem familiar é o seu caso, você pode optar pelos carros das categorias:

  • Familiar: por exemplo, a Parati, com espaço interno e o excelente volume do porta-malas;
  • Minivan: um exemplo é a Zafira, com capacidade para até 7 ocupantes; geralmente é expansível, tem bom espaço interno e de porta-malas;
  • Esportivo: como por exemplo, o Ecosport, um carro todo espaçoso e robusto, bom para viagens mais aventureiras.

Não esquecendo que, independente do carro escolhido, ao viajar com crianças menores de 8 anos é importante ter a cadeirinha adequada para a idade. A cadeirinha é um item de valor extra na locação (assim como o GPS). Se você viaja sozinho, em casal ou com no máximo 4 pessoas, a variedade de escolhas é maior ainda; há veículo básico sem ar, econômico, compacto, utilitário, entre outros. Independente do tipo de viagem e tipo de carro que você precisa, para economizar na hora de contratar o serviço de aluguel de carro a palavra de ordem é pesquisar. Lembrando que muitas vezes o melhor preço não é o menor, mas aquele que inclui o maior número de vantagens dentro do valor final. Alguns exemplos:

  • Se você precisa devolver o carro com o tanque cheio;
  • Valor da taxa de retorno, prevista para as locações onde a devolução do veículo não ocorre na loja em que foi realizada a retirada;
  • Prazo de entrega e retirada dos veículos e taxas no caso de atrasos;
  • Possibilidade de ter motoristas adicionais.

Na maioria das locadoras, para contratar o serviço é preciso ter mais de 21 anos e dois anos de habilitação. Atualmente existem exceções e algumas empresas de aluguel de carro propõem a contratação da Proteção Junior para pessoas menores de 21 anos e com menos de 2 anos de carteira de motorista. Outro item necessário é que o locatário tenha cartão de crédito com limite em seu nome. Ao fazer a locação, é sempre bom estar presente durante a vistoria do carro. Verifique e aponte as condições de limpeza, higiene, conservação e danos e/ou avarias existentes no veículo locado e confira os acessórios de segurança e a documentação do veículo. Essa etapa é indispensável para evitar dor de cabeça posteriormente. E claro, não se esqueça que enquanto você estiver com o carro, ele é seu. Então cuide bem e seja atento no trânsito.

Artigo feito por Rafael Manzoti, colaborador do Blog RentCars