COMO MONTAR UM ROTEIRO PARA FAZER UM MOCHILÃO

Montando o Roteiro para o Mochilão

ilha_grande_263

Primeiro passo é saber o que realmente você gosta de fazer e conhecer.

Seu perfil:

Se você é adepto ao ecoturismo, por exemplo, vai curtir e preferir regiões com atrativos naturais, ou se você for alguém que goste de cultura, história dos povos ou arquitetura, vai querer conhecer igrejas, museus entre outras atrações que tem em inúmeras cidades históricas espalhadas pelo mundo, e deverá focar seu mochilão nestes locais.

Iniciar Roteiro:

Então tente traçar uma rota com o que mais lhe interessar. Descubra se entre as cidades que você pretende percorrer tem fácil acesso de ônibus entre elas, ou trem, avião, seja qual for o meio de trasporte que escolher. Lembre-se que em cidades pequenas as vezes só tem um ônibus por dia, ou você terá que dar uma grande volta para pegar um ônibus que chegue até ela, por exemplo.

Atrações Locais:

Tente descobrir o que tem na cidade e o que mais lhe interessa. Procure saber se as atrações são próximas do centro, por exemplo e se estiver a pé, é fácil chegar a elas, ou terá que pegar ônibus ou táxi entre o que pretende visitar. No caso do ecoturismo, muitas atrações ficam longe do centro, e terá que pegar uma carona se não tiver condução, ou pagar um passeio com outros viajantes, ou até mesmo alugar uma bike pode ser uma boa ideia.

Livros guia e mapas Brasil:

Pesquisar muito e fazer um bom planejamento fará você ter sucesso no seu mochilão. Muitos livros e mapas irão te ajudar na hora de fazer o seu roteiro e também a internet, é claro. No Brasil sempre usei o Guia 4 rodas, pois contém mapas e já tem alguns roteiros nas primeiras páginas de cidades interessantes dividida por regiões. Usei também muito a internet para saber locais de hospedagem, alimentações, atrações das cidades, quanto se gasta em determinada região entre outras coisas.

Livros guia e mapas exterior:

Se você pretende conhecer a America do Sul, por exemplo, pode seguir várias dicas de mochileiros que estiveram por lá, existem muitos blogs e sites na internet. Adquirir um livro guia, como por exemplo o GTB (Guia do Turista Brasileiro) que tem sobre o Peru e Bolivia, Argentina e Chile, pode ser um bom investimento. Para a Europa a Publifolha tem excelentes publicações, muitas vezes separados por países ou dedicados exclusivamente às cidades européias. Vá a uma livraria e pesquise para comprar qual achar mais interessante. Com certeza um livro guia vai te ajudar muito na hora de montar seu roteiro. Se vai para outras partes do mundo um guia muito usado é o Lonely Planet ( http://www.lonelyplanet.com/ ). Mas o que é sempre muito bom é conversar com quem já foi a cidade que você pretende conhecer, com certeza pegará dicas preciosas.

Informações Turísticas e Hospedagem:

Ao chegar a determinada cidade sempre é bom passar nas informações turísticas e pegar o mapa da cidade, ele ajuda muito, e também sempre peça dicas com viajantes que estão a mais dias na cidade ou na recepção do local onde você está hospedado. Um bom lugar para ficar é em albergues/hostels, já que além de ser mais econômico, costumam ser ponto de encontro de muitos mochileiros, muitas vezes de diferentes partes do mundo e é uma excelente oportunidade para conhecer gente nova, compartilhar experiências e dicas de viagem.

Acampamento:

Considero um mochilão completo, em sua essência, se ele for feito com acampamento. Veja dicas aqui. ilha_grande_147                

Veja mais em dicas de como economizar em uma viagem. Cuide do seu mochilão, veja mais em Como arrumar a mochila. E mais sobre o objeto principal, além do seu corpo, para essa viagem, a mochila.