CICLOTURISMO: DE CANANÉIA ATÉ GRAMADO PARTE 1

Por: André Alécio Dia 27 de Dezembro 2009 Depois de meses fazendo o planejamento da viagem e sonhando com a mesma, estava eu e o colega Eliseu que havia pedalado comigo pela Serra da Mantiqueira, pegando o onibus para a cidade de Cananéia no litoral Sul de SP. Não tivemos dificuldade alguma de embarcar as bicicletas montadas e carregadas com alforge no bagageiro da empresa Intersul, que faz a linha entre as cidades de Jundiaí e Cananéia, as bikes foram amarradas em pé no bagageiro do onibus. Depois de quase seis horas de viagem, estavamos chegando em Cananeia e nos encontrando com mais um colega de viagem, Roberto Mafra que veio de Niteroi RJ para viajar conosco, o Mafra, é um colega cicloturista que conheci no Caminho da Fé em julho, e nós dois que decidimos fazer esta viagem juntos, já o Eliseu, aceitou o meu convite dias antes do inicio da viagem. A idéia inicial era ficarmos uma noite na cidade de Cananéia, e pegar o barco para a Ilha do Cardoso no dia 28, mas quando chegamos em Cananéia descobrimos que haviam varios barcos saindo para a ilha então decidimos ir no mesmo dia para o Cardoso. Viagem de barco demorada pelos canais de Cananéia passando por varios mangues em uma viagem de tres horas muito bonita, e debaixo de garoa fina, chegamos na Ilha do cardoso, um dos locais mais desertos e preservados do litoral paulista, já bem próximo com a divisa do Paraná, como era final de ano muitos viajantes estavam por ali, nós ficamos em um camping bem simples e aproveitamos para curtir o lugar, primeiro um banho de mar e de noite o forró que rolava em um barzinho da vila do Marujá, eu e o Eliseu que ja conheciamos o local aproveitamos para apresentar ao Mafra a Cataia, que nada mais é que uma água ardente curtida em uma raiz da região, bebida forte que não o agradou muito. Fomos dormir já pensando no início da pedalada rumo ao sul do Brasil. cananeia-guaratuba-001.JPG Mafra, Eliseu e André a caminho da Ilha do Cardoso Dia 28 de Dezembro 2009 – Ilha do Cardoso até Superagui 40 km pedalados. Acordamos cedo animados com o primeiro dia de pedal, que seria pelas praias da ilha do Cardoso e ilha do Superagui, as areias duras propiciam um bom passeio de bicicleta pelas praias. Saimos cedo para evitar a maré alta na Barra do Ararapira (se você pretende pedalar nesta região fique atento a tabela das marés). Pedalamos tranquilos por 15 quilomêtros onde chegamos ao canal do Ararapira onde avistamos um barco do outro lado, acenamos e gritamos e o barqueiro veio nos pegar (10 reais) atravessamos o canal vimos outros cicloturistas atravessando o canal do lado oposto indo para o Cardoso, apenas acenamos para eles. Dez minutos no barco e ja estavamos no estado do Paraná, nas areias da Ilha do Superagui, onde pedalamos tranquilos. O tempo que estava nublado começou a abrir e logo um sol forte apareceu, fomos pedalando tranquilos, admirando a beleza local, vendo as gaivotas voarem, e as ondas do gigantesco mar quebrando proximas a areia, pedalamos por muitos quilometros na praia deserta, encontramos apenas tres pessoas, um morador da ilha que mora em um local bem isolado e dois amigos dele que vieram da capital paranaense. Conversamos um tempo e eles alem de muitas perguntas sobre a viagem de bicicleta , se admiraram com nossas pretenções de chegar em Gramado no Rio Grande do Sul. Pedalamos por mais uns 20 quilometros e ja proximo a vila do Superagui encontramos um riacho, ali ja viamos alguns turistas passeando pela praia, entramos no riacho e vimos um grupo de bicicleta. Era o Grei que é cicloturista e estava ali com sua familia de ferias e aproveitou para alugar bikes com os moradores da vila para pedalar um pouco. Ficamos ali por mais de meia hora conversando e continuamos a pedalada para a vila. Com cerca de 40 km pedalados desde a Vila do maruja na Ilha do Cardoso chegamos a Vila da Ilha do Superagui, que tem um canal a sua frente com vista para a Ilha das Peças e tambem para a Ilha do Mel, um local muito bonito que eu ja conhecia de uma mochilada com minha namorada Daniela no inicio de 2009. cananeia-guaratuba-024.JPG Eliseu e Mafra pedalando pelas areias da Ilha do Cardoso A minha ideia inicial era pegar um barco ali neste mesmo dia e ir para a Ilha do Mel, mas o Mafra e o Eliseu curtiram o lugar e nós acabamos ficando por ali mesmo para aproveitar a praia. A Ilha do Superagui estava bem mais vazia que a Ilha do Cardoso, mas tambem recebia varios turistas. Eu e o Mafra ficamos em uma pousada, ja o Eliseu, preferiu o camping. cananeia-guaratuba-041.JPG André no canal do Ararapira Passeamos a tarde toda e tomamos banho de mar, encontramos outros cicloturistas que iam para a ilha do Cardoso, esta região da ilhas que é chamada de LAGAMAR é bastante procurada por cicloturistas, por suas belezas e por suas areias duras propiciando a circulação de bicicleta. De noite fomos a um barzinho onde o povo local dança Fandango que é uma dança da região. A musica chega a lembrar forró e também samba. Combinamos com um grupo de turistas que haviamos conhecido na praia nossa ida de barco para a ilha do mel, eles iam passar o dia por lá, e nós continuariamos a viagem, combinamos tudo com o barqueiro, e curtimos o resto da noite na beira do canal, fomos dormir para não perder hora com o pessoal quem combinou as 9 da manhã no trapiche. cananeia-guaratuba-082.JPG Encontro com Grei e família 29 de dezembro 2009 – Ilha do Superagui até Guaratuba 50 km de pedal O dia amanheceu com ceu azul no Superagui e as 9 horas da manhã ja fomos ao pier (trapiche) encontrar o pessoal e o barqueiro para irmos a Ilha do Mel. Acabamos saindo com um pouco de atraso, fizemos uma viagem tranquila de barco pela baia de Paranaguá, debaixo de um sol forte, o barqueiro de nome Rondineli ( provavelmente uma homenagem ao jogador do flamengo da década de 80 conhecido como Deus da raça) nos levou uma volta ao belo forte da ilha do mel, e depois desembarcamos na praia, com os colegas na praia do Farol, onde tomamos banho de mar e subimos no farol, onde se tem uma linda vista de varias praias da ilha do Mel. As bikes ficaram guardadas no barco que ficou ancorado na praia. cananeia-guaratuba-093.JPG As bicicletas no trapiche Depois de umas tres horas com os colegas que conhecemos no Superagui passeando pela ilha do Mel, fomos pegar nossas bikes no barco, que estava a uns 50 metros mar adentro, tivemos que fazer força e carregar as bikes com alforge e tudo, para não molhar nossas coisas, agradecemos o Rondineli e acertamos nossa parte ( 20 reais cada), fomos então para o trapiche de Nova Brasilia pegar um novo barco para Pontal do Sul ja no continente. Asntes atravessamos um novo riozinho carregando as bikes uma de cada vez. Tivemos sorte e logo que chegamos ao trapiche estava saindo um barco, depois de 30 minutos e 10 reais cada, ja estavamos em pontal do sul, tomamos banho em bons chuveiros publicos para tirar a agua do mar do corpo, e almoçamos em um restaurante. Neste tempo liguei para outro colega cicloturista que mora em Guaratuba e ficou de nós receber. cananeia-guaratuba-122.JPG Com a galera na Ilha do mel cananeia-guaratuba-128.JPG Atravessando o rio com a bike Nelson logo que atendeu meu telefonema, bem animado disse que poderiamos estar indo naquele mesmo dia em sua casa, e que nos receberia na saida da balsa de sua cidade. Depois de descançar no restaurante por um bom tempo saimos em direção a Guaratuba, pedalamos pela areia da praia de Pontal do Sul por bons quilometros, e depois ao ver que a praia estava tomada de turistas e ter certa dificuldade com o transito de pessoas na areia decidimos pedalar pela orla passando por diversos balnearios até pegarmos estrada e fomos mesclando um pouco entre orla e estrada, que estava com muito movimento. Perguntavamos para os guardas sobre a quilometragem até Guaratuba, e houve algumas controversias, em uma destas paradas encontramos dois policiais em bicicleta e perguntamos sobre o caminho para Guaratuba eles nos olharam e responderam que era longe, dai perceberam nossas bikes carregadas e um curto e engraçado dialogo ocorreu: Guarda: É longe, mas parece que vocês veem de longe com estas bicicletas? Nós: Sim, estamos vindo de Cananéia em SP. Guarda: É até que não é tão longe não, Mas vocês pretendem chegar até onde com estas bicicletas cheias de coisas? Nós: Em Gramado no RS Guarda: (ja com cara de espanto dando risada). A Guaratuba é logo ali, pra vocês vai ser pertinho, nossa tranquilo, jajá vocês estão lá. Nos despedimos e continuamos pedalando, tomamos água de coco e próximo a região da cidade de Matinhos, voltamos a estrada, já próximo a balsa pegamos a primeira subida da viagem, pequena mas ingrime, depois passamos por muitos carros que estavam parados na fila e entramos na balsa que era enorme com três andares, em cima tinha uma grande sacada onde todos ficaram durante a travessia, neste tempo já liguei para o Nelson que foi nos encontrar com sua bike na saída da balsa. Logo na saída já avistamos um homem alto com uma bicicleta com bagageiro nos olhando, era o Nelson, nos apresentamos e ele nos conduziu pelas ruas da cidade até sua casa. Ao chegarmos conhecemos sua esposa Rosemar e o filho mais novo Caique, também na casa havia um casal de sobrinhos, todos muito simpáticos e nos trataram como velhos amigos. O Nelson é uma pessoa muito divertida em menos de dez minutos junto conosco as tirações de sarro e brincadeiras eram gerais. Ficamos conversando e jantamos, no final da noite armamos nosso acampamento na churrasqueira da casa. cananeia-guaratuba-136.JPG Saindo de Pontal do Sul cananeia-guaratuba-144.JPG A caminho de Guaratuba Veja o video deste trecho da viagem [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=XivH6hdPZvE[/youtube] 30 de Dezembro 2009 - Guaratuba Acordamos cedo e depois do café, o Nelson como um bom anfitrião nos levou de carro para conhecermos as praias de sua cidade, algumas bem bacanas, principalmente a proxima do cristo, mergulhamos, e curtimos o forte sol que fazia neste dia. Ao voltar para casa do Nelson para o almoço conhecemos seu cunhado Alfredo, outra pessoa muito divertida da familia do Nelson, conhecemos também o filho mais velho do Nelson o Lucas. A tarde jogamos um animado biribol na piscina, foram os cicloturistas contra os donos da casa ( eu, Eliseu e o Mafra fizemos corpo mole e perdemos o jogo para deixarmos os donos da casa contentes e garantirmos a nossa janta). De noite o Nelson nos mostrou suas fotos e contou as historias sobre suas viagens de bike pelo Canada e pela Carretera Austral no Chile. Belas imagens e boas historias, que o Nelson nos contou sobre suas viagens. cananeia-guaratuba-168.JPG A bela praia próxima ao cristo cananeia-guaratuba-174.JPG Com Nelson vendo as fotos do Canadá 31 de Dezembro 2009 - Guaratuba O dia amanheceu chuvou e nós fomos conhecer a praia da barra do Sai a qual não haviamos conhecido no dia anterior, passeamos por lá um pouco, mas devido a chuva acabamos voltando pra casa, acabamos voltando o Nelson nos mostrou a estrada que iriamos pegar no dia seguinte para continuar rumo ao sul. Ao voltar na casa do Nelson conhecemos mais alguns familiares que haviam chegado para passar o ano novo. Depois do almoço ficamos de bobeira, demos uma volta a pé pela cidade que estava tomada de turistas e voltamos pra casa onde jogamos baralho com o pessoal aguardando a virada do ano, esta que foi muito animada, ficamos na casa do Nelson mesmo assistindo os fogos, ja que chovia um pouco acabamos nem indo a praia, mas mesmo assim foi muito bacana ter ficado ali com o pessoal. Nos despedimos de todos e fomos dormir por volta das 1:30 da manhã pois pretendiamos sair cedo no dia seguinte. guaratuba-floripa-025.jpg Com os familiares do Nelson na noite de ano novo 1 de Janeiro 2010 - Guaratuba até Barra do Sul 95 km de pedal Nos despedimos da familia do Nelson e saimos após o café da manhã o Nelson nos acompanhou com sua bike, saimos por volta das 9:30 da manhã pelas ruas de Guaratuba, a cidade ainda acordava naquele primeiro de ano, o dia amanhecia nublado mas com cara de sol, nada melhor que pegar dia nublado para pedalar, e começar o ano na estrada por lugares desconhecidos por nós. Saindo da cidade pegamos uma estrada que esta em reformas e pedalamos um bom tempo por um asfalto bom e sem carros, depois de uns 12 km de pedal, paramos em um posto para encher os pneus e nos despidimos do nelson que foi muito legal conosco durante estes dias. guaratuba-floripa-029.jpg Na saída da casa do Nelson Voltamos a estrada e sem perceber estavamos ja no estado de Santa Catarina infelizmente sem placa de divisa de estado para um registro fotografico. Pegamos nova estrada em direção a cidade de Itapoá. Ai pegamos cerca de 12 km de estrada asfaltada mas sem acostamento, apesar de poucos carros tivemos uma certa tensão neste momento ja que a estrada era muito estreita. Chegando na cidade pedalamos por ruas paralelas ao mar, a cidade estava cheia de gente devido ao feriado mas não tivemos problemas com transito, apos termos atravessado toda a cidade pegamos estradas de terra que nos levaria a vila do Gloria local este que pegariamos um barco para a cidade historica de São Francisco do Sul. guaratuba-floripa-034.jpg Chegando no estado de Santa Catarina Pedalamos por uma bela estrada de terra e passamos por outras vilas de pescadores, era uma estrada de areia com muitos buracos, nos deu canseira pois a velocidade não rendia, por sorte havia chovido na noite anterior e a areia estava dura, logo no inicio da viagem tivemos um pneu furado, a estrada era muito bonita e praticamente plana, foi assim até chegarmos ja com sol forte na Vila do Gloria, simpatica vila que ja pertence a cidade de São Francisco do Sul. Não demorou para pegarmos um barco que nos levasse para a ilha de São Francisco do Sul onde chegamos por volta das 4:30 da tarde. guaratuba-floripa-079.jpg Chegando na histórica São Francisco do Sul São Francisco do Sul é uma bela cidade com porto e costruçoes historicas que me fez lembrar outras cidades que ja passei como Parati, Ouro Preto e São Luis do Paraitinga, pretendiamos ficar na ilha, mas as suas praias são cerca de 18 km do centro, então decidimos seguir viagem com destino a Barra do Sul a 30 km mais ao sul do estado. Pegamos primeiro a estrada que liga São Francisco do Sul até Joinvile, esta estrada apesar de movimento intenso tinha um bom acostamento e toda asfaltada, não tovemos problemas em pedalar uns 18 km por ela. A estrada era bonita e tinha uma bela represa no meio que nos obrigou a parar para tirar fotos, em seguida entramos no trevo para Barra do Sul e pegamos uma outra estrada também asfaltada porem sem acostamento, mas o transito era menor, pedalamos mais uns 12 km por ela até chegar em Barra do Sul, é bom lembrar que essas estradas eram todas planas e deu para nós desenvolvermos boa velocidade. Logo na engtrada de Barra do Sul vimos um canal é um belo lugar e nós gostamos bastante, perguntando descobrimos um camping e mais 5 km pedalados depois da entrada da cidade estavamos chegando ao camping, este que estava lotado, mas nós fomos muito bem atendidos pela dona Carmem a proprietária, que nos fez um desconto ao chegarmos ali de bicicleta. De noite fomos andar pela avenida proximo do camping para acharmos um restaurante, depois do jantar caminhamos pela praia que é bem extensa e fomos dormir bem cansados neste dia. guaratuba-floripa-054.jpg Em uma vila de pescadores guaratuba-floripa-067.jpg Na vila do Gloria guaratuba-floripa-094.jpg Represa na estrada 2 de Janeiro 2010 - Barra do Sul Decidimos ficar na cidade neste dia ja que achamos o lugar legal quizemos aproveitar mais, logo cedo demos um trato nas bicicletas que estavam com muita areia na relação, e depois fomos a uma lanchonete bem simples proxima ao camping “lanchonete e materiais de construção Zezinho” sim este era o nome do lugar, era lanche para um lado e sacos de cimento para o outro. Apesar das reclamações do nosso amigo Mafra que é o mais requintado do grupo comemos um belo X-salada e tomamos suco. Saimos da Lanchonete e com as bikes fomos ao canal que aviamos passado no dia anterior, eu e o Eliseu fomos andar de caiaque, entramos nos mangues, o visual do lugar me fez lembrar os ribeirinhos da amazonia que andam com suas canoas em meio a mata muito bacana a volta de caiaque, ficamos quase uma hora andando pelo canal. Na volta a terra firme, ficamos de bobeira na região central da cidade, aproveitamos o quiosque da praia mergulhamos no mar, almoçamos em um restaurante e voltamos pra praia proxima ao camping onde ficamos curtindo até quase de noite. A praia que banha Barra do Sul é bastante extensa com ondas fortes, haviam muitas pessoas ali na praia, afinal era sabado feriado de ano novo. De noite fomos jantar em uma pizzaria e caminhamos pela praia antes de dormir. guaratuba-floripa-102.jpg De caiaque em Barra do Sul guaratuba-floripa-105.jpg Fim de tarde em balneário Barra do Sul