You are here: Home // Cicloturismo // Mogi – Bertioga de Bicicleta

Mogi – Bertioga de Bicicleta


Por: André Alécio

Este é um percurso bastante conhecido por ciclistas da região de São Paulo, uma descida alucinante com um visual espetacular. Um passeio de aproximadamente 70 km saindo da estação de trem de Mogi e chegando à balsa de Bertioga onde saem os ônibus para São Paulo.

No final de outubro combinei com o Boney de fazer este pedal. Aproveitando que nos trens da CPTM as bicicletas são bem vindas nos finais de semana, marcamos o passeio para o domingo.
Estação de Mogi
Estação de Mogi

Acordei muito cedo no dia 25 de outubro e antes das 4:30 da manhã já estava saindo da estação de trem em Jundiaí para me encontrar com o Boney na estação Luz em SP. Quando comentei com alguns amigos que iria sair as 4:30 pra pedalar alguns achavam que eu estava ficando maluco, mas nada melhor do que fazer o que agente gosta não é verdade?

As 6:10 já estava me encontrando com o Boney e fomos de trem até a estação de Mogi. Lá nos trocamos na estação ferroviária e saímos pedalando para pegar a estrada, que fica próxima a estação, perguntamos em um ponto de taxi, atravessamos algumas quadras e já estávamos em uma grande avenida que em mais alguns quilômetros se transformaria na estrada MOGI – BERTIOGA.
No inicio da estrada
No inicio da estrada

Os primeiros quilômetros da estrada são alternados por subidas e descidas, com acostamento bom na maioria dos trechos, e com vários pontos de apoio como postos de gasolina e vendas a beira da estrada. Realmente são muitos os ciclistas que andam na estrada vimos vários grupos entre eles um grupo grande de ciclistas com bike speed, que alem de descer a serra subiram tambem.
Boney no caminho para o litoral
Boney no caminho para o litoral

Vídeo

Em ritmo de passeio fizemos um pedal tranqüilo até o km 30 aonde chegamos a placa que avisa sobre o Parque Estadual da Serra do Mar, e depois de alguns metros a tão esperada descida aparece.

Daí o velocímetro da bike vai marcando a velocidade subindo, e a emoção da descida fica mais forte. O único problema é que quando o trecho da descida chega, o acostamento vai embora e tivemos que ficar entre os carros e uma valeta, que se você se distrair é capote na certa. Muitos carros desciam a serra neste dia, e tiravam “fina” de nós, a sorte é que em alguns pontos da descida tem um recuo para os carros e dá pra ter um pouco de segurança, (em caso de muitos carros virem é até bom parar no recuo e esperar a pista ficar vazia para continuar a descida).
Desça engrenado?
Desça engrenado?

Mesmo com o tempo aberto em Mogi não tivemos sorte na serra, o tempo estava bastante fechado e com nevoeiro isso nos impossibilitou de ver a paisagem do litoral na descida da serra. O ponto alto da descida é a vista de uma bela cachoeira, local onde tem um recuo bem grande e muitos carros param para contemplar a paisagem não só da cachoeira mas como a do litoral, que neste dia infelizmente estava com pouca visualização. Depois da cachoeira a descida fica mais ingreme ainda, curvas fechadas e mais alguns recuos daí quando menos se espera a estrada fica plana e você acabou de descer a serra e já esta no litoral.
Visual da cachoeira
Visual da cachoeira
Visual do litoral encoberto pela neblina
Visual do litoral encoberto pela neblina

Depois de chegar no plano nos encontramos com o Marcelo Rudini outro colega que eu havia conversado e combinado de encontrar em Bertioga. O Marcelo mora lá e nos levou para fazer um tour pelas praias. Fomos pra Riviera de São Lourenço que é tipo um condomínio fechado, pedalamos pela areia da praia e chegamos na praia do Indaiá e depois Enseada isso em Bertioga. Depois fizemos um almoço na casa do Marcelo e fomos pegar o ônibus das 4 horas da tarde pra voltar pra São Paulo. Foi ai que encontramos mais ciclistas que também haviam descido a serra neste domingo . conversamos um pouco e não tivemos problemas para embarcar 3 bicicletas montadas no Bagageiro da empresa Ultra que faz o trajeto Bertioga até a rodoviária do Jabaquara em SP.

Eu e o Boney na Riviera de São Lourenço

Total pedalado: 70 km
Velocidade máxima 62 km/h

Agradecimentos:

Ao Boney pelo convite e companhia na descida da serra. O Boney também escreveu um relato com fotos confiram. http://www.boney.com.br/content/view/140/32/

Ao Marcelo Rudini que foi nosso guia em Bertioga e nos acolheu em sua casa para o almoço. Para saber mais sobre o mundo da bike visite o site do Marcelo. www.ondepedalar.com

3 Respostas para " Mogi – Bertioga de Bicicleta "

  1. #1 - Roseli says:

    Cara,

    Show de bola o seu relato. To marcando essa descida com alguns amigos e vi que é possível.

    Recentemente fiz o caminho do sol. Tá lá no meu site. Fiz também da Ponte Pensil até Bertioga, muito mais tranquilo, mas muito bom também.

    Valeu, bons pedais.

  2. #2 - gustavo amorim says:

    Bem legal a descida. Esse fim de semana vai ter pela Estrada velha de santos.

    http://www.facebook.com/events/257202034327975/

  3. #3 - junior santos says:

    Parabens pelo pedal. sou de bauru/sp temos um grupo legal aqui. E estamos planejando fazer esse tracking. Agradeço as dicas que descreveu. Estamos em fase de planejamento,e pretendemos faze-lo ainda esse ano. Um grande abraço. Fique com Deus

Deixe seu comentário

Copyright © 2002 - 2013 Guia do Viajante. All rights reserved.