You are here: Home // Passeios, Roteiros // Atrações Turísticas em Curitiba – PR

Atrações Turísticas em Curitiba – PR


por André Alécio

A cidade de Curitiba é muito bonita, organizada e limpa, a cidade investiu em parques e bosques para atrair visitantes e ter bons locais públicos de lazer para seus moradores. Jardins bem cuidados chamam a atenção de todos.

Linha do ônibus Turismo

Uma boa opção para conhecer os atrativos turísticos da cidade é fazer um passeio de ônibus com a linha turismo. É um ônibus adaptado que passa por vários pontos turísticos da cidade, 25 no total, com um percurso de 44 kilometros. Você compra um bilhete que tem 5 tickets entrando no ônibus uma vez e podendo reembarcar outras 4 vezes. Assim poderá conhecer diversas atrações da cidade em um único dia de passeio. O valor desta passagem é em torno de 20 reais, no ônibus existe um sistema de som que fala a atração que ele esta passando no momento e dependendo fala um pouco do lugar. São vários os ônibus da linha turismo que circulam pela cidade, o ponto inicial é na praça Tiradentes, mas você não precisa ir até lá para iniciar o seu passeio, Você pode pegar o ônibus em diversos pontos espalhados pela cidade.
O Primeiro horário do ônibus saindo da Praça Tiradentes é as 9:00 horas da manhã o ultimo horário é as 17:30 horas. Tem ônibus de 30 em 30 minutos.
Ônibus turismo Curitiba
Ônibus turismo

A linha Turismo só roda de terça a domingo.

Conheça alguns dos pontos turísticos

Praça Tiradentes: É onde fica a matriz da cidade e onde começa o passeio da linha turismo.
Praça Tiradentes Curitiba
Praça Tiradentes
Em seguida o ônibus passa por diversas ruas do centro da cidade inclusive próximo a rua das flores e rua 24 horas. Estas ruas são próximas ao ponto inicial do passeio, vale mais você conhecer estes dois pontos antes de embarcar no ônibus.

Museu Ferroviário: Funciona dentro do shopping estação, vale a pena conhecer o shopping, é muito bonito.
Museu Ferroviário
Museu Ferroviário
Teatro Paiol: contruido em 1906 é um prédio bem antigo e diferente virou teatro nos anos 70. O ônibus dá toda volta nele, dá pra tirar boas fotos e ver o teatro mesmo sem descer do ônibus.
Teatro Paiol
Teatro Paiol
Jardim Botânico: lugar imperdível na minha opinião o mais belo de Curitiba, se você gosta de jardins bem cuidados vai adorar, vale a pena conhecer.
Jardim Botânico
Jardim Botânico
Teatro Guairá e Universidade Federal do Paraná: ficam um de frente ao outro, lembrando que a faculdade do Paraná foi a primeira do Brasil e fica em um prédio muito bonito.

Museu Oscar Niemeyer: outro ponto que vale muito a pena conhecer, o museu conhecido como “O Olho” devido ao seu formato, guarda um grande acervo de fotografias e das obras do Arquiteto foi construído em 1976. é cobrado uma taxa para entrar, estudante paga meia entrada.
Museu Oscar Niemeyer
Museu Oscar Niemeyer
Bosque do Papa ou Memorial Polonês: Fica ao lado do Museu Oscar Niermeyer, são uns 200 metros de caminhada. O bosque é muito bonito, com casinhas de madeira, se você conhecer o Museu, vale a pena dar uma passada por lá. Foi inaugurado em 1980 logo depois que o Papa João Paulo II foi em Curitiba.
Bosque do Papa ou Memorial Polonês
Bosque do Papa ou Memorial Polonês
Universidade livre do Meio Ambiente: foi inaugurada em 1992 foi a primeira universidade criada a estudar o desenvolvimento com preservação ambiental. É um lugar bem interessante de se conhecer.

Opera de Arame: Um belo lugar, é integrado com a natureza, tendo uma cachoeira ao lado esquerdo. Acontecem vários espetáculos artísticos por ali. Vale conferir.
Opera de Arame
Opera de Arame
Parque Tanguá: lugar onde se tem uma bela vista, principalmente no final da tarde com o por do sol. Foi construído onde era uma pedreira desativada.
Parque Tanguá
Parque Tanguá
Parque Tingui e Memorial Ucraniano: o parque Tingui lembra os primeiros ocupantes da região de Curitiba os índios Guarani. Já o Memorial Ucraniano é uma replica da igreja São Miguel na Serra do Tigre em Mallet, é uma homenagem ao centenário da chegada dos pioneiros da etnia, e se localiza no parque Tingui.
Parque Tingui e Memorial Ucraniano
Parque Tingui e Memorial Ucraniano
Santa Felicidade: um bairro da colônia italiana é uma boa pedida para o almoço pra quem aprecia a culinária italiana.

Parque Barigui: é o preferido dos Curitibanos para praticar esportes e caminhadas o parque é grande com lago e bosque, dentro do parque esta o museu do automóvel.

Torre Panorâmica: é uma torre de telefonia bem alta, onde você pode pegar um elevador e subir em seu topo. Se você gosta de curtir o visual das alturas este é o lugar certo, dá pra visualizar a cidade inteira praticamente de cima da torre. È cobrada uma taxa para subir até o topo.
Torre Panorâmica
Torre Panorâmica
Setor Histórico: é o ultimo ponto pra quem iniciou o trajeto da praça Tiradentes, lugar que vale conhecer, tem vários casarões antigos, igreja, relógio das flores, centro cultural de Curitiba. Aos domingos acontece a feira de artesanato nas ruas do centro. Destaque para alguns bares e restaurantes na região inclusive o conhecido Bar do Alemão onde tomar um chopp vale a pena.
Setor Histórico
Setor Histórico
Igreja do centro histórico
Igreja do centro histórico

Dicas do Viajante

Se você pretende fazer o passeio com o ônibus turismo, recomendo pegar logo os primeiros do dia, para fazer o passeio tranqüilo. Esteja disposto pra caminhas bastante, não esqueça de levar o protetor solar. Uma boa dica é primeiro pegar o ônibus e passar por todos os pontos e na segunda volta escolher onde achou mais interessante pra descer. Mesmo pegando a linha turismo será praticamente impossível conhecer todos os pontos turísticos, procure fazer passeios extras para alguns pontos perto de onde você esta hospedado por exemplo. Se estiver sem condução própria, saiba que os ônibus coletivos em Curitiba funcionam bem.

Algumas atrações ficam perto uma das outras assim você desce uma vez só e depois entra no ônibus mais a frente, mas se informe antes, mesmo sendo uma atração seguida da outra em alguns pontos ficam longe e você terá que fazer uma caminhada muito grande entre os dois pontos turísticos. A linha turismo é bem divulgada na cidade, nos hotéis e pousadas todos saberão dar informações, tente arrumar um mapa da linha para melhor se locomover e saber melhor a localização dos pontos turísticos.

18 Respostas para " Atrações Turísticas em Curitiba – PR "

  1. #1 - Michel Queiroz disse:

    qual o tempo que o onibus demora prafazer o percurso inteiro?

  2. #2 - André Alécio disse:

    olá Michel

    a volta do onibus sem descer em nenhum ponto acredito que seja em torno de 2 horas, mas se você for descendo pra conhecer os locais que achar mais interessante, o passeio vai durar praticamente o dia inteiro, então o negocio é sair cedo e pegar os primeiros onibus do dia pra conhecer os locais com calma.

    abraços

  3. #3 - Antonio disse:

    Cidade linda demais!!! Preciso voltar lá de novo :D

  4. #4 - dudu disse:

    já fui para o jardim botânico, o museu oscar Niemeyer, a ópera de arame, o parque tanguá, são ótimos lugares, recomendo q visitem todos

  5. #5 - Pedro Guerra disse:

    Olá André,

    Parabéns pelos seu post.

    Curitiba é uma cidade linda, realmente um exemplo para muitas outras no Brasil.

    Um abraço,

  6. #6 - Fabiano disse:

    Um passeio interessante na capital tbém é a viagem de trem até Morretes.
    Os trens partem da rodoviária bem cedo.

    Este é um passeio que vale MUITO a pena.

  7. #7 - André Alécio disse:

    Olá Fabiano

    com certeza é um ótimo passeio de trem que sai de Curitiba e desce a serra rumo a Morretes e Paranagua, eu ja fiz este passeio e ele tambem pode ser visto aqui no site. http://guiadoviajante.com/627/viagem-de-trem-curitiba-morretes-paranagua/

    vale muito a pena tambem recomendo a todos

    abraços

  8. #8 - Thais disse:

    Ola a tds!

    agora em julho tenho um feriado de 3 dias, e estou me programando pra ir a Curitiba!
    Como só terei três dias, gostaria de saber qual valeria mais pena, já que infelizmente nao terei tempo desta vez de visitar tds.
    Um que ja decidi é o passeio de trem a morretes. Vi as fotos, é algo fantastico!

    tks

  9. #9 - Alex disse:

    Êta saudades de Curitiba…saudades daquele povo, das ruas limpas, do centro Histórico…dos parques então…uma das mais lindas cidades que já fui!

  10. #10 - Lailana disse:

    QUEM FOR PARA CURITIBA NÃO DEIXE DE IR NO TORTO BAR!!!! O MELHOR!

  11. #11 - Elisa disse:

    Gostaria de saber qual o clima em curutiba no mês de maio e o que levar para uma viagem com criança de 2 anos?

  12. #12 - André Alécio disse:

    Olá Elisa

    Olha quando estive em Curitiba era Janeiro, e mesmo assim, peguei 2 dias frios, em maio deve ser friozinho já. Curitiba tem fama de ser uma cidade fria. Então é bom ir preparada com roupas adequadas, pra vc e seu filho tb.
    quando estiver proximo do dia da sua viagem,minha dica é tentar acompanhar o clima em sites de meteorologia, como o clima tempo por exemplo, dai vc terá uma boa noção de como estará o tempo por lá.

    abraços

  13. #13 - Tâmara disse:

    Olá!
    Sou apaixonada por Curitiba, tenho intenção de ir visitar a cidade até o final do ano… Mas prefiro ir num período que não seja de muito frio. Qual o período mais quente do ano?

    • #14 - André Alécio disse:

      oi Tâmara

      o periodo mais quente em Curitiba até o final do ano, é novembro ou dezembro. Mas sempre rola um friozinho por lá. então é bom estar preparada com alguma roupa para o frio. procure acompanhar o clima de curitiba em sites de previsão do tempo, lá vc vai ter uma ideia das épocas de menos frio

      abraços

  14. #15 - Fernanda disse:

    Boa tarde!!

    Irei pra Curitiba dia 18 de maio e farei este passeio turístico, sempre quis fazer o passeio na parte de cima do ônibus, mas fiquei sabendo que os fios elétricos da cidade atraplham muito na hora de tirar as fotos, isso realemnte é verdade?? Qual o melhor andar do onibus para fazer este passeio? Obrigada!

    • #16 - André Alécio disse:

      Fernanda

      andar no segundo andar é bacana, mas se tiver frio, fica complicado, dependendo os lugares os fios atrapalham tb. o melhor é descer do onibus e passear a pé pelos pontos turisticos ai é garantia de boas fotos.

      • #17 - Ellen disse:

        Oi. Andre, vc poderia me mandar por e-mail os telefones ou sites de empresas que fazem esses passeios, mas quero aqueles que desce e conhece o local… e tem alguma que faz passeio no zoologico? agradeço!

        • #18 - André Alécio disse:

          Ellen

          quando estive em Curitiba, não conheci nenhuma agencia receptiva, O onibus turistico é interessante pra quem não tem muitos dias na cidade, o zoologico infelizmente não connheci.

Deixe seu comentário

Copyright © 2002 - 2013 Guia do Viajante. All rights reserved.