You are here: Home // Brasil, Destinos, São Paulo // MONTE ALEGRE DO SUL – SP

MONTE ALEGRE DO SUL – SP


por: André Alécio

Monte Alegre do Sul, é uma pequena cidade que faz parte do Circuito das Águas Paulista, se localiza entre as cidades de Serra Negra e Amparo, em meio às montanhas ela fica em um vale. A cidade chama a atenção pelas inúmeras fontes de água mineral que ficam em vários pontos. Possui também o balneário municipal com banhos de imersão, sauna, ducha escocesa entre outros. Além da água pura que é encontrada nas fontes da cidade, outra água que chama a atenção é a água ardente, são cerca de 50 alambiques na região, quem aprecia cachaça e vinhos pode estar conhecendo estes alambiques que ficam em sua maioria na zona rural da cidade. Para os mais aventureiros é possível praticar na cidade mountain bike, rafting, rapel e trekking.
Vista de Monte Alegre do Sul
Vista de Monte Alegre do Sul

Estive na cidade no inicio de agosto de 2009 e foi possível conhecer o simpático centrinho em apenas uma manhã. Aproveitei para prestigiar a 16ª Festa do Morango e a 1ª Festa da Cachaça ambas aconteciam na região central próxima e dentro do ginásio de esportes. A Festa do Morango já é tradicional no mês de agosto. Muita gente, muitos morangos, e os mais variados doces feitos com o fruto, além de sorvetes com morango e chantilly. E muita degustação de licores e cachaça dentro do ginásio de esportes. A praça de alimentação tinha musica ao vivo e brinquedos para a garotada, tudo isso na tarde de domingo já que de noite tem shows com artistas nacionalmente conhecidos. Ainda na cidade conheci varias fontes, lagos, e algumas estradinhas de terra ideal para fazer um passeio de bicicleta. Conheci também o balneário Municipal, mas como não estava preparado, acabei não aproveitando os banhos que são oferecido ali.

Principais Distancias

São Paulo ……………………………………………………………….148 km
Rio de Janeiro …………………………………………………………507 km
Belo Horizonte ………………………………………………………….65 km
Jundiaí ……………………………………………………………………. 70 km
Amparo …………………………………………………………………….10 km
Serra Negra ………………………………………………………………..7 km

Principais Atrações

Balneário Municipal: Aberto de Terça à Sexta-feira das 14:30 horas, às 20:00 horas, aos sábados das 9:00 às 12:00 horas e das 15:00 às 19:00 horas e Domingos das 9:00 às 12:00 horas. O balneário oferece os seguintes serviços: Sauna úmida e seca, banho de imersão, banho de espuma, hidromassagem e ducha escocesa. E ainda vários tipos de massagem mediante a agendamento.
Endereço: Praça. Rinaldo Godoy Borgianni, s/n – Parque Balneário
Fone: (19) 3899-2246.
Para utilizar o balneário é preciso pagar taxas que variam dependendo do serviço que você escolher, a taxa mais cara era 12 reais (em agosto 2009).
Balneário Municipal
Balneário Municipal

Santuário do Senhor Bom Jesus: o único santuário da região, atrai romeiros de varias cidades, bonito por fora e por dentro com esculturas entalhadas em madeira, e tem altares de mármore esculpido.
Endereço: fica no centro da cidade não tem como não achar.
Santuário do Senhor Bom Jesus
Santuário do Senhor bom Jesus

Mirante do Cristo: Bem próximo ao centro é possível acessá-lo de carro por uma curta, mas íngreme estrada de terra. De cima se tem uma bela vista de toda a região.
Vista do mirante
Vista do mirante

Cachoeira das Mostardas: fica em um vale, no bairro das Mostardas. Além desta cachoeira, em Monte Alegre do Sul você pode encontrar outras, basta se informar com a população local.

Fontes: Existem muitas fontes pela cidade, uma das mais belas porem um pouco afastada do centro, mas em um local de rara beleza, é a fonte da índia.
Ao lado do balneário Municipal também se encontra uma bela fonte a Bom Jesus.
Fonte da índia
Fonte da índia

Alambiques: existem inúmeros alambiques que produzem além de cachaça, vinhos e licores, a maioria dos alambiques se encontra na zona rural da cidade.

Como Chegar em Monte Alegre do Sul
Portal da cidade
Portal da cidade

De carro:
Saindo de São Paulo: pode se optar por dois roteiros: um é ir pela rodovia Fernão Dias indo até a cidade de Bragança Paulista e depois seguir em direção Circuito das Águas, passando por Pinhalzinho e em seguida Monte Alegre do Sul.

O segundo roteiro: é seguir pelo sistema Anhanguera e Bandeirantes, até Jundiaí, entrar no trevo da anhanguera em direção a Itatiba, atravessar a cidade sempre seguindo as placas cidades serranas, depois passar por Morungaba, amparo e na saída de Amparo indo em Direção a Serra Negra entrar na estrada que liga até a cidade de Monte Alegre do Sul.
Atenção: Tem muitos radares principalmente na cidade de Morungaba e Itatiba.

De Ônibus:
Saindo de São Paulo: pegar o ônibus para a cidade de Amparo e em seguida para Monte Alegre do sul, a empresa que faz o trajeto é a Rápido Fênix. Fone: Guichê São Paulo: (11) 6221-3906

Tabela de Horários:

Horários – São Paulo a Amparo
06:45 / 08:45 / 10:00 / 11:00 / 13:15 / 15:15 / 17:15 / 18:00

Horários – Amparo a São Paulo
05:05 / 05:50 / 07:40 / 09:40 / 11:56 / 13:56 / 15:06 / 16:40 / 18:45

Horários –Amparo a Monte Alegre do Sul
05:50 / 07:00 / 09:00 / 11:00 / 12:00 / 14:00 / 15:00 / 17:15 / 18:40 / 19:00 / 20:45.

Horários – Monte Alegre do Sul a Amparo
05:30 / 06:30 / 07:30 / 10:00 / 11:30 / 12:30 / 14:30 / 17:30 / 18:30 / 21:00

Hospedagem em Monte Alegre do Sul

Hotel Riacho Verde
Fone: 19 – 3899 -1107

Pousada Recanto da Siriema
Fone: 19 – 9761-6541

Pousada da Cachoeira
Fone: 19 – 3899 -1692

Pousada da Luz
Fone: 19 – 3899 -2822

Pousada Vale das Maritacas
Fone: 19 – 3899 – 2007

Sitio Cheiro de Mato
Fone: 19 – 3899 – 2731

Pousada Villa Balneário
Fone: 19 – 3899 – 1364
Fonte Bom Jesus
Fonte Bom Jesus

18 Respostas para " MONTE ALEGRE DO SUL – SP "

  1. #1 - tamara says:

    qual é o nome da estrada que liga amparo à monte alegre do sul ?

  2. #2 - Antonio says:

    Oi Tamara,

    Para chegar de Amparo a Monte Alegre do Sul você tem que pegar a Rod. Eng. Constâncio Cintra (SP-360) e depois é só seguir as placas para Monte Alegre do Sul.

    Criei este mapa do Google mapas para você:
    Amparo para Monte Alegre do Sul

    Espero ter ajudado,
    Antonio

  3. #6 - Tamara says:

    muito obrigada pela informaçao!
    agora você poderia me informar se essa mesma estrada da acesso a outras cidades proximas ?

  4. #7 - André Alécio says:

    olá Tamara

    A estrada Constâncio Cintra leva para varias cidades do Circuito das Aguas Paulista como Serra Negra e Aguas de Lindoia

    abraços

    André Alécio

  5. #8 - Roberta says:

    Quanto dura a viagem de ônibus até Amparo e depois até Monte Alegre do Sul saindo de São Paulo? Existe trem para lá?
    Obrigada.

  6. #9 - André Alécio says:

    olá Roberta

    A media de SP até Amparo é mais ou menos 1hora e 20 minutos depois de onibus de Amparo até Monte Alegre deve dar um pouco mais de meia hora.

    nunca fiz estes trechos de onibus mas pelo que percorri pela região de carro era um pouco menos que isso, então indo de onibus que geralmente é um pouco mais demorado deve ser mais ou menos esta media.

    abraços

  7. #10 - Alana says:

    Olá, qual a duração em média da viagem do RJ até Monte Alegre do Sul?

  8. #11 - Cizinha says:

    Monte Alegre do SUl é a cidade que escolhi para morar, depois que me aposentar……..
    quando da um tempinho, corro pra la e fico uma outra pessoa….a agua nao existe em nenhum outro lugar ..é demais…….acordo sem relogio muito cedo e ajudo minha amiga a cuidar dos bichos do sitio…..temos uma fome, mas gastamos todas as alorias nos deveres durante o dia……ela tem um qiosque em frente a uma pequena lagoa….lugar que nao da vontade de sair tao cedo…..quando visitarem, nao deixem de conhecer o Sitio Daolio, o cantinho da Ni….elas fazer licores, pinga maravilhosa, geleias, crostoli, molhos….suspiros….vale a pena..beijso a todos

    • #12 - Leticia says:

      Olá Cizinha,
      conheco Monte alegre do Sul pois já morei em Serra Negra, e queria levar um grupo de estrangeiros para conhecer a rota da cachaca, dos alambiques, você tem ou conhece alguém que tem os enderecos certos para eu nao me perder por lá? Pode mandar para letiguerrapena@hotmail.com
      obrigada

  9. #13 - Nilton Sydney says:

    oi Cizinha….

    pretendo vender meu apartamento(230 mil).
    sera que consigo comprar casa com 2 quartos ai em Monte Alegre do Sul?

  10. #14 - Sonia says:

    O caso de amor entre Monte Alegre e eu foi imediato! Nem bem desembarquei na cidade, pertinho da Padaria,fiquei apaixonada pela Paz que reina naquele lugar. Depois, os doces do Sr Nelson,no La Petisquera… o jantar delicioso no Bar da Fonte… dar comida aos patos no lago… caminhar pelas ruas recebendo o carinho das pessoas que moram lá… tudo isso me deu uma vontade enorme de viver lá assim que eu me aposentar. Só espero que as festas de antes voltem a acontecer por lá, pois eram maravilhosas.

  11. #15 - cleide braga says:

    gostaria de saber se tem uma pousada ou hotel barato no centro da cidade pois gostaria de ir na festa do morango. Obrigado

  12. #16 - tatyane says:

    oie eu sou taty eu queria sabe com eu chego da tiradentes pra monte alegrie?..

  13. #18 - Edilson says:

    boa noite, sou de Pederneiras sp região de Bauru; eu gostaria de mais informação da chegada de Limeira a Monte Alegre do Sul. Eu saiu de Pederneiras, Brotas, Rio Claro e Limeira. ok daqui a ate o destino final.obrigada desde ja.

Deixe seu comentário

Copyright © 2002 - 2013 Guia do Viajante. All rights reserved.