CAMINHO DA FÉ DE BICICLETA - Dia 1

por André Alécio 1° dia – Tambaú – Casa Branca - 35 km de pedal Chegamos a Tambaú por volta das 11h30 da manhã não antes de ter pegado dois ônibus. Um entre Jundiaí e Campinas (empresa Caprioli) e outro entre Campinas e Tambaú (empresa Danúbio Azul), em ambas as empresas não tivemos nenhum problema em colocar as bicicletas montadas com alforje e tudo nos bagageiros. Em Tambaú logo ao descer do ônibus, nós dirigimos a Praça Padre Donizete, onde pegamos a credencial do caminho (5 reais), a qual teria que ser carimbada durante o nosso percurso até Aparecida. Além da credencial ganhamos uma lista de hotéis ao longo do percurso e as distancias entre eles. Praça P. Donizete. Tambaú - SP Praça P. Donizete. Tambaú - SP Logo, saímos da cidade sempre seguindo as setas amarelas, que não demoraram a nos apontar as trilhas dentro das plantações que cercam a cidade de Tambaú, cana de açúcar, café, eucaliptos, foram às primeiras plantações e as mais freqüentes, depois apareceram plantações de batata, soja, e até girassol, trazendo um belo visual a trilha. Um pouco antes de chegar à cidade de Casa Branca, nosso destino final neste primeiro dia, apareceram intermináveis plantações de laranja (leve um canivete para comer uma laranja fresca em meio a trilha). O caminho neste primeiro trecho é muito bonito, muita diversidade das culturas agrícolas da região, nenhuma grande serra, apenas alguns morros, mas como você sempre esta em trilhas e a terra às vezes é um pouco fofa, acaba cansando um pouco, mesmo pedalando apenas 35 quilômetros. Mas acredito que com chuva este trecho fique bastante complicado, pois a terra vermelha na plantação deve virar um verdadeiro lamaçal em dias de chuva, presenciamos isso em alguns trechos molhados devido à irrigação e imaginamos como deveria ser difícil pedalar por ali em dias de fortes chuvas. A imensidão das plantações A imensidão das plantações Lago próximo as plantações de laranja Lago próximo as plantações de laranja Chegamos em Casa Branca por volta das 5 horas da tarde e nos hospedamos na pousada Nossa Senhora do Desterro que fica dentro de uma igreja em uma parte alta da cidade, este lugar já foi um seminário, e tem inúmeros quartos, e também um salão de jantar enorme, acredito que esta pousada seja apenas para hospedar os peregrinos que fazem o Caminho da Fé, e também para as pessoas da Igreja. Neste dia estava acontecendo um retiro e havia mais de 140 crianças por lá, jantamos uma excelente comida feito com carinho pelas mulheres da cozinha, (além de nós tinham também as crianças que iriam jantar ali) aproveitamos para tomar suco de laranja, fruta típica da região. Ficamos em um quarto enorme sem nenhum outro peregrino e descansamos, pois, sabíamos que no outro dia teríamos um pedal mais forte… No meio da plantação tivemos dificuldades para passar por um trecho com lama devido à irrigação. No meio da plantação tivemos dificuldades para passar por um trecho com lama devido à irrigação. Igreja Nossa Senhora do Desterro – Casa Branca - SP Igreja Nossa Senhora do Desterro – Casa Branca - SP Assista ao Vídeo do 1º Dia do Caminho da Fé de Bicicleta [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=AOlBe-qFDhE[/youtube]