You are here: Home // Viagem de Trem // VIAGEM DE TREM: CURITIBA / MORRETES / PARANAGUÁ

VIAGEM DE TREM: CURITIBA / MORRETES / PARANAGUÁ


por: André Alécio

Uma das mais famosas e belas viagens de trem do Brasil em uma ferrovia que é considerada uma obra-prima da engenharia. Você verá muitas pontes, túneis e viadutos que passam pelo meio da Mata Atlântica num dos locais onde ela está mais preservada no país.
trem_curitiba_paranagua.jpg
Trem
No início de janeiro de 2009, fizemos esta tão falada viagem de trem, e pudemos constatar que ela realmente é única. Com paisagens de encher os olhos, muita mata, montanhas, cachoeiras e mirantes.

O trem passa por vários túneis e pontes, mas a emoção fica maior quando o trem passa pela Ponte São João, com 55 metros de altura onde, ao lado esquerdo, há uma vista sensacional de toda a região de Paranaguá e Morretes. Quando o trem passa pelo Viaduto Carvalho, o passageiro tem a sensação de estar voando, por causa da altura do abismo que fica do lado esquerdo do trem.
ponte_sao_joao.jpg
Ponte São João
vista_da_ponte_sao_joao.jpg
Vista da ponte São João

Quando o assunto é início da viagem, o trem sai da estação rodoferroviária de Curitiba às 8h15 da manhã e vai vagarosamente deixando a cidade. Esse trajeito é feito em uma avenida bem larga e movimentada. Seu apito frenético é para passar nos cruzamentos que cortam as ruas da cidade. Aos poucos, o trem deixa a capital paranaense e entra na zona rural.

Os viajantes vão todos atentos nas janelas para não perder uma imagem sequer. Logo no início, já é possível ver a mudança da paisagem. Árvores de araucária ( típicas da região sul do Brasil) surgem em meio a mata, muitos sítios , algumas vilas pequenas e, depois de uma hora de viagem, nem parece que saímos de uma capital.

A serra chega e a mata fica mais fechada. Fica difícil enxergar devido à grande quantidade de árvores próximas aos trilhos. Quando o trem vai se aproximando das principais atrações, um guia começa a falar e a explicar , “agora do lado esquerdo vai dar para ver o pico tal’’, ou então, “esta ponte passa por cima de tal rio”, e assim por diante. Ele fala o nome dos túneis e explica o motivo de cada um, e, desta forma, os passageiros vão conhecem um pouco da história dos locais por onde o trem passa.
trem_na_plataforma_em_curitiba.jpg
Trem na plataforma de Curitiba
trem_saindo_de_curitiba.jpg
Trem deixando a capital
O visual da viagem é muito bonito, com destaque para o trecho da serra. Tive a sorte do dia estar com céu azul, assim deu pra ver ao longe a cidade de Paranaguá e um pedaço do mar. O pico do Marumbi e outras montanhas da Serra do Mar também formam uma bela paisagem. A cada curva era uma vista nova que aparecia e embelezava ainda mais a viagem.
pico_do_marumbi.jpg
Pico do Marumbi
serra_do_mar.jpg
Serra do Mar
No meio da serra, o trem faz uma parada na estação do Parque Estadual do Marumbi, onde é possível descer e conhecer o parque. Dizem que é possível acampar por lá. A parada é rápida e o trem segue para Morretes. Antes de chegar à estação de Morretes, o trem passa por uma vila.

É neste ponto que as crianças correm para próximo da linha férrea para ver o trem e dar tchau para as pessoas. Logo em seguida, o trem chega a estação. Decidimos descer e conhecer Morretes que é uma bela cidade já no litoral do Paraná.
montanhas_da_serra_do_mar.jpg
Montanhas da Serra do Mar
Tempo de Viagem

A viagem até Morretes dura em torno de 3 horas. Porém, quando fiz a viagem, ela demorou um pouco mais – o trem fez duas paradas para esperar a passagem de alguns trens de carga que subiam a serra. De Morretes até Paranaguá são mais duas horas de viagem. É bom lembrar que de Curitiba até Paranaguá o trem só vai aos domingos.

O trem faz todo o percurso em uma velocidade baixa – mas assim é melhor para os passageiros observarem a paisagem.
visual_de_encher_os_olhos.jpg
Visual da Serra
O Trem

Há várias classes. Nos dias de semana, o trem tem duas classes: a econômica e a turística. Tem também um vagão que leva bicicletas e motos. Não é possível andar pelos vagões.
trem_descendo_a_serra_do_mar_curitiba_paranagua.jpg
Trem na serra do mar

Compra de Passagens

Para comprar a passagem é possível comprar pela internet (se for para a classe turística). Se você pretende viajar na classe econômica (onde, em minha opinião, há pouca diferença em relação a classe turística), você deverá comprar pessoalmente na própria estação de Curitiba.

É recomendável comprar a passagem com antecedência na classe econômica, principalmente na época de férias, (comprei a minha com três dias de antecedência).


Dicas do Viajante

Os atrativos estão por todos os lados. Direita, esquerda e dentro do trem. Acredito que o lado esquerdo é onde estão as melhores vistas. Procure comprar a passagem para a poltrona deste lado. Leve sua máquina fotográfica – é indispensável para registrar a viagem – esteja com as pilhas novas, pois ela ficará ligada por muito tempo.

O trem anda com uma velocidade baixa, principalmente na descida da serra, e assim dá pra pegar bons ângulos para as fotografias. A maioria das pessoas faz a viagem como um passeio, desce a serra de trem e volta para Curitiba em vans ou ônibus. Em Morretes, há várias saídas de ônibus para a capital. Procure fazer a viagem em um dia de céu claro.
paisagem_serra_do_mar.jpg
Vista da serra do mar
Site Oficial Sobre a Viagem:

http://www.serraverdeexpress.com.br/

Vídeo: Trem no Viaduto Carvalho
Imagem de Amostra do You Tube

Tags: ,

214 Respostas para " VIAGEM DE TREM: CURITIBA / MORRETES / PARANAGUÁ "

  1. #1 - Maria Souza disse:

    Este passeio é magnífico.
    Daí vimos o quanto o Brasil é lindo!!
    Valorizamos estes verdes campos irmanados pelo coração verde e amarelo dos brasileiros.
    beijos, adorei.
    Maria Souza – Porto Alegre – RS

    Aliás, Curitiba dá um banho de cultura ao resto do País.

    • #2 - André Luís disse:

      O último comentário foi tão infeliz que nos faz acreditar que seu conhecimento no que se refere a cultura se resume ao ponto inferior do mapa..pena, um País tão rico em cultura, das mais variadas formas e você com este comentário mesquinho…POBRE !!!!

      • #3 - André Alécio disse:

        olá André Luís

        O comentário a cima foi uma resposta a pergunta do post 163 da Carolina, que não esta encontrando mapas sobre trens de passageiros no Brasil. Ou vc conhece muitas viagens de trens de passageiro no Brasil? Se souber por favor me avise pois só conheço a mencionada e gostaria muito de conhecer outras.
        não sei porque você veio falar de cultura, ja que nem mencionei nada sobre cultura no post acima. Em algum lugar escrevi sobre que não existe manifestações culturais? Ou algo do genero? Infelizmente falta sim linhas de trem no Brasil.

        abraços

  2. #5 - Jackweb disse:

    Vale a pena, eu também já fui e recomendo

    Abraço

  3. #6 - helio alves disse:

    meus 2 sonhos decer de trem de coritiba até paranagua e ir a matho phitho abraço a todos

  4. #7 - michelle disse:

    Oi sou a michelle, tenho pesquisado a respeito de viajem de trem para paranaguiá, moro em praia grande litoral de são paulo, e gostaria de saber como ir e os preços masi em conta, por favor peço ajuda a alguém que saiba pois não consegui a resposta…. obrigado! michelle

    • #8 - Evaldo disse:

      Ola Michele, Se vc quer sabe todos os detalhes, entre atraves do google no site “trem curitiba” e ali vc sabera tudo o que te interessa. Esoero ter sido útil. Abraços e boa viagem.

  5. #9 - André Alécio disse:

    olá Michele

    O trem tem varias classes, nos dias de semana tem apenas 2 classes a economica 32 reais e a executiva
    56 reais, nos finais de semana tem ainda a litorina que é mais chique e mais caro também.

    para mais detalhes entre no site da agencia que administra os passeios na ferrovia.
    http://www.serraverdeexpress.com.br

    espero ter lhe ajudado

    André Alécio
    Equipe GuiaDoViajante.com

  6. #10 - dalila disse:

    por favor alguem pode me ajudar eu moro no ceará e quero fazer uma viagem pra paranaguá,mais gostaria de comprar passagem com um preço bom,alguem pode me dar umas dicas? agradeço! espero resposta.

  7. #11 - André Alécio disse:

    oi Dalila

    os preços são estes colocados no post acima

    abraços

    André

  8. #12 - Cristina disse:

    Olá,
    Realizei este passeio em dezembro/2000. Belas paisagens, “abismos”, natureza exuberante, vale a pena conhecer este “rincón” do nosso país. A cidade de Morretes tb é peculiar …

  9. #13 - Mineiro disse:

    Eu estava procurando uma viagem dessas pra fazer… obrigado pelas dicas.

  10. #14 - Spyro disse:

    quero da uma passeada de trem no dia 13 de junho
    eu e minha filha de 4 anos de idade.
    gostaria de saber o valor da passagem q minha filha ira pagar?

    obrigado

  11. #15 - André Alécio disse:

    olá Spyro

    de uma ligada para a empresa que opera esta linha Serra Verde Express 41 3888-3488 para e informar melhor.

    abraços

  12. #16 - Henrique disse:

    Vale a pena ir até Paranaguá ou até Morretes já é o suficiente?

  13. #17 - Solange disse:

    Olá, pretendo conhecer Curitiba em julho, dia 09, e conhecer essa viagem de trem no dia 10. Gostaria de saber quanto fica a passagem de volta em vam ou ônibus, se sai mais barato do que voltar de trem?
    Obrigada!

  14. #18 - Solange disse:

    Complementando, acredito que terei que comprar pela internet, pois estou em São Paulo, e terei que pagar mais caro, não é?
    Obrigada novamente!

  15. #19 - André Alécio disse:

    olá Solange

    Eu tambem sou de SP e quando fui pra Curitiba, comprei a passagem 2 dias antes do meu embarque, foi tranquilo, e comprei na classe economica mesmo, na minha opinião, não tem tanta diferença entre uma classe e outra, só o preço.Pois o que vale na viagem são as paisagens. Acredito que mesmo chegando lá no dia do embarque você consiga comprar a passagem para a classe executiva, pois são muitos vagões. ( pelo menos no dia que eu fui eram varios vagões na executiva e apenas 1 na economica.

    Para voltar de Morretes para Curitiba, em janeiro era uns 13 reais, já estas vans oferecidas pela agencias eu não tenho ideia de preço.

    espero ter lhe ajudado

    abraços
    André

  16. #20 - Solange disse:

    Andre, obrigada!
    Eu vou ver se consigo comprar na classe econômica, mas acho difícil já que chego na quinta pela manhãzinha e quero comprar para o sábado, se eu não encontrar mais, vou na de turista. Entrei no site do trem, e está 58 reais pra ir e 38 pra voltar, na classe turistica, caro, né?
    Enfim, todos dizem que é um passeio lindo!
    Valeu pela dica da van, vou ver se sai mais barato!
    Obrigada!

  17. #21 - Solange disse:

    Andre, para comprar a passagem do trem pela internet, vc acha bom solicitar uma poltrona do lado esquerdo do trem?
    Solange

  18. #22 - andre disse:

    olá Solange

    olha na minha opinião é do lado esquerdo que dá pra ter as melhores vistas, tipo no viaduto carvalho, ou mesmo na ponte São João, é de onde se ve melhor o vale, isso se o dia estiver com céu claro. Acho q apenas o pico do marumbi se ve melhor do lado direito, mas nada impede você de ficar de pé e apreciar a vista do outro lado também.

    abraços

  19. #23 - Mariana disse:

    Olá André!

    Para comprar pela Internet é no próprio site do Serra Verde?

    Como sei qual lado do trem é melhor na hora de comprar a passagem pelo site?

    E última, a poltrona do turístico não é melhor que da economica por se fazer uma viagem longa?

    obrigada!!!!

  20. #24 - André Alécio disse:

    olá mariana

    sim você compra a passagem para a classe turistica pelo site da Serra Verde.

    na minha opinião o melhor lado é o esquerdo mas pra comprar pela net não sei como fazer para descobrir isso.

    a poltrona do Turistico é melhor sim, mais confortavel, a da economica lembraos bancos de onibus de linha ( de plastico duro)

    bem é isso espero ter lhe ajudado

    abraços

  21. #25 - beatriz disse:

    gostaria de saber quanto custa essa viagem vc poderia me falar???

  22. #26 - maria eulalia disse:

    gostaria de saber se poderia fazer o passeio de trem no dia 9 ou 10 de outubro de 2009, mas apenas de morretes à paranagua. seriam 3 passagens, eu meu filho de 17 e minha filha de 10 anos. gostaria de saber o preço tambem,obrigada.

  23. #27 - Francisco Neto disse:

    Senhores,

    Estou organizando uma viagem com um grupo de amigos ao Sul do País. Gostaria de informações sobre o passeio de trem entre Curitiba e Morretes incluindo-se motocicletas de grande porte.

    Somos 5 casais viajando saindo de Recife e vamos até Rivera no Uruguai.

    Fico no aguardo sobre orientação para reserva e aquisição de passagens.

    obrigado!

    Francisco

  24. #28 - André Alécio disse:

    olá Francisco

    quando eu viajei no trem tinha um vagão para motos e bicicletas, custava 5 reais para embarca-las, acredito que seja qualquer tipo de moto que pode ser levada pelo trem, em todo caso tente se informar no site oficial da viagem.para saber sobre reserva entre no link abaixo tambem.

    http://www.serraverdeexpress.com.br/

    abraços

  25. #29 - Maria Lourdes disse:

    Olá,
    Fiz esse passeio de trem em junho deste ano., é realmente muito emocionante, as vistas são de tirar o fôlego. Vale a pena. Para quem mora distante como mMichelle do Ceará eu aconselho pegar a excursão da CVc “Curitiba com Ilha do Mel” (é baratinho)É reservado um dia só para o passeio de trem com Morretes. O áereo até SP é por fora.
    Um abraço, Lourdes

  26. #30 - juliane disse:

    Aonde compro as passagens em curitiba? é NO SHOPPING ESTAÇÃO?

  27. #31 - André Alécio disse:

    olá Juliane

    As passagens de trem de Curitiba até Morretes / Paranagua são vendidas na estação rodoferroviaria proxima ao Shopping Estação. Se vc não mora em Curitiba e chegar de onibus recomendo vc comprar a Passagem assim que chegar na cidade, pois a estação ferroviaria fica ao lado da rodoviaria, por isso se chama rodoferroviaria. Mesmo que more em Curitiba se você pretende comprar para a classe economica é bom comprar com antecedencia.

    espero ter ajudado

    abraços

    André Alécio

  28. #32 - vera disse:

    Nossa André! que show hen! com certeza será o nosso roteiro para as férias do ano que vem… se Deus quizer! e ele há de querer! um forte abraço e mais uma vez muito obrigada.

  29. #33 - Fernanda disse:

    Estou pretendendo fazer este passeio agora no dia 08 de novembro (domingo). Chegando em Paranagua estou querendo ir à Ilha do Mel. O barco para ilha do mel sai de paranagua mesmo?
    Como faço para voltar á curitiba da Ilha do Mel, ja que pretendo voltar um ou dois dia depois (2a ou 3a) sendo que o trem so vai até Paranagua aos domingos? Help me !!! Grata

  30. #34 - André Alécio disse:

    olá Fernanda

    Os barcos pra ilha do mel saem de Paranaguá em um trapiche bem proximo a rodoviaria. Pra voltar de Paranagua pra curitiba tem varios horarios de onibus é bem tranquilo.

    abraços

  31. #35 - Michel Queiroz disse:

    André!

    muito bacana da sua parte fazer essas matérias! Isso ajuda muito quem quer viajar! Legal tb a atenção que vc tem com o pessoal de responder e dar essa assistência! chegou minha vez agora de perguntar! haha.

    Pretendo viajar em janeiro após o ano novo…
    Sou de Maringá-PR, há 450 km de Curitiba (e ainda não conheço esses destinos). Pretendo chegar até a ilha do Superagui, mas meu objetivo não é aproveitar só o destino, mas sim todo o percurso… pelo que entendi então, tenho que pegar o trem em curitiba e chegar até paranaguá, depois pegar um barco de paranaguá à guaraqueçaba e outro até a ilha do Superagui?

    Minhas dúvidas:
    O trem até paranaguá só sai aos domingos? O barco até guaraqueçaba só sai as segundas ou no domingo tb? Vc me sugere ficar em guaraqueçaba e ir um dia à superagui para conhecer ou me hospedar em superagui mesmo? Abraço!

  32. #36 - André Alécio disse:

    opa Michel blz?

    que coincidencia fiz a Viagem de trem e depois fui pra ilha de Superagui, igual vc pretende fazer.
    Fui até Morretes de trem, depois dá pra pegar onibus até Paranaguá, de lá saem barcos regulares pra ilha do Superagui ( não é preciso ir até Guaraqueçaba) os barcos saem do mesmo pier que saem os barcos pra ilha do mel

    para saber mais sobre superagui
    http://guiadoviajante.com/649/ilha-do-superagui-pr/

    qualquer coisa me escreva.

    abraços

  33. Quero ir de curitiba até paranagua e voltar de trem, quanto vai me custar somos em tres pessoas… dois adultos e uma criança de 6 anos?Queremos ir de manha e voltar a tarde…

  34. #38 - André Alécio disse:

    olá Jucemara

    para saber sobre os preços da viagem ida e volta tente se informar no site da agencia que opera esta viagem http://www.serraverdeexpress.com.br/

    lá vc terá respostas mais precisas pois não sei lhe informar se crianças de 6 anos pagam passagem.Quando fiz a viagem a classe economica custou 32 reais e a executiva custava uns 50 reais se não me engano, pra voltar era um pouco mais barato, mas não me lembro, entra no site que lhe passei que lá terá todas as informações quanto a preço e compra de passagens.

    abraços

  35. #39 - vera disse:

    oi André, este trem tem duas classes como o de Bh-VT? outra dúvida…é verdade que não se pode transitar pelo trem durante a viagem, como acontece no da Vale? um abraço

  36. #40 - André Alécio disse:

    olá Vera

    não é possivel transitar pelo trem pois os vagões não tem ligação , eles são fechados ( pelo menos quando eu fui era assim e acredito que ainda seja)

    o trem tem duas classe, que pelo que reparei a unica diferença´são os acentos, mas como a viagem é curta acho que vale até ir na classe economica, pois o que vale na viagem é a paisagem que ela proporciona.

    abraços

  37. #41 - vera disse:

    obrigada André…tb acho…pois no trem da vale andei nas duas, e com certeza gostei mais da econômica,qdo voltei na classe excutiva, a maior parte do tempo vim na varanda.Ano que vem farei esta viagem. um abraço

  38. #42 - maria helena vieira disse:

    fiz esse lindo passeio hoje… a vista e maravilhosa e a passagem pelos 13 tuneis e muito legal,as casas antigas durante o caminho, as pontes em abismos,a sensação de estar “voando” e inesplicavel…esse passeio e imperdivel.
    bjs

    sao bento do sul sc

  39. #43 - Laudicéia disse:

    OI!! gostaria de saber o preço da passagem e quais os dia da semana que sair e os horario e como funciona?!
    Att Lauicéia
    São josé dos Campos

  40. #44 - André Alécio disse:

    olá Laudiceia

    os preços são 37 reais na economica e 62 reais na turistica. ( apenas ida)

    o Horario que o trem sai de Curitiba é as 8:15 da manhã ( diariamente até Morretes).

    para saber mais e reservar passagem na classe turistica entre no site oficial. http://www.serraverdeexpress.com.br/index.php

    abraços

  41. #45 - Renato Ronchi disse:

    Preciso saber nos dias de semana, se tem saidas de Morretes para Curitiba, e vice-versa, se alguem souber horários da um tok.

    Abraços!

  42. #46 - André Alécio disse:

    olá Renato

    na temporada tem praticamente todos os dias as saidas pela manhã do trem de Curitiba pra Morretes e Tambem o trem volta de Morretes pra Curitiba no periodo da tarde.

    dá uma confirmada aqui
    http://www.serraverdeexpress.com.br/index.php

    abraços

  43. #47 - Luciana disse:

    Ola!
    Notei que a viagem de volta de Morretes para Curitiba é mais barata. É por causa da demanda ser menor ou porque a vista não é tão legal?
    Obrigada pelas dicas!

  44. #48 - CARLOS disse:

    Ola Andre, por favor da uma dica pra gente.
    Somos do interior de Sao Paulo, Pedreira, vamos num grupo de 6 pessoas para Curitiba de 10 a 13/12 e dizem que se o tempo estiver nublado nao vale a pena fazer o passeio de trem. infelizmente a previsao é de chuva até sabado e domingo de sol. esperamos tanto por essa viagem e o tempo nao vai ajudar…sera que no domingo da tempo de fazer o passeio e chegar a tempo pra pegar o voo as 17 horas? abraço.

  45. #49 - André Alécio disse:

    olá Carlos

    Fiz o trecho de Curitiba até Morretes em dia de semana, sai de Curitiba as 8:15 e cheguei em Morretes por volta da 12:30 mas como era dia de semana o trem teve que parar umas 2 vezes para esperar trens de carga que subiam a serra. se forem no domingo, com certeza vai ser mais rapido, dai é só pegar o onibus de Morretes até Curitiba que mais ou menos em uma hora acredito que faça este percurso se não tiver transito. Mas acho que vcs não vão ter tempo de aproveitar com calma a cidade de Morretes que é bem bacana. Respondendo a sua pergunta acredito que de tempo sim de descer a serra de trem e subis de onibus, pelo menos até a cidade de Morretes.

    abraços

  46. #50 - André Alécio disse:

    olá Luciana

    acredito que a demanda seja menor, já que muitas pessoas apenas descem a serra pra curtir a viagem de trem que é um pouco demorada e preferem subir de onibus que é mais rapida e mais barata tambem. acho que é por isso q é mais barata, e se for pra descer a serra e subir no mesmo dia deve ser um pouco cansativa a viagem, quanto a beleza acredito que de pra ver as mesmas paisagens tanto na ida e na volta

    abraços

  47. #51 - CARLOS disse:

    ANDRE OBRIGADO PELA RESPOSTA.
    SÓ CONFIRMA PRA MIM SE REALMENTE NAO VALE A PENA FAZER O PASSEIO DE TREM EM DIA CHUVOSO. EU NAO ACREDITO ATÉ AGORA QUE NAO VOU FAZER ESSE PASSEIO PORQUE A CHUVA INTERFERIU. GRANDE ABRAÇO.

  48. #52 - André Alécio disse:

    olá Carlos

    Olha o legal do passeio é o visual e se estiver com neblina a visibilidade estará prejudicada, e talves o passeio não sera tão bonito, mas mesmo assim acredito que seja bacana faze-lo. Estive em Curitiba em Janeiro para fazer a viagem e choveu nos dois primeiros dias q eu estava na cidade, por sorte no dia que peguei o trem o tempo estava bom e deu pra fazer estas fotos que coloquei aqui no site.

    vai depender de vcs, já que vão pra lá com a ideia de fazer a viagem acho q valerá a pena, e a Cidade de Morretes tambem vale a pena ser conhecida seja na chuva ou no sol.

    abraços

  49. #53 - CARLOS disse:

    Valeu Andre, vou tentar convencer meus amigos a fazerem o passeio mesmo com tempo fechado.
    Obrigado mais uma vez, abraço.

  50. #54 - CARLOS disse:

    Andre, o passeio foi melhor do que esperavamos, o tempo ajudou, pudemos fazer o passeio de trem, ver o coral do HSBC, fantastico chegamos com 1 hora e meia de antecedencia para poder ficar num lugar estrategico para assistir o espetaculo, comer na Santa Felicidade no Dom Antonio, demais…ir na feirinha de artesanato, que feira, tem de tudo la. No passeio do trem tivemos que comprar passagem da classe turistica porque a economica tinha esgotado. Uma dica é comprar com antecedencia. O passeio de jardineira tambem é muito legal porque conhecemos todos os pontos turisticos e desembarcamos nos principais, Jardim Botanico, Santa Felicidade e Estação. Enfim, o passeio foi muito legal, demos muitas risadas, passeamos bastante e conhecemos uma cidade muito agradavel.
    Abraço

  51. #55 - André Alécio disse:

    olá Carlos

    legal que tenha dado tudo certo, fazer o tour com o onibus turistico em Curitiba vale a pena principalmente para quem esta sem carro na cidade. pena que quando estive em Curitiba não era domingo e não tinha a feira de artesanato que todos dizem ser bacana conhecer.

    abraços

  52. #56 - Érika disse:

    Oi! Alguém sabe me informar se em Morretes é possível pegar ônibus para Matinhos ou Guaratuba? Queria fazer essa viagem de trem no dia 31 e passar a virada na praia, será que dá certo?
    Obrigada!

  53. #57 - André Alécio disse:

    olá Erika

    Sei que saem onibus de Paranaguá para Matinhos e são cerca de 1 hora de viagem. E de Morretes saem onibus de hora em hora para Paranaguá estes onibus são onibus comuns de roleta. Onibus de viagem eu não sei lhe informar, mas entra no site da Viação Graciosa que é a empresa de onibus que presta serviços nesta parte do litoral do Parana que talves você consiga outras informações. http://www.viacaograciosa.com.br

    abraços

  54. #58 - Rosinei disse:

    Olá, vou a Curitiba de carro no final de janeiro. Quero fazer o passeio de trem até Morretes, voltar a Curitiba, e depois descer de carro até Pontal para pegar o transporte para a Ilha do Mel. Gostaria de saber: tem um local seguro para deixar o carro na estação em Curitiba? se fizer o passeio na segunda ou terça (25 ou 26/01), será que eu consigo comprar a passagem econômica no ato? o que vc me sugere? obrigada.

  55. #59 - katia saito disse:

    Está viagem realmente é magnifica, fui a muitos anos e agora levarei meu filho,a presença da natureza tem uma força indescritivel.
    Vale a pena, todos conhecer e é barato.

  56. #60 - Juliane disse:

    Olá…
    Gostaria de saber se há muita diferença no passeio de trem até Morretes do que vai até Paranaguá aos domingos!!!
    Gostaria de ir direto até Paranaguá, entretanto, meu destino final é a Ilha de Superagui, e não há barcos aos domingos até lá!!
    Ou eu teria que passar uma noite em Paranaguá (q para falar a verdade não estava nos planos), ou fazer o passeio de trem até Morretes e pegar um ônibus até Paranaguá durante a semana!!
    Você saberia me dizer qual opção seria mais viável?

    Grata!!!!

    Ps: Pretendo fazer a viagem no dia 23/01/10.

  57. #61 - Wellington Santos disse:

    Oi,preciso de algumas dicas.
    Estou querendo ir até Morretes de trem durante a semana e depois (no outro dia) seguir para Paranagua. Nesse caso terei de continuar o segundo trecho do passeio de ônibus? Me parece que o trem só vai até o litoral aos domingos. Seria isso mesmo? O período que irei será em março. Terei que comprar as passagens com antecedência?
    Att,

    Wellington.

  58. #62 - André Alécio disse:

    olá Wellington

    eu tambem fui em dia de semana fazer esta viagem, só que era janeiro, fiquei em Morretes dois dias ( vale a pena conhecer a cidade) e depois segui para Paranagua de onibus. De onibus foi rapido em uma hora eu estava em Paranagua, era um onibus comum, tem varios por dia entre Morretes e Paranagua. Pra esta época acredito que tenha passagem tranquilamente, mas sempre é bom entrar em contato com o pessoal da estação antes, ou comprar com um dia de antecedencia, principalmente se pretende ir no vagão economico.

    Abraços

  59. #63 - Sergio Cravo disse:

    olá, obrigado pelas dicas, sou de santos/sp e pretendo fazer esta viagem de trem em março/10, entendi perfeitamente suas dicas + gostaria de + uma. após chegar em morretes e conhecer esta cidade, qual o outro ponto que vc me recomendaria, estava pensando na ilha do mel + estou vendo muita gente falar na ilha superagui, guaraqueçaba e outros, grato pela ajuda.

  60. #64 - André Alécio disse:

    olá Sergio

    as duas ilhas são muito legais de conhecer, vc pode pegar o barco para qualquer uma das ilhas, em paranagua. pode sair de morretes em um onibus de linha e não vai demorar muito pra chegar.

    a ilha do mel possui varias praias e tem uma estrutura muito boa para os turistas. o local tem agito principalmente nos feriados.

    ja a ilha co superagui é um local mais rustico, é banhada por um canal, e tem a praia na ponta, uma praia bem comprida. o lugar é muito tranquilo, poucos turistas, se vc gosta de lugar isolado é uma ótima opção , o por do sol é fantastico, a hospegdagem é barata, e vc ainda vai ver os botos cinzas passeando pelo canal. a unica coisa q tenque ficar atento é com os horarios de barco que saem de pareanagua e que saem da ilha, dependendo do dia não tem barcos, a não ser q vc frete um ( dai sai mais caro.

    NAS DUAS ILHAS LEVE REPELENTE

    se puder ficar varios dias é possivel conhecer as 2 ilhas algo que vale a pena.

    fica a sua escolha, aqui no site temos as dicas dos dois locais, de uma pesquesada veja as fotos e escolha o que mais lhe agrada.

    abraços

    André Alécio

  61. #65 - Julio Cesar Braga disse:

    Bom dia Sergio ou Andre. Primeiramente parabéns pelo blog, achei fantastico.

    Comprei um pcte turistico incluindo a viagem de curitiba a morretes, só que este pacote é no inverno, mais precisamente dia 25, 26 e 27 de Junho. Vou descer de tren no dia 26/06 as 08:15. A minha pergunta é a seguinte. Devido a este horário e por se uma estação de inverno aqui no Paraná, será que não vai ter muita neblina na serra??? ou compensa mais voltar de trem no domingo a tarde de morretes a Curitiba.

    Aguardo uma orientação. Obrigado.

  62. #66 - André Alécio disse:

    olá Julio

    olha realmente na serra muitas vezes tem neblina impossibilitando uma boa vista da paisagem, é questão de sorte. Qaundo eu desci a Serra de trem entre Curitiba e Morretes foi em janeiro e tive a sorte que o tempo abriu no dia. Mas O negocio é torcer para um tempo Bom, alem q possibilidade de chuvas em junho é menor que em janeiro, então a possibilidade de um dia bom acho q é grande.

    quanto a voltar de trem pode ser uma boa ideia, eu não voltei então não sei dizer se é melhor ou pior.

    abraços

  63. #67 - Emilio disse:

    Gostaria de saber como faço a viagem de trem que sai de curitiba e vai até foz do iguaçu, sei que dura dez dias, gostaria de saber o valor para casal e o fone para poder ligar
    Obrigado

  64. #68 - Nadira disse:

    Boa Tarde!!
    Andre, em 18 de maio estaremos de aniver de casamento 25 anos, estamos penssando em passar este dia diferente, vi k este passeio de trem é lindo,alem dele ok + vc nos sugere p 16 a 19 de maio…somos de concordia SC

    abç Jairo/Nadira

  65. #69 - André Alécio disse:

    olá Nadira e Jairo.

    conhecer a cidade de Curitiba acho bem valido,( umas 2 noites talvez)tem muitos parques para conhecer, e o centro historico com bons restaurantes e feira de artesanato no domingo. E passear em Morretes talves até passar uma noite por lá, a cidade é muito agradavel e vale a pena conhecer, principalmente se vcs gostam de locais tranquilos para passear. Pertinho fica Paranaguá onde saem barcos pra ilha do mel, um lugar fantastico, dependendo de quantos dias vcs tem vale a pena também.

    bom pela região é o que eu acho mais bacana conhecer, espero que estas dicas os ajudem.

    abraços

    André Alécio

  66. #70 - Sandra Horvath disse:

    Cara Deus abençoe esse blog, me tirou muitas dúvidas, descerei de trem até paranaguá e irei para ilha do mel, ilha de superagui, morretes e antonina, tudo isso surpresa pro meu marido que não sabe onde o que faremos, irei no inverno dos dias 11 à 19 de junho, fiquei com um pouco de medo por conta do frio, no entanto quero paisagem e não praia, então espero que dê certo. mas valeu pelas dicas, e depois conto foi.

  67. #71 - leia disse:

    olá gostaria de saber valores e horario da saída do trem…moro em florianópolis e tenho interesse de fazer esse passeio..gostaria de saber tbm se criança de doze anos paga e o valor….agardeço atençaõ…

  68. #72 - André Alécio disse:

    olá Leia

    o trem sai da estação rodoferroviaria de Curitiba as 8:15 da manhã,

    quanto aos valores acompanhe a tabela no site da empresa que faz a viagem: http://www.serraverdeexpress.com.br/tarifas.php

    abraços

  69. #73 - Paula disse:

    Oi! Estou indo para Curitiba e Ilha do Mel no final de julho. Pelo que vi, no horário que chego a Curitiba perco o trem para Morretes/ Paranaguá. Mas eu posso fazer esse passeio na volta, de Morretes para Curitiba? É o mesmo trajeto? A empresa vende pela internet o ticket de volta? Abs!

  70. #74 - André Alécio disse:

    oi Paula td bem?

    você pode sim fazer o passeio na volta, o trajeto é o mesmo

    para comprar passagem dá uma conferida nete site
    http://www.serraverdeexpress.com.br

    abraços

  71. #75 - Cristiano disse:

    Boa noite, gostaria de saber os valores da passagem econômica e a outra e o que tem direito.
    Pósso levar a minha Bike, pois não venho no mesmo dia, tenho como subir outro dia ou desconto por somente ir???
    No aguardo o mais bréve possível.
    Att,
    Cristiano

  72. #76 - André Alécio disse:

    olá Cristiano

    O preço do trem entre Curitiba e Morretes é de 39 reais na economica. para voltar entre Morretes e Curitiba o preço do trem é de 30 reais. Tem um vagão para bicicletas, quando eu fui era 5 reais pra levar a bike. Você pode comprar a passagem de volta na cidade de Morretes… ou então subir de onibus, (na rodoviaria de Morretes saem varios onibus pra Curitiba por dia)

    para mais informações visite
    http://www.serraverdeexpress.com.br

    abraços

  73. #77 - Julio Cesar disse:

    TRANSPORTE DE VAN

    Quem precisar de transporte em Vitoria para as praias pode procurar o Deydson.
    Um rapaz muito atencioso. Quando cheguei na estação com minha família ele já estava esperando com um cartaz com meu nome.
    No deslocamento prestou todas informações que solicitei sobre o local e nos deixou na porta da edifício.
    No dia de voltar para BH ele nos buscou pontualmente em Guarapari.
    Resumindo, pessoa muito confiavel e gentil.

    RECOMENDO.

    o fone dele é 27-3322-9220 ou 9952-3963

    Boa viagem a todos, excelente passeio!!!

  74. #78 - varlei souza disse:

    Por favor alguem saberia me informar

    Oi sou varlei, tenho pesquisado a respeito de viajem de trem para paranaguiá,e gostaria de saber preços mas em conta, por favor peço ajuda a alguém que saiba pois não consegui a resposta…. obrigado! Varlei.

  75. #79 - André Alécio disse:

    olá Varlei

    o preço da passagem economica saindo de Curitiba é de 39 reais, é preciso comprar com alguns dias de antecedencia…

    saiba mais detalhes no site q administra o passeio
    http://www.serraverdeexpress.com.br

    abraços

  76. #80 - Marcelo disse:

    Gostaria de saber qual a diferença entre fazer a viagem até Morretes ou até Paranagua?? Se eu for até Morretes vou perder muita coisa??

  77. #81 - André Alécio disse:

    olá Marcelo

    fiz a viagem até Morretes, é foi muito legal pq o melhor da viagem é a descida da serra, e Morretes apesar de não ter praia ja é litoral… O trem vai até Paranagua somente nos finais de semana, dia de semana ele vai só até Morretes…

    è dificil falar se vale ir até Paranagua, pq eu não fui, mas indo somente até Morretes ja vai valer muito a pena

    abraços

  78. #82 - Regina disse:

    André, no trem tem banheiro? vou com duas crianças

  79. #83 - André Alécio disse:

    olá Regina

    nossa sinceramente não me lembro se tinha ou não banheiro no trem…

    acredito que tenha, ja que a viagem demora umas 2 horas ou até mais… entra no site da empresa que faz o passeio e tente saber mais a respeito
    http://www.serraverdeexpress.com.br

    abraços

  80. #84 - Magnaldo disse:

    Gostaria de saber horarios de volta de morretes até Curitiba, pois no mesmo dia ainda gostaria de descer de carro até Penha – para ir no Beto Carrero , pode me auxiliar nisso.

  81. #85 - André Alécio disse:

    olá Magnaldo

    o retorno do trem saindo de Morretes para Curitiba é as 15horas… mas é possivel voltar de onibus também, acho que é um pouco mais rapido e mais em conta.

    abraços

  82. #86 - vera disse:

    pessoal, nas férias do ano passado fiz a viagem do trem da vale, adorei! este ano pretendo fazer esta viagem de Curitiba até Paranaguá. Em outubro eu e meu marido sairemos do Rio, de carro, com esta intenção. Se alguem que já fez este passeio, pudesse postar dicas..tipo, lugar de hospedagem nos dois lugares…ou alguma outra dica que vcs considerem importantes, eu ficaria muito grata. abçs
    meu e-mail : veratmarica@gmail.com

  83. #87 - Leonardo disse:

    Quanto custa a passagem para paranagua?Passagem para crianças,adultos?

  84. #88 - jose vitro disse:

    a quem possa me responder, estarei fazendo esse passeio em setembro, e gostaria de saber, se ficando hospedado em curitiba, a volta se dara pelo mesmo trem? no mesmo dia, ou terei que pernoitar em paranagua, ou morretes? obrigado pela gentileza das respostas

  85. #89 - Giselda disse:

    gostaria de saber o tempo de duração do passeio do trem ,e como faço para ir do aeroporto até a estação pretendo viajar em novembro.

  86. #90 - André Alécio disse:

    Vera

    tem bos hoteis proximo a estação rodoferroviaria, de Curitiba, é bem no centro, tem o shopping estação ao lado tb… em Morretes lhe indico a Pousada Vista do Marumbi era economica e muito agradavel.

    José

    dá pra ir e voltar de trem no mesmo dia, o trem desce a serra pela manhã e sobe de tarde. se preferir vc pode optar em subir de onibus que é mais em conta e mais rapido.

    Giselda
    o tempo do passeio é mais ou menos 3 horas até a cidade de Morretes. Não sei onde fica o Aeroporto de Curitiba, mas a estação de trem (ao lado da rodoviaria) é bem no centro da cidade.

    espero ter ajudado

    abraços

  87. #91 - Alex disse:

    Fiz esse passeio, aliás, digo, “O Passeio” durante alguns dias de 2009 que estive em Curitiba… durante minha estadia tive oportunidade de descer a Serra do Mar nesse trem… é muito bom, pois durante o trajeto é possível fazer novas amizades de vários lugares do mundo e é claro, apreciar as paisagens e curtir o “friozinhos” na barriga ao passar pelos abismos… confesso que entre outros passeios, esse foi muito marcante, não vejo a hora de fazê-lo novamente…quem nunca foi…não sabem o que estão perdendo!

    Abçs.

    Alex

    Há! Tenho algumas fotos desse passeio lá nos meus albuns do orkut…quem tiver interesse: alexmorosini@hotmail.com

  88. #92 - Alex disse:

    José Vitro

    Eu desci a serra de trem até Morretes e retornei pra Curitiba de ônibus no fim da tarde…e consegui ainda saborear o famoso barreado e refrescar-me no Rio Nhundiaquara, viagem muito tranquila e inesquecível…vc vai gostar!

  89. #93 - juliana disse:

    =p sem comentarios é muito bm

  90. #94 - margareth disse:

    Estou programada para ir no dia 03/09 que é uma sexta feira e chego chedo por volta das 15 horas. Será que encontro passagem da categoria economica?
    abçs

  91. #95 - André Alécio disse:

    olá Margareth

    Acredito que pensa em comprar as passagens para o sabado certo? Não sei como esta a procura pelo passeio no mes de setembro, chegando em Curitiba já vai na estação (ao lado da rodoviaria) e veja se tem as passagens na classe economica, acredito que tenha, mas não posso ter certeza. Se não tiver na Economica com certeza terá na executiva.

    boa sorte.

  92. #96 - vera disse:

    este trem tb tem classe econõmica e executiva? qual será melhor? me digam por favor…quem já conhece. obrigada

  93. #97 - André Alécio disse:

    Oi Vera

    tem sim duas classes este trem, a unica diferença são os acentos que na classe executiva é bem mais confortavel, e se não me engano na executiva tem um lanche tambem. Mas a Viagem é curta e o principal esta nas paisagens que tanto na economica quanto na executiva voce verá.

    obs: geralmente em épocas de ferias e feriados as passagens da classe economica se exgotam rapido.

  94. #98 - vera disse:

    André, diferente do trem da vale…será que as janelas da classe executiva abrem? gosto de vento no rosto e fica bem mais fácil fotografar. abçs e obrigada

  95. #99 - André Alécio disse:

    Olá Vera

    Lembro-me de ter visto muita gente nas janelas dos outros vagões, quando eu fiz a viagem as janelas abriam sim… Diferente do trem da vale, este trem é turistico e o mais interessante da viagem são as paisagens, acredito que em todos os vagões as janelas abram.

    Obs: fui na economica e as janelas abriam

    abraços

  96. #100 - Aline disse:

    Olá, farei o passeio de trem no final de novembro de curitiba até morretes, no entanto, quero fazer na segunda pq é mais barato, só que meu avião de volta para sp saí as 19h45 e a previsão de volta do trem de morretes para curitiba é as 18h, então estou com um pouco de receio… existe ônibus de morretes a curitiba em horários frequentes? Se sim, é cara a passagem?
    Vale a pena ir só até morretes?
    Obrigada!!!

  97. #101 - JP disse:

    Pretendo fazer o passeio de trem pela Serra do Mar. Como costuma ser o tempo em Curitiba no mês de novembro?

  98. #102 - Sabrina disse:

    Oie, tudo bem!?? Amei o blog, ótimas dicas!O que seria de nós viajantes sem blogs como este para nos ajudar!! =)
    Estou indo para Curitiba dia 09/12/10(quinta), chegarei por volta das 11h, eu gostaria de saber o que posso fazer por lá, depois do horário do almoço, já que muitos passeios levam o dia todo!!E o que fazer durante a noite por lá!!?? Outra coisa…No dia seguinte, eu estou pretendendo fazer o passeio de trem até Morretes, almoçar por lá e conhecer os pontos turísticos da cidade e de ônibus ir até Paranaguá, me hospedar na cidade e logo de manhã partir para a Ilha do Mel…Você acha que dá para eu conhecer a Ilha toda em um dia, ou aconselha pernoitar na Ilha e ir embora no dia seguinte? Vi aqui sobre uma cidade chamada Antonina, você acha que vale(muuuuito)a visita? Se sim, onde eu posso inserir essa cidade no conograma que citei acima? Muito obrigadaaaaaa!! Abraços Cordiais!

  99. #103 - André Alécio disse:

    olá Sabrina

    Olha um local que voce pode visitar de tarde em Curitiba é o Jardim Botanico o lugar é muuuito bonito e vale a pena, não fica muito longe da rodoviaria… de noite tem a região do centro historico de curitiva, mais precisamente no Bar do Alemão, o lugar é tradicional e bem legal (não conheço muito da noite de Curitiba então fica complicado falar, mas este local eu sei q é legal, e tem outros locais proximos)
    – Morretes é uma cidade muito bonitinha, vale a pena conhecer, Já Antonina tem suas construções historicas, mas eu não achei tão legal assim, acho melhor você ficar uma noite na ilha do mel, e ficar 2 dias por lá pra conhecer bem. a Ilha do Mal vale a pena, talves, mesmo chegando de tardezinha em paranaguá, você consiga barco pra Ilha do Mel. veja dicas da ilha do mel aqui http://guiadoviajante.com/639/ilha-do-mel-pr/

    abraços

  100. #104 - Fernando disse:

    Olá pessoal!!

    Boa noite!

    Estou pensando em fazer um “mochilão” pela costa sul do Brasil…e claro, não podia faltar o trem de Curitiba!!

    Quero saber se no fim de janeiro tem muita chuva, o que poderia impossibilitar a viagem de trem ou talvez não ficar tão bonita assim.

    Somente para finalizar o post, minha viagem continuará depois em bombinhas > floripa > garopaba > torres > cambará do sul > porto alegre…

    To sem companhia ainda…que quiser estamos ai!! ;)

    Beijos e abraços!!

  101. #105 - Olivia disse:

    Gostaria de mais informações sobre o passeio de trem, pois quero saber se tem em novembro essa viagem, qual o dia?

  102. #106 - André Alécio disse:

    Fernando

    eu fiz esta viagem em janeiro, e como pode ver nas fotos e video, o sol estava brilhando… vai da sorte rsrsrs

    fiz um rolé de bike pela região sul em janeiro passado, e aproveitei muito, não perta a oportunidade de conhecer a Guarda do Embau, depois de floripa e antes de Garopaba o lugar é incrivel… balneario Camboriu, ilha do Mel, e São Francisco do Sul, são locais que valem a visita tb, tente se informar e passar nesta região que vc vai gostar.

    obs: procure aqui no site por cicloturismo e veja a rota que fizemos em janeiro, passando por varias dessas cidades que vc pretende passar

    abraços

  103. #107 - André Alécio disse:

    oi Olivia

    pelo que é do meu conhecimento a viagem rola todos os dias, mas procure se informar no site oficial da empresa que opera o passeio.

    http://www.serraverdeexpress.com.br/

    abraços

  104. #108 - vinicius disse:

    eu achei isso muito bom, isso é otimo pra as escolas, eu so um esrudante que viu esse site e me enteresou muito continuem escrevendo coisas asim para os alunos que querem aprender sobre os locais turisticos do mundo

    abraço do comentarista:vinicius rockembach rissi

    idade:15 anos

    local:xanxere sc

    ano:2010

  105. #109 - Silvia disse:

    Olá, André, adorei essa postagem.
    Vou com meus pais, meu noivo e meu irmão, e estávamos pensando em ir de trem para Morretes, dormir uma noite lá, depois passar dois dias na Ilha do Mel. O que você acha dessa programação? Da Ilha do Mel conseguimos pegar um barco e depois um ônibus para voltar para Curitiba? Se sim, quais os preços do barco e do ônibus? Essas informações não estavam no site da Viação Graciosa!
    Obrigada!!

  106. #110 - André Alécio disse:

    olá Silvia

    quando eu fiz a viagem de trem tambem fiquei em Morretes e depois fui na Ilha do Mel. Vale a pena, ja que esta tão proximo, aproveitar as belezas da ilha do mel. Tem barcos que saem do Pier de Paranagua para a Ilha do mel, O preço acho que deve estar custando algo em torno de 15 ou 20 reais. (na época eu paguei 14 reais) depois de Paranagua até Curitiba tem varios onibus, A rodoviaria de paranagua fica bem proxima ao Pier de onde saem os barcos pra ilha. O Onibus entre Paranagua e Curitiba em janeiro de 2009 custava 16 reais. Hoje deve ser algo em torno de 20 reais .

    obs: consegue facil barco e onibus pra voltar pra Curitiba

    abraços

  107. #111 - adam disse:

    Olá André,

    Muito bom o site, parabéns!! Descerei de trem rumo à ilha do mel no dia 26/12 (domingo), a dúvida é quanto ao tempo que o trem fica em morretes? Se o tempo for muito pouco ou nenhum, vc acha que compensa desembarcar em morretes, almoçar por lá, uma caminhada para conhecer e depois seguir até paranguá de ônibus ou é melhor seguir viagem com o trem até paranaguá?
    Obrigado

  108. #112 - André Alécio disse:

    olá Adam

    Eu fiquei 2 noites em Morretes antes de ir de onibus para a ilha do Mel. Acho que vale a pena parar em Morretes para conhecer a cidade, e depois seguir caminho de onibus. Horarios de onibus para Paranagua são frequentes e a viagem dura no maximo Uma hora. Morretes tem o Prato tipico chamado Barreado que é uma carne de panela e mais um montão de coisas que vale a pena experimentar. a cidade é muito bonita e agradavel, pequena dá pra conhecer boa parte a pé. É muito calor em Morretes rsrs, vale até ficar uma noite por lá.

    Abraços

  109. #113 - Carlos disse:

    Olá André, suas informações me tiraram muitas dúvidas, mas ainda queria ver se pode me ajudar em mais algumas. Pretendo ir de carro até Curitiba na quinta-feira antes do natal (natal é sábado). Daí já compro as passagens para ir de Curitiba até Paranaguá. Na sexta e sábado conhecer Curitiba de carro, daí saio do Hotel no domingo bem cedo e vou pra estação. Lá tem onde deixar o carro em segurança?? Pelo que entendi o lugar onde pega o trem é o mesmo que depois o ônibus que vou pegar pra voltar vai chegar, é isso? Então, vou pegar o trem e descer até Paranaguá. NEsta descida, quanto tempo o trem fica em Morretes? Em Morretes e Paranaguá é necessário estar de carro ou a pé a gente se vira? Caso o tempo que o trem fique em Morretes der para ver algo na cidade, no mesmo dia, ao chegar em Paranaguá, já quero ir pra Ilha do Mel. Acha que dá pra pegar barco no domingo pra Ilha do mel, nas horas seguintes após o trem chegar em Paranaguá? E chegando na Ilha do Mel, é fácil achar onde ficar ou tem que reservar? Tem risco de não achar hospedagem? Depois pretendo voltar na segunda de ônibus de Paranaguá até Curitiba, e na terça cedo volto pra casa (interior de SP).

  110. #114 - Wagner disse:

    Olá!
    sou de Maringá e gostaria de fazer a seguinte rota:

    Maringá / Curitiba (de onibus chegando as 6.15 hr)

    Passeio de trem Curitiba/ Morretes / Paranaguá (pelo que vi saí as 8hr15min)

    De Paraganaguá pegar um onibus para Guaratuba, onde ficarei por uns 7 dias na praia.

    Quanto tempo demora a viagem de trem? é tranquilo ir de um ponto ao outro nessa rota que citei, no sentido de pegar os pontos de embarque?

    o que acham do passeio? abraço

    Wagner

  111. #115 - André Alécio disse:

    olá Wagner

    legal seu roteiro, Lembrando que o trem até Paranaguá só roda nos finais de semana, mas o mais bonito é entre Curitiba e Morretes, conhecer Morretes é super legal tb, e depois para ir até paranagua tem onibus de linha praticamente a toda hora, de paranagua, vc pode ir a ilha do mel tb que é um local muito bonito.

    para saber mais sobre horarios e rotas de onibus na região do litoral do Parana entre no site da viação Graciosa http://www.viacaograciosa.com.br/consulta.asp

    Para saber mais a respeito de horarios e preços do trem veja aqui http://www.serraverdeexpress.com.br/

    abraços

  112. #116 - André Alécio disse:

    Oi CArlos

    sim a estação de trem é ao lado da estação rodoviaria, lá é chamado de estação rodoferroviaria. tem estacionamento sim. para fazer o tour pela cidade caso vc não conheça curitiba direito, vc pode optar em pegar o onibus Turistico, q passa por diversos pontos turisticos da cidade.

    tem muitos barcos que saem de Paranaguá até ilha do mel, e muitoas hospedagens na Ilha tb, acho que não tera problemas em achar um local para ficar.

    abraços e desculpe por demorar a responder

  113. #117 - Carlos disse:

    Fiz a viagem e realmente é legal. Pra quem precisar, aí vai uma dica: HOTEL FORMULE 1 em Curitiba (põe no google que acha). É super barato, R$79,00, preço único pra ficar até 3 pessoas num quarto, básico, mas suficiente. Fica a 2 quadras da Rodoferroviária, ou seja, deixa o carro no hotel e pega o trem ali do lado! Peguei o trem e fui até Morretes. Perguntando, todos do trem falaram que é bobeira ir de trem até Paranaguá. Bem, desci em Morretes, almocei, peguei um ònibus intermunicipal pra Paranaguá (não tinha direto pra Pontal do Sul, onde queria pegar o barco). De paranaguá, peguei outro ônibus pra Pontal do Sul. Não compensa pegar o barco em Paranaguá pra Ilha do Mel. Dê um jeito de ir pra Pontal do Sul, pois a travessia dura 25 minutos. Já de Paranaguá dura mais de 2 horas. Passagens de ònibus de Morretes-paranaguá e Paranaguá-Pontal: 3,55 por pessoa cada ònibus. Na ilha do Mel, recomendo a Pousada Mar e Cia onde fiquei. Não é a mais barata , mas parece um hotel, e fica a 50 metros do desembarque, na praia Encantadas. Não recomendo a Praia Brasília, é mais longe e mais rústico. Depois dá pra ir lá de barco por 12 reais ida e volta ou só 6 ida. Comida na ilha achei meio caro nos restaurantes. A praia do Mar de Fora é muito bonita mesmo. Acho que é isso! Gostei muito. Só não gostei de andar de carro em Curitiba, pois os mapas que eles dão estão com alguns erros e algumas ruas mudaram de sentido, e fora que aquele esquema de ter avenidas com ruaspra um só sentido é ruim demais pra acostumar, e grande parte das quadras são irregulares, não seguem um padrão, tipo, nem deveria chamar de quadras.. rsrs.. é super chato andar lá. Mas é legal, apesar de perder muito tempo no trânsito. As plascas da cidade também são boas só no centro. Fora disso, tem uma placa e depois não tem mais e nos perdemos várias vezes. Recomendo conhecer a UNILIVRE. Essa deu trabalho pra achar…

  114. #118 - joni disse:

    No vou neste passeio, estou ancioso!
    Pelo que todos dizem deve ser maguinifico mesmo!

  115. #119 - silene ferreira costa disse:

    solicito a obsequiosa atenção de Vossa Senhoria no sentido de, em caráter de urgência, enviar o valor do passeio de trem de curitiba para Morretes, de uma escursão com 34 adultos, 4 crianças e 7 idosos, totalizando 45 pessoas.
    Ademais, vale salientar que essa informação e de grande valia, pois chegaremos aí no dia 23 de janeiro de 2011, e, gostaria de saber como comprar antecipadamente os ingressos para o passeio.
    Desde já, agradeço as informções.

  116. #120 - André Alécio disse:

    boa noite

    os preços para a classe economica são de 39 reais. já para o vagão turistico sai por 66 por pessoa.

    para detalhes entre no site da serra verde que administra a ferrovia, entre em contato com eles para saber mais sobre excursões acredito que tenham preços diferenciados. sei que tambem é possivel comprar as passagens para os vagões turisticos pelo site.

    http://serraverdeexpress.com.br/serra/destinos

    abraços

  117. #121 - Raquel disse:

    Estive em Curitiba e fiquei sabendo da viagem através de um livro que comprei na Saraiva sobre Curitiba. Fiz a viagem de trem e realmente é maravilhosa…
    A passagem de trem não é cara.
    Aproveitem!!!

  118. #122 - sergio ferreira disse:

    bom dia
    gostaria de saber se eu pegar o onibus ate morretes .e depois o trem de volta se vale a pena ..ele para tbem a mesma coisa de ida.
    pois o trem sai as 8.15 sendo que queria so a volta pois fica muito tempo em morretes nao vale a pena pois conhece a cidade rapido e depois ficar esperando a volta e danado assim iria de onibus e voltava de trem

  119. #123 - André Alécio disse:

    olá Sergio

    uma amiga minha fez a viagem de trem saindo de Morretes até Curitiba, ela gostou mais do que na descida. Acho q vale a pena sim.

    abraços

  120. #124 - lucas covalski disse:

    olá,
    queria saber o valor para ir de curitiba até paranaguá(o valor por pessoa)e crianças de a partir de quantos anos paga???
    Que horas o trem de curitiba? Quanto tempo leva a viajem?
    obrigado aguardo a resposta!!

  121. #125 - André Alécio disse:

    olá Lucas

    passagem no trem turistico até paranagua custa 66 reais.Crianças até 5 anos, gratuidade desde que não ocupem assento (exceto seguro obrigatório, no valor de R$4,00 cada trecho).

    até paranagua o trem só roda nos finais de semana dura umas 3 ou 4 horas o passeio.

    para saber mais http://serraverdeexpress.com.br/

    abraços

  122. #126 - Jônatas disse:

    Olá Boa Tarde sou de Recife PE. pretendo fazer este passeio só tenho uma dúvida é a respeito do destino,alguém pode me confirmar se para paranaguá só sai aos domingos?e se eu fizer apenas o de Morrentes perco muita coisa entre Morrentes e Paranaguá?

    Grato

    Jônatas Santana

  123. #127 - Tiago disse:

    Pessoal,
    Primeiro devo parabenizar o André por este espaço.
    Fiz esta viagem no dia 26.01.11.
    Como já descrito acima, é fantástica.
    Contudo, farei algumas observações:

    1. Vc pode comprar pacote de viagem(175 a 200 reais) ou ir por conta(mais barato).

    2. Há estacionamento na rodoferroviária (segue rua
    7 setembro, após a rodoferroviária, entra à direita, já se vê a cancela do estacionamento. Diária 16,30.

    3. Se optar ir por sua conta, o trem custa 66(8h15m), a descida, e 44(15h) a subida. Se optar por pacote, já está tudo incluso, exceto bebidas fora do trem.

    4. A volta pode ser feita de van (30-35,) ou de ônibus (13,)

    5. IMPORTANTE: compre as passagens antecipadamente, tanto do trem quanto do ônibus. Van não tive contato (as agências buscam turistas na descida do trem, para ocupar eventuais vagas na van). Pilhas também, lá custa 7, 2 un. AA, no café. Na loja do terminal custa 10.

    6. caso não tenha comprado passagem de ônibus, ao descer do trem vá direto à rodoviária, pois são poucos carros, lota bem rápido, a partir das 13:30h. passagem p/ Curitiba até rodoferroviária custa 13.

    7. Se não quiser voltar de trem ou ônibus, opte pelas vans que fazem o percurso de volta. Procurar na descida do trem pelos agentes, mas tome cuidado. As últimas vans saem às 15 horas. Contatos fone 41 9978-1083, com Sr. Tico. Caso não consiga, a última oção é o táxi, custa 140 até a rodoferroviária, valor para 4 adultos. Se não for isso, terá de pernoitar em Morretes. Há opção de ir até paranaguá, e de lá voltar a Curitiba, porém são quase 4 horas de viagem.

    8. Se foi por conta, há 2 opções de buffets que conheci: proximo ao marco zero (rest. vermelho) a 21, livre. ou próximo da rodoviária, em frente ao posto, por 12.(não experimentei). Outros restaurantes, na sua maioria, servem à la carte, preços a partir de 45. Em qualquer das opções, não deixe de experimentar o barreado.

    9. Em Morretes faz muito calor. Leve boné/chapéu, protetores solar e contra mosquitos. Tome muita água durante o passeio, pois o calor desidrata bem rápido, causando tonturas e sensações desagradáveis.

    10. Aproveite para fotografar as diversas residências antigas e os pontos turísticos existentes, bem como o rio.

    11. Pra quem quer adquirir cachaça artesanal, há diversos pontos de venda. Para experimentar, deve ir a qualquer restaurante, pq nas barracas não há degustação: as pequenas(longneck)saem por 6 a 10, as de litro saem por 15 a 22, independentemente se for de banana, pura ou armazenadas em carvalho por 2 anos. O mesmo vale para o imã de geladeira, a 3.

    Espero ter esclarecido muita coisa pra bastante gente.
    Se eu tivesse estas informações, meu passeio teria sido melhor aproveitado.
    Forte abraço e divirta-se!

  124. #128 - Jônatas Santana de Araújo disse:

    Boa Tarde pessoal.

    Sou de cabo de Santo Agostinho Pe.

    pretendo fazer esta viagem belíssima,mas provavelmente só estarei em Curitiba de terça a sábado e como li acima o trem só vai até Morretes e para Paranaguá só sai aos domingos. Enfim, li também no início que as paisagens mais belas são Ponte São João, com cerca de 55 metros de altura onde ao lado esquerdo se tem uma vista sensacional de toda a região de Paranaguá e Morretes, e também quando o trem passa pelo Viaduto Carvalho onde o passageiro tem a sensação de estar voando , pois é bem alto o abismo ao lado esquerdo do trem.
    Aí fica a dúvida estes pontos dá pra apreciar indo apenas a Morretes ou eles ficam no trajeto entre Morretes-Paranaguá?

    Quem puder me responder fico muito Grato!!!

  125. #129 - André Alécio disse:

    olá Jonatas

    Os trechos mais belos da viagem é entre Curitiba e Morretes, pois é onde o trem desce a serra, depois ja não é tão bonito assim.

    valera a pena fazer o passeio até Morretes. Aproveite para comer o barreado que é o prato da região.

    abraços

  126. #130 - Thiago disse:

    Notei pelos comentários que geralmente as pessoas fazem o trajeto sentido curitiba – paranaguá. Fazer o oposto(subir a serra – que é inclusive mais em conta) não é interessante? A vista não é legal?
    Obrigado!

  127. #131 - Adriana disse:

    Olá, André
    Iremos a Curitiba no período do carnaval e queremos fazer a viagem de Trem até Morretes. Gostaria de saber quanto tempo é a volta de ônibus para Curitiba. vc acha mais vantajoso? Abraços

  128. #132 - André Alécio disse:

    Thiago

    uma amiga ja fez o percurso de Morretes para Curitiba no trem, e curtiu bastante, acho valido sim.

    Adriana

    Se não estiver enganado para voltar de Morretes para Curitiba de onibus demora mais ou menos 1:30 min, é rapido. No carnaval é bom comprar passagem com antecedencia.

    abraços

  129. #133 - cassio disse:

    estou pensando em ir viajar daqui a alguns dias mas não sei onde comprar.
    se tiverem essa respota respondam por favor.
    obrigado, Cassio.

  130. #134 - Jônatas Santana de Araújo disse:

    valeu André! Muito Obrigado pelas informações, com certeza na minha lua de mel retornarei aí em Curitiba e farei este passeio e vou comer este tão falado Barreado sim.Abrcs….

  131. #135 - Paulo disse:

    Olá pessoal, tenho lido alguns dos comentários a respeito do passeio de trem Curitiba a Morretes/Paranaguá. Na verdade sou um dos guias que trabalha no trem e como não lí todos os comentários, me desculpem se alguém já postou estas informações que vou passar.

    Caro André, em primeiro lugar parabéns, tens feito um excelente trabalho com o pessoal que tem suas dúvidas, porém gostaria de deixar claro que existe uma sensível diferença entre o vagão economico, o turístico e o executivo. O primeiro vc não tem direito a guia ( se houve um durante o seu passeio, é que às vezes o guia foi contratado pra fazer um serviço que não toma muito tempo, então ele faz uma cortesia aos passageiros do economico ). O segundo vc tem direito a guia e ao lanche ( serviço de bordo ), nesse caso o guia conta toda a história da ferrovia, fala sobre Curitiba, Morretes, Paranaguá e Antonina, além de mostrar os pontos tradicionais do passeio ( onde vc faz belas fotos ). O terceiro (executivo ) o turísta tem guia bilíngue e o lanche e bebidas são a vontade, enquanto no turístico é um por pessoa. além disso os assentos tbm tem diferença nas três categorias. As três categorias são do trem turístico. O trem de luxo (Litorina como é chamada carinhosamente pelos curitibanos) é um opção a parte e é o primeiro e único trem de luxo da América Latina.

    Qualquer dúvida estou a seu dispor.

    Atenciosamente
    Paulo.

  132. #136 - André Alécio disse:

    olá Paulo

    obrigado por colaborar, e postar as diferenças entre os vagões do trem aqui.Realmente não fazia conhecimento destas diferenças. na minha ida a Morretes como eu disse no relato, teve um guia que falou e mostrou alguns pontos apenas, achei que sempre tivesse este guia na classe economica. (talvez eu tenha dado sote) hehehe.
    Com certeza seus comentarios tiraram muitas duvidas dos internautas que passam aqui pelo blog.

    abraços

    André

  133. #137 - walmir s ramos disse:

    boa tarde!!

    fiz viagem de trem,bh/vitoria,em abril de 2010.
    pretendo fazer esta curitiba/paranagua em março 2011.
    gostaria de obter informaçoes referente hotel proximo a
    estação,agradeço espaço e fico a disposição para
    informaçoes referente bh/vit .

    walmir s ramos
    anapolis – go

  134. #138 - fabiana disse:

    BOM DIA,
    PRECISO SABER SE DOMINGO TEM PASSAGEM DE TREM DE CURIITIBA A PARANAGUA E QUAL ÉO VALOR SE 2 PASSAGENS TEM DESCONTO. QUAL ÉO HORARIO DE SAIDA PELA MANHÃ E QUAL ÉO O HORARIO DE VOLTAR DE TARDE.

    ATT,

  135. #139 - André Alécio disse:

    olá Fabiana

    geralmente de Domingo o trem vai até Paranagua.

    para saber detalhes entre no site da empresa que administra a ferrovia para saber mais http://serraverdeexpress.com.br/

    até

  136. #140 - andre disse:

    A Empresa Serra Verde Express é muito sacana com as pessoas que pretendem viajar e comete ilegalidades absurdas, pois as passagens só podem ser adquiridas com varios dias de antecedëncia, e se acontecer que não se possa viajar no dia marcado, o que é muito comum com problemas de doenças, e outras dificuldades, a empresa proibe a venda da passagem (ilegalmente) nas proximidades dos locais de venda ou de outra forma não transfere o bilhete apenas diz que devolve parte do valor do bilhete (70%), com a arrogäncia que bem a caracteriza.Este é um alerta inclusive para a ANTT, que acredito deveria tomar alguma providëncia sobre o fato.

  137. #141 - Geovana disse:

    Olá André, excelentes as suas dicas. Você teria algum hotel para indicar próximo da estação? E o contato de algum operador de Vans para o retorno? Obrigada!

  138. #142 - Tamy disse:

    Olá a todos!

    Gostaria de uma sugestão e esclarecimento.
    Estou pensando em fazer a viagem de trem no sentido paranagua-curitiba, no domingo. Vi que o trem parte as 14hs de Paranagua e chega em Curitiba por volta das 19hs. Gostaria que alguem que pudesse me informar como é essa primeira hora de viagem quando o trem sai de curitiba (já que esse é o sentido mais usual e que no meu caso sera a ultima hora de viagem) pois quando vou estar iniciando essa parte do passeio sera a noite, logo nao conseguirei ver nada, queria saber se vou estar perdendo muita coisa, li em alguns lugares que a paissagem bonita da serra do mar começa, no sentindo curitiba-paranagua, a partir do KM 80 será que essa uma hora que ja vai ter escurecido esta apos o KM 80?
    Está é dúvida que tenho para pegar o trem nesse sentido o que irei perder nessa 1hora em que já será noite.

    Obrigada.

  139. #143 - André Alécio disse:

    olá Tamy

    as grandes paisagens do passeio de trem entre Curitiba e Paranagua estão na serra, provavelmente vc subira a serra ainda com o ceu claro, depois o trem anda por uma região de mata e corta a cidade de curitiba antes de chegar na estação.

    acho q não ira perder muita coisa

  140. #144 - selma barrese disse:

    gostaria de comprar passagem para o trem curitiba- paranaguá para o dis 13/07/2011. somos em 2 adultos e 2 crianças (16 e 11), como faço? obrigada

  141. #145 - André Alécio disse:

    oi Selma

    entra neste site aqui http://www.serraverdeexpress.com.br/

    é da empresa que opera a linha. lá tem como comprar passagens e tem o telefone para maiores informações

    abraços

  142. #146 - ORIVALDO BENTO disse:

    Pretendo visitar Curitiba no próximo mês de maio/11.
    Favor informar se o trem Curitiba x Paranaguá funciona somente nos fim de semana e o valor da passagem.
    Atenciosamente
    Orivaldo Bento

  143. #147 - Vania disse:

    Olá,

    Vi uma pergunta parecida com a que tenho dúvida, mas não encontrei a respostas nos posts: Gostaria de saber se vale a pena ir até Paranaguá ou até Morretes já é o suficiente? Pretendo fazer esse passeio num domingo, mas como só terei 2 dias em Curitiba preciso escolher o que é realmente imperdível… então pensei em fazer só até Morretes, mas será que vou perder muito não indo até Paranaguá? Obrigada.

    Responder

    • #148 - André Alécio disse:

      olá Vania

      de Curitiba até Morretes a viagem de trem é linda, pois é neste trecho que o trem passa pela serra do mar. com certeza valera a pena

      abraços

    • #149 - Fabiano Elias disse:

      Oi Vânia

      É uma pena que você tenha só dois dias para visitar nossa região. Paranaguá possui um casario histórico imperdível tombado pelo patrimônio histórico nacional, um Museu que é único na região e possibilita uma visita ao porto que também é inigualável, além da nossa internacionalmente famosa Ilha do Mel.
      Aproveite bem o passeio.

      Fabiano Vicente Elias

  144. #150 - Laertes da Cruz disse:

    Bom dia pessoal. Queria pedir para os responsáveis pelo site da serra negra para sempre atualizarem os valores das passagens quando houverem aumento, pois hoje no site o valor na economica esta 38 reais até paranagua e no balcão esta 48 reais. 19/04/11.

    obrigado.

  145. #151 - Laertes da Cruz disse:

    Entrei novamente para alguém nos dizer algo sobre alimentação no interior do trem durante o trajeto e almoço se é só em paranaguá.

    obrigado.

    • #152 - André Alécio disse:

      olá Laertes

      as passagens (adulto) entre Curitiba , morretes, paranagua estão custando 48 reais na Economica e 69 reais no trem turistico. Segundo o site da Serra Verde Express http://serraverdeexpress.com.br/serra/tarifas
      empresa que administra a ferrovia.

      Em Morretes tem muitos restaurantes para comer, principalmente experimentar o Barreado que é um prato tipico. Em Paranaguá tambem é possivel experimnentar este prato. e tambem peixes e frutos do mar. No trem quem vai no vagão turistico ganha um lanchinho, quem vai no economico tem como comprar o lanche. lembrando que a viagem não é demorada. dura mais ou menos umas 3 horas.

      abraços (obrigado por nos alertar sobre a mudança de valores).

  146. #153 - william disse:

    olha ha muitos anos fiz esta viagem ,e acredito que nao tenha mudado muito e posso garantir que realmente é facinante…

  147. #154 - Anderson disse:

    Olá Pessoal! Estarei fazendo esta viagem agora no mês de Junho. Por conta do inverno e neblina, será que o mês de Junho é bom para fazer esse tipo de viagem?
    Outra coisa, qual restaurante é indicado em Morretes para um bom almoço de barreado.
    Obrigado

    • #155 - André Alécio disse:

      Oi Anderson

      quanto a neblina depende um pouco da sorte, de como vai estar o dia, até em janeiro as vezes tem neblina na descida da serra.

      quanto ao restaurante que cerve o barreado em morretes, tem varios quando eu fui comi no Madalozo (acho q era este o nome). é um dos maiores restaurantes do centro, muito bom, e comida farta. Não tive do que reclamar.

      abraços

  148. #156 - Leandro Florentino disse:

    A viagem de trem de Curitiba a Paranaguá está fora dos planos, pois os argumentos seriam que está havendo muito atraso por causa do trem de carga, assim o percusso em qualquer dos dias e até de domingo irá somente até Morretes. Pretendo passear dia 12 de Junho e já comprei as passagens. De acordo com a atendente um local legal para se almoçar é o Casarão, pois tem até música ao vivo e amostras gastronômicas.

    Abraço povo!!!

    Ps: Previsão para Domingo é Sol de manhã e a tarde.

  149. #157 - _daniel_ disse:

    estou doido para ir nessa viagem de trem

  150. #158 - _daniel_ disse:

    curitiba ai vou eu!!!

  151. #159 - Janaina disse:

    Olá PessoALL,

    Na proxima sexta feira embarco para Curitiba , terei só a tarde de sexta feira , sábado e domingo para conhecer esta bela cidade , que deve estar congelando…

    Gostaria de saber se voces me aconselham pegar o trem só até Marretes almoçar e voltar ou se vale a pena ir até Paranagua …

    Me falaram que Paranaguá não tem nada de mais , e depois tenho que regressar a Curitiba…não sei se de trem ou de ônibus.

    Agradeço a LUZ !!:-)

    • #160 - André Alécio disse:

      olá Janaina

      acho valido você ir somente até a cidade de Morretes que é mais bacana para passear do que Paranagua, pois é menos e dá para conhecela bem caminhando por ela. Segundo o site que administra o passeio, a viagem até Paranagua esta acontecendo apenas aos domingos. O trem retorna para Curitiba as 15 horas.

      Caso tenha duvidas sobre fazer os passeios em Curitiba talvez este link ira lhe ajudar: http://guiadoviajante.com/833/atracoes-turisticas-em-curitiba-pr/

      espero ter ajudado

      abraços

  152. #161 - Fábio disse:

    Nos anos 90, sempre passeávamos até o pico marumbi,fazíamos piquenique, agora pretendo levar minha esposa e filha. Por gentileza, preciso saber como está o local? as cachoeiras? etc… e a horas o trem retorna?

  153. Olá André Bom dia!

    Amigo a princípio agradeço por retirada de dúvidas anteriores. Sou de Cabo de Santo Agostinho PE.Pertinho a Porto de Galinhas Conheces?senão sinta-se convidado. estarei indo em lua de mel no próximo mês de Janeiro para Curitiba já estive aí e me senti fascinado so não fiz o passeio de trem e não é desta vez que irei deixar passar,enfim minha preocupação é:Nesta época faz muito frio o tempo geralmente é aberto ou imprevisível?Desculpe-me pela preocupação,mas Aqui no Nordeste tu sabes nosso frio é de 25ºc e nosso calor de 37 rssss…..

  154. #163 - Joel disse:

    pessoal estou encontrando dificuldade para realizar
    a compra da passagem do trem pela internet
    entrei no site da empresa e nao diz nada sobre compras pela net, liguei no telefone indicado no site e mandaram eu enviar um email para uma tal de patricia, achei bem estranho.
    Minha pergunta é o seguinte será que um dia antes consigo comrpar as passagens???estou indo a Curitba no dia 9 de Julho (sabado) e queria fazer o passeio domingo, detalhe nao importa o vagao economico ou turistico, pode ser qq dos dois.

  155. #164 - Rafael Carvalho disse:

    Muito legal, parabéns pelo blog! Quero fazer o passeio!

  156. #165 - Lipke disse:

    Simplesmente lindo este lugar, realizei essa viajem e nunca vou esquecer…

  157. #166 - aline gander disse:

    amei é muita aventura aquelas montanhas sao muito lindas a serra do mar e uma linda vista

  158. #167 - Carolina disse:

    Bom dia eu sou Argentina e gostaria viajar pelo Brasil principalmente de trem, esta ficando muito dificil achar um plano com todas as ferrovias de passajeiros que voceis tem no seu pais.
    Voces tem um site ou algum plano disponivel?
    Muito obrigada pela sua resposta!!

    • #168 - André Alécio disse:

      oi Carolina

      Esta dificil você achar sobre viagens de trem no Brasil, porquer no Brasil praticamente trens de passageiros não existe. Esta viagem de Curitiba até Paranaguá, é mais um passeio do que uma viagem pois a extensão da linha é pequena. A unica linha de passageiros de trem regular que liga capitais no Brasil está entre Minas Gerais e Espirito Santo, ligando as capitais Belo Horizonte e Vitoria, é uma viagem muito bacana são 600 km de viagem 26 estações durando 14 horas em media, o trem tem vagão restaurante. Veja aqui sobre Trem Belo Horizonte a Vitoria.

      Abraços

  159. #170 - marcinha disse:

    oi..pessoal
    gostaria de fazer uma aventura neste passeio, ir até o pico marumbi e passear por lá. Alguém sabe dizer se vale a pena? o trem passa a tarde ou tenho que acampar? Se acampar é seguro? bjs

  160. #171 - Carolina disse:

    Hola! soy argentina y estaré en Curitiba en janeiro. De ahi, me tomaré el tren hasta Paranaguá. Pero me conviene quedarme ahi unos días o ir a alguna playa? me recomiendan la Isla de Miel? dónde puedo averiguar costo de hospedagem?
    o brigada!!!
    Carolina

  161. #172 - Lucia .h.Ximarelli fuglini disse:

    Eu moro em Curiuva no norte do Paraná e sou filha de ferroviario,e gostaria de saber como e quando posso planejar este passeio, pois meus filhos munca andaram de trem,eu viajava muito nas férias com meus pais,ia de ponta grossa a videira.se possivel mandar resposta para o meu imail,luciaxfuglini2hotmail.com. Obrigada

  162. #174 - Eduarda disse:

    valeu a pena eu ir é baita pacaramba

  163. #175 - anoar pb disse:

    com certeza é uma viagem emocionante,saber que na época sem muitos recursos de tecnologias conseguiram fazer tudo aquilo que hoje mexe com nossos sentimentos parabens as pessoas que perderam a vida naquela ferrovia onde quer que estejam, não foi em vão…

  164. #176 - sirlene disse:

    vou fazer esse passeio dia 10 nao vejo a hora vi o video e as fotos é tudo maravilhoso!!!

  165. #177 - vera disse:

    olá, pretendo fz este passeio em outubro, quero fz todo o percurso…até Paranaguá, mas li que este itinerário é só aos domingos! e a volta? o trem volta no domingo mesmo? ou temos que voltar de ônibus? pensei tb em voltar de ônibus até Morretes e pegar o trem lá de volta na 2ª! quem conhece…o que me sugerem? abçs e desde já agradeço

  166. #178 - walmir s ramos disse:

    Boa Noite!
    se possivel,gostaria de informaçoes referente esta bela viagem.
    estou pretendendo ir ate paranagua/ilha do mel.

    agradeço atenção.(estou a disposição para informaçoes sobre a
    viagem BH/VITORIA de trem.

  167. #179 - Luizão disse:

    Sensacional, inesquecível, indescritível…

  168. #180 - jonas disse:

    por favor vc pode me dizer quanto custa a passagem de trem de curitiba ate morretes,obrigado,,,

  169. #181 - bernadete disse:

    quero ir a Morretes de carro saindo de Curitiba e passando pela Serra do Mar como faço isso?

  170. #182 - nani disse:

    Olá

    Vou a ilha do Mel em janeiro. Gostaria de saber se é necessário comprar o ingresso da barca em Paranaguá com antecedência ou é só comprar na hora do embarque?
    Obrigada

  171. #184 - Guilherme disse:

    Caro André,

    Você comentou sobre comprar a passagem da classe econômica com antecedência. Eu sou do Rio de Janeiro e pretendia ir de avião até Curitiba e lá comprar a minha passagem para o dia seguinte provavelmente pois a saida é as 8h da manhã. Você acha arriscado fazer isso. Se sim, o que me sugere?

    • #185 - André Alécio disse:

      oi Guilherme

      ë realmente sempre é bom comprar com antecedencia a passagem, eu comprei com dois dias de antecedencia minha passagem no mês de janeiro, talvez vc consiga comprar com um dia de antecedencia.
      Se não conseguir o esquema vai ser comprar a passagem no vagão turistico que é mais confortavel, e tinha lanche acredito que ainda tenha. mas é um pouco mais cara a passagem em relação a classe economica.

      abraços

  172. #186 - claudia disse:

    quero fazer a viagem curitiba a paranagua. tenho a opçao em ficar em morretes e terminar de onibus gostaria de saber se os trechos da linha ferrea q liga morrtes a paranagua são imperdiveis pois ficando em morretes não terei mais acesso a continuar minha viagem de trem, não é? o a sugere?

  173. #187 - Fábio disse:

    oi…quero ir até o pico marumbi..algúem pode me dizer se há infraestrutura no local (wc´s, restaurantes etc..) e qual o horário que o trem retorna?

    Abraços

  174. #188 - Sandra disse:

    Olá André. Que blog legal! Super-útil mesmo. Me ajuda com algumas informações? Como ir pra Pontal do Sul a partir de Paranaguá. Tem onibus facilmente ou vans?(vou estar com malas!) Vale à pena essa opção pra ir à Ilha do Mel ao invés de pegar o barco em Paranaguá? se sim, quais os horários dos barcos em Pontal do Sul?
    obrigada e grande abraço!
    Sandra

    • #189 - André Alécio disse:

      olá Sandra

      Tem onibus sim estre as cidades, mas você estando em Paranaguá pode pegar barco pra ilha do mel ali mesmo, demora um pouco mais, mas é um passeio gostoso. quanto a horarios fica dificil lhe dizer, mas se é em época de demanda como verão ou feriados, os barcos são bastante frequentes, você pode fretar um barco também, tipo lanchinha que vai bem mais rapido, mas ai sai um pouco caro, porem se estiver em um grupo vai valer a pena.

      em Pontal do Sul a travessia para Ilha do Mel dura uns 30 minutos e tem mais barcos regulares.

      bem espero ter ajudado qualquer coisa entre em contato.

      obs: um detalhe, se informe se os tres estarão indo no dia do seu passeio até paranagua, pois dependendo da época eles rodam até Morretes. mas é tranquilo de Morretes pra paranagua tem onibus de 1 em 1 horas e dura 40 minutos a viagem.. Morretes é uma linda cidade que vale conhecer.

      abraços

  175. #190 - Fellipe disse:

    moro em ponta grossa,e quero ir ,mas como faço?quanto custa?

  176. #191 - Ana Julia disse:

    Olá, André
    Meu marido morou em Paranagua/Curitiba em sua infancia e agora depois de muitos anos ele quer voltar para matar a saudades. Vamos a Curitiba/Paranagua/Morretes/Antonina e mais um cidadezinha que agora não lembro o nome, e claro quero muito ir a Ilha do Mel, alem do trem turístico tem transportes entres as cidades? ouvi dizer que o passeio de trem é interessante até Morretes, inclusive sai bem mais barato, é verdade? de Morretes a Paranagua tem transporte facil? vc tem dicas de hospedagem economicas? Enfim, não abuse da boa vontade, que que puder me informar agradeço…Ah!! somos de São Paulo,e ainda estamos em duvidas se vamos de carro ou de avião.
    abs

    • #192 - André Alécio disse:

      olá Ana Julia

      entre as cidades tem sim transporte, onibus de linha, é são todas cidades proximas, quando eu fui pera lá, fiquei em Morretes q é na minha opinião a cidade mais bonita, e conheci em um dia Antonina que tambem é legal, um ótimo lugar para comer peixes e frutos do mar. depois segui de onibus para Paranagua, onde embarquei para ilha do mel. vale muito a pena onibus de linha é praticamente de hora em hora, aqui no site tenho mais informações sobre Morretes e tb Antonina e ilha do mel, é só procurar em destinos.

      quanto a ir de carro, o problema seria estacionamento em curitiba, tem ao lado da estação, mas não tenho ideia de preço das diarias. Sei q de Onibus SP até Curitiba custa em torno de 70 reais e são 6 horas de viagem.

      sobre a viagem de trem o melhor trecho é entre Curitiba e Morretes pq é o trecho de serra.

  177. #193 - Danielly disse:

    Olá! Qual a duração da viagem até morretes, ida e volta de trem? Qual o melhor tipo de trem para levar crianças? Obrigada!

  178. #195 - GARCIA disse:

    É UM ABSURDO O PREÇO QUE A ALL ESTA COBRANDO NA PASSAGEM DE TREM DE CURITBA A MORRETES , ISSO JA UM PATRIMONIO NOSSO CONTRUIDO COM NOSSO DINHEIRO, JA PEGARAM PRONTO GANHAM UMA FORTUNA COM OS TRENS DE CARGAS E AINDA ROUBAM DEMAIS NA PASSAGEM , QUE SERVE PARA MUITOS TURISTAS DESCEREM PARA O NOSSO ESTADO, ISSO É UMA PENA POIS EU ACHO QUE AQUI Ñ TEMOS PREFEITOS NEM GOVERNADOR

  179. #196 - VERA disse:

    GENTE ANTES QUANDO A FERROVIA ERA DA REDE FERROVIARIA FEDERAL E GENTE VIAJAVA DE TREM ERA BEM MAIS BARATO QUE O ONIBUS ,HOJE EM DIA ENCARECERAM MUITO NAS PPASSAGENS NOS MESMOS QUE MORAMOS EM CURITIBA Ñ DA MAIS PARA DESCER DE TERM E VER A NOSSA SERRA DO MAR, OLA PEESOAL DA EMPRESA QUE ESTA ESPLORANDO A FERROVIA REVEJAM ISSO , POIS SENDO MAIS BARATO DA A POSSIBILIDADE DE VOLTARMOS A VER A NOSSA SAERRA DO MAR E ATRAIR MAIS TURISTAS PARA NOSSO ESTADO E CIDADES DO LITORAL

  180. #197 - Marília disse:

    Oi André!
    Você tem sido aqui um salva vidasm rs. Agora chegou a minha vez. Vou passar uns dias em Curitiba. Na programação já está incluso trem para Morretes – econômica e volta no último horário pela graciosa passagem em torno de 15,00. Como moro longe, Macaé-RJ, estou pensando em pegar um ônibus de Curitiba, bem cedinho para Pontal da Ilha do Mel e regressar a Curitiba no último horário, por volta de 20:00h, acha que vale a pena esta esticada? Detalhe é inverno (junho/12), estarei a pé e com uma criança de 6 anos também. Tem restaurante, etc.
    Obrigada

    • #198 - André Alécio disse:

      oi Marilia

      acho que vale a pena sim passar o dia na ilha do mel. prefira ficar em nova brasilia, pois tem como vc conhecer varias praias e conhecer o farol, lá de cima o visual é muito bonito. Em nova Brasilia tem muitos bares e restaurantes, mesmo em julho acho q terão varios abertos. Do pontal até a ilha de barco dá uns 30 minutos de viagem. o preço hj em dia deve estar uns 15 reais. Aqui no nosso site tem mais dicas sobre a ilha do mel, de uma pesquisada. abraços e bom passeio.

  181. #199 - karen disse:

    olá eu gostaria de fazer a viagem de trem agora no dia 15 de julho porém é inverno e será q teria problemas em viajar no inverno de Curitiba á morretes?

    obrigada

  182. #200 - Paulo disse:

    Muito legal este passeio de trem. Pena que o preço da passagem não para de aumentar, já tá em R$131,00. Deve ter algum ladrão enchendo os bolsos, só pode.

  183. Caro André Boa Tarde!

    Em primeiro lugar gostaria de agradecê-lo por sua atenção e presteza,pois você me ajudou demais na minha ida a curitiba no ultimo mês de Janeiro, Realizei o Passeio de Trem Curitiba Morretes IDA e VOLTA.Inesquecível comi aquele Barreado huummm etc…Enfim tenho familiares que estão indo agora em 18/07/2012 fazer este roteiro de Trem Curitiba x Morretes,mas eles pretendem retornar de Vam ou ônibus,a dúvida é:Eles tem que agendar este retorno ou existe facilidade na hora do retorno Morretes x Curitiba?São num total de 3 2 crianças e 1 adulto.Em caso da obrigatoriedade do agendamento,se possível me envia um contato de alguma empresa de Vans ou Micro-ônibus que realiza este trajeto Morretes x Curitiba.

    Grato NOvamente.

    Jônatas Santana.(81)88133548
    Cabo de Santo Agostinho PE
    irmaos.santana@ig.com.br

    • #202 - André Alécio disse:

      olá Jonatas

      para voltar tinha varias vans, mas bem ali no centrinho de Morretes tem a rodoviária, e a viação graciosa faz o trajeto para Curitiba, tem um ônibus que sai as 16:45 acho um bom horário, tem vários outros horários inclusive ônibus q sobe a serra pela estrada da Graciosa q é tipo uma estrada parque. veja no site da empresa mais horários http://www.viacaograciosa.com.br/

      espero ter colaborado

      Abraços

  184. #204 - Marielze disse:

    Boa Noite, preciso de ajuda!!! Estou indo à Curitiba pela primeira vez no próximo mês, mas infelizmente não vou ter muito tempo, apenas um dia e meio (chego numa quarta pela manhã, 10:30h e vou embora na sexta pela manhã, 09:00h). Gostaria muuuuito de ir até Morretes de trem mas estou preocupada com o tempo, aliás, também quero conhecer os principais pontos turísticos de Curitiba. E fica a pergunta: será que dar tempo eu conhecer Curitiba no primeiro dia e noite e no segundo dia ir até Morretes, dar uma volta rápida pela cidade e voltar de van ou ônibus para curtir um pouco mais Curitiba? Agradeço desde já…abraço à todos!

    • #205 - André Alécio disse:

      oi Marielze

      Vai ser corrido sim, mas dá pra conhecer vários lugares de Curitiba (jardim botânico acho indispensável e o centro histórico, onde perto tem o bar do alemão, que vale conhecer). O trem sai cedo pra Morretes e a viagem é bonita se voltar de van ou ônibus chega rápido em Curitiba novamente e dá pra conhecer mais algum lugar que ache interessante. Tem a linha do ônibus turístico que talvez de pra vc pegar e conhecer vários locais em um único dia.

  185. #207 - KEILA disse:

    ola boa tarde!!! otimo post tirei muitas duvidas…so tem mais um! rsrsrsrs estamos progamando em ir lá em Morretes em março e ir de trem e voltar de onibus …lá em Morretes tem restaurantes …coisas a fazer??? OBRIGADA…E PARABÉNS PELO BLOG :)

  186. #209 - Enter your name... disse:

    Muito bom dia, não tive como ler tds os comentarios, más gostaria de informações adcionais, a viagem, quais os dias que o trem sai de Curitiba, valores,e tempo de viagem.

  187. #211 - Vera Lucia disse:

    alguém tem uma sugestão legal de hotél , perto da rodoferroviária de Curitiba?

  188. #212 - Murilo Brasil disse:

    Pessoal vou ate Morretes de trem depois quero ir ate a ilha do mel onde vou me hospedar, alguma dica como chegar passando por Paranaguá, dai volto de lá para Curitiba, valeu!!!

    • #213 - Roza M R disse:

      Murilo,

      Os barcos para Ilha do Mel saem de Paranaguá em um trapiche próximo a
      rodoviária. Para voltar de Paranaguá a Curitiba tem vários horarios de
      ônibus, é tranquilo.
      Boa viagem!

Deixe seu comentário

Copyright © 2002 - 2013 Guia do Viajante. All rights reserved.