You are here: Home // Brasil, Destinos, Paraná // MORRETES – PR

MORRETES – PR


por: André Alécio

Morretes é uma charmosa cidade do estado do Paraná. Ela fica entre as montanhas da Serra do Mar, é totalmente plana e cercada por enormes montanhas, entre elas o Pico do Marumbi, morro imponente que faz parte do parque estadual de mesmo nome. A cidade é interiorana e muito tranqüila, o que atrai muitos visitantes, que vão ali, para saborear o prato típico da culinária do Paraná, o Barreado.

O Barreado é uma carne de panela que chega a ficar 24 horas cozinhando, a carne vem acompanhada de varias coisas, a mesa fica recheada de pratos e porções, que acompanham como arroz, salada, bolinho de camarão, banana, banana a milanesa, mexilhões… Para preparar o barreado no prato, é preciso adicionar colheres de farinha e misturá-lo bem até que ele grude no prato, depois é só colocar arroz e o que mais for do seu agrado e saborear.

Outra atração que embeleza a cidade é o rio Nhundiaquara, que já foi à única ligação entre o planalto e o litoral do Paraná por volta do ano de 1560. Hoje o rio tem outras funções, a pratica de esportes como canoagem e bóia-cross atrai muitas pessoas para a cidade. Outro passeio imperdível na região é o trem que desce a serra, ele vem de Curitiba e faz parada em Morretes. O visual da serra é de encher os olhos e vale a viagem.
Vista do rio Nhundiaquara no centro da cidade
Vista do rio Nhundiaquara no centro da cidade

Principais Distâncias

Curitiba …………………………………………………….73 km
São Paulo ……………………………………………….400 km
Antonina ………………………………………………….. 15 km
Paranaguá ………………………………………………. 43 km


Principais Atrações

Porto de Cima: é um povoado que fica nos pés da Serra do Mar, tem casarões coloniais, praia de rio, onde se pratica o Bóia-Cross, e também muitas histórias.

Parque Estadual Pico do Marumbi: com cerca de 1540 metros de altitude, é uma ótima opção para montanhistas, com picos de escalada, e cachoeiras que chegam a ter mais de 50 metros de altura. Para chegar é possível vir de trem de Curitiba e descer na estação Marumbi ou por estrada a partir de Porto de Cima.
Parque Estadual Pico do Marumbi
Parque Estadual Pico do Marumbi
Centro da Cidade: o centrinho de Morretes é um charme, tem casarões antigos, e jardins muito bem cuidados. Lá você encontra diversos e bons restaurantes para comer o Barreado, e lojinhas de artesanato.
Centro da Cidade de Morretes
Centro da Cidade
Rio Nhundiaquara: é um importante rio da região, passa pelo centro da cidade, embelezando-a ainda mais. Nele é praticado o Bóia-Cross, pescaria, e canoagem. Você pode alugar bóias para a descida do rio no povoado de Porto de Cima.
Rio Nhundiaquara
Rio Nhundiaquara
Estrada da Graciosa: é uma estrada parque, com churrasqueiras, quiosques que vendem produtos típicos. Lá existem mirantes e pontes, onde pode-se apreciar a paisagem.

Caminho do Itupava: liga os municípios de Morretes e Quatro Barras. Esse caminho foi aberto a partir de uma trilha indígena, tem mais de 20 km de extensão foi restaurado e recuperado. O caminho cruza três unidades de conservação e atrai aventureiros em busca das belezas naturais da região.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto: fica bem no centro. Data do ano de 1850.
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto
Igreja Matriz
Outras atrações: além do barreado que é o prato típico da cidade, existem ótimas balas de banana, e também uma cachaça muito famosa, não perca a oportunidade de saborear.
Ao centro o típico Barreado
Ao centro o típico Barreado

Hospedagem em Morretes

Pousada MarumbiPousada Vista do Marumbi
A pousada Vista do Marumbi, situada em Morretes é um lugar aconchegante onde o visitante se sente a vontade. Seus quartos tem vista para o Pico do Marumbi, de onde vem o nome da pousada. Na pousada Vista do Marumbi, quem visita sempre volta.
Rua XV de Novembro 1000 (centro)
Fone: 41 3462-1573
Website: www.pousadavistadomarumbi.com

Hotel Nhundiaquara
Fone: 41 3462-1228

Hotel Porto Real Palace
Fone: 41 3462-1344

Como Chegar em Morretes

De Carro: saindo de Curitiba, a melhor opção é pegar a BR 227, em seguida pegar a PR 408 chegando em Morretes.

Pela estrada da Graciosa a partir da BR 116 é uma estrada muito bonita de ser percorrida com mirantes e belos visuais.

De Trem: saindo de Curitiba você pode fazer uma das mais belas viagens de trem do Brasil. Saindo da estação rodoferroviaria de Curitiba todos os dias as 8:15 da manhã e chegando em Morretes por volta das 12:00 o trem passa por túneis, pontes, e belas paisagens naturais.

De ônibus: quem faz o trajeto de Curitiba até Morretes é a Viação Graciosa (fone: 41 3213- 5511)com vários horários diários.

Horários de ônibus de Curitiba até Morretes: 7:00, 7:45, 11:30, 12:00, 14:15, 16:30, 18:55, 19:00, 21:00 23:00.
Praça em Morretes
Pracinha com palmeiras Imperiais e montanhas da serra do mar ao fundo

Dicas do Viajante

A cidade de Morretes é muito charmosa e tranqüila, chega a lembrar cidades cenográficas das novelas, tudo é muito bem cuidado. Como é pequena se conhece o centro a pé em pouco tempo. Reserve um dia para ir em Porto de Cima, esteja preparado para enfrentar o calor, a cidade , rodeada pela Mata Atlântica, é abafada no verão. Os restaurantes que servem o Barreado lotam pela manhã e fecham de noite. Mesmo os restaurantes mais sofisticados não cobram caro pela comida. A noite tem música ao vivo no restaurante Sol de Verão no centro. Na pracinha do coreto, tem várias lojas de artesanato, e de noite barracas vendem lanches. O sorvete artesanal que é vendido na cidade é muito gostoso. Ir até a cidade de Antonina para saborear pratos de frutos do mar e conhecer a arquitetura local também é uma boa opção. O rio Nhundiaquara reserva perigos, saiba os melhores pontos para fazer o Bóia-Cross, e tenha cuidado com trombas d’água. Repelente de insetos e protetor solar são importantes aliados mesmo na parte urbanizada da cidade. Se você estiver de carro, preste atenção com ciclistas pelas ruas da cidade, pois tem muitas bicicletas pelas ruas e muitas crianças as pilotando.
Igreja e montanhas ao fundo
Igreja e montanhas ao fundo

Tags: ,

15 Respostas para " MORRETES – PR "

  1. #1 - Christian disse:

    Morretes é muito legal mesmo !

  2. #2 - Bebum disse:

    O local é legal.. Achei um pouco abandonado o negócio por lá… cuidado com os restaurantes… discuti com a idiota q é dona do restaurante… me obrigando a pagar 10% pro garçon, sendo q demorei 30min para ser atendido,e a comida veio fria…
    Só para informação.. n é obrigatório em nenhum estabelecimento essa cobrança de 10%.

  3. #3 - Ni disse:

    Ah, que saudadeeeee!!!!

  4. #4 - Rosi disse:

    Olá gostaria de saber informações sobre Morretes, gostaria de passar uns dias, e gostaria de saber sobre pousadas e passeios, obrigada

    • #5 - Enter your name... disse:

      morretes é maravilhoso , mas temos otimos restaurantes nhundiaquara e madalozo ex, ,uma exelencia em pousadas ( digo pousada dona laura no centro da cidade ex ) e p/ finalizar quando vc ir embora ,não ira levar as imagens de morretes somente na sua camera digital , mas sim no coração e sempre ira voltar, visitar morretes e escolher o melhor p/ si mesmo , eu garanto, por favor me retorne este email.obrigada e otima estadia.

  5. #6 - oswaldo muniz disse:

    hoje acaba a minha féria(em minúsculo pq é pouco),tá me dando uma aflição ,uma tristeza e muita vontade de voltar o mais rápido possível para esse paraíso.Obrigado Deus por essa oportunidade de conhecer esse estado e essa gente maravilhosa e até logo.

  6. #7 - San Roman disse:

    Ten onibus que sai de Morretes com destino a Guaratuba ??
    Obrigado enviar a resposta no meo email. Horarios e preços. obrigado

    • #8 - André Alécio disse:

      olá

      De Morretes acredito que não tenha onibus para guaratuba, mas da Cidade de Paranaguá tem, pela viação graciosa. tem até onibus urbano que custam 4 reais, tem muitas saidas deste onibus diariamente, a viagem entre Paranaguá e guaratuba com o onibus urbano dura 2 horas. De Morretes para paranaguá tem varios onibus urbanos a viagem dura uns 40 minutos.

  7. #9 - Andy disse:

    Terça proxima estou indo para morretes,estou ansiosa e preoclpada com o tempo….espero que seje muito bom,os comentarios agrada!

  8. #10 - Maria disse:

    Oi, sou Maria, de Tucuman, Argentina. Vou para Morretes na proxima semana, alguem conhece algum hostel o alojamento economico?obrigada!

  9. #11 - Beto disse:

    Ola, gostaria de saber se existe como fazer passeio de caiaque no rio entre os horarios de 13 a 15 horas de sabados. Estarei indo de trem, e gostaria de ocupar meu tempo fazendo este passeio. Onde consigo isso? Grato

  10. Pretendo morar em Morretes,existem terrenos a serem vendidos pela prefeitura ou sómente particular.

Deixe seu comentário

Copyright © 2002 - 2013 Guia do Viajante. All rights reserved.