You are here: Home // Blogroll, Santa Catarina // Praias de Florianópolis (SC)

Praias de Florianópolis (SC)


Por Elza Albuquerque

Florianópolis (SC)  tem praias para todos os gostos. Uma mais deliciosa do que a outra. Floripa, uma das três capitais insulares do Brasil, tem se firmado cada vez mais como um centro de turismo, graças às suas praias lindíssimas, de tirar o fôlego de brasileiros e gringos. Nossa dica? Vá e aproveite muito! Abaixo, confira algumas praias e dicas dos viajantes!

Armação

armacao_site

Praia da Armação. Foto: Site Vivendo Floripa – Guia Oficial de Turismo



Com 2.450 metros, a Praia da Armação é procurada por turistas de todas as idades. Ela encanta por sua paisagem bucólica dos seus barcos atracados. Em direção à Praia do Caldeirão, ao norte, observa-se faixas de dunas que tendem a aumentar nesse caminho. A atividade pesqueira, tradicional, é forte. Aproveite os imperdíveis frutos do mar frescos nos restaurantes da região.

Logo em frente à praia, você verá um acesso a uma península chamada Ponta das Campanhas, onde partem os barcos para a Ilha do Campeche. Neste lugar, há piscinas naturais, um costão voltado ao mar aberto para pescar ou apenas observar a paisagem.

Importante destacar que a região é sujeita a fortes ressacas. Há um muro de contenção para evitar o problema.

Localização: Sul da Ilha, a 24 km do Centro de Florianópolis, com acesso pela Via Expressa Sul, SC-405 e SC-406, com entrada pela Avenida Antônio Borges dos Santos

Barra da Lagoa

barra_da_lagoa_site

Barra da Lagoa. Foto: Vivendo Floripa – Guia Oficial de Florianópolis.

De uma simples vila de pescadores, hoje, a Barra da Lagoa é um dos principais destinos turísticos de Florianópolis. Há uma ótima infraestrutura de bares, pousadas e restaurantes. A Praia da Barra da Lagoa tem início a partir do canal em direção ao norte. Sua orla se estende até a Praia do Moçambique, com 7,5 quilômetros de extensão. Caminhar na faixa de areia branca é um convite para praticar exercício em qualquer momento. O mar é interessante para o surf para experientes e para novatos (há diversas escolas e instrutores do esporte por lá).

Vá ao alto do Morro da Praia Mole. Ele tem uma das mais belas paisagens da Ilha. Logo na descida dele, antes da ponte do canal, você verá uma rua à direita que o levará à comunidade da Fortaleza da Barra, onde estão verdadeiros tesouros: os principais restaurantes de comidas típicas da culinária luso-açoriana. Muitos deles têm atracadouro para lanchas.

Localização:  Leste da Ilha, a 20 km do Centro, passando pela SC-404, Lagoa da Conceição e Praia Mole, através da SC-406.

Bom abrigo

bom_abrigo_site

Bom Abrigo. Foto: Vivendo Floripa – Guia Oficial de Turismo

Essa praia urbana tem 300 metros de extensão e boa infraestrutura gastronômica. Aproveite os restaurantes especializados em frutos do mar. Os bares são ótimos, mas por estarem em um bairro residencial, fique esperto com o horário de funcionamento.

Você encontrará um parque para crianças, uma área rica em árvores com uma quadra de esportes. Quer uma ideia? Aqui é um lugar ótimo para momentos calmos com a família, passeios e piqueniques familiares. Na paisagem, o conjunto de pedras da Baía Sul se destaca.

Você verá um rancho na praia que é herança do tempo em que os pescadores artesanais partiam mar adentro em seus barcos. O bairro oferece boa estrutura de serviços e comércio, com fácil acesso pelo transporte público.

Localização: Continente, a 6 km do Centro de Florianópolis. Acesso via bairro Coqueiros, pela Avenida Eng. Max de Souza, depois Rua Desembargador Pedro Silva. Vire à direita na Rua João Meirelles. Há acessos pelas ruas Antenor Morais e Fernando Ferreira de Mello.

Campeche

Campeche é conhecida por ser uma praia de mar grosso, frequentada e procurada, em grande parte, pela galera que curte esportes radicais, como o kitesurf e surf.

Ilha_do_campeche

Ilha do Campeche. Foto: Divulgação.

A entrada principal dela é o final da Avenida Pequeno Príncipe. Lá é onde você encontrará estacionamento, lanchonetes, restaurantes e lojas de souvenires. A sua extensa faixa de areia é espaço ideal para o descanso com amigos e familiares e ainda para praticar corrida, caminhadas e frescobol.

Há dunas que compõem a paisagem. Evite sair das trilhas já formadas para ajudar na preservação da restinga. Quando estiver no mar, fique atento aos desníveis no solo e ao repuxo. Para ter mais cuidado com os lugares mais perigosos, você verá sinalizadores com bandeira vermelha.

Para acessar a Ilha do Campeche, você encontrará os botes infláveis que partem da entrada principal da praia. Esse serviço fica disponível somente no verão.

Localização: Sul da Ilha, a 16 km do Centro de Florianópolis, acesso pela Via Expressa Sul e SC-405, com entrada principal ao final da Avenida Pequeno Príncipe.

Praia da Joaquina

praia_da_joaquina

Praia da Joaquina. Foto: Vivendo Floripa – Guia Oficial de Turismo

A praia da Joaquina, conhecida também como Joaca, é famosa no mundo inteiro por ter sediado vários campeonatos internacionais de surf. A sua infraestrutura turística é completa – banheiros, estacionamento pago, chuveiros públicos, comércio, bares e restaurantes, hotéis que funcionam o ano inteiro.

Ela é frequentada por todos os públicos e é point do pessoal que curte esportes radicais e de excursões da terceira idade. As dunas são atrações naturais que os turistas aproveitam para praticar sandboard (surf na areia) ou até mesmo para quem gosta de deslizar. As pranchas podem ser alugadas por lá mesmo.

Localização: Leste da Ilha, a 15 km do Centro, com acesso pela SC-404 (Itacorubi), depois Lagoa da Conceição passando pela Avenida das Rendeiras e, ao final, seguindo à direita pela Avenida Prefeito Acácio Garibaldi S. Thiago.

Jurerê

jurere

Jurerê. Foto: vivendofloripa.org.br

A Praia de Jurerê Tradicional começa na Ponta dos Morretes. Unida à homônima Jurerê Internacional, não tem divisa alguma entre elas. Alguns pontos as diferenciam.

Uma delas é que ela não é tão luxuosa quanto o bairro ao lado, mas não deixa de ser boa de infraestrutura de serviços, restaurantes e comércio. O bom disso são os preços que são mais em conta. Ao chegar, outra característica marcante é a faixa de areia que é bem estreita e com pouca cobertura de restinga.

No verde esmeralda do mar, no verão, você poderá optar de passear de banana boat, caiaques, cama elástica na água e outros. Aproveite o tempo livre para se exercitar um pouco e fazer belas caminhadas.

Se quiser dar um tempo na badalação de Jurerê Internacional, vá a vizinha. Além de agradável, o ambiente é mais low profile.

O visual de Jurerê não foge à regra: no entorno da praia, você verá construções de até quatro andares.

Localização: Norte da Ilha, a 23 km do Centro, seguindo pela SC- 401 até o trevo de Jurerê. Siga em frente pela SC-402, e mantenha-se à direita no trevo que dá acesso às outras praias da região.

Jurerê Internacional

jurere_internacional

Jurerê Internacional. Foto: Guia Vivendo Floripa – Guia Oficial.

Uma das praias mais disputadas do mundo, a Jurerê Internacional tem casas sem muros, bares incríveis e estrutura impecável para atender quem chega por lá. Há quem a compare com as praias Saint Tropez e Ibiza. O local é administrado por um condomínio e os lotes são comercializados por uma empresa que gere a praia como um bairro independente, inclusive com segurança privada.

Quem procura badalação, saiba que as festas promovidas em Jurerê Internacional não se limitam à agitação das casas noturnas. Pela orla, há diversos beach clubs que garantem festas agitadas regadas à comida e bebida de qualidade.

Todo o glamour da praia atrai também jogadores de futebol, artistas nacionais e internacionais e modelos top.

Localização: Norte da Ilha, a 23 km do Centro, pela SC-401. Use o acesso ao balneário pela SC-402.

ONDE FICAR

floripa_noite_sergio_cruz_photography

Florianópolis (SC). Foto: Sergio Cruz Photography.

Al Mare Palace Hotel
Local: Canasvieiras, Norte da Ilha – Florianópolis
Telefones: (48) 3266-0089 // (48) 3266-1949

Antares Club Hotel Lagoinha
Endereço: Praia da Lagoinha, Norte da Ilha
Telefone: (48) 3284-1226

Castelmar Hotel
Endereço:  Centro
Telefones: (48) 3952-3200 // (48) 3952-3218

Ibis Florianópolis
Endereço: Centro
Telefone: (48) 3216-0000

Valerim Plaza
Endereço: Centro – Florianópolis
Telefone: (48) 2106-0200

ONDE COMER

camarao

Foto: Getty Images.

Antonio’s Restaurante
Endereço: Av. Luiz Boiteux Piazza, 2214 – Cachoeira do Bom Jesus  – Florianópolis (SC)
Telefone: (48) 3284-5736

Bar do Arante (frutos do mar)
Endereço: R. Abelardo Otacílio Gomes, 254 – Pântano do Sul  – Florianópolis (SC)
Telefone: (48) 3237-7022

Basílico (pizzaria)
Endereço: R. Laurindo Januário da Silveira, 647 – Canto da Lagoa  Florianópolis – SC
Telefone: (48) 3333-8744

Boteco Jurê
Endereço: Avenida Dos Búzios, 1800 – Florianópolis (SC)
Telefone: (48) 3282-1995

Café dos Artistas (confeitaria)
Endereço: Rua Laurindo Januário da Silveira, 2270, Canto da Lagoa – Florianópolis (SC)
Telefone: (48) 3879-0284

Cantina Di Bernardi – Pizza e Pasta
Endereço: Jardim Olímpio Amorim, 10 – Centro – Florianópolis (SC)
Telefone: (48) 3223-2331
Site: www.cantinadibernardi.com.br

Fonte de informações: Vivendo Floripa – Guia Oficial de Turismo de Florianópolis

DICAS DOS VIAJANTES

Jean Felippe de Melo, viajante, morador de Cabo Frio (RJ)

Uma das praias que eu não tinha ouvido falar antes da viagem, foi a que mais me surpreendeu. Lagoinha, no norte da ilha, com água morna e calma, foi a única praia que eu fui mais de um dia. Notei que ela é mais frequentada por moradores do que por turistas, e ela não parecia muito cheia comparada às outras.

A Joaquina, que já é mais famosa, vale a pena uma visita também. Logo na chegada, você encontra várias lojas que alugam pranchas de surf e até roupa de borracha, você precisa de uma proteção contra o frio se vai ficar na água por muito tempo. Se você estiver disposto a encarar outro esporte além do surf, pode ir nas dunas, lá eles alugam pranchas de sandboard para quem quiser deslizar pela areia.

Luis Antonio Matheus Neto, viajante, morador de Sorocaba (SP)

Em Florianópolis, o turista não deve deixar de conhecer algumas praias como a fantástica Praia dos Ingleses, que fica na norte da ilha. Ela tem uma área de areia limpa e extensa e, ao final dela, há formações de dunas. Ela tem um visual fantástico e é a minha praia preferida na ilha.

Para quem procura um local mais romântico, na região central da ilha, na praia Barra da Lagoa, tudo é mais calmo. É uma comunidade de pescadores, e alguns dos melhores botequins para petiscar ou beber algo com o visual da lagoa da Conceição, que é fantástica também.

Para os mais descolados e modernos, a Praia da Galheta surge como uma excelente opção. Lá há um grande numero de surfistas, gente bonita, ondas fortes e, ao final da praia, pode se encontrar um local onde ficam alguns poucos adeptos de nudismo.

Para quem gosta de badalação e esnobação, na praia do Jurerê Internacional há os mais abastados que desfilando de Ferrari; todas as crianças passeiam com suas babás. As casas mais lindas da ilha estão nesta praia. É muito luxo e badalação.

No sul da ilha, esta é a parte menos explorada, mais natural ainda com matas virgens preservadas, sem exploração. Entre as praias do sul está a Praia do Campeche, local perfeito para quem quer sossego total, sem agito noturno, pousadas mais simples e aconchegantes para os amantes do descanso.

 

Tags: , , , ,

Deixe seu comentário

Copyright © 2002 - 2013 Guia do Viajante. All rights reserved.