You are here: Home // Com crianças, Destinos, Minas Gerais // ARAXÁ – MG

ARAXÁ – MG


A cidade de Araxá fica a cerca de 375 km da capital mineira, e chama a atenção dos turistas por seus passeios em meio a natureza, como o turismo rural, onde os visitantes conhecem fazendas da região, e o turismo de aventura que é praticado no entorno da cidade.

Mas o destaque da cidade fica com sua maior atração, as águas terapêuticas das termas localizada na Estância do Barreiro, do Grande Hotel de Araxá, inaugurado na década de 1940, hoje  Tauá Grande Hotel, que além das termas conta com enorme área de lazer e muita beleza, natural e arquitetônica.

araxa_01

araxa_04

Essa estância hidromineral conta com águas alcalino-sulfurosas e radioativas, que são utilizadas em diferentes tipos de terapias e tratamentos que vão de banhos energéticos, relaxantes e os famosos banhos de lamas, até diferentes tipos de massagens e serviços de estética facial e corporal.

araxa_015
Corredor que liga o Hotel às Termas.

A terma é aberta aos hóspedes do Grande Hotel, mas também ao público visitante, que não está hospedado. Existem diferentes pacotes e preços.

araxa_03

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma boa pedida para desfrutar do lindo e relaxante ambiente das Termas é o Circuito da Piscina Emanatória, que além do banho de piscina de água radioativa, com temperatura entre 28 a 32 graus, conta com a sauna úmida ou seca e a ducha escocesa. A área da piscina emanatória possui espreguiçadeiras e agradável música ambiente. É fácil passar algumas horas por ali, entre os banhos na piscina (são indicados apenas 10 minutos de permanência de imersão por vez com descansos de 20 minutos), as saunas e a ducha.

araxa_02

 

 

 

 

 

 

 

 

Todo o ambiente da Termas é agradável, com murais e vitrais que retratam cenas recolhidas de várias lendas, desde animais pré-históricos da grande fauna, cujos fósseis foram encontrados na região, passando pela tribo dos índios Arachás, o Quilombo de Ambrósio até os bandeirantes e a mais recente atividade agropecuária.

araxa_010

 

 

 

 

 

 

 

 

Vitral no teto da rotunda da Termas.

araxa_011

 

 

 

 

 

 

 

 

Detalhe para o mapa de Minas Gerais no centro do vitral (clique na imagem para ampliar)

 

araxa_06

 

 

 

 

 

 

 

 

Paisagem com lago e o complexo do Grande Hotel.

 

 

No complexo Termal do Grande Hotel do Barreiro existem duas fontes de água: a Fonte Andrade Junior, de água sulfurosa e a Fonte da Dona Beija de água mineral  (Dona Beija, famosa personagem que viveu no século XIX e foi imortalizada pela novela da TV Manchete nos anos 1980, interpretada por Maitê Proença). O GuiadoViajante.com desafia você a tomar um golinho da água sulfurosa. 😉 De cheiro e sabor sulfídrico, ou seja, que contém enxofre, é muito utilizada como estimulante do metabolismo, assim como das funções do fígado, pâncreas, estômago e intestinos.
araxa_08

 

Acima as lindas curvas da Fonte Andrade Junior de água sulfurosa, e abaixo, a Fonte Dona Beija de água mineral.

araxa_05

 

 

 

 

 

 

 

 

O luxuoso Grande Hotel foi inaugurado em 1944 pelo então presidente Getúlio Vargas e foi concebido para ser um cassino, tanto é que foi construído com finos materiais de acabamento, como mármores de Carrara, lustres de cristal e pinturas murais decorativas. Possui diferentes ambientes como salões de baile, Teatro, cinema, um belíssimo salão de leitura e  o scoth bar em estilo inglês todo de madeira.

 

araxa_016

 

 

 

 

 

 

 

 

Possui muitas opções de lazer para toda a família, como lago com pedalinhos, aluguel de bicicletas, passeios de cavalo ou charrete, por isso é uma boa viagem para fazer com crianças.

araxa_017

 

 

 

 

 

 

 

 

Atrações no centro da cidade:

Todo o percurso no centro da cidade pode ser feito a pé. A maioria das atrações e localidades estão próximas e o clima interiorano da cidade é um convite à caminhada. A Igreja Matriz de São Domingos fica na Av. Antônio Carlos, local do novíssimo Teatro Municipal de Araxá, inaugurado em dezembro de 2012.

araxa_013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Igreja Matriz São Domingos

 

araxa_014

 

 

 

 

 

 

 

 

O Teatro Municipal de Araxá com espelho d’água e chafariz em seu topo.

 

Museu Dona Beija

Fica em um sobrado típico em estilo colonial, local onde foi residência de Anna Jacintha de São Jose, a Dona Beija. Possui mobiliário e objetos pertencentes a ela.

(34)3691-7097

 

Museu Calmon Barreto

Calmon Barreto (1909 – 1994) foi um artista que nasceu em Araxá. Foi importante escultor e pintor que se tornou professor da Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. O museu possui vasto acervo com obras do artista.

(34) 3691-7178

 

Museu Sacro e Igreja de São Sebastião

A capela de São Sebastião foi construída em 1804 e tombada pelo Iepha desde 1979. O museu foi inaugurado em 1991, abrigando fotos, objetos e imagens de época, destacando-se as esculturas barrocas. E está localizada na Av. Vereador João Sena.

 

Fundação Cultural (antiga Estação de Trem)

É onde fica a cooperativa das mulheres que trabalham com o típico tear mineiro. Lá é possível vê-las trabalhando no tear e comprar diretamente com elas, com ótimo custo, lindos trabalhos, de tapetes e colchas à toalhas e jogos americanos.

araxa_07

 

 

 

 

 

 

Fachada da antiga Estação Ferroviária.

 

Memorial de Araxá

Centro de memória da cidade, repleto de objetos de seus ilustres cidadãos. Fica na Av. Antonio Carlos, a principal da cidade.

 

Cinema

Araxá conta com uma sala de cinema, a Cine Teatro Brasil. Fica localizado na Rua Presidente Olegário Maciel – 187.  Tel: (34)3664-1414 – Secretária Eletrônica com a programação da semana. cineteatrobrasil@hotmail.com (Fechado às segundas-feiras).

 

Outras atrações:

Feira de Artesanato do Barreiro

As barracas de artesanato de diferentes tipos ficam espalhadas ao longo da entrada da Estância do Barreiro. São trabalhos em renda, bordados, teares, doces e outros. No final da Av. Geraldo Porfírio Botelho.

 

Horizonte Perdido

Local com rampa de voo livre  é um complexo de lazer e gastronomia, localizado na Serra da Bocaina, a uma altitude de 1350 metros e distante 25 km do centro de Araxá, com vista de 360 graus para as serras da Canastra e Bocaina. horizonteperdido@horizonteperdido.com.br
(34) 3662-1948 / (34) 9984-2598.  http://www.horizonteperdido.com.br/

 

Araxá também é conhecida pela sua produção de doces caseiros como o doce de leite e a famosa bala pingo-de-leite, enrolada em papel celofane. Fica a dica!

 

Principais Distâncias:

Belo Horizonte: 371 Km

São Paulo: 593 Km

Rio de Janeiro: 807 km

Curitiba: 984 Km

Brasília: 621 Km

Uberlândia: 183 km

Uberaba: 121 Km

Franca: 174 Km

Campinas: 507 Km

Ribeirão Preto: 256 Km

 

Onde se Hospedar:

Tauá Grande Hotel: (34) 3669-7000

http://tauagrandehotelaraxa.redebrasildehoteis.com.br//

 

Hotel Virgilius: (34) 3612-2000

Rua Dr. Franklin de Castro, 545 – Centro

 

Hotel Tururu: (34) 3661-8822

Hotel Plaza Inn: (34) 3201-1323

Hotel Morada do Sol: (34) 3662-7739

Pousada Dona Beija: (34) 32201-3000

Hotel Cidade: (34) 3662-3355

Catuíra Hotel: (34) 3662-1980

Hotel Araxá Palace: (34) 3664- 3311

Sesc Pousada: (34) 3661-3804

 

Deixe seu comentário

Copyright © 2002 - 2013 Guia do Viajante. All rights reserved.