Praias de Aracaju (SE)

praia_aracaju_foto_funcaju Praia de Aracaju. Foto: Funcaju.

Aracaju é uma cidade linda e tranquila com vários atrativos naturais. A sua imperdível gastronomia tem destaque para os frutos do mar e as combinações próprias dessa região. A infraestrutura urbana é ideal para passeios incríveis, de tirar o fôlego. Há várias opções de lazer, mas vamos por partes. Hoje, destacamos as suas belíssimas praias. A cidade conta com uma boa rede hoteleira; diversos bares e restaurantes para todos os gostos. Ao chegar, rapidamente você se sentirá em casa, graças ao seu povo hospitaleiro e animado. E, para melhorar ainda mais essa boa impressão, em uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, Aracaju foi considerada a capital brasileira de qualidade de vida. Já dá para imaginar que delícia é essa cidade, não?

foto_area_aracaju_foto_jorge_henrique Foto aérea de Aracaju (SE). Foto: Jorge Henrique.

Aracaju tem, aproximadamente, 35 quilômetros de litoral. Você será recepcionado por praias gostosas para o banho, com boa estrutura e areias planas, ótimas para caminhar e correr. Uma boa notícia para facilitar o seu deslocamento: o sistema de transporte coletivo integrado facilita o acesso às praias. Fique ligado também no que as agências de viagens oferecem para você não perder as facilidades delas (vai que tem ônibus especial, serviços de táxi mais barato…). O importante é pesquisar bastante para conferir os melhores serviços para o seu bolso. Destacamos as praias: Atalaia, Robalo, Náufragos, Refúgio, Mosqueiro, Aruana. Dica: Para saber direitinho quais praias estão próprias para o banho, veja os boletins da ADEMA.

Aruana

A praia de Aruana é bela, com coqueiros, poucas dunas, mar calmo e quentinho. Ela é a primeira das praias do litoral sul de Aracaju, ideal para caminhadas na areia e para a família. Há barracas com estrutura de alimentação, duchas e banheiros. Fica a 11 quilômetros do centro da cidade.

Praia dos Náufragos

É uma das praias mais aconchegantes. É uma boa opção para todas as idades. A areia é dourada e seu mar é agitado, transparente, com boas ondas para o surf. Costuma ser um dos lugares mais procurados pelos surfistas. A sua estrutura é considerada boa, com bares e quiosques.

Praia do Robalo

A Praia do Robalo é um dos lugares mais badalados da orla de Aracaju. Ela tem boa infraestrutura para aproveitar as suas maravilhas, com direito a várias opções de restaurantes e barracas. Há quiosques padronizados, muita gente bonita a qualquer hora. Fica a 12 quilômetros do centro da cidade.

orla_atalaia_alejandro_zambrana Orla da Atalaia. Foto: Alejandro Zambrana.

Esta é considerada uma das praias mais famosas entre os moradores de Aracaju, e é a praia mais próxima do centro da cidade. A sua orla tem seis quilômetros de extensão e uma boa estrutura para não se preocupar com mais nada. Lá, estão localizados os melhores restaurantes, bares, casas noturnas e hotéis. Tem uma longa faixa de areia, espaço interessante para a confraternização. Recentemente, turistas e moradores ganharam com a implantação de equipamentos de convivência e lazer: quadras de tênis, parque infantil, lagos, espaço para prática de esportes radicais, etc. - Aproveite a Orla de Atalaia para visitar o Oceanário de Aracaju e ainda conhecer espécies da fauna do rio São Francisco e da costa sergipana. Mosqueiro Mosqueiro é um povoado localizado no extremo sul de Aracaju, última praia antes da foz do rio Vaza-Barris. Uma das ilhas que surge com a maré baixa é a Croa do Goré, a mais famosa e procurada. Se bateu aquela fome, que tal um restaurante flutuante com pratos da região à base de frutos do mar? Para um passeio bem gostoso nessa região, você pode escolher o catamarã Velho Chico ou outras embarcações como transporte. Ah, e não se esqueça de conferir e tirar muitas fotos do pôr do sol, que é imperdível.

COMO CHEGAR

As principais vias de acesso a Aracaju são as BRs 101 e 235. ** - Aeroporto Internacional de Aracaju - Santa Maria (AJU)** Este é o único aeródromo público que recebe voos regulares no estado, localizado na zona sul da capital sergipana, a 12 quilômetros do centro de Aracaju (SE). Saiba a situação dos voos.

Endereço: Av. Senador Júlio Leite s/nº Aeroporto de Aracaju Aracaju-SE

Telefones: (79) 3212-8500/ 8557

Fonte: Infraero 

- Rodoviária de Aracaju (José Rollemberg Leite) Endereço: Av. Presidente Tancredo Neves, s/nº - Novo Paraíso. Telefone: (79) 3238-3900

ONDE COMER

comida_regional_foto_cesar_oliveira Beiju. Foto: Cesar Oliveira.

A herança cultural do sertão é muito forte em Aracaju. O cardápio é vasto e não faltam opções. Uma das preferências aracajuanas é o jantar sergipano. Ele é servido a partir das 17 horas e traz especialidades nordestinas deliciosas como o carneiro, pirão de aipim, aipim frito, mingaus, beiju, entre outras maravilhas. Outro sucesso em Aracaju é o caranguejo. Famoso em todo o Brasil por sua qualidade, ele está em boa parte dos restaurantes da cidade. Uma boa dica para cair dentro de um bom caranguejo é durante o seu passeio na Orla de Atalaia. Alguns restaurantes: Mangará Avenida Beira Mar, nº 1024 - Treze de Julho - Aracaju (SE) Telefone: (79) 3246-2874 Página no Facebook: https://www.facebook.com/mangara.aracaju O Miguel Avenida Antônio Alves, 340 – Atalaia Velha – Aracaju (SE) Telefone: (79) 3243-1444 Site: www.restauranteomiguel.com.br Cariri Avenida Santos Dumont - Passarela do Caranguejo s/n - Orla da Atalaia - Aracaju (SE) Telefone: (79) 3243-1379 Site: www.cariri-se.com.br

ONDE FICAR

Pousada Raio do Sol

Rua François Hoald, 89, Atalaia – Aracaju (SE) Telefone: (79) 3212-8600 Site: www.pousadaraiodesol.com.br

Hotel Del Mar

Av. Santos Dumont, 1.500, Atalaia Velha – Aracaju (SE) Telefone: (79) 2106-9100 Site: www.delmarhotel.com.br

Aquários Praia Hotel

Av. Santos Dumont, 11.378 - Atalaia Velha – Aracaju (SE) Telefone: (79) 2107-5200 Site: www.aquarioshotel.com.br

Celi Praia Hotel

Av. Oceânica, 500, Atalaia – Aracaju (SE) Telefone: (79) 2107-8000 Site: www.celihotel.com.br

Best Western Hotel da Costa

Av. Santos Dumont, 1807, Praia dos Artistas – Aracaju (SE) Telefone: (79) 2106-1400/ 0800-761-5001 Site: www.hoteldacosta.com.br

DICAS GERAIS

bairro_13_de_julho_foto_jorge_henrique 13 de julho. Foto: Jorge Henrique.

  • Para começar, coloque na sua lista de passeios: caminhada nas areias planas da praia de Atalaia. Um bom mergulho nas águas morninhas, cai muito bem; - Deu fome? Vá às praias do litoral sul. Escolha um quiosque e aproveite o melhor da culinária sergipana: siri, ostras, caranguejo, moquecas, batidinhas para beber, entre outras delícias; - Faça uma parada no Mirante da 13 de Julho para ver o encontro do rio Sergipe com o mar e o extenso manguezal povoado por elegantes garças brancas; - Visite o Centro Histórico de Aracaju. Nos mercados públicos, a parada é obrigatória. Lá a pedida é degustar castanhas de caju, queijo de coalho e requeijão, doces caseiros e deliciosas frutas tropicais. O visitante também não pode deixar de conhecer a Banca de Cordel, o talento dos repentistas e a variedade do artesanato sergipano, que retratam a nossa cultura popular;  

  • Passeie na Orla do Bairro Industrial, conheça o Centro de Artesanato Chica Chaves e curta a brisa às margens do rio Sergipe; - Conheça a Colina de Santo Antônio, onde está a famosa Igreja de Santo Antônio. De lá, é possível ver a cidade de uma perspectiva privilegiada e observar as vias e quarteirões ordenados em formato de tabuleiro, conforme idealizado pelo engenheiro Sebastião Basílio Pirro, que coordenou o planejamento da fundação da cidade; mercado_central_de_aracaju_cesar_oliveira Mercado Central de Aracaju. Foto: Cesar Oliveira.

  • Vá ao Parque Augusto Franco (Sementeira). Pedalinhos, pistas de caminhada, parque infantil, horto, quiosques, etc; - Para aproveitar a noite, a Passarela do Caranguejo, na orla de Atalaia, é uma dica animada. Lá tem o movimento dos bares e restaurantes, que além de saborosos pratos e bebidas, eles oferecem música ao vivo. O forró é uma das principais atrações. Mais informações: (79) 3179-3682

DICA DA VIAJANTE

Eulália Carneiro, viajante “Entre as praias que fui, destaco a grande praia de Aruana, que é uma delícia - limpa e de águas quentes, com ventos constantes é ótima para o kate surf e para caminhadas. Tem muitos bares de estilos variados que ficam bem na areia para você comer caranguejo, peixe frito e camarão, regado com água de coco e cerveja gelada. Tem também a Coroa do Goré - um banco de areia no meio do rio Vaza-Barris. Fica perto de Aracaju e, para chegar lá, você precisa pegar um barco no Mosqueiro”.

Fontes de informações para a matéria: Prefeitura de Aracaju e Viagem UOL