You are here: Home // Brasil, Espírito Santo // GUARAPARI – ES

GUARAPARI – ES


Praia da Areia Preta em Guarapari - Foto: SEMCOS - Prefeitura de Guarapari

Se você ainda não foi a Guarapari, cidade turística localizada no Espírito Santo, talvez pense somente nas suas belas praias e na multidão que invade a cidade, principalmente na alta temporada. A cidade, com 105.286 habitantes (IBGE/2010), tem também opções mais tranquilinhas para quem não está a fim de agito. Há vários circuitos de passeios, como turismo rural, ecoturismo, circuitos histórico e cultural e náutico também. Dependendo do seu tempo e interesse, dificilmente você conseguirá fazer tudo isso logo de primeira. Então relaxe, veja as opções e escolha aquelas que mais combinam com seu momento.

Conheça algumas praias da cidade e outros roteiros turísticos, um pouco menos badalados do que elas.

COMO CHEGAR

De carro, há duas opções. Pela ES-060, conhecida como Rodovia do Sol, e pela BR-101 Sul, a viagem dura, mais ou menos, de 45 minutos a 1 hora.

De ônibus, a viagem dura uma hora e trinta minutos, aproximadamente.

Mais informações:

Prefeitura de Guarapari
Telefone: (27) 3364-8200
Site: http://www.guarapari.es.gov.br

Rodoviária de Guarapari
Telefone: (27) 3361-0199

Secretaria de Turismo de Guarapari
Telefone: (27) 3262-8759

O QUE FAZER EM GUARAPARI

TURISMO RURAL

Há várias estruturas apropriadas para receber os visitantes que buscam aventura, descanso e conforto em seus passeios.

Rancho do Osmar – Paraíso das Águas

Há piscina natural, três piscinas redondas com capacidade para até seis pessoas,
duas bicas de água com cachoeiras e vários poços naturais.
Além disso, há outras atividades, como: campos de bocha, volêi, futasl, jogos de mesa
e um parquinho para as crianças.

Para os aventureiros, o Rancho tem pedras para prática do rapel, além de trilhas para
caminhadas com a belíssima companhia da nossa mãe natureza.
Endereço: Rota da Ferradura, a apenas 8,5 quilômetros do trevo de Guarapari.
Telefone: (27) 9913-1142
Site: www.ranchodoosmar.com.br

Hotel Fazenda Flamboyant

Neste hotel, você encontrará vários tipos de atividades com completa área de lazer, recreação para adultos, recreação infantil e cavalgada.
Telefones: (27) 3229-0434 // (27) 3229-0066 // 0300 789 7877
Site: www.hotelfazendaflamboyant.com.br

ECOTURISMO

Graças às riquezas do manguezal e ao cinturão verde que o envolve, Guarapari oferece também várias atividades de ecoturismo. A Estação Ecológica Estadual da Concha D’ostra, considerada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEAMA – uma unidade de conservação de proteção integral.

Nesta área, há o Circuito Manguezal com diversos atrativos e equipamentos na região central do município. Você pode conhecer o Expomar, localizado na Ilha das Gaivotas, anexa a Ponte dos Santos Neves; há a Escuna Guarapari, localizada no entorno do canal; o Planet Sub, localizado nas dependências do Siribeira Iate Clube no centro e o Parque Aquático Acquamania, localizado em Amarelo, acesso pela BR-101 ou pela Rodovia do Sol.

Há diversos serviços turísticos disponíveis no centro de Guarapari: agências de viagens, guias de turismo, hospedagem, diversas opções de alimentação (bares, lanchonetes, restaurante, etc). Você encontrará também comércio em geral, bancos, postos de gasolina, shopping, farmácias, táxis, ônibus municipais e intermunicipais, etc.

Lista de lugares e atividades que fazem parte do circuito:

Planet Sub Aquário Marinho
Escuna Guarapari
Expomar Aquário de Guarapari
Parque Natural Municipal Morro da Pescaria
Parque Estadual Paulo César Vinha ou de Setiba
Acquamania

Mais informações:
Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo de Guarapari/ES –
Telefone: (27) 3262-8759 (Segunda a sexta)

CIRCUITO HISTÓRICO E CULTURAL

Neste circuito, você pode conhecer atrativos dos séculos XVI ao XIX, com elementos do período jesuítico e contemporâneo.

Casa da Cultura

A Casa da Cultura já foi sede da Prefeitura, da Câmara e cadeia pública. O espaço, construído em 1749, está localizado na Praça Jerônimo Monteiro, no centro da cidade. A casa ficou abandonada por um tempo e foi reconstruída no final de 1988. Depois disso, só restaram as laterais e as fachadas. Assim, o monumento perdeu o valor histórico. Em 1995, ele foi transformado em Casa de Cultura. No térreo, funcionava o espaço cultural “José Augusto Castro”, com exposições de diversos artistas. Já o andar de cima foi transformado em Museu Histórico Municipal, pelo decreto nº 274/96, de 08/04/1996. Depois de um tempo, com o museu desfeito, todo seu acervo foi perdido. Atualmente, o espaço funciona como Biblioteca Pública Municipal.

Fonte: SECTUR

Poço dos Jesuítas

O poço, localizado no Morro do Atalaia, tem formato de cúpula e foi construído pelos jesuítas no século XVI. Com 40 centímetros de profundidade e feito de pedras e massa (com conchas, areia e óleo de baleia), ele é o único poço que restou, daqueles construídos pelos jesuítas. Antes, chamado de “Poço de beber”, ele foi usado pela população até pouco tempo atrás quando falta água na cidade. Encontra-se em processo de tombamento pelo Conselho Estadual de Cultura.

Fonte: SECTUR

Siribeira Iate Club

Fundado em 1947, o clube tem o nome devido à árvore Siriba, da região, localizada nas pedras. O Siribeira Iate Club é uma sociedade civil sem fins lucrativos com atividades sociais, esportivas, recreativas, culturais e artísticas. Sua área interna tem um salão e o anexo funciona um aquário submarino, o Planet Sub.

Fonte: SECTUR

Antiga Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Igreja Antiga Matriz de Nossa Senhora da Conceição - Foto: SEMCOS - Prefeitura de Guarapari

A Antiga Matriz de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1585 pelo Padre José de Anchieta, deu início ao povoamento de Guarapari, no alto de uma colina. O espaço, marco da fundação da cidade, foi uma capela e, posteriormente, uma residência destinada aos coirmãos do padre Anchieta, da Companhia de Jesus. Ela também conhecida como Igreja das Conchas, devido às conchinhas que revestem as paredes externas. Atualmente não é possível visualizá-las, devido às reformas que as encobriram. Anexo à igreja, o colégio-residência é o lugar onde hospedaram-se os primeiros padres formados no Espírito Santo e no Brasil.
A Igreja, tombada pelo IPHAN como patrimônio nacional, está localizada na Rua João Cavati, s/nº, centro. Ela tem um grande acervo sacro, com peças do século XVIII.

Fonte: SECTUR

CIRCUITO NÁUTICO

A costa de Guarapari é muito rica em atrações: há praias, mangues, pedras e ilhas. Nos passeios de escuna, há opções que contemplam as principais praias da cidade: das Virtudes, a do Morro, as das Castanheiras, da Areia Preta e a dos Namorados.
Para esses passeios, as empresas marítimas dão direito a guia e a um lanche de frutas tropicais. Outros roteiros prestigiados são os santuários ecológicos, como a Reserva de Três Ilhas e de Setiba.

Há também o navio Victory 8B. No dia 3 de julho de 2003, ele foi transformado no maior recife artificial da América Latina e hoje repousa em posição de navegação entre 15 e 35 metros de profundidade. Ele é uma ótima opção para o mergulho submarino. Um destaque nessa atividade é a rica biodiversidade marinha local e também a presença de outros navios afundados entre os séculos XVIII e XIX.

O Victory 8B foi doado para a implantação do projeto de Recifes Artificiais Marinhos (RAM) do Espírito Santo da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Veja as opções de entretenimento que fazem parte do Circuito Náutico:

Escuna Guarapari
Planet Sub Aquático Marinho
Expomar Aquário de Guarapari
Escuna indiana
Escuna Monte Santo
Escuna Sereia de Meaípe
Victory 8B
Atlantes Escola e Operadora de Mergulho
Acquamania

Localização
Essas opções estão localizadas na região central da cidade. As escunas encontram-se no entorno.

Mergulho. Foto: SEMCOS - Prefeitura de Guarapari

 

LAGOA E PRAIAS

Lagoa dos Caraís

A lagoa dos Caraís, localizada ao lado do mar, no Parque Estadual Paulo César Vinha, chama atenção de todos devido à sua cor escura (que rendeu o apelido de Coca-Cola). A diferença de cores é surpreendente.

Lá, é fácil encontrar bromélias, orquídeas, cactos, entre outras espécies típicas na área da reserva. O Parque é protegido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA).

Praia do Morro

Ela é a praia mais freqüentada da cidade, com mar azul de areias douradas. Há alguns trechos de águas calmas e outros de ondas fortes. Assim, a Praia do Morro consegue atrair um público bastante diversificado, desde aqueles que procuram uma praia tranquila para um banho de mar e para prática de surfe, windsurfe e bodyboarding.

A boa infraestrutura, calçadão e a grande disponibilidade de bares, quiosques e restaurantes localizados em sua orla completam um ambiente que atrai muitos turistas, principalmente durante o período de alta temporada. O calçadão tem boa iluminação noturna.

Infraestrutura da orla: calçadão, quiosques, bares, restaurantes e iluminação noturna.
Localização: Bairro Praia do Morro.
Extensão: 3 quilômetros
Fonte: Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Guarapari

Praia da Areia Preta

Praia mais famosa do Espírito Santo pelo alto teor de radioatividade em suas escuras areias monazíticas. Acredita-se que elas são benéficas para o tratamento de doenças como reumatismo e artrite, o que a torna procurada por idosos que se cobrem de areia em busca de suas propriedades medicinais.

No final desta praia, vê-se um barranco de cores variadas, passando do roxo, avermelhado até o branco. É a conhecida batinga, barro moldável, que serve para esculpir objetos.

Ela é uma praia diurna e noturna. No calçadão, você poderá aproveitar os quiosques e conhecer o trabalho de vários artistas e artesãos que expõem no local, com boa iluminação noturna.

Infraestrutura da orla: calçadão com bares, quiosques e restaurantes. Boa iluminação noturna.
Localização: No centro de Guarapari.
Extensão: 675 metros
Fonte: Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Guarapari.

Praia dos Namorados

Uma das mais famosas e românticas praias urbanas de Guarapari, a Praia dos Namorados é separada da Praia das Castanheiras pela Pedra do Trampolim, praia pequena e de águas calmas. Seu nome vem de uma antiga lenda sobre um casal que se enamora devido à magia do lugar.

A Praia dos Namorados é formada por um conjunto de recifes. A Pedra do Calhau é uma ilhota localizada na Praia dos Namorados; já a Pedra do Trampolim separa as praias dos Namorados e das Castanheiras. Ela tem um sulco natural, o conhecido “talho”, usado para se mergulhar na praia.

Infraestrutura da orla: Quiosques e restaurantes.
Localização: No centro de Guarapari.
Extensão: 75 metros
Fonte: Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Guarapari.

Praia das Castanheiras

Considerada uma das melhores praias urbanas da cidade, a Praia das Castanheiras tem águas claras e muito calmas, com piscinas naturais protegidas por recifes, ideais para o mergulho.

O destaque fica para grande sombreiro natural formado por várias castanheiras que servem de proteção para banhistas tanto na praia quanto no calçadão.

Infraestrutura da orla: Algumas barraquinhas no calçadão e iluminação noturna.
Localização: No centro de Guarapari.
Extensão: 140 metros.
Fonte: Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Guarapari

Praia das Castanheiras em Guarapari - Foto: SEMCOS - Prefeitura de Guarapari

Praia dos Padres

Faz parte do complexo da Enseada Azul, com areias finas e douradas, mar com uma tonalidade azul esverdeado e águas cristalinas, protegida por recifes de todos os lados. Ela é cercada por uma mata nativa, coqueiros e castanheiras que formam um guarda-sol natural.

O acesso à praia é feito por uma trilha, a partir da Praia da Bacutia.

Infraestrutura da orla: praia deserta.
Localização: Entre a enseada Azul e Meaípe
Extensão: 142 metros.

Fonte: Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Guarapari

Praia de Meaípe

A Praia de Meaípe pertence a uma aldeia de pescadores. Ela foi considerada uma das dez mais bonitas do Brasil pela Revista Quatro Rodas.
Ela é uma praia de ondas fracas e areia grossa, contornada por sombreiros naturais de castanheiras. Ela ainda tem vários bares e restaurantes que servem, entre outros pratos, a tradicional moqueca capixaba e o bolinho de aipim de Meaípe.

Lá, você também encontra as rendas de bilro, artesanato característico da cidade, panos, caminhos de mesa, golas, rendas de metro em bico, entre outras artes.
Há diversas boates e restaurantes tradicionais onde você pode se deliciar com pratos de frutos do mar.

Infraestrutura da orla: barraquinhas, bares e restaurantes que servem, entre outros pratos, a tradicional moqueca capixaba e ainda os bolinhos de mandioca de Meaípe.
Localização: No Bairro de Meaípe, a 8,5km do centro de Guarapari.
Acesso: Pela Rodovia do Sol, basta seguir a sinalização para Meaípe ou pelo contorno da BR 101.
Extensão: 4 quilômetros.
Observações: Vida noturna bastante movimentada durante a alta temporada. Em Meaípe, você encontra a Multiplace Mais, uma das casas noturnas mais procuradas do litoral capixaba.

Fonte: Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Guarapari

Praia do Ermitão

Praia do Ermitão. Foto: SEMCOS - Prefeitura de Guarapari

No término da faixa de areia da Praia do Morro você encontra o Morro da Pescaria. E,se aguentar percorrer uma trilha de 1,2 quilômetros, você alcançará a Praia do Ermitão. O caminho é rodeado de vegetações da Mata Atlântica e animais. Vale a pena ir e se aproximar mais da natureza local.

O morro, há dois anos, virou um parque administrado pelo município, o Parque Municipal do Morro da Pescaria. Para entrar, é preciso pagar uma taxa de R$ 2 para a manutenção (limpeza, lanchonete, policiamento e trilha asfaltada).

A Praia do Ermitão é também muito explorada por mergulhadores. A água é bem limpa, deserta e com uma paisagem lindíssima.

Fonte: Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Guarapari

Praia de Meaípe. Foto: SEMCOS - Prefeitura de Guarapari

ONDE COMER

CANTINHO DO CURUCA
Avenida Santana, 96 – Meaípe – Guarapari
Telefone: (27) 3272-2000
Site: www.cantinhodocuruca.com.br

Praia dos Padres. Foto: SEMCOS - Prefeitura de Guarapari

PIZZARIA PARIS
Av. Dr Tancredo Almeida Neves, 631 – Praia do Morro
Telefone: (27) 3361-4688

GAETA
Av. Santana, 47 – Meaípe
(No GPS, para colocar Avenida Beira Rio)
Telefone: (27) 3272-1202

GUARAMARE
Av. Meaípe, 716 – Nova Guarapari – (Enseada Azul)
Telefone: (27) 3272-1300

ONDE FICAR

HOTEL QUATRO ESTAÇÕES
Praia do Morro
Telefone: (27) 3361-3344
Site: www.hotelquatroestacoes.com.br

HOTEL PRAIA DO SOL
Praia do Morro
Telefone: (27) 3161-7100
Site: www.hotelportodosol.com.br

HOTEL LORENA
Praia do Morro
Telefone: (27) 3262-7889
Site: www.guaraparionline.com.br/hotellorena

HOTEL GAETA
Avenida Santana, 44
Telefone: (27) 3272-2050
Site: www.hotelgaeta.com

HOTEL CORONADO
Av. Desembargador Lourival de Almeida, 312 – Centro – Guarapari
Site: www.hotelcoronado.com.br

POUSADA CAMINHO DA PRAIA
Avenida Pietrângelo Viváqua De Biase nº 232, Praia do Morro – Guarapari – ES
Telefone: (27) 3361-3303
Site: www.pousadacaminhodapraia.com.br

HOTEL DIAMANTINA
Avenida Oceânica, 97 – Praia do Morro – Guarapari
Telefone: (27) 3361-5651
Site: http://www.hoteldiamantina.com.br/pt_br/home.htm

CAMPING

CAMPING CLUBE DO BRASIL
Avenida Manoel Rodrigues Pinheiro, s/n- Recreio de Setiba – Guarapari
Telefone: (27) 3262-1325
Site: www.campingclube.com.br/camping.htm

POUSADA E CAMPING COSTA MARES
Avenida Prefeito Epaminondas de Almeida, 219 – Praia de Santa Mônica, Guarapari
Telefone: (27) 3262-1387
Site: www.costamares.com.br

DICAS DOS VIAJANTES

Viajante Pedro Ribeiro Botti

Guarapari é famosa por suas praias e no verão recebe um grande número de turistas mineiros e capixabas. Dentre as praias mais famosas e as mais frequentadas estão: as praias do Morro, das Castanheiras, dos Namorados e a da Areia Preta. As Praias das Castanheiras, Namorados e Areia Preta ficam no centro de Guarapari sendo as duas primeiras praias muito tranquilas de mar calmo com poucas ondas. A Praia da Areia Preta, ao contrário, é uma praia de mar aberto com ondas fortes e conhecida por sua areia negra que dizem ter poderes curativos.

Existem ainda as praias mais afastadas do centro, sendo as duas mais famosas: as Praias de Meaípe, onde também se localiza a Multiplace Mais a casa noturna mais procurada de Guarapari, e a praia da Bacutia, que fica a em Nova Guarapari a uns 7 quilômetros do centro de Guarapari e que se destaca por ser uma praia menos movimentada e melhor frequentada.

Para a noite, recomendo a Multiplace Mais que, sem dúvida, é o melhor local para se curtir a noite em Guarapari e oferece uma vasta programação de shows com nomes famosos no verão. Mas existem ainda a boate Lua Azul e os bares e restaurantes do centro e da Praia do Morro.

Viajante Ana Clara Botti Zanello

Guarapari é um balneário paradisíaco, com muitas praias. A Praia do Morro é um local muito procurado por turistas. No final dela, tem o Morro da Pescaria que conta com uma reserva ecológica, onde tem uma trilha que leva a pequenas praias no final do morro, um passeio recomendado para visitantes. Além disso, tem as Três Praias que hoje só se tem acesso de barco ou atravessando as pedras da Praia do Adventista.

Em Setiba tem o Setibão (praia de surfistas) e o Parque Paulo Cesar Vinhas, uma reserva que é um passeio imperdível que, para quem gosta de trilhas e natureza, tem a Lagoa de Caraís (com a cor de Coca-Cola e é maravilhosa!!!). Um passeio legal também é o de escuna, que vai até as Três Ilhas (ilhas onde a água é cristalina) para mergulhar.

Guarapari é conhecida como Cidade Saúde, habitada por muitos idosos que procuram qualidade de vida, visto que trata-se de cidade pequena onde todos se conhecem e quase não é necessário carro para locomoção. Antigamente a cidade só ficava cheia no verão, época em que a cidade ferve!

Hoje em dia, com a chegada da Samarco, nota-se claramente um aumento populacional.
A noite de Guarapari funciona mais no verão e feriados, quando o Multiplace Mais e a Pedreira Adventure Park (local onde funciona uma pedreira para extração de pedra na qual em uma explosão se descobriu um lençol freático formando uma lagoa, tornando-se um local para diversão à tarde com tirolezas, entre outras atividades e, à noite, local para show!)

Durante o ano, fora de temporada, a noite fica por conta do Adega da Praia e Boteco Bohemia. Para comer, a dica é o Curuca, Gaeta ou Boqueirão em Meaípe para saborear a famosa moqueca capixaba, lembrando sempre que os preços são extremamente salgados, mas para quem nunca comeu vale a pena!!

Tags: ,

1 Resposta para " GUARAPARI – ES "

  1. #1 - Luzia Klohs says:

    Oi Ana Clara,
    Qual a melhor forma de conhecer as várias praias de Guarapari? De carro ou com algum guia? Tens alguma indicação?

Deixe seu comentário

Copyright © 2002 - 2013 Guia do Viajante. All rights reserved.