You are here: Home // Brasil, Destinos, Rio Grande do Sul // GRAMADO – RS

GRAMADO – RS


por André Alécio

A cidade de Gramado a cerca de 130 km da capital gaúcha, é uma das mais elegantes e charmosas estâncias de inverno do país. Colonizada pelos alemães, a cidade apresenta casas e hotéis e restaurantes, com arquitetura de inspiração bávara e enxaimel.

<!–adsense–>

Na cidade há restaurantes especializados em fondue, café colonial com chocolate quente, doces, biscoitos e casas de vinhos. Claro que não podiam faltar os jardins bem cuidados que enfeitam praças, ruas, avenidas e rotatórias com figuras que lembram os povos colonizadores de Gramado.
Rotatória com vasos e plantas, ao fundo construção típica da cidade
A hospitalidade do povo local impressiona os visitantes. Além da culinária e da beleza da cidade, o que atrai os visitantes são as lojas de malhas, de lã, couro, algodão e lojas de móveis.
Construções locais
Construções locais

PRINCIPAIS DISTÂNCIAS

Porto Alegre ……………………………………….130 km
Florianópolis ……………………………………….600 km
Curitiba ……………………………………………… 840 km
São Paulo ………………………………………….1330 km
Rio de Janeiro …………………………………….1650 km
Belo Horizonte ……………………………………..1850 km

Temperaturas registradas em Gramado no meses de 2009 (em graus Celsius)

Janeiro - Min. 11 – Max. 35 – Med. 23
Fevereiro - Min. 12 – Max. 31 – Med. 21
Março - Min. 10 – Max. 32 – Med. 21
Abril - Min. 7 – Max. 27 – Med. 17
Maio - Min. 2 – Max. 24 – Med. 13
Junho -Min. 2 – Max. 22 – Med. 12
Julho - Min. (-3) – Max. 21 – Med. 9
Agosto - Min. 2 – Max. 28 – Med. 15
Setembro - Min. 2 – Max. 26 – Med. 14
Outubro - Min. 0 – Max. 33 – Med. 16
Novembro - Min. 11 – Max. 34 – Med. 22
Dezembro - Min. 8 – Max. 38 – Med. 23

Telefones úteis:
Rodoviaria: 54 – 3286-1302
Informações Turísticas 54 – 3286-1475
Uma das entradas da cidade
Uma das entradas da cidade
foto: Prefeitura de Gramado

Principais atrações de Gramado

Palácio dos Festivais: Este é o local onde são exibidos os filmes durante o Festival de Cinema. Durante o evento, muitos artistas brasileiros e estrangeiros comparecem para prestigiar o evento.
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2697.
Fone: (54) 3286.1058
Palácio dos Festivais
Palácio dos Festivais

Igreja Matriz São Pedro: Inaugurada em 1942, a igreja tem a sua estrutura montada em pedra e uma torre com 46 metros de altura.
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2659
Fone: (54) 3286.1187
Igreja Matriz São Pedro
Igreja Matriz São Pedro

Lago Negro: O lago ganhou este nome, pois as árvores ao redor dele foram importadas da floresta negra da Alemanha. Casais e crianças podem andar de pedalinho no Lago Negro.
Endereço: Rua A. J. Renner

Hollywood Dream Cars: Para quem gosta de carros e motos, não tem como perder a oportunidade de apreciar. Esta é uma exposição permanentede carros antigos . Além de carros, o visitante poderá ver várias motos antigas.
Endereço: Av. das Hortênsias, 4151
Fone: (54) 3286.4515

Rua Coberta: Cenário de eventos e apresentações, a Rua Coberta, que liga a Av. Borges de Medeiros e a Rua Garibaldi, é uma ótima alternativa em compras e gastronomia para o turista, principalmente em dias de chuva.
Endereço: Rua Madre Verônica.

Mini Mundo: réplica de castelos e casas européias. São 134 obras de acrílico.
Endereço: rua Horacio Cardoso, 291
Fone: 54 – 3286-4055

Cachoeira do Caracol:
A cachoeira do caracol fica no parque de mesmo nome. Fica na divisa entre a cidade de Gramado e Canela. Além da bela cachoeira, o parque tem outros atrativos, como passeio de trem, mirante para admirar a cachoeira em diversos angulos, trilhas. Destaque para a descida por uma escada até os pés da cachoeira, é bom estar preparado fisicamente para fazer a descida pois para voltar cansa bastante, são mais de 900 degraus. E também para os belos jardins do parque. O passeio de trem e a subida no elevador (mirante) são pagos a parte. Para entrar no Parque também paga ingresso.
Endereço:Estr. do Caracol, km 0, 9 km
Telefone: (54) 3278-3035
Horário de funcionamento: 2ª/6ª 8h45/17h45, sáb/dom 8h45/18h

Rafting no Rio Paranhana: Descida de 8 km que dura por volta de três horas custa em media 40 reais.
Brasil Raft Park Fone: 51 3546 1066

Passeio de Jardineira: Com quatro saídas diárias, a Jardineira passa pelos principais pontos turísticos da cidade com duração de 1h30min.
Endereço: Av. das Hortencias, 1710
Fone: 54 – 3286-9324

Como chegar em Gramado

De Carro:
Porto Alegre-Gramado (via Gravataí/Taquara)
Sair pela BR-101 até o município de Gravataí, pegar a RS-020, que liga Porto Alegre a Taquara. A partir de Taquara deve-se pegar a RS-115 que passa pelas cidades de Igrejinha e Três Coroas. A RS-115 é uma estrada modelo, com uma condição de tráfego excelente, que apresenta um trecho curto de Serra entre Três Coroas e Gramado. A estrada apresenta uma bela paisagem.

De ônibus
Rodoviária de Gramado:
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2100.
Fone: (54) 3286 – 1302

Partindo de Porto Alegre
A várias saídas diárias de Porto Alegre para Gramado e também de Gramado para Porto Alegre

Partindo de Caxias do Sul para Gramado
Por ser uma cidade grande próxima a Gramado, a melhor opção para quem vem de outras localidades é chegar em Caxias do Sul que fica aproximadamente a 68 km. Em seguida, ir de ônibus para Gramado.
Tem vários horários de ônibus ao decorrer do dia.

De Avião

A melhor opção é ir para Caxias do Sul que recebe vôos de varias localidades do pais inclusive São Paulo e Rio de Janeiro. Pesquise preços de Vôos para Caxias do Sul.
Ou visite a site ViajaNet para comprar Passagens aéreas para Caxias do Sul.

Construções locais
Calçada enfeitada com vasos floridos

HOSPEDAGEM EM GRAMADO

Compre aqui: Pacote para Gramado – 8 dias com 40% de desconto.

Pousada Nossa Casa
Fone: 54 – 3286-4075

Querência
Fone: 54 – 3286-2104

Hotel Glamour da Serra
Fone: 54 – 3286-9710

Gramado Hostel
Fone: 54 – 3295-1020

Pesquise preços de hotéis em Gramado.

Quer seu negócio nesta página? Anuncie aqui.

EVENTOS

Festival de Cinema: Em 2011, o principal evento de cinema do Brasil acontece todo ano, no mês de agosto no palácio dos festivais.
Telefone: (054) 3286-1475

Natal Luz: : É considerado o maior evento natalino do Brasil e um dos maiores do mundo. Durante o Natal Luz, a cidade de Gramado expõe decoração inovadora de enfeites natalinos, som ambiente nas principais praças e ruas, iluminação especial e 15 diferentes atrações (shows, musicais, exposições, teatro, entre outros) que são apresentadas por mais de 500 vezes.

Pratos típicos
A cidade apresenta vários pratos em especial o fondue de diversos sabores. Além dele, é possível apreciar pratos da cozinha alemã, suíça e também café colonial.

DICAS DO VIAJANTE

Todos que vão para Gramado devem saber quais são as épocas mais concorridas do ano para reservar com antecedência a hospedagem nos meses de julho, agosto (devido ao festival de cinema) e dezembro (enfeites natalinos, Natal Luz). Vale a pena consultar a informação turística na praça Major Nicoletti através do telefone: (054) 3286-1475.
Não deixe de experimentar o famoso e delicioso fondue nos restaurantes da cidade.
Para aproveitar bem, procure ficar no mínimo três dias em Gramado e aproveite para fazer passeios nas cidades próximas como Canela e Nova Petrópolis.
Fique atento às promoções que as companhias aéreas fazem fora de temporada. É possível sair de SP e ir a Caxias do Sul por até R$200,00.

306 Respostas para " GRAMADO – RS "

  1. #1 - Ângela Schueroff disse:

    Desejo receber novidades, referente a Cidade e os festivais…

    Grata,

    Ângela Schueroff

  2. #2 - André Alécio disse:

    olá Angela

    Para receber informações sobre as novidades do site e possiveis festas nas cidades q aqui divulgamos se cadastre em nosso Newsletter assim que tivermos noticias novas iremos lhe avisar.

    abraços

    André Alécio

    Equipe GuiaDoViajante.com

    • #3 - andré disse:

      irei a gramado em dezembro deste ano (2012) e quero saber sobre preços de: hotel ou casas quais posso me hospedar. preciso de informações por favor ajude-me.

      obrigado!

      • #4 - André Alécio disse:

        André

        Nesta época em Gramado acontece o natal Luz, é bom estar procurando hospedagem com antecedência nesta época. tem muitos hotéis na cidade de todos os preços. Em sites de compra coletiva é comum encontrar ofertas de hotéis na cidade.

  3. #5 - Jonilson Vallim disse:

    Já tive a oportunidade de ir 2 vezes a gramado, no final de 2001 e no final de 2006. Aliás, me casei lá em 2001. O clima é muito bome o povo é hospitaleiro. Recomendo pelo menos uma ida ao Café Colonial Bela Vista e La Famille de Gazon. Churrascaria tem a Patrão Velho (estilo rústico que prioriza carnes) e a Zelão (esitlo paulista que prioriza o buffet). Mais retirado, tem a churrascaria Garfo e Bombacha, muito bom também, com shows a noite. Na rua coberta tem várias opções de comida, com preços para todos os bolsos, vale a pena ir em casal ou com os amigos para ver gente bonita e tomar um choppinho. Entre as casas de chocolates, é dificil escolher, tem as mais caras (Prawer, Caracol, Lugano) e as mais baratas (Do Parque, Floriball), pude conhecer quase todas e achei tudo muito bom, independente dos valores. Passeios tem de monte, vale a pena ir no parque do caracol e fazer o tour da uva e vinho. O único restaurante que eu não recomendo é a pizzaria e churrascaria Hakone, pois reclamei do atendimento e foi praticamente expulso de lá. O resto, tudo é show de bola, pra quem vai no final do ano, tem as prorgamações do natal encantado, com desfiles, águas dançantes, corais, apresentações infantis, etc. Resumindo: a “cidadezinha” é acolhedora, com ar de campo, basta arrumar as malas, tomar muito vinho e aproveitar!

  4. #7 - Amabily disse:

    Como chegar a Gramado tendo como saída Florianópolis?
    Iremos de carro . Abraços

  5. #8 - Jobson Omena de Albuquerque disse:

    Tenho um acervo com passagem de trem, metro, onibibus, barca, etc…, gostaria de receber os seus bilhetes, já consegui em bauru.
    Como eu tgenho Isquemia Cardio Vascular Carebral Harorragica, alem de epilepsia adiquerida em 12 dias de como, não posso ir ate ai, pode me mandar dois bilkhetes e um boleto.

    Jobson Omena de Albuquerqeu
    Av.Engº Armando de Arruda Pereira, 1801 Ap-22 jABAQUARA
    São Paulo – São Paulo – Brasil

    Obrigado.

    J0obson

  6. #9 - Jean disse:

    Oi tudo bem!
    Sou cearense e gostaria de ser informado de um possível evento na área de publicidade que ocorrerá em Gramado no ano de 2009, para poder me programar para conhecer esta cidade linda.
    Obrigado!!!!!!!

  7. #10 - meyre saldanha disse:

    Oi!
    Moro em Manaus e gostaria muito de conhecer Gramado se possível obter informações sobre possíveis eventos em 2009, Natal Luzes e outros com data.

    Abraços,

    Meyre Saldanha

  8. #11 - lenize freitas disse:

    gostaria de imformaçaes sobre o guia local

    • #12 - Daniele disse:

      Eu e meu esposo fomos em lua de mel em Janeiro/2011 fiquei encantada com tanta beleza. la conhecemos um Guia maravilhoso Sr Gevasio ele é de muita confiança adoramos ele, uma pessoa simples + de coração bom.

  9. #13 - gabriela machado disse:

    olá, gostaria de saber qual das estradas é melhor para se chegar em gramado? por porto alegre ou por caxia do sul? obrigada

  10. #14 - Eliana Maria Marques disse:

    Gostaria de saber o site da fábrica de chocolates Floribal….será que alguém pode me fornecer?
    Grata pela atenção…Eliana

  11. #15 - André Alécio disse:

    olá Eliana
    acredito que este seja o site que voce esta procurando

    http://www.chocolateflorybal.com.br/

    abraços

    André

  12. #16 - Daniel disse:

    Estarei em Gramado no dia 08/05/09 e gostaria de saber se estará acontecendo algum evento especial na cidade.
    Obrigado.
    Pr. Daniel Andrade

  13. #17 - Luciana Dantas disse:

    ola, estarei indo a gramado na segunda quinzena de julho, gostaria de receber informaçoes sobre o clima, principalmente a quantos graus costuma ir a temperatura nesse periodo do ano.
    obrigada
    Luciana

  14. #18 - Écio disse:

    Estarei visitando Gramado no mes de Julho, mais ou menos dia 15, e estou preocupado com as temperaturas baixas e principalmente com o tipo de roupa a usar neste período. portanto gostaria (se for possível)de informação sobre lojas para consulta pela internet para que possa ver preços e não ser surpreendido financeiramente

    obrigado

    Écio

  15. #19 - Michelle disse:

    Estarei em Gramado em 03/09/09.Gostaria de saber se nessa época costuma-se fazer frio ou calor?

  16. #20 - andre disse:

    olá Écio

    em julho geralmente faz frio principalmente no inicio da manhã e de noite, é bom ir preparado para o frio, pois a temperatura pode chegar a zero graus.

    na região de gramado você encontra roupas de lã e tambem em couro. proximo a Gramado tem uma cidade chamada Nova Petropolis, que tem varias lojas que vendem roupas de lã e couro, os preços, saem mais em conta do que em SP por exemplo.

    abraços

  17. #21 - andre disse:

    olá Michelle.

    em setembro ainda faz frio, é bom levar roupas para não ter surpresas. Geralmente faz sol, mas tem um vento gelado.

  18. #22 - Ruth Cristina disse:

    Estarei em Gramado na semana de maio, a tempetura ainda é baixa, em média quantos graus?

    Grata

    Ruth Cristina

  19. #23 - Leony disse:

    Gostaria de indicação de locadora de autos que a retirada pode ser em Caxias do Sul (aeroporto) e entrega em P. Alegre (aeroporto), carro com ar quente de grupo economico e km livre, mas que os preços sejam reais!!!
    Grata, Leony.

  20. #24 - ivete markendorf laier disse:

    OLÁ!
    VOU A GRAMADOS NO FINAL DO ANO MAIS EXPECIFICAMENTE DIA 24 DE DEZEMBRO DE 2009 VOU CHEGAR AI E É SÓ 3 DIAS DE ESTADIA JÁ ESTOU ME ORGANIZANDO E GOSTARIA DE RECEBER INFORMAÇÕES DE PASSEIOS PARA FAZER UMA TURNE NOS PRINCIPAIS PONTOS TURISTICOS DA CIDADE,ENDEREÇO DE HOTEL COM PREÇO MAIS BAIXO POSSIVEL,E QUAIS SAÕ OS EVENTOS DE FINAL DE ANO.
    ABRAÇOS
    IVETE

  21. #25 - Thaís disse:

    Gostaria de receber dicas de restaurantes bons e com preço mais em conta, e também sobre os passeios que mais valem a pena fazer.
    Estarei visitando Gramado na terceira semana de Julho.

  22. #26 - André Alécio disse:

    olá Thaís

    na cidade tem muitos restaurastes, fica dificil citar um, nos hoteis voce pode pegar dicas boas, tem restaurantes que fazem até traslado do hotel para o restaurante, mas a cidade é pequena dá pra caminhar numa boa. Predomina na cidade a cozinha italiana e alemã, fondue é o prato mais apreciado pelos turistas que vão a cidade.

    tem varios paseios bacanas na cidade só em andar pelas ruas ja vale a pena, muitas lojas de roupa, encontra-se roupas com preços bons. a arquitetura da cidade é muito bonita. fazer o passeio de jardineira, é bacana pra conhecer a cidade ainda mais se for ficar poucos dias. já que vai em julho se prepare para o frio.

    abraços

    André

  23. #27 - Igor disse:

    Estaremos indo para Gramado em dezembro, para apreciarmos o Natal da luz, eu e minha família. Gostaria de saber o que devemos levar para vestir nesta época, durante o dia e a noite e qual a temperatura.

  24. #28 - Gomes disse:

    André, bom dia.

    Estarei em Gramado na segunda quinzena de Julho. Na região onde resido (MT), não temos uma demanda para roupas de frio, por isto não compensaria a compra de muitas para este clima. Me disseram que existem lojas na região que locam roupas de frio. Poderia me confirmar, e se sim, nos recomendar??

    abraços,

    Gomes.

  25. #29 - Sérgio Felice Costa disse:

    Queria saber quantos KM são de Pouso Alegre – MG a Gramado – RS

  26. #30 - Antonio disse:

    Oi Sérgio,

    De a distância de Pouso Alegre – MS a Gramado – RS são aproximadamente 1230KM que de carro serião aproximadamente 15 horas e meia.

    Espero ter ajudado.

  27. #31 - Nathália disse:

    Olá, André!
    Estou indo com meus filhos para a Serra Gaúcha no final de julho, e ficarei hospedada em Nova Petrópolis. Para ir visitar Gramado e Canela é possível ir e voltar de ônibus ou a rodoviária fica muito cheia? Dá para reservar a passagem?
    Muito obrigada pelas dicas, acredito que serão muito úteis…
    Nathália

  28. #32 - André Alécio disse:

    olá Natalia

    desculpe a demora.

    é possivel ir de onibus comum sim, tem varios horarios tanto pra ir quanto pra voltar, se informe melhor com o pessoal na cidade, pois quando eu fui não peguei onibus.

    Locar um carro simples na região tambem não sai muito caro, fica ai a dica.

    abraços

    André

  29. #33 - sandra disse:

    ola!

    vou a gramado no final do ano para o natal luz e passagem de ano, moro em Brasília e não faço a minima ideia do que se usar durante o dia e a noite e que tipo de sapatos deve se usar,por favor me ajude.
    abraços.

  30. #34 - sandra disse:

    OLA ANDRE!

    ESTOU INDO PASSAR O NATAL E O ANO NOVO EM GRAMADO É A PRIMEIRA VEZ QUE VISITO ESTA REGIÃO SOMOS UM GRUPO DE DEZ PESSOAS E NÃO SABEMOS NADA A RESPEITO DO TEMPO NESTA ÉPOCA , VAMOS LEVAR CRIANÇAS E NÃO QUEREMOS SER PEGOS DESPREVENIDOS, POR FAVOR OUE TIPO DE ROUPAS DEVEMOS LEVAR PARA O DIA E A NOITE.

    OBRIGADA
    SANDRA

  31. #35 - André Alécio disse:

    ola Sandra.

    estive em Gramado em Abril, fez um pouco de frio mas nada de mais para a época, sempre é bom estar previnido quanto a roupas de frio principalmente em lugares que sabemos ser mais frio do que onde moramos, mas acho que uma roupa simples de frio ( moletom por exemplo) em Dezembro ja será o suficiente, tente acompanhar as previsões do tempo em sites na internet como o clima tempo por exemplo, que pode te ajudar bastante principalmente que estará com crianças. É bom lembra-lá que em Gramado e na região se encontram roupas de frio com bons preços.

    espero ter ajudado, qualquer coisa é só entrar em contato

    abraços

    André

  32. #36 - CLAUDIA disse:

    OI ÁNDRE

    NUNCA FUI A GRAMADO, GOSTARIA DE SABER COMO AS PESSOAS EM GERAL SE VESTEM LA, DE DIA E A NOITE MAS SIMPLES OU …
    A CIDADE TEM BOM CALÇAMENTO PARA ANDAR DE SALTO?

    OBRIGADA

    CLAUDIA

  33. #37 - silvia s zanetti disse:

    Pretendo ir a Gramado e Porto Alegre na 2.quinzena de setembro/09. Chove muito nesta época? Continua com temperaturas baixas?

  34. #38 - adriana disse:

    olá!
    estarei em porto alegre na semana do FESTIVAL DE CINEMA de gramado. Queria saber como é o festival, qual o melhor dia pra ir…
    Alguém sabe me dizer se é melhor comprar roupa de frio em Porto Alegre ou em Gramado e me dar uma sugestão de local?
    Qual o melhor chocolate (preço/qualidade) das serras gaúchas?

    Muito obrigada desde já.

  35. #39 - André Alécio disse:

    olá Claudia

    pode levar salto que a rua é comum, mas lembre-se de um tennis confortavel para as caminhadas do dia a dia. Quanto as roupas, como lá é um local frio o pessoal sempre esta de casaco estas coisas, não reparo muito nisso então fica dificil falar, cada um tem um gosto para usar roupas.

    abraços

    André

  36. #40 - André Alécio disse:

    olá Silvia

    em setembro faz um pouco de frio em gramado sim, estaja preparada com roupas para aquece-la

    abraços

  37. #41 - André Alécio disse:

    olá Adriana

    È interessante ir ao festival de Gramado, conheço pessoas que foram e gostaram muito, quanto ao melhor dia já não sei lhe falar. Roupas de frio em Gramado e região são boas e baratas (comparadas a SP por exemplo)tem roupas de Couro que custam a metade do preço do que em SP . tem tambem a cidade de Nova Petropolis, bem proxia de Gramado que vende roupas a bons preços o negocio é pesquisar, já em Porto Alegre eu não conheço para lhe falar.
    quanto ao chocolate, não sei lhe dizer qual o melhor, mas tem bons chocolates pela região, caso interesse, entre no link de um dos lugares que fabrica chocolate http://www.chocolateflorybal.com.br/

    abraços

    André

  38. #42 - Adriana disse:

    Olá!!
    Estou programando uma viagem a Gramado no período de 21/11 a 05/12, nesse período já conseguirei ver a decoração do Natal da Luz? Quais os demais eventos estarão sendo realizados nessa época?
    Em relação ao clima, qual é a média de temparatura dessa época? Ainda estará frio?

    Abraços,

    Adriana França

  39. #43 - MSSM disse:

    Olá! Estou me programando pra ir a Gramado entre os dias 25 a 30 de agosto!
    Vai ter alguma programação especial neste período?
    Ou qual os locais mais badalados e bem frequentados da cidade?
    Obrigada!!!!!

  40. #44 - Doni disse:

    Olá André,
    primeirmente parabenizá-lo pela sua disposição em organizar um trabalho tão interessante como este. Em segundo lugar, estarei indo em viagem de férias para Gramado, pela primeira vez, na última semana de julho de 2009, gostaria de saber se haverá na cidade e/ou região algum evento ou atividade cultural disponíveis para turistas. Eu e minha esposa, não somos muito de lugares agitados, queremos sim e precisamos de férias. Que lugares você recomenda?
    Um super abraço.
    SEJA MUITO FELIZ!!!!
    Obrigado!
    Doni

  41. #45 - Tiago disse:

    Olá, Michelle!

    Estarei em Gramado aproximadamente no mesmo período que você. Mais precisamente, ente os dias 04 e 07 de setembro.

    Qualquer coisa: andretiaguinho@msn.com

  42. #46 - Patricia disse:

    Somos freqüentadores assíduos de Gramado e Canela. Adoramos o fondue servido em vários restaurantes. Quando gostamos, costumamos retornar.
    Vale a dica a seguir para não cair na mesma cilada que nós.
    Dependendo do restaurante, opte logo pelo rodízio, mesmo que você desperdice comida, pois a regra lá é coma menos e pague MUITO mais, o que, nesse caso, não é sinônimo de elegância. Foi o que ocorreu conosco no restaurante CHATEAU DE LA FONDUE RESTAURANT (aquele pertinho da Rodoviária, sempre cheio). Além de ter de esperar horas pelo atendimento, o gerente foi extremamente descortês conosco, cobrando-nos serviço a la carte, pois dispensamos (o fondeau de queijo e chocolate). Gastamos, comendo apenas o fondeau na pedra, em torno de 40% a mais. Mas o pior de tudo foi a ironia do gerente do estabelecimento. Nunca mais voltarei lá e recomendamos a quem vá que pergunte absolutamente TUDO antes de ser servido para não ser enganado e depois, ainda por cima, ter de agüentar o desrespeito na hora de pagar a conta… Como Gramado é sempre cheio de turistas, alguns estabelecimentos abusam, pensando que turista leva dinheiro extra para desperdiçar…Ainda bem que não faltam opções por lá. Na dúvida, opte por outro restaurante.

  43. #47 - Débora disse:

    Olá André!

    Estou me programando pra ir até Gramado no outubro,
    gostaria de informações sobre a cidade,dicas de hoteis e de como chegar ai,já que nunca estive ns cidade!Sou de Santarém-PA e participarei do congresso de Agronomia!
    beijos e aguardo resposta!

  44. #48 - Dani disse:

    André,

    Estarei visitando Gramado em novembro, irei ficar hospedada na pousada Ald mama vc sabe informar se é bem localizada?
    Estou preocupada, pois estou indo com criança e não quero ficar longe do centro.

    Grata,

  45. #49 - André Alécio disse:

    Olá Dani

    me desculpe mas não sei onde fica esta pousada

    dá uma ligada lá e se informe, qualquer coisa depois de saber o endereço procure saber melhor através do google mapas

    abraços

  46. #50 - Anna disse:

    Olá, gente…estou indoa gramado na segunda quinzena de setembro….ja me disseram que chove muito por aí nessa época…é verdadee?

    Ah…gostaria de dicas sobre roupas, pois sou do nordeste e 10 graus de senssação termica….só qndo abro a geladeira…rs

    Não o q levar…tow com medo de exagerar ou morrer de frio…
    E tem mais…por aqui nessa época de ano nao tem roupas de lâ…tem como eu comprar aí na cidade de gramado?
    Ou será que é mais caro?

  47. #51 - André Castro disse:

    Olá.

    Pretendo passar o Natal com minha família em Gramado. Somos 5 no total. Alguma dica de pousada para um grupo grande próximo ao centro não muito caro?
    Obrigado.

  48. #52 - André Alécio disse:

    olá André

    ficamos no hotel Glamour, na época não foi muito caro e era no centro Fone: 54 – 3286-9710 é interessante você ao chegar na cidade, procurar os serviços de informações turisticas, foi lá que eu encontrei este hotel em promoção, o serviço no centro de informações turisticas é muito bom.

    espero ter ajudado

    abraços

    André Alécio

  49. #53 - GILMÁRIA disse:

    OI…. ESTAREI EM GRAMADO EM MAIO DE 2010. MORO EM TERESINA-PI, QUE NÃO É NADA FRIO, ENTÃO DEVO IR PREPARADA PARA BAIXAS TEMPERATURAS? COMO SÃO OS PREÇOS NESTA ÉPOCA DO ANO?

  50. #54 - Alissandra disse:

    Olá..

    Alguém poderia me dizer como é o Clima no Natal em Gramado.. estou planejando ir a gramado para o Natal luz, e gostaria de saber como é o clima, se chove muito nessa epoca, se há perigo de enchentes pois pretendo ir de carro.

    Obrigada.

  51. #55 - Wanessa Costa disse:

    Olá!!
    Vou passar minhas férias em Gramado no mês de Janeiro (15 a 22), vou sozinha com o meu esposo, e nosso voo é para Porto Alegre, alugaremos um carro para irmos para Gramado.
    Gostaria muito de informações sobre os pontos turísticos, sabe aqueles que não podemos deixar de conhecer?
    Também gostaria de receber indicações de restaurantes não tão caros, lojas e dicas de quem já foi.
    Quero saber tb se nesse período lá faz frio, pois não temos constume nenhum com lugares frio, aqui em Teresina chega a fazer 40°.
    Alguém sabe se lá tem lojas que vendem roupas de frio e se são caras?
    Obrigada pela atenção de todos.

  52. #56 - André Alécio disse:

    Geralmente o clima na época do verão é tranquilo sempre é bom ir prevenido com uma roupa de frio, mas nada tão pesado, é possivel nas lojas da cidade encontrar roupas de qualidade e preços bons.

    se estiver de carro conhecer as outras cidades da região de Gramado é uma boa, como Canela, Nova Petroolis, Bento Gonçalves e Caxias do Sul

    abraços

    André

  53. #57 - Ana Karine disse:

    Olá,

    Minha mãe estará indo para Gramado em 21/11/09, ela tá querendo saber sobre a temperatura e como se vestir. Seria possível ter essas resposta?

    Obrigada!

  54. #58 - FATIMA disse:

    estamos querendo ir para gramado de carro saída de florianopolis, quero saber quanto vou gastar queremos ir no natal de luzes….

  55. #59 - LUIS CARLOS disse:

    estive em gramado, no periodo entre 24/07/2009 a 27/07/2009,quarta vz q estive lá,antes com minha primeira esposa,agora com a atual e minhas filhas,amanda uma baiucha e karoline,sou de salvador, amo aquilo ali,inclusive no periodo q estive com muito frio,chegamos a pegar -1 a -6 graus,muito gostoso. ficamos na pousada tio chico, q fica na estrada de gramado a canela,são chalés com lareira,inclusive todo ambiente bem europeu e mararavilhoso.o q posso dizer é quem não conhece q vá,pois é tudo de bom,inclusive voltarei ano q vem para minha filhota menor conhecer o mini mundo q n deu tempo.amo gramado, amo a serra gaucha

  56. #60 - Juliana disse:

    Olá André,

    Estou indo para Gramado no feriado do Dia 02/11, vou ficar 4 dias, qual é o clima neste período? Chove muito, faz frio?

    Vou ficar na pousada Sonnenhof, vc conhece?

    Obrigada!

    Juliana

  57. #61 - André Alécio disse:

    Olá Juliana

    Por ser uma cidade em meio as serras e no sul do Brasil, em Gramado pode fazer um pouco de frio mesmo nos meses quentes, é aconselhavel ir a gramado precavido levando na mala roupas para o frio, nada de muito exagero, mas é bom se previnir.

    quanto a pousada, infelizmente não conheço pra lhe dizer.

    abraços

    André

  58. #62 - Anderson disse:

    Estive em Gramado com minha namorada este ano, de 05/05 a 11/05 no Hotel Serrano Resort e Spa. Quanto ao Hotel, não tenho do que reclamar, simplesmente maravilhoso, mesmo tendo ficado no quarto mais simples.

    No dia da chegada, o clima estava relativamente quente, só esfriando um pouco à partir do fim da tarde. No dia seguinte, como estava ensolarado, resolvi sair só de camiseta (camisa polo), sem blusa. Estava frio, com um vento cortante, mas não me incomodou, pois adoro o frio. Minha namorada, em compensação, estava quase morrendo de frio. Além da blusa que ela já estava usando, teve que comprar mais duas e já saiu da loja as usando. Tinha um casal da Paraiba abismado com o fato de eu não estar usando blusa. Eles também estavam congelando. Acho que a sensação térmica era mais baixa do que a real temperatura em razão do vento. Se me lembro bem, o termômetro em frente à igreja de pedra estava marcando uns 10 a 12 graus. Naqueles dias as temperaturas devem ter ficado mais ou menos nessa média, exceto bem cedo pela manhã e final de tarde. O máximo que usei foi uma blusa fininha de mangas compridas e uma Jaqueta de couro (mas lembrem-se que eu adoro o frio e não me incomodo com ele). Ah, para passar o dia, aconselho o uso de tênis, calça jeans ou outras do gênero e blusas fechadas e/ou casacos, mais confortáveis. Durante a noite podem ser usadas roupas mais “elaboradas”
    Um passeio que deve ser feito é a visita ao Lago Negro. É uma paisagem realmente muito bonita. Como há muitas árvores e sombras, a sensação de frio lá é bem maior, sobretudo se estiver ventando. Como fui de avião (SP-Porto Alegre) e não tinha meio de transporte , fomos ao Lago de Taxi. Deu uns R$10,00 ou 15 reais mais ou menos. Não há ponto de táxi para voltar ao Centro, sendo necessário ligar para o taxista ir buscar. Mas como na hora de ir embora estava passando a jardineira, o motorista nos levou pela metade do preço. Dica: capriche na blusa quando estiver na Jardineira (se estiver frio, claro), pois ela é aberta e a cada dobrada de esquina, o vento frio que bate gela até a alma.
    Outra dica é almoçar no restaurante localizado no Lago Negro: Simples, barato e, principalmente, gostoso. Ah, aceite o “feijãozinho” que o gerente oferece para acompanhar a refeição.
    Uma cidade que não me impressionou muito foi Canela. Fora a bela Igreja, não havia muita coisa para fazer por lá. As lojas de roupas também são ruins. Fomos de ônibus por indicação de uma vendedora muito simpática que trabalha em Gramado e mora em Canela. Pegamos o ônibus (linha comum) na rodoviária e chegamos em poucos minutos…vale a pena pegar o ônibus.
    Outro passeio que fizemos durou o dia todo, passando por várias cidades,fábrica da Tramontina, vinícola, terminando com o passeio de maria fumaça e degustação de vinhos e espumantes. Esse passeio de maria fumaça pede que você seja uma pessoa animada, pois há música, encenações de comédia (claro que o ator tirou uma casca da minha namorada e ainda me zuou – pura brincadeira, claro) e dança dentro dos vagões (os artistas te puxam para dançar). Dica: dentro da maria fumaça, não coloque os braços e cabeça para fora das janelas, pois, por ser muito velha, as travas não são seguras e as janelas tendem a baixar com os trancos. Um homem sofreu um corte no braço no dia em que eu fui.
    Sinceramente, creio que, para mim, o ponto mais fraco na cidade é justamente a parte de restaurantes. Tem muita loja de chocolates, fondue, mas uma boa refeição mesmo, não encontrei. Tenho certeza que existem bons e ótimos restaurantes por lá, só que não dei sorte nos que escolhi. Fui em dois na rua coberta e detestei os dois. Pouquíssima comida e péssima qualidade, exceto as carnes que são sempre boas no sul.
    Obrigatória a parada na Caracol da Rua coberta para tomar um café e comer um waffle, sentados na varanda.
    Como dito no começo, fiquei no Serrano Resort (junto ao Hotel Serrano) que oferece, de hora em hora, transporte para o centro/volta para o hotel. A mesma van também presta o Serviço para o Hotel Alpenhaus (creio que me hospedarei nesse na próxima viagem). Não me lembro se é só para hóspedes desses dois hotéis ou para qualquer um, mas a fábrica de chocolates Florybal também busca no hotel, leva até a fábrica e leva de volta para o hotel, bastando um telefonema. Serviço de primeira.
    Em suma, viagem obrigatória. Destino perfeito para casais (tem muitos passeando por lá).
    Como sou calorento, gostaria que tivesse feito mais frio (é que eu esperava ter pego uns dias de zero grau ou até mesmo temperatura negativa). Para vocês terem um parâmetro do que eu acho que é frio, sou de São Paulo-capital e esse ano de 2009 não usei blusa nenhum dia. Então, se vocês acham que aqui faz um bom frio, irão “gelar” em Gramado, pelo menos em maio, que foi o período em que estive lá.
    Espero que essa descrição da minha viagem contribua de alguma forma.
    Ano que vem estarei lá novamente (minha namorada já foi umas 5 vezes com a família, uma comigo e não vê a hora de ir de novo).
    Qualquer coisa, estou a disposição

    Boa viagem a todos

    Anderson

  59. #64 - João disse:

    Oi!
    Boa tarde!

    Vou a Gramado de lua-de-mel em 18/10 e gostaria de ajuda para saber qual a distância de Gramado para as principais cidades “turistias” mais próximas, e tanbém do litoral mais próximo!?!
    Preciso saber onde tem bons restaurantes (com um preço justo)..
    Quero alugar um carro para conhecer tudo o que for possível, por isso se alguém tiver dicas…

    Obrigado,
    João Carlos

  60. #65 - André Alécio disse:

    olá João

    As cidades proximas a Gramado que valem a visita são Canela que é bem proxima, Nova Petropolis, que vale muito a pena ir. Um pouco mais longe cerca de 65 km tem Caxias do sul e Bento Gonçalves que é a região do Vale dos Vinhedos.
    Quanto a restaurantes fica um pouco dificil dizer tente se informar no posto de informações ao turista da cidade, que faz um serviço muito bom (pelo menos quando estive em gramado gostei do serviço.
    o litoral fica um pouco mais afastado cerca de 150 km ou mais.
    Alugar carro pra conhecer a região é uma boa ideia,conheço que fez isso e não se arrependeu, vai valer a pena

    espero ter ajudado

    Abraços

    André Alécio

  61. #66 - Miu disse:

    olá! estarei indo para gramado dia 30 de outubro. Poderia me responder a temperatura esperada para esta época?
    Agradecida!!

  62. #67 - Thaianny disse:

    Olá!Bom dia! Estarei indo para Gramado em 09 de novembro, gostaria de saber como anda a temperatura por lá. Devo levar agasalhos?Abraço grande

  63. #68 - Daniele Coni disse:

    Gostaria de saber se há alguim restaurante na estrada de POA pra gramado pois iremos chegra de avião na hora do almoço e querioamos seguir logo pra gramado ao invés de procurar restaurantes em POA;.

  64. #69 - Gilza Prado disse:

    Irei a Gramado em novembro, gostaria de saber que tipo de roupa devo levar

    grata

    Gilza

  65. #70 - Élica Dandolini disse:

    oi!!gostaria de saber qual a programação para o Natal Luz 2009 de Gramado..
    Obrigada….
    élica

  66. #71 - André Alécio disse:

    olá pessoal.

    Por ser um lugar serrano as temperaturas mesmo no verão podem cair um pouco durante a noite, então pra quem for visitar a cidade de Gramado nesta época do ano é sempre bom levar na mochila uma roupa para frio, caso a temperatura caia um pouco sempre é bom estar previnido.
    Óutra dica é acompanhar as previsões de tempo em sites especializados.

    abraços

  67. #72 - André Alécio disse:

    olá Elica

    para maiores informações sobre o natal Luz em Gramado

    entre no link:
    http://guiadoviajante.com/831/natal-luz-gramado-2009/

    abraços

  68. #73 - Ubiarcira Ribeiro disse:

    Estaremos indo para Gramado em dezembro no dia 23/12/09, para apreciarmos o Natal da luz, eu e minha família. Gostaria de saber o que devemos levar para vestir nesta época, durante o dia e a noite e qual a temperatura.

  69. #74 - sandra disse:

    OLA,

    VOU PASSAR O FINAL DE ANO EM GRAMADO E GOSTARIA DE SABER QUAL OS SAPATOS MAS ADEQUADOS PARA SE USAR NA CIDADE DE DIA E NOITE NESTA ÉPOCA.

    OBRIGADA
    SANDRA

  70. #75 - decio disse:

    ola andre
    iremos aà gramado neste fim de semana e gostaria de saber se, indo pela br 116, de santa catarina, a melhor opçao é ir até nova petrópolis para chegar em gramado,passando por caxias, ou em vacaria vou até bom jesus e depois até canela. Você sabe as condiçOes das estradas, etc., porque os sites especializados em traçar rotas fazem este útimo caminho ( via bom jesus), mas nem sabia que existia
    obrigado
    abs
    decio

  71. #76 - Fernanda disse:

    Olá!!! Vou passar a lua-de-mel em Gramado e chegaremos no dia 04/05/10. Gostaria de saber como é o clima nesse período e passeios interessantes. =)
    Obrigada!

  72. #77 - vanda furtado disse:

    Olá André
    Vou a Gramado no mes de Dezembro, gostaria de saber, como está a temperatura nessa època do ano.
    Para saber que roupa devo levar.
    Grata pela atenção, Vanda Furtado

  73. #78 - sandra disse:

    OI ANDRE!

    PORQUE VC NÃO ESTAR MAIS RESPONDENDO AS NOSSAS PERGUNTAS.
    UM ABRAÇO.

  74. #79 - André Alécio disse:

    olá Vanda

    Por ser uma cidade serrana em gramado pode fazer friozinho mesmo no verão geralmente ao cair da noite. Então acredito que sempre é bom estar preparada com alguma blusa um pouco mais quente, mas por ser verão nada de tanto exageiro.

  75. #80 - André Alécio disse:

    olá Sandra

    me desculpe pela demora em escrever aqui, pois não sou apenas eu que aprovo os comentarios e as vezes alguma pergunta feita para mim acaba passando despercebida. Outra coisa, nem todas as perguntas aqui feitas eu sei a resposta, mesmo assim aprovo na esperança de algum outro leitor possa escrever dando dicas assim a pagina fica mais interativa e todos acabam deixando tambem a sua dica e impreções sobre a cidade de Gramado.

    respondendo a sua pergunta sobre usar sapatos, acho algo bastante pessoal esta questão, mas acredito que se for para voce conhecer a cidade e se for andar bastante acho que algo bem confortavel. de noite algo um pouco mais chique caso vá a restaurantes que ou outros locais mais sofisticados.
    Depende de pessoa pra pessoa eu fui e voltei de tenis hehehehe

    abraços e desculpe a demora

  76. #81 - renata disse:

    Oi, André. Vou a Gramado em janeiro e estou bastante preocupada com o clima no RS nessas últimas semanas. Gostaria de saber se anda chovendo em Gramado tanto qto em Porto Alegre e se vc acha que as chuvas podem atrapalhar os passeios na Serra e principalmente o traslado entre Porto Alegre e Gramado.

    Obrigada!

  77. #82 - Luis Donato Bradacz disse:

    Gramado é muiiiiiiiiiito lindo,já estive cinco vezes e irei mais se Deus quiser.O Natal é encantador.

  78. #83 - Marjorie disse:

    Oi pessoal,

    Sou gaúcha e em 2h de carro chego em Gramado. Conheço Gramado e Canela desde criança, a família costumava ir muito. Resolvi deixar aqui algumas de minhas preferências e espero que ajudem. Particularmente, gosto muito de passear na serra gaúcha no verão, em Janeiro ou Fevereiro. Enquanto a maioria dos gaúchos está no litoral a serra fica ótima para passear. No inverno acho gelado demais, é de congelar o dedão do pé! E quando fecha a serração você não consegue nem ver o carro que vai na sua frente. Claro que se você for a dois, com intenções românticas e pretende aproveitar jantares e vinhos e romance o frio será ótima pedida, mas se for viajar com crianças, como é o meu caso, tenho certeza que eles vão adorar os parques e o tempo ensolarado. No verão, após o Natal Luz (preços altíssimos e tudo lotado!) os preços caem consideravelmente. Não há congestionamentos e fica muito mais fácil circular. De dia faz calor (manga curta, bermuda e tênis ou sapatilhas) e à noite uma casaquinho e calça leve vêm bem. Fica agradável para dormir. Neste verão pretendemos conhecer o novo Zôo de Gramado (www.gramadozoo.com.br), almoçar na maravilhosa casa de massas Pastasciutta (www.pastasciutta.com.br) para degustar um delicioso Fettuccini com Scalopini a Quatro Formaggio…humm. Acho a porção suficiente para dois adultos. Depois de visitar amigos, pretendemos conhecer o novo parque Green Land (ao lado da casa do papai noel. Tem adulto dizendo que é sem graça, mas acho que crianças devem gostar das trilhas suspensas e é barato. De noite, gostamos muito de ir a algum Fondue. Já fomos diversas vezes na Sequência de Fondue do Restaurante Colosseo (Fone: 0xx54-3286.9782. Av. das Hortênsias 1560. Gostamos pois o local é alto, a vista é linda (pedir mesa próxima à janela) e o ambiente agradável, sempre fomos bem atendidos. Para conseguir uma boa mesa chegamos cedo, até porque uma sequência de fondue deve ser apreciada no mínimo por umas duas horas. Servem fondue de queijo, carnes e chocolate, tradicional (no óleo) ou o na pedra (mais light, mas a carne gruda na pedra e precisa ficar colocando sal nela para não grudar…se você for hipertenso…). Durante o dia, se você quiser comer um lanche mais em conta (sim, para o fondue separe no mínimo 50 reais por pessoa, mais bebidas) pode ir atrás da Igreja São Pedro, aquela de pedras, de Gramado. Tem uma padaria com salgados e também servem sanduíches. Meu filho adora o de pão integral com atum e salada. Deve custar uns R$5,00. Quase na frente tem o Pasteleiro, com pastéis maravilhosos e grandes, e também lindas saladas, afinal, depois de tantas delícias uma saladinha vem bem! Em alguns finais de semana que passei lá já tive “surtos” de desespero por salada. Parecia que o organismo pedia “verdes” e as saladas do Pasteleiro foram a minha “salvação”. Na Avenida principal uma vez entrei num tal Gnomo Lanches. Nunca paguei tão caro por um sanduíche com café! Não achei que valeu a pena. Passei a ir sempre nessa padaria atrás da igreja. Estamos curiosos para conhecer o famoso sorvete com calda de chocolate da Velha Bruxa, que também fica na Av. Borges de Medeiros e o supostamente espetacular Waffle da Chocolates Caracol, na rua coberta, com os tais molhos em jarrinhas. Desta vez ficaremos em Canela, também para ver amigos, e vamos para o Grande Hotel Canela. É um hotel fundado há anos, mas ouvi falar que fizeram uma reforma em 2005. Estive olhando o local uma vez e os quartos são bem amplos, o local é lindo, com lago, muito verde e ampla área de convivencia (www.grandehotel.com.br). Para o verão tem pacotes promocionais bem razoáveis. Também estive olhando pessoalmente a pousada Ares da Serra, essa em Gramdado, e fiquei encantada. Se eu estivesse sem carro e pretendesse conhecer Gramado á pé, esse é o local para ficar. Tudo muito novinho, moderno, atenciosos e ainda com uma pequena piscina nos fundos. (www.pousadaaresdaserra.com.br). Em Canela, já ficamos 3x no Hotel Serra Verde. Bem localizado e dá para conhecer também a rua principal de Canela caminhando. Na frente do Serra Verde tem uma Pizzaria de nome Piazza que é muito boa, com sistema rodízio ou a la carte. Na quadra de traz tem um restaurante de comida caseira (almoço) chamado “Lá em Casa”. É fantástico, com pudim de leite famoso. Para jantar com crianças reserve ou vá muito cedo em Canela na pizzaria temática “Toca da Bruxa” (www.tocadabruxa.com.br). As luminárias são abóboras iluminadas, toda a decoração é voltada para o estilo “dia das bruxas”, muito legal! As crianças correm para todos os lados. Fiquei sabendo que em Gramado também tem uma “Toca de Bruxa” dessas e que recentemente foi inaugurada a “Porto dos Piratas Pizzeria”, imitando um navio pirata. Já na entrada o chão é de vidro (grosso, claro) e os clientes passam sobre os peixes. O ambiente é muito bonito e este é outro local que certamente pretendemos conhecer. Filhos pré-adolescentes, meninos principalmente, vão ficar doidinhos com os piratas que servem as mesas! (vídeo em http://www.restaurantesemgramado.com.br/).
    Em Canela iremos conferir o Alpen Park. Não sei se terei coragem de ir no tal trenó, mas no cinema 4D vamos certo (www.alpenpark.com.br). A cascata do Parque Caracol é visita imperdível e vamos dar uma passadinha por lá também (fone 0xx54-3278-3025) sem descer os novecentos e tantos degraus até a base, é claro! O parque é lindo e tem muito espaço para fotos e caminhadas. Ufa! Acho que já escrevi demais. Se alguém precisar de dicas, pode perguntar que o que eu souber ajudo ok? Um grande abraço a todos!

    • #84 - Enter your name... disse:

      Olá, Marjorie.
      Adorei seu relatório,pode ter certeza que vai me ajudar muito.
      Eu gostaria de saber qual roupa levar tanto para adulto qto para criança, pois o tempo é imprevisível e você tem mais experiência.A noite o pessoal fica muito arrumado? E de dia qual a sua sugestão? Estou indo dia 13/11/12 e voltarei dia 19/11/12. Muito grata pelas suas dicas.

    • #85 - Fatima disse:

      Sra Marjorie

      Adorei vou a gramado amanha sou do Rio de Janeiro e suas dicas irao certamente me ajudar muito, obrigada.
      Ha anos acalento o sonho de conhecer gramado enfeitada para o Natal.
      Nem a conheco ainda mas tenho certeza que irei retornar no Inverno e vou seguir sua dica de visitar em JAN ou Fev com meus pais.
      A minha duvida e se puder ajudar e quanto a temperatura a noite nessa epoca, usar um casquinho leve basta, tipo cardigan ?

  79. #86 - adriana disse:

    oi marjorie quero saber onde comer bem em gramado ou em canela mas bem mas barato pq la e bem dificil encontrar comida casaira barata;

  80. #87 - Alexandre disse:

    Existem albergues em gramado?

  81. #88 - Marjorie disse:

    Oi adriana,

    Olha…realmente é meio difícil comer barato por lá. Em Gramado eu costumo fazer lanches (tipo Pasteleiro) ou ir em algum buffet por kg, daí opto por saladas e carnes. Também tem o Ita Brasil Restaurante no final da Av. São Pedro, em Gramado. Muitos locais vão lá e o buffet não é caro, tem grelhados na hora também. Não fica tão absurdo. Nesse estilo tem um restaurante em Canela que eu gosto, fica na Avenida Oswaldo Aranha, aquela que dá na Igreja de Pedra, acho que número 151, JR Restaurante, algo assim. Procure ir bem cedo ou mais tarde e estará mais vazio. Espero ter ajudado! Boa viagem!

  82. #89 - Marjorie disse:

    Alexandre,

    Tem sim. Anota aí:

    Gramado Hostel

    Endereço: AV. DAS HORTÊNSIAS, 3880
    Bairro: Av. Central
    Telefone: (54) 3295 1020
    Cidade: GRAMADO/RS

    BOA VIAGEM !

  83. #90 - fabiana barros disse:

    vou ter que ir a gramado no final de maio e inicio de junho gostaria de saber o clima, e media de temperatura neste periodo

  84. #91 - Antonio disse:

    Oi Fabiana,

    Nós adicionamos uma tabela acima na matéria que inclui a temperatura mínima, máxima e média mês a mês para o ano de 2009. Desta forma você pode ter uma idéia do que esperar quando visitar Gramado em maio/junho.

    Abraços,
    Antonio

  85. #92 - mayara disse:

    Olá! Vou para Gramado no final de junho e eu gostaria de saber: que tipo de roupa usar lá?
    Aguardo resposta!

  86. #93 - LUCIA SAIAD disse:

    VOU A GRAMADO E REGIÃO NO PERIODO DE CARNAVSL,QUAIS OS TIPOS DE ROUPAS EU E MEU ESPOSO DEVEMOS LEVAR?A TEMPERATURA CAI COM FREQUENCIA?SÓ À NOITE OU TAMBEM PELO O DIA? MORO EM UMA REGIÃO MUITO QUENTE. POR FAVOR ORIENTM-ME.
    OBRIGADA

  87. #94 - André Alécio disse:

    olá Lucia

    estive agora em janeiro em Gramado, e mesmo durante o dia pegamos um friozinho, nada muito forte, mas dependendo da pessoa, pode ser que passe um pouco de frio se estiver de camiseta e short por exemplo. mas no dia que eu me refiro estava nublado e garoando. é bom estar preparado para um pouco de frio. mas sem grandes exageros. Veja a tabela com as medias de temperatura durante o ano, na materia a cima.

    abraços

    André Alécio
    Equipe GuiadoViajante.com

  88. #95 - André Alécio disse:

    olá Mayara

    Em junho a cidade faz frio, é bom estar preparada, mas pode aproveitar tambem e comprar roupas de frio por lá, ja que os preços são bons e as roupas de qualidade. repare nas medias anuais de temperatura que disponibilizamos ao longo da materia.

    espero ter ajudado

    André Alécio
    Equipe GuiadoViajante.com

  89. #96 - iomar disse:

    Caros amigos,…
    Pretendo passar a Lua de mel em Gramado e região, porém sou do NE, mais precisamente do Maranhão e as temperaturas por aqui são bem elevadas o ano todo.Minhas perguntas são:Qual a média da temperaturas no final de junho e inicio de julho?Qual tipo de roupa usar nesse periodo?Posso encontrar roupas paratas nas lojas nessa época?Qauis cidades vizinhas são interesante visitar?É interesante locar um carro para visitar essas cidades próximas?Quais hotéis vcs indicariam para hospedagem?
    Fico esperando comentários,…
    Um Abraço…Iomar

  90. #97 - Andrezza disse:

    estou pretendendo ir a gramados no meio de junho, gostaria de saber o q devo levar para vestir, irei passar 5 dias, aguadarei sua resposta! obrigada

  91. #98 - tatiana brito disse:

    Rio Grande do Sul é realmente maravilhoso.Fui com minha família para Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Nova Petrópolis…
    Aqui vão algumas dicas bacanas:

    ESTRADA: OPTE PELA ROTA ROMÂNTICA ( Porto alegre a Gramado Via Nova Petrópolis)

    Grande Hotel Canela. Gostamos mto do Hotel. Ficamos nos chalés. Muito bom e o preço excelente ( diária R$ 140,00 / casal)

    Se puder escolher… vá na abertura do Natal de Luz, em Novembro. Simplesmente inesquecível. Pura magia… fascinante!!!! Para quem gosta de Natal Perfeitooooo!!!! P quem não gosta, uma boa maneira de se começar!!!
    Destaques: Nativitaten (o espetáculo mais lindo que já vi) e A fantástica Fábrica de Natal. Fomos de “Tapete vermelho”. Vale a pena o investimento! Coquetel regado a muito espumante, estacionamento, banheiro, lugar privilegiado.
    O grande desfile também é lindinho.
    COMPRE OS SHOWS PELA INTERNET COM ANTECEDÊNCIA! VC PAGA MAIS BARATO E CONSEGUE OS MELHORES LUGARES.

    Alpen Park – De repente é mais interessante p quem vai com crianças. Andei na Tirolesa… não achei muita graça. Se não tiver mta disponibilidade, não invista tempo nesse passeio.

    Chocolates: O chocolate Lugano é o mais gostoso, mas o Planalto tem preço melhor e faz sua graça.

    Café Colonial: Me decepcionei muito! Acredito que criei uma grande expectativa (pães, bolos e torta) Nada demais. Meu pai e meu marido gostaram muito porque enfiaram a cara nos embutidos e grelhados.( A fome era negra!!! rsrsr) Vale a pena ir quando estiver com muita fome… é farto e salgadinho.(em média R$ 35,00/ por pessoa)

    Restaurantes:

    El Fuego. Restaurante maravilhoso de Gramado. Para quem gosta de um churrasco… perfeito! Picanha deliciosa! Vale a pena!(em média R$ 35,00/ por pessoa – Self service). R. Garibaldi, 20 – Centro.

    VALE LEMBRAR!!!!!!! ALMOÇO, EM TODOS OS RESTAURANTES, SÓ ATÉ 14h30.

    Pertinho da Matriz de Gramado tem uma pastelaria que vale a pena conhecer… ( se perder a hora do almoço… vale por um!!!)

    PIZZARIA: Toca das Bruxas em Gramado. (depois da Rua Coberta) Muito interessante e criativo. Toda tematizada. Achamos o máximo. O Rodízio é mto gostoso. ( R$ 35,00 p pessoa/ em média)

    RUA COBERTA: Bacana p tomar um chopinho, comer uns petiscos.

    MINI MUNDO; Passeio muito bacana. Interessantíssimo!!!!

    PARQUE DO CARACOL: nem entramos… achamos caro e com muuuuuito turista… em fim… para quem gosta de uma bela cascata…

    CASTELINHO CARACOL: Vale a parada para comer um Estrudel de maça com sorvete de creme dívinoooooooo!!!! Legal p quem curte um museu…

    LAGO NEGRO: Passeio gostoso, principalmente p casais e p quem curte uma boa caminhada.

    ALDEIA DO PAPAI NOEL: Vá a noite!!!!!!!!!! Muito lindo!

    RESTAURANTE CANTA MARIA: Fica na saída de Bento Gonçalves. Melhor grelhado, melhor pasta. Ambiente tipicamente italiano. Achamos mais gostoso que o restaurante Casa Di Paolo (só gostei do frango grelhado e do queijo.)

    FÁBRICA DE CRISTAIS: Se tiver interesse em saber como se faz as peças de cristal e aproveitar as promoções de taças, vá conferir.

    VINÍCOLAS(BENTO GONÇALVES): Salton, Chandon e a Casa Valduga- no Caminho das Pedras (vale visitar todo o trecho).
    NÃO VALE A PENA COMPRAR OS ESPUMANTES E VINHOS NAS FÁBRICAS. A NÃO SER ALGUM LANÇAMENTO QUE NÃO TENHA CHEGADO AINDA NAS LOJAS. P se ter uma idéia pagamos um Salton mais barato, no Posto em Canela…

    No caminho da Pedras tem uma Loja de artigos de couro muito fashion. Fica depois da casa Valduga. Couros do Valey. Achamos o preço interessante.

    TRAMONTINA: Faça suas compras só em Carlos Barbosa. Cuidado que no caminho p Nova Petrópolis tem uma distribuidora com algumas promoções, mas o preço na Fábrica, em geral, é melhor!!!
    Em frente a Fábrica tem uma loja de queijos e embutidos deliciosa, só não é mto cheirosa! rsrsr.
    Tem um vendedor Italiano, mto figura!!! Adoramos!!!

    Espero ter ajudado! Boa Viagem!

    • #99 - Edimila disse:

      Tatiana,
      Estive procurando bastante sobre comentário do Tapete Vermelho no Nativitaten, mas não encontrei nada. Achei o seu post e gostaria de saber a sua experiencia em específico com o Tapete Vermelho do Nativitaten. A área é coberta em caso de chuva? as cadeiras são todas no mesmo nível? A visibilidade é boa, melhor do que a arquibancada, dando para tirar boas fotos sem cabeças na frente? Só pode entrar a partir das 20h30 ou pode entrar um pouco antes para guardar o lugar? o coquetel é garçons ou a pessoa se serve na mesa?
      Aguardo retorno.
      Muito Obrigada,
      Edimila.

  92. #100 - Roberta disse:

    oi,
    sou louca para conhecer Gramado e pretendo fazer uma visita a Cidade em julho.Espero que tudo ocorra bem e passarei mto frio,rs

  93. #101 - Verônica disse:

    Alguem poderia me informar se a POUSADA DO LAGO é legal pra ficar? Gostaria de ir a Gramado em dezembro/2010 com a familia. Planejamos andar por lá, e não alugar um carro. Minha dúvida é: ficando no local citado, poderemos ir ao centro, as atraçoes…a pé e/ou de onibus comum ou precisaremos pegar um táxi?

    Desde já agradeco a quem puder me responder.

    V.

  94. #102 - Waléria disse:

    Gostaria de saber como chegar a Gramado saindo do Rio de Janeiro.E vamos de carro.Tbm gostaria de saber sobre o clima por lá no mês de Maio.
    Agradeço desde já a quem puder me responder.

    Waléria

  95. #103 - andrea disse:

    Oi André.
    Estou pensando em conhecer Gramado na semana de 27 de julho a 4 de agosto. Tenho um bebe q estará com 11 meses, olhando as temperaturas do ano passado nesta época e parece q são bem baixas. O vc acha? Sou de Brasília e aqui faz um friaozinho + nem tanto…será melhor irmos outra época? Afinal ir p ficar trancado em quarto de hotel não vale a pena né?
    Aguardo e agradeço uma opinião.
    Abço
    Anréa

  96. #104 - Andréia disse:

    Estou indo para porto alegre no mês de maio. Qual tipo de roupa seria mais apropriado levar? Aguardo respostas. Obrigada

  97. #105 - Clara disse:

    Estarei indo para Gramado em 10/05. Ficarei hospedada no Hotel Lagheto Siena e gostaria de saber se tem espaços para serem visitaods próximo ao hotel. Além disso, gostaria de saber que tipo de roupas usar durante o dia e a noite.

  98. #106 - André Alécio disse:

    Olá Andréia e Clara

    Como vcs devem ter reparado na tabela de temperatura que colocamos ao longo da materia, a media em maio de 2009 foi de 13 graus. sempre é bom estar preparado para enfrentar frio na cidade, mesmo no verão faz um certo friozinho ( estive em gramado em janeiro deste ano e estava frio alguns dias). As pessoas se vestem bem principalmente de noite, mas lembrem-se de levar tenis confortavel para as caminhadas nas atrações da cidade.

    Dica: Visitar as fabricas de chocolate e a cachoeira do Caracol no caminho de Canela vale a pena.

    obs:Clara me desculpe mas não sei onde fica este hotel, posso lhe dizer que a cidade não é tão grande e que se estiver de carro tudo sera relativamente proximo.

    espero ter ajudado vcs.

    abraços

  99. #107 - mary lyrio disse:

    Estareie em Gramado de 07 a 12/05 com meu esposo, somos um casal jovem e gostaria de saber o que tem de bom para se fazer em Gramado e nas cidades próximas

  100. #108 - André Alécio disse:

    olá Mary

    tem muitas coisas para fazer em Gramado e na região, conhecer o lago negro, as lojas de chocolate de gramado é muito bacana e tambem os museus que tem na cidade e jantar na rua coberta, por exemplo fará parte do passeio, tem tambem baladas em Gramado, Conhecer o Parque da cachoeira do caracol em Canela e passeios para os canions do RS na cidade de Cambara do Sul. Se estiverem de carro podem ir por conta propria para conhecer os canions de Cambara do sul ( o canion Fortaleza e Itambezinho são os maiores e mais belos) se não estiverem de carro, tem agencias que fazem o passeio. Fazer compras de malhas e couro na cidade de Nova Petropolis e conhecer as vinicolas de Bento Golçalves e Caxias do Sul no vale dos vinhedos tambem vale a pena, e não é muito longe.

    espero ter ajudado

    abraços e bom passeio pra vcs.

  101. #109 - dirce disse:

    Gostaria de receber dicas de onde comer com preço mais em conta e também sobre os passeios que mais valem a pena fazer.
    Estaremos visitando Gramado na primeira semana de junho, somos cariocas visitando pela 1ª vez sabe como é ADORAMOS Barzinho legal e barato, alugamos um carro que vamos pegar no aeroporto em Porto Alegre, nos deem tb dicas de como chegar a gramado e o que podemos conhecer neste percurso ok?

    Abraços a todos e espero boas dicas

  102. #110 - Luiz Otávio disse:

    Sou gaúcho moro em uma cidade mais fria que Gramado e como o frio de 0 graus é muito comum no inverno,não me interesso em passar frio em Gramado mas creio que o pessoal que não é acostumado deve aproveitar pois é uma cidade bonita,alias toda aquela região que tambem é chamada de “Rota Romantica” deve ser visitada indico mas não fiquem muito tempo que enjoa…

  103. #111 - Patrícia disse:

    Olá.
    Vou a Gramado de carro, vindo de Curitiba, em Maio.
    Gostaria de saber as condições da estrada, se é perigosa, se tem neblina nessa época, e as dicas pra essa viagem de carro.
    Obrigada.

  104. #112 - tatiane - PB disse:

    ADOOOOOOOOOOOROO! estarei indo na última semana do mês de Maio,sendo primeira vez, quero ter todas as oportunidades de conhecer está cidade linda e romantica,mais não estarei indo só, irá uma turminha de 62 pessoas p/ um Congresso da Saúde. até mais!

  105. #113 - Marjorie disse:

    Clara:
    A resposta tá meio em cima da hora, mas espero que vc leia: O Laghetto Siena é um pouco afastado do centro de Gramado. Tem algumas coisas que talvez dê para você fazer a pé, como ir ao Café Colonial Bela Vista, que fica perto, e até visitar o Sierra Móveis, loja de móveis lindos que fica bem perto, mas para aproveitar o centro de Gramado, principalmente de noite, acho que vais precisar de carro ou táxi, mas nada tão longe. O Laghetto Siena fica na estrada que liga Gramado até Canela, no início dela. Tem quartos que tem vista para o vale. Se não tiver neblina você poderá ver uma paisagem bem bonita. Leve roupas quentes. Mesmo agora está bem frio aqui: casaquinhos de lã, com certeza e calças compridas, tênis, sapatos com meias. Boa viagem! Aproveite!

  106. #114 - Marjorie disse:

    Patrícia,

    Por onde estás vindo? Pela BR101 e depois Free way? Posso tentar ajudar. Um abraço.

  107. #115 - Marjorie disse:

    Para quem tem medo de dirigir com neblina minha dica é: reserve um dia a mais para Gramado e desça a serra logo após ou no horário do almoço. Além de pegar menos trânsito, você tem mais chances de não pegar neblina nestes horários. Geralmente entre 11h e 15h é mais seguro. Claro que outros dias pode ter plena visibilidade o dia todo… ou neblina o dia todo também. Questão de sorte! Abraços!

  108. #116 - Patrícia disse:

    Então, eu sou de Belo Horizonte-MG. Vou chegar em Curitiba também de carro, vindo de SP, mas não conheço as estradas e gostaria de saber qual a melhor opção.
    Obrigada.

  109. #117 - Lirce Lamounier disse:

    Gostaria que me informasse quanto a previsão da temperatura da cidade de Gramado/RS no período de 24 a 29 deste mês.

    Moro em goiânia/GO e devo participar de um Congresso em Gramado na data acima.

    Obrigada!

    Lirce

  110. #118 - André Alécio disse:

    ola Lirce

    As temperaturas em maio do ano passado ficaram em:

    Minima 2 graus – Maxima 24 graus celsius – Media de 13 graus.

    bem mas isto foi em maio de 2009,

    para saber melhor verifique nos sites de meteorologia como o clima tempo por exemplo, assim vc terá uma ideia melhor e atualizada para os periodos que vai ficar na cidade, mas é bom ir preparada com roupas de frio.

    abraços

  111. #119 - Patricia disse:

    Ninguém pra me ajudar com dicas sobre a estrada de Curitiba a Gramado?

  112. #120 - Andressa disse:

    Olá!
    Vou a Gramado na penúltima semana de agosto (dia 23) e gostaria de saber como estará o clima. Ainda estará muito frio? E as chuvas? Agosto é um mês chuvoso em Gramado, ou não?

    Obrigada!

  113. #121 - Lyzia disse:

    estou indo a Gramado no mes de junho(16/06)e gostaria de saber oq usar durante o dia e a noite,tenho um evento social ai e ñ estou sabendo oq usar ja que sei que ai faz bastante frio.ai tem muitas lojas de roupas que possa comprar e com preço bom?

    obrigada!

  114. #122 - Marcela Berno disse:

    Estarei em Gramado, pela primeira vez, na última semana de maio, para o Congresso das Secretarias Municipais de Saúde! Vou com uma turma de Minas Gerias! Até lá… Abraços

  115. #123 - vania disse:

    Irei a Gramado no dia 10/07/10 para passar 7 dias. Como vou com minha filha de 6 anos, gostaria de saber exatamente sobre o clima na cidade nesse período. Estou como ótimas expectativas em relação a esta viagem. Já agradeço a colaboração.
    Vânia

  116. #124 - André Alécio disse:

    olá Vania

    Gramado é uma cidade muito bacana, com varias atrações turisticas, em julho faz frio em Gramado estaja preparada. Na cidade tem muitas lojas que vendem roupas de frio a preços bons.

    Para você ter uma ideia sobre o clima abaixo veja a media das temperaturas em julho do ano passado.
    Julho – Minima. (-3)graus – Maxima. 21graus – Mededia 9 graus.

    abraços

  117. #125 - Tany disse:

    Ola, estou indo a Gramado no periodo de 23 a 29 de maio, e vou participar de um evento, gostaria de saber que tipo de roupa devo levar. Obrigada.

  118. #126 - Leonardo disse:

    Estou indo para Gramado com minha filha de 2 anos agora em junho. Alguém poderia me dizer se o frio de junho deve ser incomodo para a minha filha, se ela aguentará o frio numa boa.
    Tenho dúvida ainda com relação a quantidade de dias para ficar lá. Pretendo ficar 8 ou 9 noites, considerando 2 dias para aquela área de Garibaldi, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, mais um dia em Cambará do Sul. O q vcs me sugerem?

  119. #127 - André Alécio disse:

    olá Leonardo

    em julho faz frio em Gramado esteja preparado, principalmente se for levar criança pequena, mas acredito que com cuidado não terá maiores problemas quanto a isso. A região de Bento golçalves é onde tem as viniculas e também em Caxias do sul, antes de chegar em Gramado você pode conhecer Nova Petropolis que é uma cidade onde se encontram roupas de frio a bons preços(apenas uma sugestão)Talves ficar uns 3 dias nesta região de Bento Gonçalves. Algumas dicas aqui: http://guiadoviajante.com/361/bento-goncalves-rs/

    Em Cambara do Sul a cerca de 130 km de gramado conhecer as belezas naturais do Canion Itambezinho ou Fortaleza é indispensavel, se o seu negocio for o Ecoturismo recomendo vc ficar 2 dias nesta cidade e fazer o passeio para os 2 canions, mesmo se for em apenas um canion valerá muito conhecer. Estive no canion fortaleza em Janeiro e coloquei umas dicas aqui http://guiadoviajante.com/1054/canion-fortaleza-cambara-do-sul-rs/

    Não deixe de conhecer a Cachoeira do Caracol entre gramado e canela, e andar de maria fumaça em Bento.

    abraços espero ter lhe ajudado.

  120. #128 - Sandra disse:

    Olá pessoal, acabei de voltar de Gramado, já tinha ido a 10 anos atrás, a cidade continua linda, com pessoas lindas e educadas.
    Fiquei hospedada no Hotel Serrano Resort, muito bom e tem 6 restaurantes no hotel, vale a pena experimentar.
    Não deixe de ir comer o pastel perto da igreja é bom mesmo, são 3 tamanhos diferentes, não tem vento dentro do pastel. Se quiser comer comida caseira por quilo gostosinha e barata, em o restaurante quase em frente a casa de pastel.
    Uma dica, não perca tempo nem dinheiro comendo no restaurante Ratatouille perto da rua coberta, a comida é muito ruim.
    A casa de massas Pastasciutta é tudo de bom, demora um pouco para servirem, pois preparam a massa na hora, mas vale a pena.
    Se quiser comprar queijos, salames, doces vá a Casa do Colono, fica perto da rodoviária, o preço é muito bom e não deixa a desejar a nenhum outro.
    Na minha opinião os passeios ao Mundo a Vapor e ao Museu de cera e jogar dinheiro fora, ingressos R$ 15,00.
    No centro de Gramado em frente a igreja São Pedro tem um bondinho que circula por toda a cidade, R$ 12,00 por pessoa, você percebe que pode fazer muita coisa a pé, a cidade é bem pequena.
    O chocolate Florybal é muito bom.
    Andei de trenó no Alpen Park em Canela é como andar de montanha russa no meio das árvores.
    O teleférico do Parque do Caracol também é muito bom, tem uma vista linda da cachoeira.

    Abraços a todos

  121. #129 - debora disse:

    ola a todos

    estarei indo a gramado em julho vou levar a minha de 1 ano e 4 meses. gostaria de saber qual a temperatura nessa epoca do ano em gramado e que tipo de roupa devo colocar em minha filha para mante-la aquecida.

    grata

    débora

  122. #130 - Alan Biancchi disse:

    Em Dezembro vou para o Natal Luz de Gramado o evento se estende por quase 2 meses a decoração natalina é linda e aqueles shows e desfiles de natal são atrações de primeiro mundo não deixam nada a desejar se comparado a shows como em Nova York ou Las Vegas. Já comprei os ingressos online para o Natal Luz de Gramado. A dica é que vai ter muitas atrações festas e shows os hotéis e pousadas estão com poucas reservas, quem esta pensando em ir deve tratar de reserva logo hotel ingressos passagem aérea etc…. Para quem for a Gramado Natal Luz vai dica sobre o evento atrações ingressos e fotos no link http://www.igramado.com.br/natal-luz.html Convém reserva o hotel ou pousada antes de Agosto para ficar hospedado no centro de Gramado o ideal é também já reserva uma agência de turismo que faça o transfer e passeios pela Serra Gaúcha pois sai bem mais barato viajar se programando previamente.

  123. #131 - Milene Ripoll disse:

    Le chalet ….que decepçãp….
    R$ 45,00 cada rolha é roubo.
    Nunca mais volto neste restaurante.
    Serviço de amadores,grosseiros e caro.
    Não percam seu tempo neste lugar.
    Existem opções muito melhores na cidade.
    Le Chalet NUNCA MAIS MESMO!!!!!

  124. #132 - Gustavo disse:

    GRAMADO É UM EXEMPLO PARA NOSSO PAIS…BASTA UM PLANO ESPECIFICO DE EDIFICAÇÕES…NAS CIDADES É TUDO QUADRADO..MAL FEITO…RELAXADO…ODORO IR LÁ PELO PADRÃO DAS EDIFICAÇÕES, PELO POVO GAUCHO, EDUCADO, RECEPTIVO. QUEM TIVER INDO A GRAMADO PARA ECONOMIZAR..PODE ATÉ CURTIR..MAS ACONSELHO PREPARAR O BOLSO..PORQUE AS MELHORES COISAS SÃO CARAS E VALEM MUUUUUITO A PENA. SE DEUS QUISER UM DIA ME MUDO PARA LÁ E VOU CUIDAR DA TERRINHA COMO ELA MERECE.

  125. #133 - Vânia disse:

    Gostaria de saber se é necessário usar roupa térmica por baixo da roupa comum no mês de julho em Gramado? Já comprei camisetas e ceroulas para mim, para o meu marido e para a minha filha pequena.

    Gostaria de mais informações de pessoas que estiveram em Gramado no mês de julho. Estou com ótimas expectativas em relação à viagem, mas estou apreensiva em relação ao frio.

    Ajude-me, por favor.

    Obrigada,

    Vânia

  126. #134 - Andréa Paula disse:

    Olá, duas perguntas: estou para ir no dia 12 de setembro para Gramado, é verdade que chove muito e atrapalha os passeios? e o frio já diminuiu? Obrigada e aguardo resposta, Andréa.

  127. #135 - Daniela Angeli disse:

    Irei a Gramado em novembro e gostaria de dica do melhor trajeto de SC até lá.
    Já fiz o caminho por Lages e Vacaria e não curti muito.
    Estou pensando em ir pela BR-101, meu objetivo é utilizar uma estrada segura e sem muitas serras (penhascos). Alguém tem alguma dica?
    Desde já agradeço.

  128. #136 - Eliane Gomes disse:

    Gostaria de saber como faço para sair do aeroporto de Porto Alegre e seguir de ônibus para Gramado.Como faço?Que ônibus pegar?Qual o preço?Obrigada.

  129. #137 - Claudia disse:

    Olá!

    Estou planejando visitar gramado nos dias 09 a 16/setembro/2010. Sei que o inverno está no final e a primavera começando, por isso ainda temos frio.

    Porém, gostaria de saber se nesta época ocorre chuvas. Chove muito????

    Grata,

    Claudia

  130. #138 - Natáli disse:

    Vou a Gramado na segunda quinzena de agosto, quando já terá acabado o Festival de cinema…
    Bom depois de dezenas de comentários, ninguém falou sobre a vida noturna. E u meu namorados gostamos de sair, dançar, ver gente, tomar umas cervejas… Sugestões?
    Além disso, vi críticas, mas nenhuma sugestão de onde comer um fondue gostoso e com preço justo.
    Abraços.

  131. #139 - Natáli disse:

    Ops, corrigindo: eu e meu namorado!
    Hehehee

  132. #140 - Angelica disse:

    Olá,

    Estou com duvidas em relação ao passeio de trem Maria Fumaça. No site eles falam que para passageiro particular tem um ônibus que nos leva de volta para Bento Gonçlves.
    Queria saber se assim que desembarcamos do trem em Carlos Barbosa temos que pegar o ônibus de volta a Bento Gonçalves ou podemos pegar esse ônibus em um horário mais tarde para dar tempo de conhecer a cidade de Carlos Barbosa (varejo Tramontina e Fetinna de Formaio…)

    Espero que me ajudem…
    Angélica

  133. #141 - Fabíola Criscuolo disse:

    Vamos a Porto Alegre no período de 04 a 08/08 e em seguida a Gramado, até o dia 13/08, época do Festival de Cinema. Gostaria de saber sobre as condições das estradas de acesso a Gramado, pois vamos locar um veículo para fazer a viagem de Porto Alegre até lá. Qual a melhor estrada para chegar a Gramado? Há muito movimento na cidade durante o Festival de Cinema ou só nos dias de encerramento?

  134. #142 - Gustavo disse:

    Como chegar em gramado pela estrada é só olhar no google maps…gramado no inverno é bom por causa do frio, todos os ambientes ficam aconchegantes, todos os hoteis são muito bons, uns melhores que os outros claro, mas vai da opinião de cada um. Por setembro, novembro ainda é friozinho, mas ao contrario do inverno, tu vais poder sair bastante, caminhar até altas horas, quem sabe até a noite (coisa que no inverno só debaixo de 100 Kg de roupas). As paisagens estão mais floridas, e verdejantes. Para casal eu recomendo ir no inverno pois olhar na janelinha do quarto e ve aquela serração, aquele frio de matar, e ve que tu ta quentinho com a pessoa que tu ama não tem preço. hehe…familia com filhos é melhor na epoca mais quente, que dá para cansar a gurizada e bota eles para correrem na rua, em vez de ficar trancados com os pestinhas dentro do quarto e eles cheios de energia, dae bota eles para correrem na rua. hehe.
    UMA DICA DE UM GAUCHO ESPERTO, para quem gosta de coisas caseiras e baratas, em PICADA CAFÉ, uma cidade um pouco antes de Nova Petropolis tem um lugar na beira de estrada que tem as melhores cucas do mundo, em tamanho hehe e sabor… buffet de sopas maravilhoso, pães, queijos, geleias, aff..só penser em algo bom que tem. Espero que eu tenha ajudado um pouco.

    O NEGOCIO É CUIDAR DA CIDADE NÃO JOGAR LIXO NA RUA,NÃO SUJAR, QUE ELA VAI ESTAR SEMPRE LÁ QUALQUER DIA DO ANO BONITA E PARA TODOS.

  135. #143 - Renata disse:

    Olá
    estou indo para gramado no inicio de Agosto e gostaria de saber se o albergue é muito longe do centro ou da pra fazer a pé? e gostaria de dicas para alimentação baratas e um bom café colonial.
    obrigada

  136. #144 - Naty disse:

    Olá, vou a Gramado no começo de Outubro.Quero saber se costuma fazer frio nessa época? Devo levar apenas roupa de frio?
    Obrigada desde já!

  137. #145 - Clarice disse:

    Eu e minhas filhas adolescentes estamos pretendendo fazer uma viagem às Serras Gauchas em setembro.

    Li todas as suas dicas e anotei muitas sugestões importantíssimas!

    Super bacana o seu blog!

    Entretanto, percebi que algumas pessoas estão questionando sobre a possibilidade de chuvas em setembro e não li nenhum comentário a este respeito.

    É comum chuvas em setembro, final de inverno inicio de primavera?

    Aguardo sua resposta! Grata,

    Clarice

  138. #146 - THais disse:

    Preciso saber se em setembro chove muito em Gramado?? Pretendo ir em setembro de 2010?
    Bjos

  139. #147 - Clara disse:

    Olá, vou para Gramado em outubro, gostaria de saber se alugar um carro é mais em conta do que fazer o translado de ônibus e os passeios pela agência? Obrigada!

  140. #148 - Marco Ghil disse:

    Oi, estou indo para Gramado com minha esposa próximo
    dia 24/08, gostaria de saber qual o meio de transporte com custo baixo do Aeroporto à Gramado, sendo direto,não considerando através da Rodoviária?

  141. #149 - Guilherme Quintino disse:

    Olá pessoal,

    Pra quem vai à Gramado/RS a passeio aconselho ir de carro, pois os translados são caros e com tempo limitado e há muitos lugares turisticos que são distantes do centro, como o MUSEU DE CARRO, MUNDO A VAPOR, MUSEU DE CERA, PARQUE DO CARACOL e tantos outros. Estive em Gramado entre os dias 04/07 a 12/07/10, sou de Vila Velha/ES, aluguei um carro rodei cerca de 1300km e tive um gasto de RS 1.000,00 inclusos aluguel + conbustivel (R$ 680,00+ R$320,00), pra quem puder desembolsar este valor eu aconselho vale a pena o sacrificio, pois é muito facil se descolcar para outras cidades como: BENTO GONÇALVES, GARIBALDI, NOVA PETROPOLIS, CARLOS BARBOSA e etc. São muitas as possibilidades de roteiro com um automovel.

    Bom passeio a todos.

  142. #150 - VILAS disse:

    ESTOU INDO PARA GRAMADO EM OUTUBRO DE 2010, E ESTOU QUERENDO SABER SE TEM ALGUEM QUERENDO IR COMIGO? SOU DE BELO HORIZONTE, SE TIVER ALGUEM AFIM FAVOR ME ENVIAR EMAIL

  143. #151 - WILMA disse:

    Gostaria de saber se há onibus partindo do aeroporto para gramado.

  144. #152 - karcilene disse:

    Olá estou indo a gramado no começo de outubro,gostaria de saber como é o clima neste més e que tipo de roupa devo levar. mim ajuda por favor. desde já muito obrigada

  145. #153 - carlos disse:

    como eu fasso para chegar em gramados se meu ponto de saida é de florianópoles?vou de carro.

  146. #154 - carlos disse:

    meu email de ajuda é carlos_cdj@hotmail.com me ajudemmmmmmmmmmmmmmmmm…………..

  147. #155 - Renata disse:

    Olá pessoal!

    Realmente…o site é bacana pra caramba, ajuda muito na hora de escolher o que fazer e onde comer. Já tem uma série de restaurantes que estão excluídos da minha lista.
    Enfim…eu vi diversos comentários sobre temperatura, chuva e etc., pelo visto esse tópico já está totalmente superado. Contudo, eu só vi uma pergunta acerca dos gastos médios na cidade com restaurantes e passeios. Ficaria muito feliz em saber (mais ou menos) quanto se gasta com uma boa alimentação (para duas pessoas) em Gramado.
    obs: eu prefiro economizar durante o dia pra poder gastar mais à noite.
    Ah…se possível, gostaria de algumas recomendações de restaurantes.
    Bom…quanto aos passeios…vale mais a pena fazê-los por conta própria pegando um táxi ou até mesmo ônibus do que ir com as agências receptivas?

    Desde já muito obrigada!

  148. #156 - Deluiz disse:

    Estive na Serra Gaúcha agora em setembro e fiquei perpexo de tanta beleza. Tem um povo hospitaleiro, aliás, o povo gaúcho demosntra uma educação sem igual. Portando, recomendo a todos que lerem esta mensagem, que não deixem de visitar Gramado, Canela e Nova Petrópolis, de preferência.
    Um abraço a todos

  149. #157 - André Alécio disse:

    olá Renata

    olha em Gramado tem restaurantes bem sofisticados, lembro que fui em um com rodizio de massas que era excelente e custou uns 30 reais por pessoa, fora bebidas… lembro que tinha restaurantes com rodizio de “fundi” que falaram que eram ótimos que saia uns 35 reais por pessoa. Por ser uma cidade turistica de alto nivel tem varias opções de restaurantes bons na cidade, tem a rua coberta com varios restaurantes, pizzarias, que não eram tão caros. com certeza se vc procurar vai encontrar opções mais em conta, mas no geral para se comer em um local bom se gasta uma quantia consideravel…. é dificil falar, mas uns 70 reais pra 2 pessoas, em um restaurante legal, isso sem grandes sofisticações … mas acredito que vale a pena.

    quanto a passeios, dá pra conhecer locais por conta propria, no centro tudo é mais ou menos perto… no parque do caracol, dá pra chegar de onibus… talves pegar taxi ou alugar um carro para fazer passeios um pouco mais afastados possa valer a pena.

    espero ter ajudado

    abraços

  150. #158 - Priscila disse:

    Olá
    Vou a Gramado perto do Natal com meu marido e meu filho. Será que devo levar agasalhos? Qual a temperatura média para esta época do ano? Chove muito?
    Por favor, preciso de ajuda pra pensar nos itens que devo levar.
    Agradeço desde já!

  151. #159 - ALYNE disse:

    BOA TARDE!

    ESTOU INDO A GRAMADO COM MINHA FILHINHA DE 3 ANOS NA PRIMEIRA SEMANA DE DEZEMBRO E NÃO QUERIA SER PEGA DE SURPRESA COM RELAÇÃO A TEMPERATURA. GOSTARIA DE SABER O QUE LEVAR PARA VESTIR DURANTE O DIA E Á NOITE .

    OBRIGADA ANTECIPADAMENTE ,
    ALYNE

  152. #160 - Antonio Maria Denofrio disse:

    Estou procurando telefone e nome de uma loja de couros que fica na pista entre Gramado e Nova Petrop0lis. Indo no sentido de Nova Petropolis ela fica no lado direito. Inclusive, ao seu lado, existe uma plataforma de cimento para tirar fotos da bela paisagem.

  153. #161 - Silmar Filho disse:

    Boa tarde… Estou querendo passar minha lua de mel em Gramado em abril/2011. Gostaria de saber sobre a temperatura nessa época do ano e sobre as opções na área turística???

  154. #162 - Karine disse:

    Olá,
    Gostaria de informações do que devo levar na mala , poi irei passar uns dias emGramado agora no começo de Novembro, e não tenho idéia de como arrumar a mala

  155. #163 - marjori disse:

    Olá !
    Veja a distância e localização.
    Bjs.
    Mãe.

  156. #164 - Flávio Sousa de Figueiredo disse:

    Estarei em gramado no mês de março/2011, gostaria de receber notícias da cidade, como clima e locais para passeios, grato!

  157. #165 - André Alécio disse:

    olá pessoal

    para dar uma contribuição aos que estão preocupados com o clima na época que irão a Gramado deem uma conferida na tabela abaixo, é de 2009 mas dá pra ter uma noção sobre a temperatuda nos meses do ano

    Temperaturas registradas em Gramado no meses de 2009 (em graus Celsius)

    Janeiro – Min. 11 – Max. 35 – Med. 23
    Fevereiro – Min. 12 – Max. 31 – Med. 21
    Março – Min. 10 – Max. 32 – Med. 21
    Abril – Min. 7 – Max. 27 – Med. 17
    Maio – Min. 2 – Max. 24 – Med. 13
    Junho -Min. 2 – Max. 22 – Med. 12
    Julho – Min. (-3) – Max. 21 – Med. 9
    Agosto – Min. 2 – Max. 28 – Med. 15
    Setembro – Min. 2 – Max. 26 – Med. 14
    Outubro – Min. 0 – Max. 33 – Med. 16
    Novembro – Min. 11 – Max. 34 – Med. 22
    Dezembro – Min. 8 – Max. 38 – Med. 23

    abraços

  158. #166 - jailma disse:

    Olá,
    Estou indo a Gramado em dezembro, Natal Luz-2010.Como se vestir nessa época?
    Grata,

  159. #167 - Francisca disse:

    Sou de Manaus e estou querendo passar minhas ferias em Gramado, estou preocupado se estará frio no periodo de 23 a 01/02/2011. Pois acostumado em manaus com um calor.

  160. #168 - Thiago Wanderley disse:

    Olá gente,

    Sou nordestino e vou à Gramado em lua de mel. De 16 a 19/11/10

    Gostaria de saber que roupas eu e minha esposa devemos levar.

    Por exemplo: para um dia de passeio (shorts ou calça? bulsa ou camisa mais quente?)

    outra coisa, aqui onde moro, quando dá 23º não ta tão frio… mas já vi que nesse período vai dar isso ai… mas os 23º daqui será que são os mesmos 23º daí?

    “com que roupa.. com que roupa… eu vou”

    agradeço por uma boa resposta.

    Thiago

  161. #169 - ricardo igreja disse:

    Estou indo na semana que vem a gramado (dia 21). Soube que teve chuva de granizo esta semana. A meteorologia fala em sol com pancadas de chuvas, para o período em que vou. Granizo,essa época, é comum? Como está o tempo agora neste mês? Chove muito? Se chover tem desfile de natal (comprei pelo site para o domingo 21). Quais são as opções de passeio com chuva? oBRIGADO.

  162. #170 - Maria disse:

    Alguém sabe informar onde fica o Hotel Cabanas do Tio Chico? Fica próximo do centro de Canela? Quais os pontos de referência?

    E sobre a Pousada Ald’mama?

    Grata!

  163. #171 - Lidiane disse:

    Olá pessoal

    Vou a Gramado nesse mês de dezembro e gostaria de ir até de Bento Gonçalves fazer alguns passeios independentes naquela cidade. Pretendo alugar um carro para ir até Bento Gonçalves. Gostaria de saber se a estrada que liga Gramado a Bento Gonçalves é perigosa e se é difícil para o turista que não conhece a região se movimentar entre essas cidades e dentro dessas cidades.

    Outra pergunta: alguém sabe se há ônibus de linha normais que ligam Gramado a Bento Gonçalves e, havendo, qual empresa que faz a linha e se é fácil fazer essa viagem?

  164. #172 - suzy disse:

    ola gostaria do que vesti em dezembro sera que é muito frio me responda.

  165. #173 - André Alécio disse:

    olá Suzy

    É bom estar preparada com roupas de frio, pois mesmo nesta época faz um friozinho de noite. As mulheres geralmente se vestem muito bem para sair a noite pela cidade.

    Para o dia leve roupa e tenis confortaveis para caminhar e aproveitar a cidade

    abraços

  166. #174 - socorro araujo disse:

    Ola gostaria de sugestoes de roupas no perioldo d janeiro em gramado….
    e onde comprar roupas em porto alegre.

    obrigada

    socoro araujo

  167. #175 - roseane ramos disse:

    Olá pessoal
    Vou a Gramado no início de janeiro (05/01/11)com meu marido e filhos de 6 e 12. Gostaria de obter informações a respeito da temperatua nesta época e qual roupa adequada colocar na mala, principalmente com relação as crianças.

    Grata

  168. #176 - Nathane disse:

    Olá, pretendo conhecer Gramado em julho de 2011. Tenho algumas dúvidas com relação a roupas e calçados, será possivel andar de salto na cidade? Além disso, gostaria de saber se costuma chover em julho na cidade. Vamos atraves de uma agência, porém fiquei sabendo que para todos os pontos turisticos, são necessários a compra de ingressos, preciso saber então o valor estimado de cada ingressos para me programar, como exemplo, o Museu de Cera, o Lago Negro, o Mini mundo, entre outras atrações. Desde já agradeço e aguardo retorno.

  169. #177 - marcia almeida disse:

    Gostaria de obter informações sobre organizar mala para casal com um filho de 6 anos. Chegada a Gramado dia 10 de janeiro.

    Obrigada.

  170. #178 - Geraldo Miranda disse:

    Estou indo para Gramado em 04 de março, período do carnaval, gostaria de saber se é uma cidade tranquila sem o barulho do carnaval? e algumas dicas de passeio …

  171. #179 - Dirceu disse:

    Estou indo para Gramado no mes de março, vou a teh Caxias do Sul saindo de São Paulo… vou alugar um carro… para seguir ate Gramado… já tenho Hotel reservado… gostei das dicas que aqui consta dos viajantes… se alguem puder me orientar melhor para que eu possa aproveitar o máximo a semana que vou passar lá para aliviar estresse de São Paulo.

  172. #180 - Erica D' Orazio disse:

    Olá!
    Irei para Gramado na terceira semana de fevereiro, fora da temporada. Gostaria de saber se os passeios ficam mais baratos; e quais os restaurantes com preços mais acessíveis próximo ao Hotel Alpenhaus. Irei pela CVC, portanto sem carro.

    Obrigada.

  173. #181 - HCN disse:

    Olá

    Há basicamente duas informações que gostaria de obter sobre Gramado, de forma sincera e precisa:
    - Sugestões de empresas responsáveis pelos passeios turísticos para evitar as chamadas “latadas.com”, que nos levam somente a lugares para se fazer compras. Estamos mais interessados na cultura local e o que há de diferente do restante do país.

    - Como geralmente as pessoas se vestem no verão (janeiro): sabemos que à beira-mar as pessoas se vestem de maneira simples e descontraída, mas a turma que frequenta Gramado é mais ou menos sofisticada?!

    Grata.

  174. #182 - Erica Dorazio disse:

    Olá!
    Irei para Gramado na 2ª semana de fevereiro/2011. Gostaria de saber se por ser fora de temporada se os preços de lojas e restaurantes ficam mais em conta.

    Obrigada.

  175. #183 - Bruna disse:

    Vou a Gramado no início de fevereiro. Gostaria de saber em relação as chuvas nesta época pois tenho acompanhado elo clima tempo e parece que tá chovendo direto em Gramado.

  176. #184 - Lucas disse:

    Olá.
    Parabéns pelo site. Estou mto interessado em ir para Gramado na minha lua de mel. A data provalvel é 19/10 ate 26/10. Meu receio é ir numa época em que a chuva não de trégua. Alguem pode me informar quanto ao clima provavel nessa epoca (chuvas principalmente)?
    Devo fazer reseva direto com o hotel, portanto eu devo gastar com o traslado Porto Alegre/Gramado….alguma dica?

    valeu

  177. #185 - Penélope disse:

    Primeiramente gostaria de parabenizar pelo site e pelos comentários que tem me ajudado muito.

    Acho que a dúvida sobre o clima e roupa já está quitada, só gostaria de saber se é comum cair muita chuva no mês de julho, pois já sei que o frio é certo.

    Gostaria, também, de mais dicas sobre restauraurantes/café/lanchonete (bons, fartos e média de preços) e passeios. E hotéis que vocês achem que vale a pena indicar.

    Pretendo alugar um carro pra conhecer as cidades vizinhas, então as dicas podem ser das demais também.

    Desde já, agradeço.

  178. #186 - domingos disse:

    parabens pelo site que ajuda muito.
    estamos com reserva para a pousada nosso lar.gostaria de saber se é uma bôa pousada e se a localização é bôa para se visitar os pontos turisticos a pé

  179. #187 - Rodney disse:

    Boa noite

    São tantos elogios que seria pouco espaço aqui para descrevê-los. Um lugar maravilhoso já estive seis vezes e este ano novamente irei até lá. Povo hospitaleiro,lugares maravilhosos e passeios fantasticos.Por isso a cada 2 anos faço uma visita e sempre fico admirado com a melhoria da infra estrutura que a cidade tem, e cada vez melhor.

    Parabêns.

  180. #188 - sibelle paixao ladeira disse:

    Boa tarde, estou com uma viagem marcada para Gramado no começo de maio, mais estou com muito medo do frio, pois moro em lugar quente. Gostaria de saber como é o clima la em maio se a temperatura chega a negativo se da para suportar o frio tranquilo.

  181. #189 - Lua disse:

    Olá, sou do interior do RN, e moro numa cidade beeem quente (claro). Sou daquele tipo que nunca enfrentou frio mto grande e morro de medo. Estou pensando em ir a Gramado no mês de julho e estou na dúvida se levo ou não minha filha de 6 anos (por causa do frio). Será q dá pra passear lá nessa época ou o frio atrapalha?? O que vc me sugere e quais as dicas para enfrentar esse friozão? obrigada.

  182. #190 - Camila disse:

    Eu fui em Janeiro deste ano e estava frio à noite… o frio lá é gostoso. Moro na Serra do Rio de Janeiro… Moro em Petrópolis. O clima aqui é parecido com o de Bento Gonçalves.

    Gramado é BEM FRIO.

    TB voltarei em julho ;)

  183. #191 - Cyndi Menna disse:

    Gramado é tudo de bom! Uma cidade linda que não em canso de visitar.

  184. #192 - reinaldo disse:

    Onde achar hospedagem em Gramado no periodo de 19 a 22 de nov 2011 ? Estar frio esta época? Agraço!

  185. #193 - André Alécio disse:

    Olá Reinaldo e demais amigos.
    Para terem uma ideia sobre temperaturas durante o ano em Gramado, aqui vai as medias de 2009.
    Temperaturas registradas em Gramado no meses de 2009 (em graus Celsius)

    Janeiro – Min. 11 – Max. 35 – Med. 23
    Fevereiro – Min. 12 – Max. 31 – Med. 21
    Março – Min. 10 – Max. 32 – Med. 21
    Abril – Min. 7 – Max. 27 – Med. 17
    Maio – Min. 2 – Max. 24 – Med. 13
    Junho -Min. 2 – Max. 22 – Med. 12
    Julho – Min. (-3) – Max. 21 – Med. 9
    Agosto – Min. 2 – Max. 28 – Med. 15
    Setembro – Min. 2 – Max. 26 – Med. 14
    Outubro – Min. 0 – Max. 33 – Med. 16
    Novembro – Min. 11 – Max. 34 – Med. 22
    Dezembro – Min. 8 – Max. 38 – Med. 23

    Lembrando que mesmo na época do verão é sempre bom estar preparado para uma queda de temperatura nas serras gauchas e em Gramado. No inverno estejam preparados para dias frios no inicio da manhã, ao entardecer e de noite. Levem tenis para confortaveis para caminhadas, visitem lojas de chocolate. e o Parque do Caracol no caminho de Canela, com a linda cachoeira do Caracol que vale a visita.

    Para hospedagem tem muitas pousadas e hoteis em Gramado, acrito que ficar na região central ou na avenida que vai pra cidade de Canela seja uma ótima localização (fiquei hospedado nesta avenida e estava a pé, foi facil me locomover pela cidade de Gramado.)

    bom é isso ai

    boa viagem e abraços a todos

    André

  186. #194 - Janille disse:

    Olá,

    Iremos a Gramado no feriado de páscoa com um grupo de 40 pessoas e estamos em busca de locais para fazermos 6 refeições nos três dias em que estaremos na cidade.
    Gostaria de saber qual sugestão de restaurantes econômicos que costumam atender grupos.

    * Favor responder no e-mail.

    Agradeço desde já,
    Janille

  187. #195 - Daniella disse:

    Irei me hospedar em julho no grande hotel canela, então gostaria de saber se alguém já se hospedou lá? Obrigada

  188. #196 - Djalminha disse:

    Olá, estou indo para Gramado entre os dias 02/06 a 05/06 com minha esposa. Fiquei na duvida entre o hotel Alpenhaus e o hotel Glamour da Serra. Qual dos dois é melhor? Gostaria tambem de dicas de restaurantes em Gramado com comida boa e preço justo. Agradeço desde já, Djalminha.

  189. #198 - Flávia disse:

    Olá pessoal!
    Estou indo para Gramado com os meus dois filhos. Vou ficar hospedada no Laghetto Siena, que fica na estrada que vai para Canela. Será que dá para ir ao Centro a pé? É fácil conseguir taxi e a corrida é muito cara? Se alguém puder me ajudar!
    obrigada

    • #199 - André Alécio disse:

      oi Flavia

      Olha não sei a distancia entre este hotel e o Centro de Gramado, mas quando eu estive em Gramado tambem me hospedei nesta estrada (que parece mais uma avenida). tem serviço de onibus tambem, lembro que fui a pé até o centro varias vezes, de onde eu estava até lá era uma caminhada de uns 30 minutos, nesta avenida tem fabrica de chocolate, vc estará proxima a Cachoeira do Caracol (pegue um taxi ou onibus, pois ir a pé é longe), tem também alguns museus e outros pontos turisticos proximos, assim tambem como lojas de roupas.

      abraços

    • #200 - pablo disse:

      oi flavia
      vc ja veio para ca ?
      eu sou da qui posso te ajudar eu trabalho com turismo aqui .

  190. #201 - tayanne motta disse:

    Olá, estarei viajando para Gramado no dia 18 de maio e gostaria de saber se há lojas de roupas de inverno com bom preço.
    Gostaria de saber também se tem alguma loja que vende roupa térmica, pois não consegui localizar pela internet.
    Espero gostar do passeio.
    Alguém conhece o hotel alpestre? é bom?

  191. #204 - Christianne disse:

    Olá, André. planejo ir com minha família início de dezembro para Gramado. Quantos dias vc acha serem suficientes para o Natal Luz?
    Obrigada,

    Christianne.

    • #205 - André Alécio disse:

      olá christianne

      olha acredito que de minimo uns 3 ou 4 dias daria para aproveitar a região de gramado e também ver as varias apresentações do Natal Luz. A dica é vc esperar a programação sair, e se programar para estar na cidade nos dias que mais lhe interessarem para ver as apresentaçoes. Mas é bom se programar bem pois as pousadas e hotéis procuram ficar cheios nessa época do ano.

      abraços

    • #206 - Igor disse:

      Uns 3 dias e 4 noites, dezembro faz calor não pé um fator agradável.Se fosse no inverno poderia ficar 7 dias tranquilos em GRAMADO.Mas se ficar mais dias aproveite conhecer o SONHO DE NATAL na vizinha CANELA!

  192. Gostaria de saber,se existem pessoas que alugam quartos em suas casas para turistas em GramadoRS

  193. #208 - Ailton disse:

    Olá, pretendo ir a gramado no feriado de 15 de novembro e gostaria de saber mais informações sobre esse período, como temperatura, eventos etc. Obrigado Ailton

  194. #209 - André Alécio disse:

    olá Ailton

    geralmente em meados de novembro o evento natal Luz que ocorre na cidade de gramado ja iniciou, é considerado o maior evento natalino do Brasil. Esta época por mais que seja quase inicio do verão de noite e de manhã cedo faz um pouco de frio é bom estar preparado com roupas de frio.

    abraços

  195. #210 - Natasha disse:

    Olá André!
    Eu e meu esposo estamos indo para Gramado pela primeira vez e iremos ficar de 16 a 21/07, e gostaria de sugestões de restaurantes baratos e passeios imperdíveis.
    Sei que Gramado é uma cidade totalmente turística e o mês de julho é considerado alta temporada, porém não gostaríamos de passar por situações chatas onde se paga caro e de forma injusta.
    Você sabe também me informar qual a distância/horas de Gramado a Bento Gonçalves?
    Obrigado,
    Natasha

  196. #212 - ****** brenda ****** disse:

    ola meu nome e brenda e estou progamando uma viagem para a minha familia para o dia 9/7/2011 para que nos conhecermos gramado a cidade que eu chamaria de cidade luz em ves de paris nos queremos pasiar muinto nessa cidade piscinas,atividades,neves,trem…etc)varias coisas ha a ser feito eu desejo para o que eu fazerer em gramado que outras pessoas paseiam pela a cidade intera pena que eu so tenho 4 dias aula e a coisa mais inportante na vida bejao a todos que vivem em gramado eu queria poder viver na cidade que se pode chamar de cidade luz beijao gramado ate dia 9/07/2011

  197. #213 - Neila disse:

    Olá, pretendo conhecer Gramado em novembro de 2011. Tenho algumas dúvidas com relação a roupas e calçados, será possivel andar de salto na cidade? Além disso, gostaria de saber se costuma chover ou fazer frio em novembro na cidade. Fiquei sabendo que para todos os pontos turisticos, são necessários a compra de ingressos, preciso saber então o valor estimado de cada ingressos para me programar, como exemplo, o Museu de Cera, o Lago Negro, o Mini mundo, entre outras atrações. Desde já agradeço e aguardo retorno.

    • #214 - André Alécio disse:

      olá Neila

      dá sim para usar salto na cidade, mas lembre-se é mais confortavel um bom tenis nas horas em que for caminhar muito para conhecer a cidade. Uma Vez estive em Gramado em Janeiro, e fez um friozinho, então é bom levar roupa de frio na mala.
      Realmente Algumas atrações de Gramado é cobrado ingresso. A entrada do museu de Cera por exemplo quando eu fui estava 20 reais, para entrar no parque da cachoeira do caracol custava 10 reais, o mini mundo custa 14 reais a entrada. O lago negro é aberto, apenas para andar de pedalinho é cobrado taxa.

      espero ter lhe ajudado

      abraços

  198. #215 - Camila disse:

    oi gente, pretendo ir a gramado no dia 13/11 e queria dicas de quem ja esteve por la, de onde posso ir, pousadas boas, o que levar, e principalmente que tipo de roupa levar… preciso muuuuito da ajuda de voces.

    obrigada desde já.
    att.
    camila crisóstomo

  199. #216 - Evaldo Kuss disse:

    Não é comentário, mas sim dúvidas…Como chegar a Gramado, via BR-101 saindo de São José dos Pinhais-Pr
    ou BR 116? QUEM PODE ME AJUDAR.

  200. #218 - luciane silva disse:

    Olá estarei passando um periodo de ferias em Julho em Gramando, R.S e desejo saber qual a cidade que tem mais opções de lojas e preços de casacos de lã e acessorios(luvas, gorros)para comprar.
    Grata

    Att, Luciane

  201. #219 - Mary disse:

    Olá, venho acompanhando toda as mensagens e os que pretendem ir a Gramado no mês de Setembro, estão com receio de chuvas. Pretendo ir na 2ª qunzena de Setembro com minha filha de 3 anos. Será que alguém poderia me dizer se realmente chove mmuito nesta época?

    • #220 - Roberto disse:

      Olá Mary. Vi a sua preocupação com a chuva. Todo viajante deve ter em sua mala capa de chuva e guarda chuvas, porque o tempo é imprevisível. Não se esqueça de levar roupas quentes, porque a região é serrana, com aquele clima típico de inverno (frio e garoa). Pode ser que voce tenha sorte e encontrar clima mais ameno. Boa Viagem.

  202. #221 - osie disse:

    Olá estou indo ä gramado no inicio de agosto, gostaria de saber sobre quais tour, quais os melhores pontos que naum poderia deixar de conhecer..por favor gostaria de algumas dicas!!!

    • #222 - André Alécio disse:

      Olá Osie

      Tem muitois locais legais para conhecer em Gramado, O Lago Negro, as fabricas de chocolate , o centro da cidade com muitas costruções bonitas e jardins bem cuidados, e cachoeira do Caracol acho lugares que valem a visita. No centro tem ótimos restaurantes, uns com fondue, outros com rodizio de massa. Tem a rua coberta, onde tem restaurantes também. E muitas lojas de roupas a preços bons.

  203. #223 - karinenr disse:

    Olá, pretendo viajar em dezembro e estou pesquisando valores de passagem aerea e não estou encontrando promoções!! É verdade que a tendência é apenas de aumento??!! Obrigada!!!

  204. #224 - Bruno freitas disse:

    bonito,tem bons guia turísticos entre outros….

    Mas tome cuidado pois o problema é invisível…porque os passeios são bastante cansativos,pq fomos primeiramente no vale dos vinhedos e na fabrica miolo …..bom lugar,mas para chegar la 2:30 de onibus ida,e mais 2 :30 volta,putz…eles ainda empurram os passeios “comerciais”para ele lucrarem em cima de você,como ir na loja da tramontina…(loja não é fabrica),antes te levam para passear no maria-fumaça….R$ 70,00 por pessoa por 1hora e 30 de passeio com um monte de gaucho chato dançando e fazendo palhaçada…e faz um frio de 4 e 5 graus na viajenzinha….puro comercio…..depois nos outros dias te levam em alguns lugares legais,mas eles não param nos portais da cidade,nem em lugares bonito para tirar foto…só apenas onde eles tem camaradagem comercial,onde voce turista pode gastar dinheiro…como lojas de roupas,restaurantes caros,comercios voltados para o turista e sempre é mais caro do que na cidade. cuidado.

    restaurante bom e barato é realmente o hakobne,ele tem uma boa variedade,até que é simples,mas um simples com qualidade.2 pessoas comem uma quantidade boa e barata por 35,00 com refri.o problema que tem hora que enche muito.

    o ratatouille em um alomoo bom,mais e mais caro…em torno de 23,00 por pessoa mais se balança….
    mais o founde do ratatouille não é bom aparentemente é mais barato é 29,00 por pessoa mais o refri é 4,00 e eles cobram couvert e então no final vc gasta quade 90,00 e não come nada e demora para vir.Então não vá lá pois não vale a pena.

    Quer comer um founde bom?então eu vou te dar a dica Restaurant Petite Maison,putz….bom atendimento,founde com repetição otimo lugar e bastante carne….me buscaram e levaram pro hotel…o atendimento é nota 10 eu indico!!39,00 por pessoas.

    obrigado pelo espaço espero que ajudem vcs!

  205. #225 - Fátima disse:

    Gramado é simplesmente maravilhosa,estive lá em agosto/2011, e simplesmente já estou com saudades. você anda nas ruas tranquilamente sem medo de ser assaltada , desfrutando de uma paisagem indescritível , saborea deliciosos pratos, toma excelentes vinho.
    Recomendar passeios, restaurantes etc…, é difícil pois tudo é tão lindo, recomendo sim que busque a melhor forma de fazê-los procurando a melhor opção para o seu bolso

  206. #226 - Átila disse:

    Saindo de Fortaleza ? Vai de avião só até Caxias e de Caxias pega ônibus até Gramado ? Qual o horário dos ônibus ?

    • #227 - André Alécio disse:

      olá Atila

      De Caxias do Sul para Gramado saem varios onibus diarios, das 6h; 8:30; 11h; 13:30; 15:30 17:30 19h e 20h

      Se da sua cidade não sai Aião para Caxias do sul, tera que descer no aeroporto salgado Filho que fica em Porto Alegre de lá saem onibus direto para a cidade de Gramado. Nos seguintes horarios10:15; 12:45; 14:15; 16:45; 1915; 21:15

      abraços

  207. #228 - Regina disse:

    Vou a Gramado de 03 a 09 de dezembro/2011., chegando a Porto Alegre de avião. É necessário reservar passagem de onibus de Porto Alegre p/ Gramado, com antecedencia, nessa época? ou é melhor contratar transfer?

  208. #229 - Marilia disse:

    Estou indo em novembro para Gramado , chegando pela manhã, bem cedo no Aeroporto Porto Alegre, . A melhor opção é ir direto para Gramado ou tem alguma cidade no meio do caminho que vale a pena visitar?
    Obrigada

    • #230 - André Alécio disse:

      olá Marilia

      Na região tem outras cidades interessantes, como Caxias do Sul e Bento Gonçalves por exemplo, proximo a Gramado tem Nova Petropolis, que é um bom lugar para comprar roupas em Couro. Outro Local bacana para conhecer são os Canions em Cambará do Sul e Canela, estas duas ultimas são depois de Gramado.

  209. #231 - Cibelle disse:

    Olá, pretendo ir a Serra Gaucha em Janeiro, porém gostaria de saber se chove muito nesta época por lá.
    Obrigada.

    • #232 - André Alécio disse:

      oi Cibelle

      ja estive na região das serras gauchas em janeiro, é uma época que chove sim, mas quando estive lá as chuvas (que não foram muitas ) não estragaram os meus passeios pela região. Acho q depende um pouco de sorte.

  210. #233 - JOÃO CARLOS ANDRADE disse:

    Amigos, vou a gramado dias 13,14,15 e 16nov2011, onde posso encontrar sugestões de roteiros turisticos na região? estarei de carro e poderei visitar as cidades vizinhas também, um abraço.

  211. #234 - Daniel disse:

    Estou indo a Gramado em janeiro e gostaria de saber se faz frio neste mês(janeiro)?
    Quero ficar hospedado em um ponto estratégico (próximo aos principais pontos turísticos).Qual a melhor localização para se hospedar? Você indica algum hotel?

  212. Olá pessoal,
    estou indo para gramado dia 2/11, a um evento evangélico, gostaria de saber se haverá algum evento e local.
    Obrigado!

  213. #236 - olga pires da silva disse:

    Já fui 2 vzs na festa da uva e fiquei aí em gramado, 8 anos atrás foi a última vez,esta o clima maravilhoso,agora estou indo Natal de luz, vou passar o natal aí, que tipo de roupas devo levar, vamos um grupo de 8 pessoas vou ficar na Pousada da vóvó Carolina, queria saber também a distância p/onde fica a festa os eventos? Vou 18/12 e volto25/12. Atenciosamente.

  214. #237 - Ney Pinheiro disse:

    Olha Gente!
    Falar de Gramado, seus encantos naturais, sua gente, sua arquitetura, das dádivas que a natureza legou a esse lugar, seus eventos, principalmente o Natal Luz, me traz uma indescritível satisfação, não só do âmbito físico, mas sobretudo espiritual. Estou desejando sempre manter minha saúde para lograr retornar tantas vezes quanto Deus me permitir até a minha partida em definitivo para a eternidade. Morrer em Gramado, ainda que em sonho, é um presente que nem sei se mereço!
    Conhecer essa terra se constitui em um verdadeiro e divino legado de Deus!
    Abraços e Saudações a todos que lerem esta mensagem.

  215. #238 - Luisa Pacheco disse:

    Moro em Rosário do Sul,meu marido e eu vamos passar uns dias em Caxias na casa do meu filho, e gostaríamos conhecer Gramado e Canela, pensamos em sair domingo de manhã cedo de Caxias ir direto para Canela e depois do almoço vir pra Gramado, e voltar para Caxias na madruga. Será que é viável fazer essa viagem, sem ter que ficar em hotel?
    Agradeço se me responderem.

    • #239 - André Alécio disse:

      Luisa….

      Gramado e Canela são cidades grudadas uma a outra, na avenida não dá para perceber onde termina uma cidade e começa outra, a cachoeira do Caracol, uma das principais atrações turisticas da região fica entre as duas cidades, não conheço muito Canela, nem sei se lá tem muitas atraçoes turisticas, mas Gramado é linda com varios museus, lojas de chocolate, e tem sua bela arquitetura. Aproveite que nesta época do ano em Gramado tem o natal Luz, o maior evento natalino do Brasil. Acredito que estando de carro, sera um bom passeio mesmo sendo por apenas um dia.

      abraços

  216. #240 - Maria disse:

    olá pessoal, estou programando em ir a Gramado em abril/2012 , gostaria de saber se nessa época é muito freio e os pontos turisticos são dificeis pra ir sem carro próprio ou seria melhor ir de escursão?

    obrigada
    Maria

    • #241 - André Alécio disse:

      Maria

      Se voce estiver indo a Gramado sem Carro mas ficar no centro tera bastante coisa perto para conhecer, algumas atraçoes ficam um pouco longe, mas podem ser visitadas de onibus. Acho que dá pra ir sem caro tranquilo.

  217. #242 - Larissa disse:

    Olá,
    gostaria de saber se agora nos meses de Dezembro e Janeiro chove muito em Gramado?!
    Agradeço..

  218. #243 - livia disse:

    Gostaria de sber se existe em Gramado um lugar de achados e perdidos? Pois estive aí no dia 24 de novembro, quinta passada e perdi minha carteira de motorista.grata

  219. #244 - Felipe koehler disse:

    Boa tarde! Gostaria de parabenizar a todos pelas dicas e aproveitar e perguntar se realmente em Gramado existem dois cardápios diferentes nos restaurantes para “alta” e “baixa” temporada. Obrigado!

  220. Oi Pessoal! Quero compartilhar com vcs minha viagem a Gramado.
    Fui com minha esposa em Lua de Mel, e realmente NÃO HÁ outro lugar melhor para se estar… O Clima é simplesmente maravilhoso, mesmo durante a manhã, a noite então nem se fala…Estive em Gramado em Outubro/11 e não vejo a hora de voltar. Estavamos sem carro mas contratamos os serviços de uma Agência de Turismo e conhecemos diversos locais entre eles: Igreja Canela(linda); Parque do Caracol (muito frio); Mundo a Vapor (não aconselho); Fábrica de Cristais, Lojas de calçados e Bolsas (só se vc quiser comprar algo); Museu do automóvel e Museu de Cera são imperdíveis; Fábrica de Chocolates Luganno (chocolates deliciosos….);Lago Negro (para casal é super romÂntico!); Gramado ZOO é simplesmente fantástico com alguns animais soltos em contato com vc show de bola!
    Todos esses locais são pagos, exceto lago negro e igrejas… Sobre os restaurantes não tenho o que reclamar, todos super atenciosos, muita comidá, é claro que os preços são bem elevados, mas se já estamos lá vamos aproveitar!!! Em especial indico os restaurantes: Le petit clos, Alpine Gourmet, Pizzaria Porto dos Piratas, Carlitos Restaurante (esse é a melhor opção em Foundues hein). Todos com traslado, o que é muito bom né! Não deixem de fazer a Tour Uva e Vinho, o trem maria fumaça é simplesmente demais, muito engraçado com seus shows dentro dos vagões, corais e etc… Sem contar as visitas as vinículas para quem gosta de apreciar um bom vinho.. hehehe Essa é a hora!!!!! Enfim, nunca vi uma cidade com pessoas tão educadas, atenciosas, enfim um verdadeiro exemplo para as outras cidades brasileiras…

    Quero voltar logo a Gramado se Deus quiser!!!!

  221. #247 - Priscila disse:

    Ola, vou a gramado em março como é o clima neste mês?
    Gostaria tambem que voces me desse dicas de passeios gratuitos (a familia é grande e pagar ingresso para cada atração fica uma fortuna), voces conhecem fabricas e vinicolas quem não cobram visitação?

  222. #248 - bebel disse:

    oie sou de manaus
    já tive a oportunidade de conhecer gramado
    em 2011 e é muito lindo
    tudo que hà lá..é friio até no verão
    mais vale apena quem já é acostumado com o calor!

  223. #249 - Edina disse:

    Olá pessoal!!!!

    Estou indo para gramado semana que vem, alguém pode dizer como está o clima por lá e quais os lugares não devo deixar de visitar de forma alguma.

    Abraços

    • #250 - André Alécio disse:

      oi Edina

      o verão na região de Gramado é um pouco úmido, Passeios interessantes, são: Lago negro, caminhar pela região central, experimentar fundei e almoçar nas casas de massa. Conhecer as lojas de roupa, e tb as lojas de chocolate, passear no parque do caracol. entre muitos outros passeios para fazer, tem varios museus tb, dai vai depender do seu gosto.

      abraços

  224. #251 - Viviane disse:

    Olá, estou com uma viagem marcada para gramado e canela com meu marido e meus pais, gostaríamos de alugar um carro. confortável, seguro e com bom preço, gostaria de sugestões, se é melhor alugar em porto alegre ou em gramado e quanto mais ou menos seria a diária.
    Valeu

  225. sou fortelaza gostaria de saber qunto custa mais ou mmenos os passeios , as passagem , as hospedagem ,
    porque nao tenho muinto dinheiro mais é o sonho de minha esposa conhecer gramado . aguardo rpseostas …

  226. #253 - Milena disse:

    Olá Bom dia André!

    -Estou indo a Gramado no período de 28/03 a 02-04 …
    Poderia me informar qual o clima mais ou menosnesse período?
    -Bom Irei ficar no Hotel Glamour da Serra..vc conhece?tem um bom atendimento?tem uma boa lozalização para ir a pé conhecer os lugares?
    - A respeito dos Táxis as corridas são caras?
    -Para ir ao Parque do Caracol é possível pegar um onibus direto de Gramado p lá?

    Obrigada desde já pela atenção!

  227. #254 - ELISANGELA disse:

    GOSTARIA DE SABER A PREVISÃO DO TEMPO EM FEVEREIRO EM GRAMADO, POIS PRETENDO PASSAR O CARNAVAL.
    PERÍODO DE 17/02 A 22/02.

  228. #255 - Engrid disse:

    Olá! Sou do ceará, e eu gostaria de saber que roupa devo levar para uma viagem que farei para Gramado em maio! Devem ser todas quentes ou pode variar? desde já agradeço e aguardo a resposta! Por favor mande a resposta p o meu e-mail…
    att. Engrid

    • #256 - André Alécio disse:

      olá Engrid

      Depende da época do ano o Frio mais intenso em Gramado é de manhã e de noite. O resto do dia é possivel sim estar com roupas leves. Em janeiro por exemplo, uma das vezes que estive na cidade, andava de bermuda e camiseta o tempo inteiro.
      Leve roupas de frio, porem as de calor tambem, tem muitos passeios em meio ao sol. É bom saber que em gramado vendem lindas roupas de frio a bons preços, então pode ser uma opçao de comprar de roupa de inverno. (fica ai a dica)

      Abraços

      • #257 - Engrid disse:

        Caro André! Obrigada por sua colaboração!
        A minha viagem será no início de maio, as suas dicas permanecem ou existe mais alguma?
        Desde já agradeço a sua ajuda!
        Att,

        Engrid

        • #258 - Anderson disse:

          Prezada Engrid,

          Este ano vou pela quarta vez a Gramado, sempre no mês de maio. Eu escrevi o comentário #60 sobre minha viagem de 2009, dê uma lida. Como gosto de frio, curto bastante o mês de maio. Alguns dias, à tarde, faz um pouco de calor, quando está sol (por calor entenda uns 23-24 graus, no máximo). Mas tanto de manhã quanto à noite faz bastante frio. Já peguei frio lá em maio de doer a cabeça. Assim, recomendo levar uma boa blusa fechada e um casaco mais pesado, gorro e até um cachecol. À noite, minha namorada coloca umas 3 blusas e ainda fica com frio, mas ela é friorenta. Leve roupas confortáveis para os passeios diurnos, tênis, se gostar, uma bota, blusa de gola alta etc. Duvido que fará calor a ponto de ser necessário usar uma regata, por exemplo.

  229. #259 - TELMA GOES disse:

    Este site é maravilhoso! dicas fantasticas!
    Estou indo passar CARNAVAL em Gramado e gostaria de obter dicas do clima, tipo de roupa para levar, bem como melhor local para locar carro de passeio. Nessa época é muito cheio?
    Grata pelo que puder ajudar

    • #260 - André Alécio disse:

      olá Telma

      O clima nesta época de carnaval em Gramado não é muito frio, porem esteja preparada com roupas de frio principalmente de noite. Gramado é uma cidade muito turística, e carnaval acredito que a cidade esteja cheia sim, mas a cidade é muito bem estruturada. quanto a carro lembro que próximo da rodoviária tinha locadora, mas acabei fazendo muitos passeios a pé pela cidade e de ônibus.

      aproveite as lojas de chocolate, os deliciosos fundues, casas de massa, passeios no parque do caracol e lago negro.

      espero ter ajudado

      abraços

  230. #261 - GIORDANI disse:

    Boa tarde,vou passar a pascoa em gramado,porem nao comprei passagens aereas ainda,gostaria de saber se a tendencia é ficar cada vez mais caras as passagens aereas para porto alegre? Gostaria de saber tb quanto é mais ou menos um aluguem de carro em gramado?obrigado

  231. #262 - helano souza disse:

    bom dia alecio tudo bem?em maio to querendo fazer um mochilao pra gramado ,oq eu vocd me recomenda desde agradeço abraço

  232. #263 - silas de morais borges disse:

    Estou indo para Gramados em Julho, e gostaria de adquirir pacotes de transportes(passeios) gostaria de algumas indicações sobre este serviço
    grato
    Silas

    • #264 - Rogerio disse:

      Bem,
      fui a gramado em Nov de 2010 e irei novamente em Março de 2012. Para passeios recomendo a “jardineira das hortências”. Muito organizado, pessoal simpático, atencioso. Nos levou e nos deixou sempre no hotel! Abraços!

  233. #265 - Rafael disse:

    Olá, estou indo a gramado em 21/06 e gostaria de dicas de quais roupas levar.

    • #266 - Rogério disse:

      Leve roupas de frio. Fui em Novembro q não é das épocas mais frias e tive que comprar agasalhos lá pois fez 8ºC a noite. Em junho faz bastante frio tanto de manha quanto a noite. Se não for acostumada a frio leve bastante roupa!!!!

  234. #267 - jose fabiano de lima disse:

    ola rafael nao sei de onde voce e mas recomendo traser roupas pesadas pois nesta epoca ja da frio um abraço e aproveite

  235. #268 - jamilly nogueira disse:

    ola,sou de fortaleza e eu e meu noivo estamos querendo passar a lua de mel em gramado,no periodo de 05/08,queria saber se faz muito frio,e dicas de quais tipo de roupa levar.

    • #269 - André Alécio disse:

      oi Jamilly

      em agosto o tempo é bastante frio em gramado principalmente de noite. é bom estarem preparados com roupas boas de frio. geralmente o pessoal na cidade se veste muito bem, com chales, cachecol, sapatos etc… fica ai a dica para sair a noite. Em gramado e outras cidades proximas tem lojas que vendem roupas de frio de qualidade e bons preços.

      espero ter ajudado.

  236. #270 - Ale disse:

    Ficamos no hotel alpenhaus ( um hotel bom, o café da manhã depois do 3º dia fica repetitivo, pedimos o jantar no quarto apenas 1 noite, e não gostamos da comida!), o serviço em geral é bom!Há um super mercado Rissul muito proximo ao hotel, assim vc pode comprar várias coisas se quiser. Em janeiro o hotel oferecia o serviço gratuito de van para o centro ,mas no ultimo dia antes de voltar o serviço foi suspenso.Eu recomendo alugar um carro na gramadense com o Juliano ( nós fizemos isso no 2º dia e tivemos a chance de ir onde quisemos) a diária do carro era mais barata do que a da locadora indicada pelo hotel. Aliás as indicações feitas sempre passavam por uma taxa extra que era repassada ao guia , ao hotel e etc… A cidade é muito fácil de se localizar, eles te oferecem mapas com os pontos , então é só olhar e chegar! Guia de turismo da CVC (a nossa foi a Daniela), não recomendo,fomos com o ônibus apenas no 1º dia, ela nos levou a uns 14 ou mais pontos turísticos, onde todos pagavam a entrada com um desconto para grupos da CVC (mas o valor pago sempre era maior daquele que eu vi pela internet antes de viajar) e o tempo para conhecer o lugar era de 30 min no máximo e se vc nao estivesse no onibus ficaria por sua conta a partir dali, conclusão depois que alugamos o carro tivemos tempo para realmente conhecer e tirar fotos dos pontos que ela nos levou.Quanto a recomendação de ir a Canela apenas se não houver mais opções em Gramado também discordo, pq fomos muito bem recebidos lá e as compras saíram mais baratas do que em gramado. Os passeios agroturismo,e Caxias do sul pela CVC saíriam muito mais caros por pessoa se fossemos com o onibus e a Guia, no entanto fomos de carro em 3 pessoas e não gastamos um terço do valor. A cidade vive do turismo, o povo te trata muito bem, e se vc conversar com as pessoas que moram lá recebe as indicações sem comissão por trás. Quanto aos restaurantes , comida alemã no Fritz ( av Borges de Medeiros no centro) boa opção! Galleto Italia (AV Hortensias no centro) boa opção mas vem bastante comida!!! Torre Café colonial ( av Hortensias ) boa opção! Pergunte sempre a quem mora no lugar onde eles frequentam, não o mais caro ,porém um bom lugar com boa comida! Nos parques leve sempre a máquina com baterias carregadas, e reservas pq no mini mundo acabou a minha bateria , eu fui e pedi se poderia voltar depois apenas para tirar as fotos e me foi dito que sim e que eu não pagaria novamente o ingresso, porém quando retornei ao parque a historia foi outra, só entrava se pagasse novamente! Lugares que gostei : museu do perfume, fabrica do cristal, fabrica da tramontina, aldeia do papai noel, museu de cera ( só para fotos) , museu do chocolate, alpen park, lago negro, casa do colono, parque do caracol, mundo encantado,passeio trenzinho jardineiras, visita aos colonos ( conhecemos o museu, e outras propriedades vizinhas onde degustamos a uva recem colhida e sucos de uva deliciosos).Visita a Igrejinha (minha mãe achou uma loja do nº 35 apenas sapatos numero 35 – ela adorou!!)

  237. #273 - Mirian disse:

    Boa Tarde a todos!

    Irei passar minha lua-de-mel em Gramado no mês de Novembro, vocês poderiam me dizer como é o tempo nesta época do ano e sugestões de passeios?

    Já Agradeço,

    Mirian

  238. #274 - Vanessa disse:

    Bom dia…

    Estou pensando em passar minha Lua de Mel em Gramado em Outubro. O que vcs indicam? Onde fico? Que tipo de roupa levar? Quais passeios não posso deixar de fazer? Pretendo ficar 7 dias.
    Obrigada desde já.

  239. #275 - Silvio Hamad disse:

    Estive em gramado Rs dia 13/05/2012 á 17/05/2012.achei a cidade maravilhosa.coisa de primeiro mundo.e a cidade de canela Rs tambem é linda.gostei muito.fomos em todos os museus e parques.só achei muito caro as entradas.

  240. #276 - Grazielle disse:

    Boa noite,

    Vou estar em Gramado semana que vem. Gostaria de comprar bota e jaqueta de couro aí. O preço compensa ou é melhor eu comprar aqui na minha cidade (Belo Horizonte)???

    • #277 - André Alécio disse:

      olá Grazielle

      proximo a cidade de gramado, tem a cidade de Nova Petrópolis, lá tem lojas que vendem jaquetas de couro muito bonitas a preços bons. não sei se a diferença de preço entre BH e lá é grande, mas acho q vale a pena vc passar em Nova Petrópolis e conferir as lojas. tem também roupas de lã.

  241. #278 - Natália Spagnol disse:

    Olá, sou de Ribeirão Preto –SP cidade que faz muito calor em algumas épocas chegando prox 40 C, vou ficar em gramado de 16/10 /2012 à 23/10/2012. Gostaria de saber é um mês em faz muito frio?
    Não queria levar muita roupa de frio na bagagem, o custo de roupas e muito alto?
    Se alguém tiver dicas especiais, que possam me ajudar, principalmente de gastar bem menos nos passeios.
    Abraços

    • #279 - Grazielle disse:

      Acabei de voltar de lá… Melhor viagem da minha vida. Só não peguei o frio que esperava, lá de dia tava o maior calor. Não sei como é o tempo em Outubro, mas lá me disseram que as noites lá são sempre frias, em qlq época. E lá pela manhã e a noite venta demais… tem q levar roupas de frio mesmo. O preço das roupas lá é normal como em outras cidades, mas as opções são muito maiores. Muita coisa linda e chique.
      A cidade não é cara, o que encarece são os inúmeros passeios que a gente faz. Fica entre R$16 e R$30 reais as entradas. É bom planejar e ver o que vc realmente quer conhecer.
      Recomendo fazer o tour da uva e do vinho, vc conhece umas 5 cidades, várias vinícolas, tem almoço italiano incluso no preço e passeio de maria fumaça pelas cidades de Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves, sem contar as inúmeras degustações de vinho e queijo. Fui pela agência San Clemente e custou 150 reais por pessoa (com tudo incluso). Não recomendo o Super Carros, vc paga 25 reais só ver os carros, somente isso, não dá nem pra chegar perto deles direito, uma grana mal investida, ao menos q vc esteja querendo pagar 770 reais p pilotar uma Ferrari (aí sim).
      A grande vantagem de Gramado é que a maioria dos restaurantes tem o serviço de transporte gratuito, te buscam no hotel e depois de levam de volta. Tem alguns q te buscam de limosine! É só vc pedir na recepção que eles ligam p vc.Assim vc economiza com taxi ou aluguel de carro.
      Outra dica p economizar é não comprar os souvenirs na Borges de Medeiros. Nas ruas adjacentes vc acha tudo idêntico às vezes pela metade do preço! Então não se empolgue muito! Não saia comprando tudo na primeira loja que entrar!
      Se for comprar chocolates, compre na Florybal, eles te buscam no hotel tb. Tem várias lojas e fábricas de chocolate e as opções são ótimas e com bons preços.
      Se quiser ir em Canela, não pague taxi, vá de onibus mesmo, custa 2 reais. Caso vc tenha ido no play house da Florybal (ou na Terra Mágica), vc pode pedir p eles te deixarem na centro de Canela, aí vc economiza transporte e caminhada até a rodoviária..rsrs.
      Espero q essas dicas possam ajudar alguém!

      • #280 - Natália Spagnol disse:

        Oi Graziele!
        Amei as dicas 
        Vou ficar na pousada Solar da Serra.
        Estava muito em dúvida, se faria o Tour da uva e vinho, e só locava um carro, não tenho mais a dúvida.
        Muito Obrigada!

  242. #281 - Tatiane disse:

    Grazielle, primeiramente gostaria de agradecer pelas suas dicas que me ajudaram bastante, em segundo lugar gostaria de saber sobre hoteis se voce tem algum pra indicar…
    Obrigada

    • #282 - Grazielle disse:

      Oi Tatiane! Fiquei na pousada Solar da Serra http://www.solardaserra.com/. Ela é mais simples, porém muito confortável. O atendimento é excelente (os donos da pousada são mto educados e te dão várias dicas de tudo que vc precisar) e o café da manhã é mto bom tb. A grande vantagem dessa pousada é que ela é no Centro, então dá p vc fazer mta coisa a pé, como umas caminhadas pela Borges de Medeiros. Ela não é tão chique comparada aos luxuosos hotéis e pousadas que tem aos montes por lá, mas recomendo pela qualidade e também pelo preço tb. Fui agora no final de Junho e paguei 155 reais a diária (casal).

  243. #283 - Tatiane disse:

    Alguem pode me indicar alguns hoteis em Gramado???

  244. #284 - Tiane disse:

    Olá,

    Sou de Fortaleza-CE. Estarei em Gramada no período e 21 de dezembro ‘a 01 de janeiro/13.

    Iamos em turma, acabou que várias pessoas desistiram… agora, só vai eu e uma prima.

    Bom, gostaria de dicas… barzinhos legais e locais que realemente, não poderei deixar de conhecer.

    Odetalhe é: passeremos lá o natal, meu aniversário (dia 28)e o ano novo… No meu niver, gotaria de fazer programas inesquecíveis e a noite, um local bem animado!!! rs….

    Outra indição também seria quanto a roupas para usar nesses período.

    Bom, espero dicas legais para minha programação.

    Obrigada!

    • #285 - Larissa disse:

      Oi Tiane,

      Na boa? Gramado é uma cidade no qual vão mais casais e famílias, então pelo o que percebi qdo fui lá, no inverno do ano passado, a vida noturna lá não é muito agitada. os programas a noite são mais calminhos, tipo sair mais para comer mesmo. Agora não sei no periodo de Natal né, deve ser mais agitado. Principalmente por causa das inúmeras atrações ao ar livre. Mas lá faz frio todas as noites, mesmo no verão, então você terá que separar umas roupinhas quentinhas para levar. Tenha uma boa viagem!

  245. #286 - Ivone disse:

    Olá, vivo na Europa a 13 anos e estou voltando para o Brasil, sou de Goiânia, mas como é um clima muito quente gostaria de mudar para o Sul, vendo sobre gramado me interessei muito para viver ai, como o clima é um pouco parecido com o dqui gostaria de ter informações sobre, habitar nesta cidade maravilhosa. Aguardo seu comentário. Ivone

  246. #287 - Evelin disse:

    Olá pessoal!!!
    Pretendo ir a GRamado entre 17 e 19/11.Alguém me indica um lugar legal para me hospedar com um bebê de 6 meses?

    • #288 - André Alécio disse:

      olá Evelin

      na cidade de Gramado tem ótimas opções de pousadas e Hoteis, tem muitas opções, fica dificil falar de algum, mas com certeza você ira encontrar uma boa opção de hospedagem pra você e seu filho.

  247. #289 - Evaldo disse:

    Olá pessoal,

    Pretendo ir a Gramado com minha família em 01/2013. Vi um hotel que achei interessante: HOTEL CABANAS TIO CHICO. Alguém pode me dizer se é bom?
    Obrigado.

  248. #290 - Andreia disse:

    Olá!!
    Eu e meu marido fomos para Gramado na terça feira dia 28/08 e retornamos ontem, dia 01/09 e o previsto era retornamos no dia 02/09 a noite!
    Como a cidade é pequena.. mesmo tendo Canela e Nova Petrópolis ao lado, fizemos nossos passeios sem programação… o que facilitou e mto é que fizemos nossa viagem de carro! Muitas visitas… restaurantes diferentes todos os dias… vários passeios em lojas e lugares turísticos!
    Super indico: As visitações nas fábricas de chocolates (Florybal e Planalto, pq foram as que fizemos), Mini mundo é uma graça e o valor é de r$ 12,00. Tem duas lojinhas dentro do parque, tudo é lindo, porém muito $$$$
    LE JARDIN: esse lugar, p/ quem gosta de lavanda e da cor lilás, é um lugar encantador… fica em um sítio, situado na estrada entre as cidades de Gramado e Canela, no casarão tem uma loja magnífica, com tudo mto organizado e surpreendente aos olhos, lá eles vendem tudo o que é relacionado a lavanda!! Tem um licor artesanal lilás feito a partir da essência da flor que é maravilhoso no valor de r$ 30,00 (500ml) tbém é comercializado o de chocolate com lavanda, porém não indico por ter um alto teor alcoólico e que confunde no sabor. Na florada que é entre setembro a novembro, vale mto a pena, eu só desfrutei da beleza por fotos mesmo :( rsrs (Não tem txs para a visitação)
    A igreja de N.Sra de Lourdes fica em Canela e é linda!! Ao lado esquerdo tem a loja “Mãos do Mundo”, um lugar bacana, mta coisa mística de vários locais.. Índia, China, Marrocos… bijuteria, acessórios para a casa, decoração, móveis! A igreja de São Pedro é localizada em Gramado e é maravilhosa durante o dia, mas a noite é surpreendente e as fotos ficam perfeitas, pois ela tem uma iluminação sútil no chão, feita de led. Na lateral direita da igreja, existe uma galeria com várias lojas, meu marido ficou impressionado com uma em especial, chamada “Nano Toys”, comercializa bonecos importados e originais de personagens de vários filmes, e um mais perfeito que o outro!!
    Gastronomia indico:
    CANTINA PASTASCIUTA
    AV. BORGES DE MEDEIROS, 2083 Bairro: centro
    FONE: (54) 3286 2131
    Maravilhoso, a cantina italiana, toda vermelha e verde com mobiliário bem rústico. Oferecem entrada a r$ 8,90 (100 gr)com vários tipos de queijos e presuntos, conservas, torradas, pães, patês e dips maravilhosos! Os pratos servem mto bem 2 pessoas e são deliciosos!
    Vc escolhe a massa e o molho, preço acessível em média r$ 80,00 o casal. A carta de vinhos é boa e preços bacanas!

    RISTORANTE DEI TALLINI
    AV. DAS HORTÊNSIAS, 2646 Bairro: centro
    FONE: (54) 3286 2329
    As massas são ótimas, algumas acompanham carne e os valores a partir de r$ 15,00 Serviço a la carte

    CHÂTEAU DE LA FONDUE (Couvert r$ 10,00 + couvert artístico r$ 5,00 + r$ 86,00 por pessoa + tx de 10% + bebidas)
    ***neste, gastamos r$ 218,00
    RUA CEL JOÃO CORRÊA, 300
    FONE: (54) 3286 7561

    SCUR PIZZARIA – r$ 45,00 por pessoa + 10% de tx + bebidas
    R: S.Pedro, 660 – Centro
    54 3286-3649

    Fiquei frustrada com o café colonial!!! Mto caro $$$$ Mtos pratos p/ “encher linguiça”… tem uma variedade grande, isso eu tenho que concordar, mas como chegamos as 15h00 +- e a fome estava arrebentando, pensei que iríamos comer até não querer mais, mas não foi o que aconteceu :(
    Suco, apenas o de uva e bem forte por sinal, 2 tipos de vinho, chocolate quente que nada mais foi que leite morno com achocolatado fortíssimo e amargo (arghh) me deu até dor de cabeça (já vem pronto em uma leiteira)!
    Frango empanado, lombo de porco empanado, polenta frita, embutidos, queijo colonial, geleias, picles alemão (com cenoura e cebolas no vinagre, afee bem forte) torta fria salgada, 2 tipos de torta salgada que estavam ressecadas, o pão de queijo estava maravilhoooso, quentinho.. só que ofereceram apenas 1 p/ cada! Os bolos, nada que eu pudesse dizer que estavam bons pq estavam mto ressecadinhos… as sobremesas, a gnt não gostei mesmo.. mto doces e cheias de leite condensado crú!!
    Valor por pessoa r$ 48,00

    As lojas são lindas!! Mta variedade em presentes, porém com valores bem salgadinhos…
    Fiquei boquiaberta com uma peça que adquiri em abril no Paraguay, paguei r$ 32,00 e em uma loja, r$ 147,00 (dei risada!!!) Mas comércio é comércio!!
    O hotel que ficamos hospedados é o Hotel das Azaleias, mto aconchegante, charmoso e hospitaleiro, os funcionários, bem instruídos e atenciosos, mtas informações conseguimos com eles!!
    HOTEL AZALEIA
    Avenida Borges de Medeiro, 1069 – Centro
    Telefone central de reservas e informações:
    (54) 3286.3583 ou (54) 3286.2452
    CARLOS E/OU INGO
    Acho que é isso pessoal!! No que eu puder ajudá-los, estarei respondendo a tds!
    Andreia

  249. #291 - Enter your name... disse:

    gente por favor !!!!!!!!!!!!!!!! Alguem que saiba me informar como e o clima gramado e canela em setembro pois vou para la na segunda quinzena,naõ sei como me vestir,quem puder me ajude por favor.

  250. #293 - Gih disse:

    Oi pessoas,

    Estou indo pela primeira vez de carro para Gramado em fevereiro antes do carnaval. Tem muita opção mesmo e queria conhecer Canela e Bento Gonçalves também.
    Quantos dias devo disponibilizar para conhecer tudo???
    Como é a segurança de Gramado?? Tem muitos assaltos??

  251. #294 - amanda disse:

    olá estarei em gramado no meio de fevereiro, gostaria de saber que tipo de roupas levar, pois ouço falar que é muito frio e que é muito quente, desde já agradeço.

  252. #295 - Camila disse:

    Por gentileza, vou me casar em Dezembro e juntamente com meu noivo decidimos Gramado, pela beleza da cidade. Porém faz calor nessa época. Queria saber o que a cidade oferece nessa época do ano.

    • #296 - Roza M R disse:

      Oi Camila,

      Em dezembro, a cidade de Gramado se prepara para o Natal de Luz com desfiles de carros alegóricos, apresentações de corais. Você pode acessar o site a matéria Natal Luz. Boa sorte e feliz lua de mel.

  253. #297 - joice disse:

    ola, estarei indo ´para gramado no final de agosto, queria saber se chove muito nessa epoca do ano? se a neblina dura o dia todo? obrigada

    • #298 - Roza M R disse:

      Oi Joice,
      É dificil responder com precisão sua pergunta. O clima de Gramado nos meses de junho, julho, agosto
      é frio, a temperatura pode chegar abaixo de zero grau, mas este que é o charme da cidade…é similar
      a um país europeu. Vá preparada. Sugiro que vc. entre no site da Climatempo wwwclimatempo.com.br
      aí vc terá uma informação mais precisa. Boa viagem!Roza

  254. #299 - Virgínia Romeiro disse:

    Boa tarde pessoas! Por favor me ajudem! Estou indo provavelmente para gramado na primeira semana de OUTUBRO, vou passar 4 dias por la e queria saber se tenho q levar mais roupas pesadas ou mais blusas basicas de mangas compridas. Jeans sei q é essencial, mas estou em duvidas em relação a parte de cima. Tenho um casaquinho tipo courino todo costuradinho com uma tela por dentro será que aguenta o frio de lá? Por favor meninas me ajudem não quero passar frio nem ficar mal nas fotos! Obrigada desde já.

    • #300 - Roza M R disse:

      Olá Virgínia,

      A cidade de Gramado tem 825m de altitude,localizada na Serra Gaúcha,sempre bate um friozinho, principalmente ã noite e no começo da manhã. No mes de Outubro, as médias de temperatura variam de 13 a 22 graus, mas pode acontecer de fazer 10 graus ã noite.Duas sugestões:Verificar, próximo a data da viagem, o site da Climatempo,
      wwwclimatempo.com.br para obter informaçõe mais precisa.
      Levar um casaco mais pesado para se prevenir ou comprar nas lojas de malhas ou couro que tem na cidade.
      No mes de outubro,como é baixa temporada, você pode gastar menos com diárias e talves, conseguir algumas promoções em lojas.
      Esperamos ter ajudado e boa viagem.
      Roza Equipe Guiadoviajante

      • #301 - Virginia disse:

        Roza obrigada por responder. Já marquei a viagem vou dia 03 de SETEMBRO na verdade e vou ficar até o dia 07. E o clima em setembro é o mesmo? É finalzinho de inverno, e devo me preocupar com o frio?

        • #302 - Roza M R disse:

          Oi Virgínia,
          Em setembro, a temperatura em Gramado varia entre 10 graus de mínima a 20, 22 graus mas à noite, por causa da altitude pode precisar de um blazer ou malha de lã. Recomendo que vc acompanhe a previsão do tempo na clima tempo uma semana antes da viagem.Boa viagem e divirta-se.

  255. Olá gente…Boa tarde!

    Eu e meu namorado pretendemos conhecer Gramado e Canela no mês de maio, entre os dias 08 a 15/05 e gostaríamos de informações sobre o clima da cidade neste período, bem como otipo de roupa/calçado deveremos levar.
    Se alguém tb nos fornecer dicas de hotel/pousada, locação de veículo, agradecemos.

    Abs!

    • #304 - Roza M R disse:

      Olá Virgínia,

      As cidades de Gramado e Canela ((bem próximas uma da outra, 16 km de distância ) são um charme em qualquer
      época do ano. No mes de maio, outono, a temperatura varia mínima de 12 a 20 de máxima, e à noite o vento é
      frio, portanto vale a pena levar um casaco e cachecol ou, aproveitar e comprar lá porque em ambas cidades há \
      lojas de confeccões e malhas de lã e couro.
      Uma dica: uma semana antes de ir acompanhe no site da climatempo como está o tempo.
      Quanto a hotéis e pousadas, no nosso site você pode pesquisar e encontrar algumas promoções.
      BBoa viagem pra vocês e ao retornar conte-nos suas impressões do lugar.
      Abraços ROZA Equipe do guiadoviajante

Deixe seu comentário

Copyright © 2002 - 2013 Guia do Viajante. All rights reserved.