You are here: Home // Brasil, Destinos, Rio de Janeiro // BÚZIOS – RJ

BÚZIOS – RJ


por: André Alécio

A cidade de Búzios, esta na região dos lagos, no litoral norte do estado do Rio de Janeiro. É uma cidade muito bacana para passar feriados e férias. Para quem quer badalação não tem lugar melhor na região, ou pra quem está afim de praias paradisíacas, com certeza esta indo ao lugar certo. São mais de 20 praias na cidade, nos mais variados estilos, uma com ondas fortes e extensas outras praias menores com pedras ideais para fazer mergulho livre. E ainda uma ótima estrutura para quem procura bons restaurantes, bares com musica ao vivo e danceterias, que podem ser encontrados na Rua das Pedras e nas ruas proximas.

Búzios é uma cidade de luxo, com muita gente rica e famosa, com restaurantes finos e hotéis e pousadas chiques, mas se você não tem tanta grana assim, nada o impede de conhecê-la, procurando é possivel encontrar hoteis mais simples e acessiveis ao seu bolso. Tem tambem muitas casas para alugar na cidade que podem ser uma boa opção para quem pretende passar varios dias na cidade.

Águas claras e tranqüilas na Praia da Ferradurinha
Águas claras e tranqüilas na Praia da Ferradurinha

Praias de Buzios

Muitas praias se encontram na cidade, vou deixar aqui a dica das praias mais visitadas de Buzios, lembrando que em praticamente todas encontran-se quiosques, mas não foi em todas que encontrei banheiro, e vi em apenas uma chuveiro de agua doce para tirar a agua salgada do corpo.

Praia da Ferradurinha: Uma das mais belas da cidade, bem pequena e com águas calmas e límpidas, com quiosques e caiaque para alugar.
Chega-se nela por uma pequena trilha ao lado esquerdo da praia de Geribá.
Praia da Ferradurinha
Praia da Ferradurinha

Praia de Manguinhos: uma praia grande com a faixa de areia estreita cheia de barcos, com um ótimo por do sol e píer, que ao lado tem bares e restaurantes.
Praia de Manguinhos
Praia de Manguinhos
Praia de João Fernandinho: É uma pequena praia, fica entre costões, tem mar calmo com piscinas naturais do lado direito, ótimo lugar para fazer mergulho livre, nela é possivel alugar snorkel. Chega-se nessa praia pelas pedras partindo da vizinha João Fernandes, ou por uma rua que tambem passa pela praia de João Fernandes.
praia-joao-fernandinho.JPG

Praia de João Fernandes: ótima praia para curtir com a familia, principalmente com a garotada e uma das mais frequentandas, tem suas aguas tranquilas, passeios de banana boat, alugan-se mascaras de snorkel e caiaque, tem uma boa estrutura de quiosques, proximo a ela, muitas pousadas e hoteis. É muito facil chegar nela, mesmo você estando de van pela cidade, pois a maioria das vans (que funcionam na cidade como onibus) tem seu ponto final ao lado da praia de João Fernandes.
praia-joao-fernandes.JPG

Praia de Geribá: é a praia de Búzios mais agitada pela galera jovem. Tem muita gente bonita. É uma praia razoavelmente extensa com vários bares alguns no final da tarde tocam musica eletrônica e a galera fica dançando na areia. Tem fácil acesso partindo da avenida principal.
Praia de Geribá
Praia de Geribá

Praia Azeda e Azedinha: pequena mas bem bonita,assim como João fernandes e Fernandinhos são praias familiares, se chega nela facilmente pela praia dos Ossos, e tambem pela praia de João Fernandes.

praia-de-azeda-e-buzios.JPG

Praia da Tartaruga: uma bela praia bem selvagem, porem com muitos visitantes no verão, ótima para dar uma relaxada dentro do mar. Com alguns quiosques.
Praia da Tartaruga
Praia da Tartaruga

Praia Brava: ótima praia para quem gosta de curtir o mar um pouco mais agitado, nesta praia é possivel praticar surf, a praia é bem salvagem, mas tem alguns quiosques, varios pontos tem pedras na areia dividindo a praia em varias faixas de areia, a aqui que se pega a trilha para a praia Olho de Boi.

praia-brava.JPG

Praia Olho de Boi: praia de areia branca, e bastante selvagem, é usada como praia de nudismo. Chega-se a ela partindo de uma trilha que sai do canto direito da praia Brava. Segundo informaçoes a praia só pode ser frequentada por naturistas, ou seja, se tiver afim de curtir o lugar terá que ficar a natural.

Praia dos Ossos: praia tranquila proxima ao cais e a praia da armação, no canto esquerdo é possivel subir na igreja Santana.

praia-dos-ossos.JPG

Praia Da Armação: Muitos barcos ficam ancorados ali, esta praia ja é bem proxima ao centro, com orla e na rua tem alguns restaurantes, A praia é de aguas tranquilas. Andando na rua pelo lado esquerdo logo se chaga na Orla Bardot, onde tem a estatua de Brigth Bardot e andando mais um pouco logo estará na rua das pedras.

Praia da Ferradura: com casas de veraneio do seu lado esquerdo e quiosques do lado direito, é uma praia de águas tranqüilas e bem familiar.
Praia da Ferradura
Praia da Ferradura

Saco da Ferradura: é uma praia de águas tranqüilas e selvagem, com poucas pessoas. O acesso se dá partindo pelo lado esquerdo da praia da Ferradura.
Saco da Ferradura
Saco da Ferradura

Praia do Forno: uma das mais belas da cidade, bem selvagem apenas com 2 quiosques, a praia é fechada por costões de pedra dando a impressão de parecer um forno. Aguas calmas e transparentes, com muitas pedras dentro da aqua, é um bom lugar para fazer mergulho livre, na praia aluga-se caiaque e tambem snorkel.

praia-do-fono-buzios.JPG
Praia do Forno

ONDE FICAR EM BÚZIOS

Promoção em Pousada em Armação de Búzios, RJ
Café da Manhã + Piscina + Criança Grátis*

Country Camping Club: Praia Rasa
Fone: 22 2633 -7177

Pousada Luar de Búzios: centro

Fone: 22 2623 – 0922

Pousada Arco-Íris:
Fone: 22 2623 -1256

Pousada Bucaneiro: Centro
Fone: 22 2623 – 6564

Hi Hostel Búzios: praia de Geribá
Fone: 22 2623 – 6024

Hi Hostel Búzios Central
Fone: 22 2623 – 2329

Como chegar de carro

Vindo do Rio de Janeiro: são cerca de 170 km. Após passar pela ponte Rio-Niterói pegar à esquerda no sentido Rio Bonito. Pouco depois de Rio Bonito, pegar à direita a Via Lagos no sentido de Araruama/Cabo Frio (Região dos Lagos). Ao acabar a Via Lagos, continuar por 5 km. até o posto Ipiranga na entrada de São Pedro da Aldeia. Pegar então a RJ-106 em direção a Macaé/Búzios. Após 14 km. (logo depois do Posto de gasolina “Até que Enfim”), entrar à direita seguir por uns 10 minutos até Búzios.

Vindo pelo norte do estado: vindo pela BR-101, pegar a entrada para Rio das Ostras e seguir 56 km até Búzios.

Vindo desde Belo Horizonte: passando por Petrópolis, descer a serra e adiante pegar a Rio -Teresópolis até Magé. Daí seguir em direção à Manilha e Rio Bonito (BR 101) e seguir o roteiro vindo do Rio de Janeiro

Principais distancias

São Paulo …………………………………….620km
Brasília ………………………………………..1340km
Belo Horizonte ………………………………625km
Vitória …………………………………………. 540km
Salvador ………………………………………1750km

Como chegar de ônibus

Do Rio De Janeiro até Búzios – (direto):
São vários horários e as saídas são diárias da Rodoviária Novo Rio pela Viação 1001 fone: (21) 4004-5001:
• Ida: 06:30, 09:15, 11:15, 13:15, 15:15, 17:15, 19:30
• Volta: 7:00, 9:00, 11:00, 13:00, 15:00, 17:00 e 19:00h.

De São Paulo à Búzios – (direto):
Saídas às 6º feiras 21:50 com retorno aos domingos às 20:15h. Pela Viação 1001: Fone:(11) 4004-5001.
Você pode ir até Cabo Frio de ônibus e pegar outro pra São Paulo, lá, você encontra mais opções de horários. Tanto pra chegar, quanto pra voltar.
buzios_rj_416.jpg

AGITO NOTURNO

O agito noturno em Búzios é grande, tudo começa na Rua das Pedras na região do centro, lá você tem muitas opções de bares, restaurantes e discotecas. Na rua tem de tudo, desde bar que rola MPB até lugares que tocam rock, passando por blues e pelo techno e surf music. Em alguns lugares você nem precisa gastar nada, afinal o “palco” é praticamente na rua, já outros custam caro. O movimento não tem hora pra acabar na época de temporada, começa lá pelas 10 horas da noite e às 6 horas da manhã você ainda encontra gente pelas ruas.

PASSEIOS DE ESCUNA

É grande a procura pelos passeios de escuna na cidade, e valem a pena serem feitos, as escunas são bacanas, e o visual muito compensador. Há diversos passeios, uns custam 30 reais por 3 horas e outros que duram praticamente o dia todo chegam a custar 70 reais, com refrigerantes, caipirinha e água inclusos no passeio e também varias paradas para mergulho. Os passeios saem no píer do centro próximo a Rua das Pedras é bastante grande o numero de guias oferecendo passeios é só ver qual lhe agrada mais e aproveitar.
Passeios de escuna reservam belas paisagens
Passeios de escuna reservam belas paisagens

DICAS DO VIAJANTE

Estar em Búzios é bem bacana de dia curtem-se as praias e de noite a vida noturna agitada da cidade. Você deve ficar atento aos preços nas praias, pois tudo é muito caro, é melhor perguntar antes de pedir, pois uma garrafa de cerveja pode chegar a quase 10 reais no quiosque dependendo da praia. Na Rua das Pedras tem muita coisa bacana se você tiver grana aproveite e seja feliz, se você esta com a grana curta mas mesmo assim afim de tomar uma cerveja, procure um mercadinho que tem depois do Macdonalds e compre sua cerveja por lá mesmo, um pouco mais pra frente rola barraquinhas de cachorro quente ( bom e barato). Nas ruas paralelas a rua das pedras tambem se encontram lanches e cerveja a preços mais em conta. Mas vale entrar e curtir os bares mais agitados da rua das pedras, mesmo eles tendo um preço mais caro. Na cidade não tem ônibus de linha se usam Kombi que levam as pessoas para as praias, é só chegar na avenida principal da cidade e pegar, não demora muito a passar , elas rodam 24 horas por dia é melhor sair na noite a pé. Na avenida principal se encontra mercados e restaurantes alguns servem prato comercial a menos de 10 reais. Tem também aluguel de bugre que chegam a custar 100 reais o dia,e motos scooter por 70 reais o dia, se você estiver com mais alguém vale a pena locar, pois vai ser possivel conhecer todas as praias em 1 ou 2 dias. Para a garotada tem no centro um local com patinação no gelo, tirolesa paintbol, kart entre outras atividades radicais.

Roteiro de passeio 1: É possivel ir até a praia de João Fernandes, e depois de conhece-la e também conhecer João fernandinho que fica ao lado, voltar caminhando e conhecer varias praias como a praia da Azeda e Azedinha, praia dos Ossos, a Igreja Santana, Praia da Armação, Orla Bardot e chegar na rua das pedras. Fiz este passeio a pé e valeu a pena ter conhecido esta região de Buzios. A caminhada é quase sempre no plano e pela orla, apenas para chegar na praia Azeda e Azedinha, terá algumas subidas, mas nada muito pesado, a caminhada é sempre por vias pavimentadas. Chegando na Rua das Pedras terá varias opções para almoçar.

roteiro de Passeio 2: seguir para a praia brava de lá, além de curtir a maravilhosa praia brava é possivel seguir a trilha para a praia olho de boi (praia de nudismo) e depois de curtir as duas praias mesmo estando a pé não é longa a caminhada para a bela praia do Forno, onde tem muita sombra debaixo das árvores, proximo ao quiosque. Se você estiver de carro, é possivel ainda seguir para a pequena Praia da Foca, ja para quem esta a pé, a praia da foca fica um pouco longe.

Praia próxima da Rua das Pedras
Praia próxima da Rua das Pedras

Tags: , ,

8 Respostas para " BÚZIOS – RJ "

  1. gostaria de saber valor do passeio de escuna p grupo

  2. #2 - Luiz Carlos says:

    Leila, os preços dos passeios de escuna são bem variados, dependendo da escuna e da época do ano que vc vai vir, variando de 30,00 até 70,00 por pessoa, num passeio de 2 a 3 horas, conhecendo 18 praias, e 4 ilhas, com paradas para mergulho onde a própria embracação fornece a máscara e o snorkel.
    Búzios é lindo, com um transparência de águas que só encontrei em poucos lugares do Brasil como Angra e outros poucos lugares abençoados como Cancún… É caro, mas vale a pena cada centavo.
    Abraços!

  3. #3 - Anônimo says:
  4. #4 - isabela carolinie says:

    oie meu sonho e morar em buzios sou professora fiz pedagogia tenho 25 anos e estou pensando em ir morar ai moro em terra roxa parana.
    Sao poucos habitantes mais turistas e acho ai lindo mas quero saber se apartamentos ai sao muito caros mwe ajudee por favor….beijos

  5. #5 - Daniela Helena says:

    Adorei conhecer Búzios, as praias são maravilhosas, a cidade é muito bonita, principalmente a noite na rua das pedras um lugar perfeito para se divertir. Recomendo.

  6. #6 - Esthefany says:

    Oi.Moro em Petrópolis e estou c planos de ir morara em Buzios,gostara de saber mais ou menos o valor de alugueis para casa pequena,e se o mercado de trabalho é bom.obrigada!

Copyright © 2002 - 2013 Guia do Viajante. All rights reserved.