You are here: Home // Brasil, Destinos, Minas Gerais // CACHOEIRA DA FAROFA – SERRA DO CIPÓ

CACHOEIRA DA FAROFA – SERRA DO CIPÓ


Este é o relato do passeio a Cachoeira da Farofa enviado pelo leitor Eduardo Vidal. Participe do site você também enviando o seu relato.

Uma das coisas mais emocionantes e incríveis da vida é a capacidade que o ser humano adquiri em saborear e aproveitar as coisas simples da vida. Mineiro nato como sou, posso garantir pra você que próximo de BH existe um lugar perfeito: CACHOEIRA DA FAROFA.

Caso você pensa em algum dia visitar essa cachoeira que fica localizada no PARQUE NACIONAL DA SERRA DO CIPÓ, já adianto pra você que tudo e qualquer coisa que você ler a respeito ainda conseguirá descrever a grandiosidade deste lugar. Ao chegar na Serra do Cipó, você deverá entrar por um caminho que leva até a portaria do PARQUE, são aproximadamente 2 km de estrada de calcário.

Ao chegar na portaria do parque você deverá deixar sua condução e ir a pé, em uma caminhada de 8 km. A partir daí começa uma incrível aventura, para os adeptos da natureza e que gostam de estar em contato com ela, talvez, uma sensação tão rara que dificilmente você poderá encontrar em algum lugar.
Cachoeira da Farofa
Caminho para a Cachoeira da Farofa

A caminhada que leva até a cachoeira mescla caminhos ao ar livre, caminhos na areia, em matas fechadas e se chover, você passará na lama e no barro aumentando ainda mais a adrenalina.
Trilha para Cachoeira da Farofa
Trilha para Cachoeira da Farofa, parte ao ar livre
Trilha para Cachoeira da Farofa
Trilha para a Cachoeira da Farofa, parte fechada por mata

Os riachos que você precisará atravessar, são um detalhe a parte, águas cristalinas, te obrigando a pisar na água sentindo o frescor do vento e da atmosfera. Frescor esse muito merecido, afinal de contas, a essa altura você já caminhou mais de 2 km.
Riacho na trilha para a Cachoeira da Farofa
Riacho na trilha para a Cachoeira da Farofa

Conforme se anda, é possível ver a cachoeira no fundo do horizonte, cada vez mais se aproximando e cada vez mais aumentando, ao longe, minúscula, parecendo que está totalmente abandonada no meio do nada, mas conforme passa o tempo ela toma forma, aumentando o tamanho e se revelando.
Vista da trilha da Cachoeira da Farofa
Vista da trilha da Cachoeira da Farofa

O parque também oferece aluguel de bicicleta e cavalos para aqueles que não gostam de caminhar, mas, particularmente falando, acho que sem a caminhada, o passeio perde o sentido de ser.

Se aproximando da cachoeira e chegando nela, a sensação e de dever cumprido…Ufa! cheguei, então a preocupação maior é: como vou voltar todo esse caminho de volta a portaria do parque? Porém a resposta é muito simples é está a sua frente:
Cachoeira da Farofa
Cachoeira da Farofa

Sim, essa é a cachoeira da farofa e você ainda tem um crédito para curtir toda a caminhada novamente sentindo a mesma emoção com o belo caminho logo depois que você recarregar as energias no pé da cachoeira. Você pode relaxar, dormir, nadar, curtir da maneira e da forma que você quiser. A única coisa que se ouve nessa cachoeira e o próprio barulho dela, sem carros, sem buzinas, sem transito, sem gritaria, sem estresse, somente você e a natureza, mais nada, mais ninguém, mais nenhum som, mais nenhuma imagem. É uma forma de você se reencontrar consigo mesmo.
Banho de sol na Cachoeira da Farofa
Banho de sol na Cachoeira da Farofa
Nadando na Cachoeira da Farofa
Nadando na Cachoeira da Farofa

Vale a pena, eu garanto.

Veja o vídeo
Imagem de Amostra do You Tube

4 Respostas para " CACHOEIRA DA FAROFA – SERRA DO CIPÓ "

  1. #1 - SALETE says:

    AMEI ESTE VIDEO, MARAVILHOSO MINAS É MARAVILHOSA.PARABÉNS EDUARDO VIDAL. UMA SUGESTÃO VÁ TAMBÉM A MILHO VERDE ENTRE SERRO E DIAMANTINA É ESPECIAL TAMBÉM…

  2. #2 - Eduardo Vidal says:

    valeu Salete, obrigado. valeu também pela dica, assim que puder, com certeza irei visitar….abraços….

  3. #3 - suzane says:

    Lindo ja fui lá duas vezes, inesquecível!!!!

  4. #4 - SCHUWENCK says:

    MARAVILHA, UMAS DAS CRIADAS POR DEUS, PRA MIM QUE ESTOU PERTO, A PRIMEIRA. SEMPRE QUE POSSO VOU E IREI ATÉ AGUENTAR. PARABÉNS PELA DICA.

Deixe seu comentário

Copyright © 2002 - 2013 Guia do Viajante. All rights reserved.