You are here: Home // Brasil, Ceará // PRAIAS DE FORTALEZA – Estrutura e conservação

PRAIAS DE FORTALEZA – Estrutura e conservação


Foto aérea da Praia do Futuro, em Fortaleza. Crédito: Prefeitura de Fortaleza

31/01/12

Por Elza Albuquerque

“Para qual praia eu vou?” Fortaleza desperta essa dúvida cruel quando pensamos nas suas praias paradisíacas. A beleza é importante, mas a infraestrutura ou a falta dela é fundamental para que tudo dê certo durante a viagem. O negócio é viajar consciente do que você vai encontrar na “Cidade do Sol”.

Nesta matéria, mostraremos as principais praias de Fortaleza, suas respectivas estruturas e melhorias com base nos dados da Secretaria de Turismo da prefeitura da capital cearense. Além disso, no final, veja os depoimentos dos viajantes e dos moradores com dicas especiais para você planejar melhor a sua viagem.

FORTALEZA

Durante o ano inteiro, Fortaleza tem o clima tropical, quente e subúmido com temperaturas entre 26 a 28 ºC. O difícil é resistir as praias com a temperatura da água quentinha do mar que varia entre 25 a 28 ºC.

As praias de Fortaleza estão localizadas em quatro regionais: 1,2,6 e Centro.  Na Regional 1, há as praias dos bairros da Barra do Ceará, Cristo Redentor e Pirambu. Na Regional do Centro, está a Praia do Moura Brasil. Na Regional 2, as praias são divididas pelos seus bairros e comunidades: Praia do Futuro, Praia de Iracema, Beira Mar (que fica nos bairros Mucuripe e Meireles) e Titanzinho e Serviluz (que são comunidades que ficam nos bairros Vicente Pinzón e Cais do Porto). Na Regional 6, está localizada a Praia da Sabiaguaba, que é uma Área de Proteção Ambiental.

A SEGURANÇA NAS PRAIAS

Para dar segurança aos banhistas, o Pelotão de Salvamento Aquático (PSA) opera em seis torres de observação de 3,5 metros de altura, distribuídas na Orla Marítima das praias da Barra do Ceará, Carapebas, Praia de Iracema, Ponta Mar, Luzeiros e Náutico, e também nas Lagoas da Maraponga e do Opaia. Os guarda-vidas orientam os banhistas para entrarem no mar somente nos locais indicados e adequados para banho para evitar possíveis afogamentos.

O Projeto Vila do Mar prevê a construção de torres para salva-vidas no decorrer dos 5,5 km do litoral oeste.

A BALNEABILIDADE

Se você está a fim de tomar banho de mar, a dica é checar a balneabilidade das praias da capital. Ela é divulgada semanalmente em boletins elaborados pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Os 34 km de orla são monitorados em 31 pontos. Os boletins podem ser acompanhados no site: www.semace.ce.gov.br

A INFRAESTRUTURA DAS PRAIAS

Algumas praias com mais infraestrutura e outras com menos ou praticamente nenhuma. Para melhorar a situação das praias de Fortaleza, segundo a Secretaria de Turismo da cidade, o Programa de Desenvolvimento do Turismo Fortaleza (Prodetur Nacional Fortaleza) irá investir, no total, aproximadamente R$ 400 milhões na orla da cidade.

O Programa, que tem financiamento do Ministério do Turismo e do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), com contrapartida da Prefeitura, fará oito obras estruturantes: o Plano de Reordenamento Paisagístico e Urbanístico da Av. Beira Mar, a Requalificação e Expansão Viária da Praia do Futuro, o Sistema Viário das vias internas da Praia do Futuro, os Sistemas Viários das vias internas e paisagísticas do Serviluz, a Praça Jardim da Praia e as já iniciadas urbanização da Praça do Futuro e da Encosta do Morro Santa Terezinha.

ACESSIBILIDADE

Segundo a Secretaria de Turismo de Fortaleza, todo o calçadão do Projeto Vila do Mar está adaptado para pessoas com deficiência com piso podotátil e rampas de acessibilidade (assim como o novo calçadão da Praia de Iracema). A Avenida Beira Mar e a Praia do Futuro, com os projetos de requalificação (que estão em processo de licitação), tornarão os espaços acessíveis.

AS PRAIAS

PRAIA DO FUTURO

Para começar, se você é fã de simplesmente tomar banho de mar ou de surfar, a Praia do Futuro é parada obrigatória por sua limpeza, areia fofa e clara, água quentinha, ondas fortes e comodidade. Com cerca de sete quilômetros de extensão, ela é a praia mais frequentada pelos turistas que vão à Fortaleza e tem uma das melhores infraestruturas do país. Ao longo do seu calçadão, há várias barracas (ou mega barracas) com banheiros, duchas de água doce, cadeiras de praia com mesinhas e sombra, além dos pratos regionais, para você passar o dia inteiro sem se preocupar com mais nada.

Destrinchar caranguejos na Praia do Futuro já virou até tradição. Quinta-feira virou o dia da semana especial para isso nos quiosques com muita música e receitas especiais. O que não falta também é a presença dos repentistas que circulam entre as mesas e encantam turistas e moradores com suas rimas improvisadas.

Para as famílias, alguns quiosques têm parques para crianças e piscinas. Essas barracas têm a sua permanência na praia questionada em ação do Ministério Público Federal por ocuparem faixa de praia e terem extrapolado o tamanho original que a prefeitura licenciou para que funcionassem. Essa discussão sobre a demolição ou não desses empreendimentos chegou também à Câmara Municipal de Fortaleza que intermedia uma negociação para a sua permanência na praia, com algumas restrições, como a existência de piscinas em sua estrutura. Há também estacionamentos públicos e privados.

 

BARRACAS DA PRAIA DO FUTURO

Chico do Caranguejo

Avenida Zezé Diogo, 4930 – Praia do Futuro – Fortaleza

Telefone: (85) 3262.0108 | 3234.1638

Informações: www.chicodocaranguejo.com.br

Vira Verão

Avenida Zezé Diogo, 3345 – Praia do Futuro – Fortaleza

Telefone: (85) 3391-6200

Informações: www.viraverao.com

Itapariká

Avenida Zezé Diogo 6801 – Praia do Futuro – Fortaleza

Telefone: (85) 3265-1195

Informações: www.itaparika.com.br

Crocobeach

Avenida Zezé Diogo, 3125 – Praia do Futuro – Fortaleza

Telefone: (85) 3251-9600

Informações: www.crocobeach.com.br

PRAIAS DO TITANZINHO E DO SERVILUZ

A comunidade do Titanzinho, onde tem a praia com seu próprio nome, é conhecida como um dos celeiros do surfe no Brasil e já revelou grandes nomes do esporte, como André Silva, Pablo Paulino, Tita Tavares, entre outros. Apesar de ter um grande potencial para o turismo (por sua beleza, povo e cultura), as suas praias não possuem infraestrutura como banheiros, estacionamento e barracas.

Segundo a Secretaria de Turismo de Fortaleza, essas localidades terão obras de fomento ao turismo, emprego e renda, com construção de infraestrutura adequada pelo Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).

Para conhecer melhor a realidade dessas praias, fica a dica para você assistir o teaser do documentário “Titan Kids”. Ele é o resultado do trabalho sobre a Praia do Titanzinho realizado pelo casal de surfistas profissionais Lee Ann Curren e André Silva. O documentário fala sobre as dificuldades sociais do local e o surfe como esperança de muitos para escapar da pobreza.

 

AVENIDA BEIRA MAR

Você pode aproveitar para caminhar, passear ou correr no calçadão da Avenida Beira Mar com vista para o mar. Ao longo desse caminho, o viajante encontrará barracas, bares e restaurantes. Intercaladas, as Praias de Iracema, Meireles e Mucuripe estão unidas pela por essa avenida.

Foto aérea da Avenida Beira Mar, em Fortaleza (CE). Crédito: Prefeitura de Fortaleza

Ao longo dela, você vai encontrar os principais hotéis da cidade.  Não deixe de visitar: o Pólo Artesanal da Beira Mar – feira tombada como patrimônio cultural da cidade, com aproximadamente 650 comerciantes que vendem artesanato, roupas, pratos e alimentos típicos do Ceará; na altura da Praia do Mucuripe, você tem a opção de ir ao mercado público de venda de peixes e crustáceos – o Mercado de Peixes de Mucuripe. Há mais ou menos um ano ele teve o comércio ordenado pela vigilância sanitária da Prefeitura de Fortaleza. Lá, além de admirar a fartura de peixes e frutos do mar, você poderá comprar porções dessas maravilhas e prepará-las (algo bem básico, sem sofisticação) em pequenas barracas do próprio mercado que cobram um pequeno valor pelo serviço. Há estacionamento permitido na própria avenida.

 

Entre as atrações da praia está o projeto Retratos do Vento que leva música ao anfiteatro da Beira Mar durante os finais de semana da alta temporada (julho, dezembro e janeiro).

Comércio informal da Avenida Beira Mar

O comércio ambulante é permitido para venda de acarajé, água de coco, pipoca, milho cozido, água e refrigerantes. Os comerciantes são distribuídos ao longo de 10 mix’s na orla. No Pólo Artesanal, há feirantes que vendem roupas, artesanato e comidas típicas.

 

– PRAIA DO MUCURIPE  

Na direção leste, essa praia é a continuação da Praia do Meireles. Com um mar calmo e cheio de jangadas, Mucuripe tem diversos quiosques. Nos restaurantes, aproveite para experimentar uma peixada cearense, entre outras especialidades típicas do local. Em Mucuripe, você não encontrará tantos restaurantes quanto na Praia do Meireles, mas há mais espaço para recreação.  Não deixe de visitar um ponto turístico famoso: a estátua de Iracema. A escultura de ferro tem o nome da personagem e livro do escritor cearense José de Alencar.

Assim como Iracema e Meireles, Mucuripe não é recomendada para banho de mar. Isso por causa da qualidade da água (veja ainda nessa matéria onde checar a balneabilidade das praias) e também pela existência de recifes. Para isso, a Praia do Futuro é a mais recomendada.

Barcos na Praia do Mucuripe, Fortaleza (CE). Crédito: Prefeitura de Fortaleza

No trecho próximo ao Porto de Mucuripe, no final da praia, há diversas jangadas (utilizadas como meio de vida para diversas famílias de pescadores) e barcos rústicos no mar. Dependendo do horário, você poderá ver os jangadeiros no trabalho manual (com tábuas roliças) de levar jangadas para o mar e de volta para a areia.

É aqui também que partem os passeios de barco para turistas e interessados em conhecer e fotografar a região. Saiba mais informações nos próprios quiosques localizados nas calçadas da praia. Assim, é possível obter algum desconto através deles, com um preço diferenciado daqueles anunciados nos hotéis da cidade (com preço mais elevado).

– PRAIA DO MEIRELES

Continuação da Praia de Iracema, a Praia do Meireles é uma área que tem edifícios imponentes, feira de artesanato, um movimentado calçadão utilizado pela população para caminhadas, corridas e passeios. Há também pista para praticar skate e patinação, quadras esportivas e local para praticar vôlei de praia.

– PRAIA DE IRACEMA

A Praia de Iracema, entre as praias urbanas de Fortaleza, é a que fica mais próxima do centro da cidade. Você pode visitar o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura que é uma das paradas obrigatórias de visitação. O espaço tem cinemas, anfiteatro, bares, restaurantes, planetário, exposições da cultura cearense, entre outras atividades.

No calçadão, você encontrará uma feira voltada exclusivamente para vendas de artesanato, com a curadoria do Sindicato dos Artesãos Autônomos do Estado do Ceará (Siara). Na alta estação, eles funcionam de segunda-feira a domingo. E na baixa estação, de quinta-feira a domingo.

Se você for para Fortaleza no final do ano, aproveite para passar o dia 31 de dezembro no aterro da Praia de Iracema, o segundo maior Réveillon do Brasil. Em 2011, 1,5 milhões de pessoas estiveram presentes, para uma festa para todos os gostos, que reuniu artistas locais e estrelas da música nacional, como: Ivete Sangalo, Titãs e Fagner.

O aterro é lugar também do pré-carnaval. Nos quatro finais de semana que antecedem o carnaval, os blocos desfilam pelas ruas dos bairros vizinhos. E para encerrar o pré, o último sábado antes do Carnaval é realizado o show de abertura do Carnaval. Nos dias de Carnaval, de 18 a 21 de fevereiro, o Aterro recebe artistas de todo o Brasil. O aniversário de Fortaleza, dia 13 de abril, também tem programação anual na Praia de Iracema.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura  

Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – Fortaleza – Ceará

Telefone: 85-3488-8600

Informações: www.dragaodomar.org.br

Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema - Fortaleza (CE). Crédito: Prefeitura de Fortaleza

Melhorias na Praia de Iracema

Segundo a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Fortaleza, a estrutura da praia está sendo totalmente remodelada pelo Projeto Nova Praia de Iracema. Ele é dividido em três eixos temáticos: Requalificação da Orla, Reestruturação Viária e Edificações Culturais e Institucionais, totalizando investimentos de pouco mais de R$ 41 milhões.

O que está concluído: o novo calçadão, a urbanização do espigão da Av. Rui Barbosa, que recebeu guarda-corpo, piso, bancos e nova iluminação e o restauro do prédio histórico do Estoril. O bairro abrigará um condomínio público de entretenimento que será gerenciado pelo Instituto Cultural de Iracema, organização social que está em fase de criação pela Prefeitura de Fortaleza para administrar os centros culturais, bares e restaurantes que vão voltar a funcionar no local.

 

BARRA DO CEARÁ, CRISTO REDENTOR E PIRAMBU

Melhorias

Há infraestrutura de banheiros e estacionamento, mas as praias dos bairros da Barra do Ceará, Cristo Redentor e Pirambu estão em fase de urbanização e requalificação pelo Projeto Vila do Mar. A urbanização visa beneficiar toda a extensão litorânea dos três bairros com a revitalização urbana e ambiental dos locais. O projeto contempla uma avenida litorânea, ciclovia, calçadões, praças de convivência, quadras poliesportivas, centro de artes e ofícios, anfiteatro e memorial, mirante, novos quiosques de praia, banheiro público, saneamento ambiental, proteção de encostas, engorda de praias e erradicação de seis áreas de risco.

O projeto também já reformou quatro espigões e construiu um novo quebra-mar, que possibilitou a engorda natural de segmentos das praias do Arpoador e das Goiabeiras. As encostas de praia dos primeiros 3 km do litoral oeste receberam plantio de vegetação para evitar a erosão e estruturas de pedra para estabilizar o terreno arenoso.

O comércio informal das praias dos bairros Barra do Ceará, Cristo Redentor e Pirambu tem o braço da prefeitura com ações de capacitação e qualificação profissional que fazem parte das atividades do Projeto Vila do Mar. Quem ganhou com isso foram pescadores, barraqueiros, mulheres empreendedoras e surfistas, entre outros.

Os pescadores artesanais já dispõem de um novo ponto de ancoradouro para suas jangadas, gerado pela área de mar calmo propiciada pelo novo espigão, construído pelo Projeto. De acordo com as normas da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e da Vigilância Sanitária, os barraqueiros estão, aos poucos, ganhando novos quiosques para desocupação da faixa de praia. As mulheres empreendedoras receberão um espaço para venda de produtos. Já os surfistas ganharão uma oficina de produção de prancha e de confecção de roupas de surfe.

MEIO AMBIENTE

Desde o dia 2 de julho de 2007, o Programa de Despoluição da Orla Marítima de Fortaleza executa ações feitas com duas equipes técnicas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Elas visitam diariamente todos os imóveis localizados próximos da bacia da Vertente Marítima. O objetivo é identificar se toda contribuição de esgoto produzida no imóvel está corretamente interligada à rede pública de esgoto e também verificar a existência de lançamento de águas pluviais na rede pública de esgoto. Quando constatam alguma irregularidade, eles emitem uma autuação.

Além disso, o Projeto Vila do Mar faz a recomposição ambiental das praias do litoral oeste de Fortaleza. A recuperação de 5,5 km da faixa litorânea prevê praias com larguras adequadas à balneabilidade e ao lazer. Espigões de pedra e engordas de praia já  regularizam a ação das marés sobre a costa e, assim, evitam a erosão.

As encostas de praia recebem o plantio de vegetação para evitar a erosão, enquanto estruturas de pedra ajudam a estabilizar o terreno arenoso. Para a despoluição das praias e mananciais hídricos da região, há a ampliação da rede de drenagem, a desobstrução de canais e galerias pluviais, com implantação de 3 km de rede de esgotamento sanitário.

Lixo na praia e educação ambiental

Em relação ao lixo jogado nas praias, basicamente, o trabalho é de conscientização. Existe o Projeto Praia Limpa, uma parceria entre Semam, Conselho de Políticas e Gestão de Meio Ambiente (Conpam), Ecofor e Via de Comunicação (ONG). São realizadas ações de educação ambiental e coleta seletiva na Praia Futuro (escolhida por haver mais movimento de turistas). Jovens da comunidade Lagoa do Coração (próximo à Praia do Futuro) participam de Grupos de Trabalho (GT’s) de Meio Ambiente, por meio de um Projeto Farol Novo, parceria do Ministério das Cidades com Via de Comunicação.

Nesses GT’s, educadores ambientais da Semam orientam e capacitam os jovens a realizarem a coleta seletiva na Praia do Futuro. Nas ações, os jovens entregam material educativo, sacos plásticos de diferentes cores para separar metal, vidro, plástico e papel recolhidos da praia e das barracas.

Entre as ações sociais do Projeto Vila do Mar está o Clubinho do Meio Ambiente. Cerca de 60 crianças, dos bairros da Barra do Ceará, Cristo Redentor e Pirambu, recebem educação ambiental e são multiplicadoras dos cuidados ambientais, informando a comunidade como cuidar melhor do ambiente.

Na Praia do Futuro e na Avenida Beira Mar, a varrição e a coleta de lixo são feitas diariamente. Na Beira Mar, esse serviço é prestado em todos os turnos: manhã, tarde e noite.  A lavagem do calçadão da Beira Mar e da Praia de Iracema é feita com equipes de operários, detergentes e caminhões de água.

COMO CHEGAR

No site da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Fortaleza (Setfor), você encontra informações oficiais de transporte com indicações de empresas de transporte (aéreo e rodoviário) para chegar lá e também como se deslocar na cidade (linhas de ônibus, táxis, aluguel de veículos, entre outros). Tudo isso com seus respectivos contatos (entre no link “Serviços” para ver essas opções).

Site da Setfor – www.fortaleza.ce.gov.br/turismo

INFORMAÇÕES PARA O VIAJANTE

A Prefeitura de Fortaleza tem o serviço chamado “Disque-turismo” para atender os viajantes. O telefone é: (85) 3257-1000.

DEPOIMENTOS DOS VIAJANTES

Seguem os depoimentos das viajantes: Carol Ponzio, empresária e Patrícia Streit, jornalista.  

PATRÍCIA STREIT, JORNALISTA

Fortaleza é uma cidade urbanóide e desengonçada. As praias urbanas são eclipsadas por arranha-céus, que antes das 16h sombra na praia.Os shows de humor são entediantes com piadas para lá de antigas. A diversão noturna fica a cargo do Centro Dragão do Mar, um espaço cultural com cinemas, exposição de artes e bares com música ao vivo.Outra opção para tornar o dia mais agradável é a Praia do Futuro. Ela é um pouco mais afastada do centro de Fortaleza, possui as mega barracas com música e algumas até com parque aquático. Os passeios oferecidos as dunas de Cumbuco e as falésias de Morro Branco são imperdíveis!

CAROL PONZIO, EMPRESÁRIA

Aeroporto – aconselho levar uma muda de roupa de verão na bagagem de mão para fazer a troca no banheiro enquanto espera a bagagem, pois Fortaleza é muito quente o ano inteiro. O serviço de táxi do aeroporto até a Praia do Futuro ou Iracema gira em torno de R$ 55, mas dá pra negociar com os taxistas de fora que levam passageiros para o desembarque por R$ 45.

Alimentação – A alimentação em Fortaleza, se for comparada com outros lugares, é geralmente muito barata, principalmente frutos do mar.

Mercado do Peixe em Mucuripe – você escolhe a sua própria lagosta ou camarões do mercado e ali do lado tem quiosques que preparam na mesma hora esses alimentos frescos e demais acompanhamentos. É um local muito barato para se comer lagosta. Um prato com lagostas + acompanhamento + bebida sai por, no máximo, R$ 30 (por pessoa).

Prato com lagostas ao vapor, preparado no quiosque do Mercado do Peixe // Crédito: Carol Ponzio

Coco Bambu – existem três restaurantes Cocobambu e eu sugiro o da Praia Meireles, pois é o mais tradicional e que tem mais variedade. Você pode escolher: frutos do mar, pizza, comida japonesa, tapiocas e crepes. O cardápio é cheio de coisas gostosas e a decoração do local é linda. O atendimento foi nota 10 em todas as vezes que eu fui. Na minha opinião, é o melhor local de Fortaleza. O preço é justo pela qualidade que oferecem. Uma pizza grande de frutos do mar (deliciosa) custa, em média, R$ 60. Um crepe custa em torno de R$ 17 e é muito bem servido.

Informações: www.restaurantecocobambu.com.br

 

A viajante Carol Ponzio e seu namorado no restaurante Coco Bambu, na Praia do Meireles // Arquivo Pessoal


Boteco Praia – o point para beber e petiscar. Porções e petiscos passam na casa estilo rodízio e são marcados na comanda. Também é possível escolher sugestões do cardápio. O local fica lotado e geralmente tem fila de espera para entrar. A coxinha de camarão é o “hit” do lugar e custa em torno de R$ 8. Vale a pena conferir e provar outros pratos como a maçã recheada com camarão ou os camarões empanados ao molho de mostarda.

Crocobeach – é a maior barraca de praia de Fortaleza e as opções para comer são diversas e bem variadas. Existe um buffet por quilo no local com alimentos muito bem preparados e gostosos. O valor do quilo é algo em torno de R$ 48. Um sanduíche custa, em média, R$ 15 e a água de coco custa R$ 2,50. Todos os dias tem alguma atração e muitos eventos na Crocobeach, como música ao vivo. Vale a pena conferir a agenda do local. Existem piscinas e uma área de diversões aquáticas que podem ser utilizadas mediante o pagamento de uma taxa. As festas noturnas da Crocobeach são excelentes e cheias de gente bonita.

A Crocobeach é a barraca mais cara para alimentação, porém a melhor e o point de encontro dos jovens durante o dia. Se a intenção é comer em locais mais baratos, o ideal é ir nas barracas que ficam ao lado. A diferença de preço pode chegar a 40% a menos em outras barracas. A maioria das barracas cobra uma taxa pelas espreguiçadeiras em torno de R$ 4.

Colher de Pau – restaurante tradicional de Fortaleza com comida típica da região e muitos pratos com frutos do mar, principalmente caranguejo e camarão. É um local bom para se conhecer. Gasta-se, em média, R$ 70 (o casal). Fica em Meireles.

Sorveteria 50 sabores – tradição na cidade e possui sabores exclusivos. Fica na Avenida Beira Mar, bem em frente a feirinha que também é muito famosa. Sugiro que pechinchem os preços sempre, pois os nativos costumam baixá-los. A feirinha é ótima para comprar artigos locais, artesanato, lembranças e miudezas em geral. No mercado central também é possível encontrar esses mesmos artigos e o preço não difere muito. O mercado central funciona durante o dia e a feirinha durante a noite.

AS PRAIAS

As melhores praias para se frequentar são todos os pontos da Praia do Futuro, que é uma praia bem extensa e outra alternativa muito boa também, porém um pouco mais cara, é a praia do Beach Park, em Aquiraz. É possível frequentar a barraca de praia, sem pagar para entrar no parque aquático. A infraestrutura é excelente e os preços são um pouco mais salgados, mas vale a pena conhecer. O ideal é negociar um táxi para a Praia do Futuro que faça um preço fechado para levar e buscar. Eu fiz amizade com um taxista e ele cobrou R$ 100 no total pra levar de manhã e buscar a tarde. Se rodar no taxímetro, isso pode sair bem mais caro.

ATRAÇÕES

Beach Park
O Beach Park é o passeio mais caro que existe para se fazer por lá, porém vale c-a-d-a centavo. O ingresso é bem salgado e custa R$ 130. Se você gosta muito de diversão e água, compre o ingresso de 3 dias por R$ 169, pois você sairá de lá querendo voltar. Vale muito a pena para quem tem dias sobrando na agenda para passear. É necessário alugar um armário que custa em torno de R$ 20. Na entrada, você compra um cartão pré-pago para consumir durante o dia no parque (R$ 50 por pessoa é mais do que sufiente, pois tudo no parque é muito bem servido).

Os lanches e os espetos são enormes. Existe um restaurante por quilo lá dentro também. É possível sair do parque para comer na barraca de praia do local, porém os preços não vão diferenciar muito, apenas a variedade. Use muito protetor solar, o tempo todo. O sol é muito forte e queima mesmo, até mesmo na sombra. O parque funciona das 11h às 17h e os brinquedos são menos lotados no início da manhã e no final da tarde. Para ter déia, o parque funciona em padrões parecidos com os parques da Disney. E se você não gastar todo valor depositado no cartão pré-pago, eles devolvem o que sobrar na saída. Aceitam cartões de crédito e é bom conferir a agenda do parque para ver se eles estarão funcionando todos os dias, na data de sua viagem. Tente ir nos dias de início de semana, pois são os dias que o parque fica mais vazio e dá pra aproveitar mais.

BALADAS


Mucuripe – é a maior balada que já conheci no Brasil e está entre uma das maiores do mundo. É um local único e se você procura balada, em Fortaleza, ficará maravilhado com este local. Se conseguir, vá durante o dia comprar seu convite para a festa, pois vendas antecipadas são mais baratas e na hora da balada, tente chegar bem cedo, pois as filas para entrar no Mucuripe são gigantescas.

Informações: www.mucuripe.com.br

Pirata – é a balada mais conhecida para frequentar às segundas-feiras. Tem uma banda ao vivo bem legal e é um local com um público bem diversificado com nativos e turistas brasileiros. Mas o que predomina e até pode assustar um pouco é a quantidade de gringos no local a procura de moças nativas e, muitas vezes, elas são muito jovens. Na rua você pode ficar assustado com a quantidade dessas garotas e muitas delas aparentam ser menores de idade…A entrada no Pirata custa em torno de R$ 20, porém as bebidas não são tão baratas. Eu não recomendo este local.

DEPOIMENTO DOS MORADORES

TICIANA DE ALBUQUERQUE COÊLHO, CONSULTORA DE VENDA 

PRAIAS

Fortaleza  é uma cidade agradável e bem estruturada. Cada praia tem sua particularidade. A que mais se destaca é a Praia do Futuro, devido a complexidade da infraestrutura de suas barracas. Dentro da cidade de Fortaleza existem três praias. A que mais frequento é a Praia do Futuro. A Beira Mar é mais conhecida como praia para passeio, pois está localizada em uma área mais turística , pois compreende maior parte da rede hoteleira, pela diversidade do trade e há existência da Feirinha de Artesanato. A Barra do Ceará, está localizada em uma área mais periférica e muitas vezes não é propicia para banho.

O Ceará é conhecido pelos turistas por ter uma diversidade de praias próximas da capital Fortaleza e o atrativo slogan de “Terra do Sol o ano inteiro”.  As praias mais próximas são a do Beach Park, no Porto das Dunas no municipio da Prainha; a Praia do Cumbuco; a do Morro Branco e a de Canoa Quebrada, que são as mais visitadas. Além da mais exótica que a Praia de Jericoacoara.

TURISMO

No período da alta estação, a procura dos turistas por Fortaleza é bem grande. A cidade fica mais animada e é visivel a satisfação de todos que fazem parte do trade turístico e da própria população, pois além de gerar uma movimentação na economia da cidade, os cearenses gostam de receber já que são bastante hospitaleiros.

A cultura cearense não  favorecida pelo lado histórico na cidade de Fortaleza. Durante o dia, além dos passeios nas praias, existe a procura pelas compras de artesanatos no Mercado Central, nas Lojas da Avenida Monsenhor Tabosa, o City Tour pela cidade, além de alguns Museus, próximo a Capital também tem a cidade de Maranguape onde se localiza o complexo Y-PARK.

Para sair à noite, a opção é a diversidade de bares e restaurantes, com uma variedade gastronômica.

A cidade está preparada para receber os turistas em comparação com outras cidades do Brasil. Nos últimos meses, a Prefeitura tem se esforçado mais em melhorias nas vias urbanas e limpeza da cidade. O Governo do Estado tem feito grandes obras para também atender não só os turistas, mas também a população cearense.

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

1 Resposta para " PRAIAS DE FORTALEZA – Estrutura e conservação "

  1. #1 - Rafael Bonilha says:

    Gostei muito dos comentários e das dicas. Vou com a minha namorada e vou em todas as dicas que a Carol Ponzio relatou, parabens !!!

    bjs,
    Rafael Bonilha

Deixe seu comentário

Copyright © 2002 - 2013 Guia do Viajante. All rights reserved.