You are here: Home // Dicas, Gerais, Sem categoria // TRABALHO EM NAVIO

TRABALHO EM NAVIO


Viajar o mundo é o sonho de muita gente. Mas como fazer isso sem ter muito dinheiro no bolso? Como se sustentar por tanto tempo fora de casa? Estas são algumas duvidas e receios dos viajantes, mas saiba que não é preciso trabalhar em uma grande multinacional para viajar a trabalho, e de quebra conhecer os lugares e a cultura local dos paises visitados. O que é melhor, é possível conhecer muitos lugares e poder voltar com uma boa quantia de dinheiro para casa. Como? Arrumando trabalho temporário em Navio Transatlântico.

Se você sonha com um trabalho assim, que vai viajar, conhecer muitos lugares ou sempre teve o sonho de trabalhar em navio, mas não sabe muito bem como fazer e como é o trabalho em questão. Aqui vão as dicas de Eliseu Stefani, que trabalha em navio Transatlântico a mais de 7 anos, ja trabalhou em varias empresas do ramo, e já ficou mais de 8 meses trabalhando direto em um navio que deu a volta ao mundo.

Guia – Quais empresas que já trabalhou?

Eliseu– Comecei numa empresa chamada Island Cruises que não existe mais e depois passei pela Cristal Cruises, Princess Cruises e Royal Caribbean ,onde me encontro até hoje.

Guia – Qual serviço vc presta no navio?

Eliseu – Sou bartender ,responsavel pela bebida alcoolica a bordo, mas tb tenho outras funções relacionadas a serviços de emergencias, como participar da brigada de incendios por exemplo que envolve uma serie de treinamentos uma vez por semana.

Guia – como é feita a seleção para trabalhar no navio? Quais os requisitos o candidato deve ter?

Eliseu – A seleção é feita geralmente em duas etapas sendo a primeira pela agencia recutadora e depois a entrevista com agentes das empresas de navio.
Os requesitos para se aplicar para uma vaga são ingles fluente,experiencia na area desejada, ser maior de 21 anos e muita garra para trabalhar longas jornadas de trabalho.

Guia – De quanto tempo geralmente é o contrato geralmente?

Eliseu – Em media de 7 meses podendo ser extendido ou encurtado pela empresa ou funcionario.

Guia – Como é o dia a dia no navio?

Eliseu – É bom que fique claro que navio de cruzeiro é um trabalho puxado ,em media de 10 horas de jornada diaria sem dia de folga.
Mas sempre há os momentos livres onde se pode descer nos portos ou ir na academia,bar,sala de jogos,restaurante especiais para os tripulantes.

Guia – Como é o convívio da tripulação, já que geralmente tem pessoas de outras nacionalidades e de culturas diferentes?

Eliseu – O que mais me facina a bordo de um navio de cruzeiro é esta diversidade cultural ,já morei e trabalhei com pessoas de varios paises diferente e fico muito agradecido por ter a oportunidade de vivenciar este mix cultural.

Guia – Como é o convívio com os turistas? Eles são muito exigentes?

Eliseu – trabalhar com clientes que estão de ferias viajando pelo mundo abordo de um trasatlantico é bem diferente que trabalhar com clientes que estão num hotel em terra a trabalho, os clientes dos navio são bem mais descontraidos e deixam todo o stress em terra , quando estão a bordo é só alegria e não há tanta cobrança assim.

Guia -Tem esquema de folga quando se trabalha no navio? É possível conhecer as cidades onde o navio atraca?

Eliseu – A folga pode ser negociada com os gerentes, quanto melhor o trabalho que vc desenvolve melhor as chances de conseguir horas ou dia de folga ,isto depende muito da companhia que vc esta trabalhando.

Guia – Os funcionários tem que ter visto e passaporte para conhecer os países q o navio atraca?

Eliseu – o visto é bem variado , depende de onde vc vai embarcar e uma vez abordo não é mais necessario visto, pois a companhia sera responsavel por vc enquanto estiver visitando um porto em qualquer lugar do mundo.

Guia – Como é a sua vida quando está no navio? È ruim ficar longe da família e de terra firme por muito tempo?

Eliseu – No meu caso foi bem mais facil a adaptaçao pois sai de casa para morar sózinho desde que tinha 16 anos , quando estava trabalhando no rio via minha familia uma vez por ano e agora a cada 7 meses estou de volta para visitar a familia.

Guia – Em media quanto dá pra ganhar por mês no navio? Tem gorjetas? Mesmo o Navio rodando apenas pelo litoral brasileiro o salário é em dólar? Dá pra juntar um bom dinheiro?

Eliseu – O ganho é muito relativo,depende muito de cada companhia que você vai trabalhar e o intinerario e dias do cruzeiro influencião muito no ganho.
Os cruzeiros mais curtos são os melhores para se ganhar uma grana.
Aqui no brasil o ganho tb é em dolar, temos um fixo + comissão e as gorjetas que podem ser em qualquer moeda.
É possivel juntar um bom dinheiro sim, mas como o ganho é em dolar depende muito do cambio, já cheguei a trocar o dolar a quase 3 reias, mas agora a realidade é outra.

Guia – Os funcionários tem algum tipo de gasto no navio? Com alimentação ou moradia?

Eliseu – Não há custo de moradia nem alimentaçao, apenas se paga internet,telefone,bebidas alcoolicas.

Guia – Você já conheceu muitos lugares trabalhando no navio. Quais os lugares mais interessantes e bonitos que conheceu? E algum lugar te decepcionou? Qual?

Eliseu – tive a oportunidade de trabalhar numa companhia que fazia volta ao mundo e conheci muito lugares legais, mas o que mais marcou foi a Antártica.
Não gostei muito da russia ,mas como fico pouco tempo nos lugares creio que eu não tenha ido no lugar certo.

Guia – Em alguns navios rolam baladas, você já trabalhou em alguma? Como foi?

Eliseu – Sim tem varias baladas para os passageiros e para os tripulantes também, para os tripulantes a balada não pode terminar muito tarde pois a galera tem que trabalhar dia seguinte.
mas para os passageiros tem algum cruzeiros de Have que o som rola 24 horas.

Guia – Quais as dicas que você daria para as pessoas que leen a nossa pagina e gostariam de trabalhar em navio viajando o mundo todo e ganhando dinheiro.

Eliseu – No navio de cruzeiro o trabalho é puxado mas recompensador, evite beber demais a bordo pois o maior indice de demissão de tripulantes estão relacionados ao consumo exesivo de bebidas alcoolicas.
Evite ficar proximo de pessoas que reclamam demais ,nem todo mundo consegue se adaptar em navio ,junte-se com as pessoas positivas.
Aproveite para conhecer o maior numero de tripulantes possivel eles sempre teram uma boa historia para conta seja ele o capitão ou lavador de prato todos tem seu valor abordo.

Guia – Como fazer para arrumar emprego em um navio?

Eliseu – temos varias agencias que recrutam tripulantes no brasil , principalmente nas cidades de santos,rio e são paulo.
quando comecei só existia uma agencia no brasil todo ,foi bem dificil de chegar até ela.

Guia – Deixe nome das agencias de recrutamento que você conhece para um possível contato dos nossos leitores.

Eliseu
Infinity Brasil – Santos
Ceceth – Curitiba
Sun & Sea – São Paulo
Estas são as que eu lembro mas tem muito mais espalhado pelo Brasil.

Se você assim como Eliseu também trabalha ou já trabalhou em Navio, deixe nos comentários dicas que acha importante e faltou na entrevista.

Tags: ,

3 Respostas para " TRABALHO EM NAVIO "

  1. #1 - Diogo Vallim says:

    Muito legal suas dicas Eliseu.
    Estou para começar meu primeiro contrato com a empresa Ibero,estou muito feliz e com muita vontade de aprender.Muito obrigado pelas dicas foram de grande ajuda

  2. #2 - Jonas Silva says:

    Obrigado Eliseu por todas essas dicas, ajudam muito. Tenho uma entrevista agendada para dia 25/12/12 em Santos com a empresa Crystal, sou candidato a vaga de Assistant Waiter, li que você já trabalhou nela, se puder me dar algumas dicas serei muito grato.
    E mais uma vez parabéns pelo trabalho e pela iniciativa de compartilhar suas experiências conosco!
    Sucesso pra você.
    Att: Jonas D. da Silva

  3. #3 - Tábatha says:

    Olá, boa tarde, eu gostaria de ir a um cruzeiro que é da companhia princess mas nunca ouvi falar nada desta companhia, e não estou conseguindo informações, eu já fui na costa, MSC e royal caribbean ela se compara a alguma dessas ?Ao bebidas são muito caras ? Me ajuda por favor!

Deixe seu comentário

Copyright © 2002 - 2013 Guia do Viajante. All rights reserved.