You are here: Home // Brasil, Destinos, São Paulo // Serra da Bocaina

Serra da Bocaina


Entre as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, existe um lugar tranqüilo, onde o que impera a tranqüilidade e ar puro. Em um cenário natural e histórico abençoado por muitas cachoeiras, montanhas, rios e animais característicos da região. Este lugar chama-se Serra da Bocaina. Lugar ideal para quem busca lindas paisagens e integração com a natureza. Para quem gosta de fazer trilhas é bom saber que a Serra da Bocaina é uma das principais opções em toda a região.

Localização
O Parque Nacional da Serra da Bocaina fica na Serra do Mar, entre São Paulo e Rio de Janeiro. E pertence aos municípios de Areias, Cunha, São José do Barreiro e Ubatuba, todos em São Paulo, e Parati e Angra dos Reis, ambos no Rio de Janeiro.

Clima

O clima da região é tropical e super úmido. A temperatura média anual é de 23°C. O período com a menor possibilidade de chuvas vai de maio a agosto, quando também a temperatura costuma ser mais baixa.

As principais atrações

É uma das principais localidades do estado de São Paulo para o Ecoturismo. O Cenário e as trilhas são perfeitas para passeios de moto, cavalgadas, caminhadas, pesca e diversas outras formas de lazer. Abrigando a maior extensão contínua de Mata Atlântica do país, o lugar também possui variadas espécies de animais e vegetais, muitas cachoeiras e Rios em meio à mata fechada, como a Cachoeira do Bracuí, a Cachoeira dos Veados, Poço Escondido, Cachoeirinha, Rio Bonito e muito mais.

Cachoeira do Bracuí: Caminhada de 1 hora numa linda trilha de mata primária. A Cachoeira do Bracuí se forma no estado de São Paulo e deságua no estado do Rio de Janeiro com 5 quedas d’água e aproximadamente 1100 m de queda. No poço de banho, é possível avistar o mar com vistas para Baía da Ilha Grande em Angra dos Reis.

Cachoeiriha Caminhada de 10 minutos numa trilha aberta. É só atravessar a ponte sobre o Rio Bracuí e se alojar sobre uma grande pedra para revezar entre o sol e o banho refrescante.

Cachoeira das Sereias Caminhada de 50 minutos ou 10 minutos de carro margeando o Rio Vermelho, que corta um vale cheio de flores. A área aberta com bastante sol propicia o banho em qualquer época do ano.


Cachoeira das Sereias

Cachoeira dos Veados A cachoeira dos veados é a mais famosa cachoeira da Bocaina. Caminhada longa (5 horas) e de razoável dificuldade. É necessário a companhia de um guia,material de camping e agendamento prévio- Além de autorização do IBAMA.


Cachoeira dos Veados

Flora

A vegetação da Mata Atlântica está representada por árvores de grande porte como o murici, diversas palmeiras, embaúbas, canelas e baguaçus. Acima de 1.500m encontramos o cedro, o pinheiro-bravo e araucárias, entre outros. Além disso, bromélias de vários tipos espalham-se pela região.

Fauna

A anta, o macaco-prego, a preguiça, o bugio, o mono-carvoeiro, raras onças e o sagüi estão entre os principais mamíferos. O parque ainda guarda algumas espécies de aves ameaçadas de extinção como a harpia, o gavião pega-macaco e o gavião-de-penacho.


Tamandua Bandeira na Pousada da Terra


Como chegar em Bananal saindo de São Paulo Exiba o mapa ampliado

Hospedagem na Serra da Bocaina

Pousada da Terra: Somos uma pequena pousada isolada à 1.200 metros de altitude dentro de uma linda reserva florestal particular totalmente integrada com a natureza, próximo ao Parque Nacional Serra da Bocaina, entre Rio e São Paulo. Temos 6 chalés e 2 suítes, além da área comum, projetada pelo arquiteto Cláudio Bernardes com bar, restaurante, lareira e cozinha com seu forno à lenha, harmoniosamente incorporada a área.Somos uma pequena pousada isolada à 1.200 metros de altitude dentro de uma linda reserva florestal particular totalmente integrada com a natureza, próximo ao Parque Nacional Serra da Bocaina, entre Rio e São Paulo. Temos 6 chalés e 2 suítes, além da área comum, projetada pelo arquiteto Cláudio Bernardes com bar, restaurante, lareira e cozinha com seu forno à lenha, harmoniosamente incorporada a área.


Chalé do Lago – Pousada da Terra

Nossos chalés são confortáveis e charmosos com a decoração que é uma mescla de peças produzidas por artesões locais e peças de designers e lojas conceituadas do rio de Janeiro. Temos Chalés com Lareira, Hidro, varanda com redes, DVD e todos com uma linda vista para floresta, lago e montanha.
Mas a despeito da beleza da arquitetura e do charme dos chalés, o destaque mesmo fica do lado de fora, a natureza. Estamos no fim da estrada e no início de uma infinidade de passeios, alguns deles espetaculares como a cachoeira do Bracuí, que de dentro do poção se vê toda bahia de Angra!. O Rio Bracuí corta e margeia a nossa propriedade.

Além disto, ainda temos a cachoeira da Usina, das sereais, 7 quedas, do Rio do tombo, entre várias outras caminhadas e belezas naturais.


Cachoeira 7 Quedas próxima a Pousada

Oferecemos oportunidades de passeios com ATV e cavalos, restaurante, bar, biblioteca, filmoteca, caminhadas guiadas e muitos ambientes confortáveis para relaxar e bater um bom papo.

Nosso atendimento é familiar e informal. Apesar de todo esmero com o produto que oferecemos, nossa intenção é oferecer um atendimento descontraído em que os hóspedes sintam-se realmente em casa. Nossa cozinha é uma saborosa mistura da cozinha brasileira tradicional com a contemporânea e é guarnecida por legumes, verduras e temperos retirados da nossa horta momentos antes de irem a mesa. A especialidade da casa é a truta, muito comum na região.
Temos ainda uma seleção de cervejas nacionais e importadas com as mais premiadas cervejas do mundo e carta de Vinhos montada pelo Enólogo da Grand Crú. Com destaque para a Delirium Tremens, eleita a melhor cerveja do mundo.

Em alguns períodos do ano fazemos eventos especiais. Nosso último evento foi um fim de semana gastronômico com a premiada Chef Roberta Ciasca, do restaurante Miam Miam e do Qui Qui, no Rio de Janeiro.

Como chegar na Pousada:

A Pousada está a:
190 Km do Rio de Janeiro
330 Km de São Paulo
90 Km de Volta Redonda
150 Km de Angra dos Reis

VIA SP
Pela DUTRA ir até o km 273(altura de Barra Mansa). Apesar de bem sinalizada entrada é meio esquisita. Você sai da DUTRA e entra em um posto de gasolina pra pegar a estrada que fica a direita. De lá são 25km até Bananal.
De Bananal pra Pousada da Terra são 32 Km. É só seguir na SP 247(estrada para o sertão da Bocaina) e seguir as placas de um restaurante chamado “chez Bruna”(Que tem muitas placas no caminho). Depois do restaurante até a pousada basta seguir as placas da pousada, são mais 4km. É simples e mais fácil do que parece.

Contatos:
Email: pdterrabocaina@gmail.com
Site: http://www.pdterra.com.br/home.html
Telefone: (21) 8814-9444 / ( 24) 9983-4486

Deixe seu comentário

Copyright © 2002 - 2013 Guia do Viajante. All rights reserved.