You are here: Home // Brasil, Destinos, Rio de Janeiro // Visconde de Mauá – RJ

Visconde de Mauá – RJ


A região de Visconde de Mauá fica nos vales da Serra da Mantiqueira entre os estados de RJ e MG, é composta por três vilas principais, Visconde de Mauá, Maringá e Maromba. Todas as três vilas são pequenas, mas tem boa estrutura para atender os viajantes que visitam a região. As três vilas ficam as margens do Rio Preto que corta a região, além do Rio Preto tem outros afluentes que formam lindas corredeiras de aguas cristalinas, onde são encontrados poços para nadar e cachoeiras. As melhores opções para quem gosta de banhos de cachoeira ficam depois da vila de Maringa e também em Maromba, então para quem está a procura de cachoeiras a dica é ficar por essas duas regiões, principalmente em Maromba.
Toda a região foi muito frequentada pelos hippies nas decadas passadas, mas hoje em dia o unico lugar um pouco mais alternativo é a região de Maromba, já em Maringa e Visconde de Mauá o que se encontram são pousadas muito bem estruturadas, algumas até com cozinha internacional, lugares para quem tem paladar mais requintado e pode estar gastando um pouco mais em uma viagem.
A distância das vilas é pequena de Visconde de Mauá até Maringa são 5 km e de Maringa até Maromba são mais 4 km, então, se você estiver de carro será facil conhecer as três vilas em dois dias.

Visconde de Mauá


Porta de entrada da região, para quem vem da via Dutra subindo a serra pela região de Penedo. Quando entrar na vila vai encontrar o ponto de informações turisticas, lugar ideal para adquerir um mapa da região e ver fotos das atrações locais, assim como pegar dicas de onde fica a sua pousada. Atrás do posto de informações turisticas tem um campo de futebol e uma igreja. Proximo ao campo tem também um caixa eletronico do banco itau, o unico caixa eletronico da região, se você tem conta no itau ótimo se não tem, é melhor estar com dinheiro vivo na carteira, pois o caixa 24 horas mais proximo esta no início da estrada no posto de combustivel na região de Penedo. Na vila de Visconde de Mauá se encontram ótimas pousadas algumas com cozinha internacional. Na região de Visconde de Mauá, tem outras vilas menores como o Lote 10 e Campo Alegre, lugarejos pequenos, proximo a vilarejo de Campo Alegre se encontra o Pico da Pedra Selada, um ponto turistico da região com mais de 1700 metros de altitude. Em Visconde de Mauá se encontram bares, farmácias, mercados e padarias.

Vila de Maringá

Para quem gosta de curtir a noite principalmente quem está acompanhado da namorada ou namorado a melhor opção é a vila de Maringa, muitos barzinhos e restaurantes, no cardapio fundue ou Truta são as especialidades da região. A vila é cortada pelo rio Preto, e atravessando pela ponte está no estado de Minas Gerais, onde também se encontram boas pousadas e bons restaurantes. Ao reservar pousada é bom estar atento a este detalhe, se a pousada fica no estado de Minas Gerais, ou no estado do Rio de Janeiro. Na vila tem a alameda Gastronômica com vários bares e restaurantes, no final uma ponte para pedestres e atravessando você muda de estado. Na vila se encontram também lojas de artesanato, doces, e mel. É possivel encontrar Agencias de turismo receptivo, lan house, mercadinhos, lojas para alugar motos e bicicletas. A vila fica proximas a algumas cachoeiras. Como a da Santa Clara e o Vale do Alcantilado.


Alameda Gastronomica na vila de Maringa

Vila de Maromba

A vila mais proxima das cachoeiras. É perto da vila de Maromba que se encontra a cachoeira do escorrega, o cartão postal da região. A vila tem opções mais simples de hospedagem, e onde se encontra a maioria das areas de camping da região, tem alguns bares, restaurantes e mercadinho, também é possivel encontrar lugar para locar motos ou passeios a cavalo. É de Maromba também que saem passeios a pé ou a cavalo pela serra de Itatiaia.

Atrações da Região

Cachoeira do escorrega: Fica a três kms depois de Maromba, no final da estrada, é o cartão postal da região, é um escorregador natural incrivel, na primeira descida você fica com um pouco de receio, mas depois é só alegria, alem do escorrega, tem o poço (onde vc chega depois de escorregar), e acima do escorrega tem varios poços com pequenas quedas de agua. Tem bares e restaurantes proximos.Atenção, dizem que quando o volume de agua no escorregador é muito grande ele fica mais perigoso, na duvida pergunte aos moradores locais qual o melhor lugar para descer, eles dão as dicas para os turistas.

Cachoeira Véu de Noiva: Também fica na região de Maromba proximo ao escorrega, A cachoeira fica na mata fechada o acesso é por uma pequena trilha, bem facil de caminhar. Como a mata é fechada, na cachoeira não tem muito sol, mas quem gosta de uma massagem natural, é uma boa opção para curtir a agua, também tem um pequeno poço.

Poção da Maromba: Um poço muito bonito, também fica no caminho para o escorregador, ao lado da estrada, tem uma pequena queda d´agua e uma pedra de onde é possivel saltar, tem 7 metros de queda. CUIDADO ao saltar, é bom verificar se não tem galhos escondidos debaixo da agua, na duvida, espere alguém que conheça o local saltar. O local pega bastante sol até mesmo no inverno, até umas 4 horas da tarde tem sol.

Cachoeira da Santa Clara: um grande paredão de pedras onde a água escorre lá do alto, no final tem um pequeno poço de aguas cristalinas. A cachoeira fica em uma entrada entre Maringa e Maromba, tem placas que sinalizam como chegar no local.

Cachoeira Toca da Raposa: Fica na estrada antes de virar para a cachoeira da Santa Clara, em um lugar um pouco mais afastado, tem um barzinho ao lado. A cachoeira fica entre pequenos paredões de pedra, proximo tem outros poços para banho, para chegar, também tem placas indicativas.

Cachoeira do Santuario: Essa cachoeira fica bem depois da toca da raposa, um lugar longe que o proprietario cobra 7 reais (isso porque era inverno) para se conhecer o local. A cachoeira é bonita, mas é longe e a estrada em condições razoaveis.

Cachoeira da Anta: Pequena queda, fica em uma entrada antes de chegar na vila de maringa, uns 6 ou 7 km de distancia da vila de Maringa. Um lugar isolado, mas a cachoeira é legal tem um bom poço para nadar. A estrada para se chegar nela tambem é muito bonita, passando pelo vale do alcantilado. No caminho tem uma casa onde uma senhora serve comida caseira boa e barata na volta da cachoeira vale a pena experimentar.

Vale do Alcantilado: local muito bonito, fica a uns 4 kms da Vila de Maringa, tem area de camping e algumas pousadas nessa região, tem uma cachoeira, (que cobra 7 reais de taxa de preservação) um parque de aventura, e o museu das 2 rodas.

Pico da Pedra Selada: Fica na vila de Campo Alegre, A entrada para a trilha do pico do selado, fica a 11 km da Vila de Visconde de Mauá, é uma região bonita para subir no pico, é bom estar preparado fisicamente, pois a caminhada dura em torno de 1h30 ou 2 horas. Tem um bar onde se estaciona os carros (cobra-se 5 reais). A vista de cima do pico dizem que vale a pena (nâo subi pois estava para chover) lá de cima tem um visual de toda a região. Prefira conhecer o pico em dia de céu claro.

Gastronomia:

Muitos restaurantes tem como suas especialidades trutas e também fundue. Acontece geralmente no mês de maio o concurso gastronomico e a Festa do Pinhão. Chefs de cozinha renomados fazem parte do juri, e também tem o juri popular onde é possivel participar pagando uma taxa. Os pratos premiados são servidos na semana seguinte nos restaurantes da cidade. Para saber mais sobre o concurso gastronomico click aqui.
Cerveja Serra Gelada, para os apreciadores de cerveja, a região tem uma cerveja artesanal, chamada Serra Gelada, a garrafa é encontrada em Bares e restaurantes da cidade.
Doces, mel, queijos também são fabricados e vendidos na região.

Telefone do Posto de Informações Turisticas (24) 3387-1283

Pousadas em Mauá, Maringa e Maromba

São muitas as pousadas na região, algumas muito bem estruturadas outras simples e econômicas. Vamos aqui deixar algumas dicas.

Pousadas em Visconde de Mauá

Mauá Brasil Hotelaria e Gastronomia
Estrada Mauá – Rio Preto, km 4,5
Telefones: (24) 3387-2077/ 2373

Fronteira Arte & Hotelaria
Estrada Mauá – Campo Alegre, km 4
Telefones: (24) 3387-1219/ 20

Pousada Terra Crua
Estrada Mauá – Campo Alegre, km 5
Telefone: (24) 3387-2066

Pousada Toca do Sossego
Lote 10 – Visconde de Mauá
Telefones: (24) 3387-1277/ 2092

Pousada Vale Encantado
Estrada Mauá-Rio Preto, s/nº
Telefone: (24) 9821-1804

Pousada Verde Água
Visconde de Mauá – RJ
Telefones: (24) 3387-1507/ 1699

Pousada Visconde de Mauá
Rua Wenceslau Braz, s/nº
Telefones: (24) 3387-1368/ 1156/ 3360-9501

Pousada Vista Bonita
Rua Reinaldo Machado, 7
Telefone: (24) 3387-2002

Pousada Vista Alegre
Lote 10 – Visconde de Mauá
Telefone: (24) 3387-1223

Chalé da Amoreira
Visconde de Mauá – RJ
Telefone: (24) 3360-4254

Chalé no Caminho da Pedra
Pedra Selada
Telefone: (24) 3387-1055

Sítio Recanto do Araçá
Estrada Mauá-Rio Preto, km 2,5
Telefone: (24) 3387-2124

Pousadas em Maringa

Pousada Rio – Minas
Ponte de Pedestres
Telefone: (24) 3387-1209

Pousada Sabor da Serra
Estrada Maringá-Maromba, km 1 – Alto Maringá
Telefone: (24) 3387-1362

Pousada e Restaurante Coisas do Arco da Velha
Centro de Maringá
Telefone: (24) 3387-1222

Pousada e Restaurante Mineiro
Estrada Mauá-Maromba – Centro de Maringá
Telefone: (24) 3387-1581

Pousada Fazenda Rio das Pedras
Estrada das Cruzes, km 2 – Vale das Cruzes
Telefone: (24) 3387-1515

Pousada Sol Nascente
Alto de Maringá
Telefones: (24) 3387-1569/ 1490

Pousada Tijupá
vale do Pavão
Telefones: (24) 3387-1464/ 1145

Pousada Um Lugar de Mato Verde
Vale do Pavão – RJ
Telefones: (24) 3387-1528/ 1032

Pousada Vale da Represa
Alto de Maringá
Telefone: (24) 3387-1590

Pousada em Maromba

Cabanas da Fazenda
Estrada Maromba-Escorrega, s/nº
Telefones: (24) 3387-1355/ (21) 2255-4950

Cantinho da Montanha
Estrada Maringá-Maromba, s/nº – Praça Maromba
Telefone: (24) 3387-1404

Pousada Águas Claras
Estrada Maringá-Maromba, s/nº – Praça Maromba
Telefones: (24) 3387-1365/ 1241

Pousada da Carmem
Estrada Mauá-Maromba
Telefone: (24) 3387-1333

Pousada da Gruta
Estrada do Escorrega, s/nº
Telefones: (24) 3387-1393/ 1379

Pousada Dois Iogues
Estrada da Maromba, s/nº
Telefone: (24) 3387-1065

Camping em Visconde de Maua, Maringá e Maromba

Camping Santa Clara
Fone: (24) 3387 1508 , (21) 2437 2866 e (21) 9955 8878 e
euricomuniz@yahoo.com.br

Camping da Maromba
Fone: (24) 9918 7058

Camping do Dedé e Raquel
Em Maromba
(24) 9849 0456 com Raquel .

Camping do torto
Em Maringa
Fone: (24) 3387-1779

Camping Vale das Cachoeiras (alcantilado)
Fone: (24) 9952-8988


Paisagem antes da subida da serra

Como Chegar Em Visconde de Mauá

De Carro:

Para quem vem do Rio de Janeiro, Pegar a Via Dutra sentido São Paulo, e logo depois da cidade de Resende, entrar na estrada que vai para Penedo, seguir as placas e subir a serra em Direção a Visconde de Maua. É bom lembrar que a serra está praticamente toda asfaltada.
Do Rio de Janeiro Até Visconde de Mauá são aproximadamente 200 km.

Para quem vem de São Paulo, seguir pela Via Dutra, e depois da cidade de Itatiaia, deve-se pegar a estrada que vai em direção a Penedo e posteriormente subir a serra até chegar em Visconde de Mauá. De São Paulo até Visconde de Mauá, são aproximadamente 300 km.

ATENÇÃO: Estive em Visconde de Maua em Agosto de 2011 e a subida da serra estava praticamente toda asfaltada, se faz tempo que você não vai a está região, é bom saber que até a vila de Visconde de mauá a estrada é asfaltada. Os moradores comentaram que o projeto é asfaltar até a vila de Maromba. É bom saber que a Captação e o tratamento do esgoto da cidade foi modernizado para atender a demanda de pessoas que visitam as três vilas.

De onibus:

Onibus de Resende para Visconde de Maua, Maringa e Maromba: a empresa Resendense faz o trajeto emtre Resende e As tres vilas. Os onibus são urbanos, e a viagem dura em torno de 1:30 min.
Horarios: De segunda a sexta. 5:20 , 10:30 , 15:00 (opcional) e 17:30. Aos sábados 5:20 , 14:00 e 15:00 hs . Aos domingos e feriados 8:00 , 14:00 e 15:00 hs.
Para voltar de Maromba para Resende de segunda a sexta , 7:10 , 11:00 (opcional), 13:00 e 19:45 . Aos sábados, 7:40 , 11:00 e 17:15 . Aos domingos e feriados, 9:00 (opcinal), 10:15 e 16:45 .

Onibus para quem vem do Rio de Janeiro: quem faz o trajeto é a viação Cidade do Aço (21) 2136 4750. Este onibus circula apenas as sextas feiras e vespera de feriados, Sai do rio de Janeiro as 19:35 e chega na Vila de Maromba a 0h55 min. Antes o Onibus passa por Maringa e Visconde de Mauá.

Atenção: Caso você vá para a região de Visconde de Mauá em outros dias e horarios saindo do Rio de Janeiro, a viação Cidade do Aço tem onibus em varios horarios entre Resende e Visconde de Mauá

Para quem vem de São Paulo para Visconde de Mauá de onibus: a empresa Cometa fone: 0800 9420030 faz o trecho entre São Paulo e Resende com saida dos onibus de duas em duas horas a partir das 7:00 às 0:00

Principais distâncias Aproximadas:

Rio de Janeiro …………………………………………………….. 200 km
São Paulo …………………………………………………………. 300 km
Guaratinguetá ……………………………………………………. 120 km
São José dos Campos …………………………………………… 195 km
Juiz de Fora ………………………………………………………. 180 km
Resende …………………………………………………………… 40 km
Volta Redonda ……………………………………………………. 90 km
Penedo ……………………………………………………………. 30 km
Campinas ………………………………………………………… 350 km

Dicas do Viajante

Se tiver tempo procure ficar uns 4 dias na região, conhecendo as vilas, as cachoeiras, o gostoso é caminhar pelas estradinhas de terra e curtir o contato com a natureza, alugar uma bicicleta ou levar a sua de casa vale a pena, mas saiba que é possivel chegar proximo as cachoeiras indo de carro. Em época de feriados as vilas ficam muito cheias, e muitas cachoeiras cobram taxa, e também cobra para estacionar o carro proximo as quedas d´agua. Na região faz frio de noite, Não esqueça as roupas de frio principalmente no inverno. Nas noites de céu sem nuvens, aproveite para admirar as estrelas. Na época das chuvas, fique atento ao volume de água das cachoeiras, se a água estiver barrenta e com o volume grande evite nadar pois a perigo de tromba d´água. Para chegar nas principais cachoeiras tem boa sinalização. Leve repelente e protetor solar, para as caminhadas não esqueça uma garrafa com água. A melhor vila para curtir a noite é a vila de Maringa. Alguns moradores usam motos no estilo cross que fazem muito barulho, na hora de escolher a pousada ou quartos procure os com janelas longe da rua principal. Se quizer deixar o carro na pousada e andar de moto, saiba que tem muitos locais que alugam motos o preço é em média 30 reais a hora, ou 130 reais o dia todo. Não deixe lixo nas trilhas, preserve a natureza.


Poço Na região da vila da Maromba

Tags: , ,

4 Respostas para " Visconde de Mauá – RJ "

  1. #1 - durvalina says:

    nasci em bocaina de minas vivi ate meus 7anos nas cruzes nao sei como chama hoje tudo mudou mas me lembro como era bom sinto saudades nunca mais voltei para saber como esta agora

  2. #2 - Léo-SP says:

    a regiao de Visconde é um lugar muito bonito, faltou colocar no site as cachoeiras da Saudade, é em um sitio onde se paga para entrar se não me engano 5 reais e tem 12 cachoeiras uma mais bonita que a outra, fui na pascoa de 2011 e pretendo voltar quando estiver bastante calor pois a agua é muito gelada.

  3. #3 - CARLOS MARMELO says:

    A VILA DA MAROMBÁ, É D+; HOSPITALEIA, ACOLHEDORA E SOSSEGADA; ÓTIMA PARA CASAL, OU INDA, COM A FAMÍLIA!! VOLTAREI LÁ AGORA EM AGOSTO/2012!!!!!

Deixe seu comentário

Copyright © 2002 - 2013 Guia do Viajante. All rights reserved.