You are here: Home // Dicas, Gerais // Febre Amarela – Cuidados antes de Viajar

Febre Amarela – Cuidados antes de Viajar



febre-amarelaVocê já deve estar sabendo da onda de febre amarela que esta ocorrendo em alguns lugares do país. Mas o que não podemos deixar de fazer é conhecer lugares viajando pelo Brasil. Então o que devemos fazer para viajar com segurança?

Destacamos aqui lugares de riscos, sintomas, e onde tomar a vacina. Indicados pelos ministério da saúde.

Os locais de risco são nas matas e nos rios de algumas ( varias) regiões do pais confira na lista abaixo:

– Estados da região Norte
– Estados da região Centro – Oeste
– Região Nordeste : Estado do Maranhão, sudoeste do Piauí, oeste e extremo-sul da Bahia
– Região Sudeste: Estado de Minas Gerais, oeste de São Paulo e norte do Espírito Santo
– Região Sul: oeste dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Onde tomar a vacina?

É disponibilizada a vacina gratuitamente em todos os municípios do Brasil, a vacina esta disponível também em , portos, aeroportos, fronteiras e em algumas rodoviárias do pais. A vacina é segura e protege o cidadão por 10 anos, para as pessoas que tomaram a vacina a mais de 10 anos , basta tomar o reforço e seguir viagem, não precisando esperar 10 dias para garantir a sua proteção.

Para saber onde tomar a vacina em São Paulo
http://www.cve.saude.sp.gov.br/

Sintomas:

Uma pessoa com febre amarela apresenta nos primeiros dias sintomas parecidos com os de uma gripe. Entretanto, esta é uma doença grave que pode complicar e levar à morte. Os sintomas mais comuns são febre alta e calafrios, mal-estar, vômito, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes cor de “borra de café” e diminuição da urina.

Na identificação de alguns desses sintomas, procure um médico da unidade de saúde mais próxima e o informe se você viajou, nos últimos 15 dias, para áreas de matas, beiras de rios em qualquer uma das áreas descritas acima.

Se você observar macacos mortos ou doentes próximo ao local onde esteve, comunique à autoridade de saúde mais próxima, pois isso pode indicar que a doença está presente, com risco para as pessoas não vacinadas.

Não há tratamento específico contra a febre amarela, mas a mesma orientação utilizada para dengue deve ser seguida, ou seja, não utilizar medicamentos à base de salicilatos (AAS e Aspirina), já que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas. Somente o médico é capaz de diagnosticar e tratar corretamente a doença.

Fonte: portal.saude.gov.br

Deixe seu comentário

Copyright © 2002 - 2013 Guia do Viajante. All rights reserved.