You are here: Home // Brasil, Destinos, Minas Gerais // Diamantina – MG

Diamantina – MG


Diamantina é a cidade histórica mineira localizada mais ao norte do estado. Em seu centro histórico possui casarões coloniais e igrejas no estilo barroco como atrações principais. Está situada a cerca de 300 km de Belo Horizonte, é considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco desde 2002.

A cidade é grande, com cerca de 42000 habitantes, porem bastante tranqüila, com ruas de pedras e um centro muito bem conservado. Além de vários bares e bons restaurantes que fazem uma deliciosa comida caseira, a cidade é marco zero da Estrada Real e possui também como atrativos, não só as construções históricas, mas grutas, cachoeiras e trilhas ecológicas ao redor da cidade.
diamantina-mg.JPG

Principais atrações

Casa de Chica da Silva – construída no século 18, foi moradia de Chica da Silva.
Igreja N. S. do Carmo ( 1760/1765) – tem seus altares folheados a ouro imagens portuguesas do século 18, lustres de cristal.
End: Rua do Carmo. Sua visitação custa 2 reais.

Igreja N. S. do Rosário (1728) – Hà domingos que tem apresentações de corais
End: Largo do Rosário. Sua visitação custa 2 reais.
Fotos Diamantina
Museu do Diamante – há apenas uma sala destinada a mineração , com pedras e instrumentos usados na classificação de diamantes e pesagem do ouro. Tem outra parte que há um bom acervo sobre arte sacra com imagens e oratórios do século 18.
End: Rua Direita 14. Entrada 1 real

Caminho dos Escravos – é um caminho de pedras, construído pelos escravos no inicio do século 19. Dele se vê uma bela vista da cidade.
Acesso pela BR – 367, km 585, cerca de 5 km da cidade. (estrada que liga ao vale do Jequitinhonha).

Passadiço da Casa da Glória – (1878) – um dos cartões postais da cidade. Interessante construção suspensa sobre a rua, ligando dois sobrados. Foi moradia para administradores do garimpo de diamantes, e colégio para meninas. Hoje abriga o Instituto Casa da Glória, da UFMG, de apoio a Geologia.
End: Rua da Glória.
Passadiço da Casa da Glória Diamantina
Passadiço da Casa da Glória

Mercado Municipal – um dos símbolos da cidade. É um galpão rústico, antigo rancho dos tropeiros. Nas sextas a noite rola um agito com a moçada da cidade. E aos domingos a feira livre.
End: Praça Barão do Guaicui, 170
Fotos Diamantina
Passeios: Para quem tem tempo um bom lugar pra conhecer é o vilarejo de Milho Verde a cerca de 30 Km do centro de diamantina, seu acesso é por estrada de terra em condições não muito boas , mas o lugar compensa, no caminho tem se um visual deslumbrante da região , passa-se por uma cachoeira, no caminho. E também por dois outros vilarejos, o do Val e o de São Gonçalo do Rio das Pedras. Em Milho Verde, há varias cachoeiras para se visitas, tem pousada e camping no local.

Eventos

Vesperata: é a maior manifestação musical da cidade. Acontece nas janelas dos casarões do centro histórico da cidade, todos os sábados entre os meses de março a outubro com a presença dos músicos locais que fazem seus shows nas sacadas dos casarões históricos, tocando musicas populares.

Semana Santa: os moradores relembram a morte e a ressurreição de Cristo em quadros vivos. Na Sexta Feira da Paixão cerca de 100 guardiões romanos e mais de 200 integrantes caracterizados reproduzem a Via Sacra. A noite tem procissão percorrendo as igrejas do centro. E no domingo a cidade acorda com suas ruas enfeitadas com flores, areias pintadas e serragem.

Carnaval: assim como as cidades históricas de Ouro Preto e Tiradentes, Diamantina também tem seu carnaval bastante agitado, tem vários blocos que saem pelas ruas do centro histórico animando milhares de pessoas até o dia clarear.
Fotos Diamantina
Festival de Inverno da UFMG: evento anual que acontece todo mês de julho na cidade e é promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É um festival de artes, com oficinas, mostras e apresentações direcionado para estudantes e profissionais das áreas de Artes Audiovisuais, Artes Cênicas, Música, Literatura e Artes Plásticas, e conta com a participação de importantes nomes do meio artístico internacional, nacional e dos locais. Nesta época a cidade fica cheia e num ambiente muito gostoso, o inverno seco da região produz dias quentes com sol e noites bem frias. Para quem curte um friozinho é uma boa pedida!

Curiosidades

A cidade de Diamantina possui diversas lendas do tempo da mineração e dos escravos. Como algumas histórias de túneis secretos feito por escravos que leva à tesouros e de assombrações.

Várias destas histórias tem como personagem principal Chica da Silva (segunda metade do século XVIII), escrava que por sua beleza encantou o maior explorador de diamantes da cidade, João Fernandes de Oliveira, cuja fortuna era descrita popularmente como sendo maior do que a do rei de Portugal. Uma das histórias diz que Chica da Silva possuia vontades extravagantes que normalmente não poderiam ser atendidas, mas que no seu caso, seu amante riquissímo conseguia realizar para ela, como um lago artificial que ela mandou construir junto com um navio. Mas a que história que parece ser mais plausível é a da Igreja do Carmo. A história fala que os escravos eram permitidos entrar nas igrejas apenas até a sua torre, mas como em todas as igrejas a torre fica na frente, os escravos não passavam da porta. Chica, revoltada com esta situação, mandou construir a igreja de Nossa Senhora do Carmo, que é a única da cidade que possui sua torre no fundo da nave de igreja, permitindo assim, que os escravos entrassem em toda a igreja.
029.JPG
Para saber sobre estas histórias curiosas vale a pena conversar com algum morador antigo da cidade. Ele contará esta e de muitas outras ótimas histórias.

Principais distâncias

Belo Horizonte: 298 km
Brasília 771 km
Goiânia 922 km
Rio de Janeiro 719 km
São Paulo 850km
Ouro Preto 380km
São João del Rei 465 km
Salvador 1122 km
Curitiba 1308 km

Como Chegar

De Carro

Partindo de São Paulo: o melhor acesso é pegar a Rodovia Fernão Dias, BR 381 até Belo Horizonte. A partir dai, seguir a Br 040 (sentido Brasília) até o trevo para a BR 135 que está localizado a 20 km, aproximadamente, do município de Paraopeba (MG). Seguir 60 km até o município de Curvelo (MG). Deste ponto em diante, entrar no trevo para a BR 259, ligando Curvelo a Diamantina.

Saindo de Belo Horizonte: seguir pela BR 040 (sentido Brasília) até o trevo para a BR 135 que está localizado a 20 km aproximadamente do município de Paraopeba (MG). Seguir 60 km até o município de Curvelo (MG). Deste ponto em diante, entrar no trevo para a BR 259, ligando Curvelo a Diamantina.

Saindo do Rio de Janeiro: o melhor acesso é pela BR 040 até Belo Horizonte, ( em seguida é só seguir o descrito acima).

De Ônibus

De Belo Horizonte para Diamantina, a empresa que opera é a Viação Pássaro Verde e a viagem dura em torno de 5 horas.

Do Rio de Janeiro, vão ter que vir de ônibus até Belo Horizonte pela Viação Cometa ou Útil e de Belo Horizonte até Diamantina pela Viação Pássaro Verde.

De São Paulo, a Empresa Gontijo faz o trecho São Paulo – Diamantina direto, sem parada em Belo Horizonte.

Onde ficar em Diamantina (Pousadas)

Pousada Relíquias do Tempo
Rua Macau de Baixo , 104
Fone: 38 – 3531-1627

Pousada Gameleira
Rua do Rosário, 209
Fone: 38 – 3531 – 1900

Pousada Nhá Mocinha
Praça Brasília , 36
Fone: 38 – 3531- 3100

Pousada serrana
Rua Tijucos, 404
Fone: 38 – 3531- 3859

Pousada estalagem
Rua das mercês, 203
Fone: 38 – 3531- 1629

Pesquise preços de Pousadas em Diamantina no Buscapé.

Tags: , ,

46 Respostas para " Diamantina – MG "

  1. #1 - Nina disse:

    Pessoal…qual é a distancia de Diamantina a Ouro Preto???
    E como posso ir de um lugar ao outro!!!

    Favor entrar em contato comigo

    menina.ignacio@yahoo.com.br

    BjoakS

  2. #3 - André Alécio disse:

    ola Nina

    para sair de Diamantena e chegar em Ouro Preto, de onibus, o melhor caminho provavelmente é ir de Diamantina para BH e depois pegar outro onibus para Ouro Preto

    não sei exatamente a quilometragem mas é um pouco longe, uns 500 km talvez

    para saber sobre Ouro Preto confira na nossa outra materia http://guiadoviajante.com/224/ouro-preto-mg/

    espero ter ajudado

    André Alécio
    Equipe GuiaDoViajante.com

  3. #4 - Elda Maria disse:

    Que saudades tenho eu de Diamantina. Prometo que voltarei.

    • #5 - Suely Santos disse:

      DIAMANTINA É A CIDADE HISTORICA MINEIRA MAIS ELEGANTE DO ESTADO.
      UM CHARME.
      PARECE SER UMA SENHORA DE CABELOS GRISALHOS, SEMPRE ALTIVA, VIVENDO SOB O CÉU AZUL DE SUAS MONTANHAS, ESCUTANDO ORA A MELODIA DAS CACHOEIRAS, ORA OS GORGEIOS DOS PASSAROS COM A BRISA VINDO DO MAR DE S.SALVADOR, BA.
      È DEMAIS.
      SEMPRE ESTOU INDO PRA LÁ, NAS FERIAS DE SETEMBRO.
      TOMAR BANHO DE CACHOEIRA.
      LINDAAAAAAAAA.

  4. #7 - Diamantina Travel disse:

    Olá!

    Muito legal o Blog. Muitas informações relevantes, inclusive essa sobre transporte entre Ouro Preto e Diamantina!

    Obrigado.
    André Pinho.

  5. #8 - Anderson Chaves disse:

    tenho muita saudade de todos meus amigos ai prometo volta breve

  6. #9 - zero disse:

    queria saber onde tem um mapa de tudo isso

  7. #10 - subsula disse:

    Galeraaaa…quanto que ta a viagem de trem pra diamantina??????????

  8. #11 - luizlages disse:

    verdadeiramente diamantina é uma das cidades historicas mais lindas desses nossos cantos regionais suas ruas e sacadas nos revelam a grande cultura artistica e regional das grandes cidades do interior de minas!!!

  9. #12 - Helena Gomes disse:

    …estive em Diamantina no feriado do dia do trabalhador, num passeio de campo da faculdade e amei a cidade. é uma ótima opção para viagem , tem muita história e muita cultura por lá, sem falar que as paisagens que você encontra no meio do caminho até chegar à cidade…que são deslumbrantes vale a pena visitar.

  10. #13 - julie disse:

    Estou querendo saber qual estação ferroviaria mais proxima de Diamantina, estou pretendendo passar o carnaval em diamantina, gostaria de ir de Trem, para curti mais um cadim, aguarda resposta. Ah Tá, sou de vitoria-es. Obrigada !

  11. #14 - LESLEY disse:

    OLÁ EU VOU PRA AÍ COM MINHA TURMA DO COLÉGIO
    TIVEMOS NÓTICIAS DA CACHOEIRA SERÁ Q É BOM LÁ?
    PODE ENTRAR PARA NADAR?

  12. #15 - danusa disse:

    oi , gostaria de saber o que e possivel conhecer em diamantina em um dia. Vou passar de viagem e gostaria de aproveitar o dia]
    obrigada

  13. #16 - André Alécio disse:

    olá Danusa

    só de andar pela cidade já vale a visita, a cidade é toda diferente com calçamento de pedras, e muitas costruções historicas, conhecer as igrejas, faz parte do roteiro, vale muito conhecer mesmo se pelo menos em um dia.

    abraços

  14. #17 - servulo disse:

    minha namorada eh de diamantina, eu vou lah de 15 em 15 dias…………..vou casar com ela!!! abracos.. servulo

  15. #18 - tatielly disse:

    queria saber como faço para ir nos bairro de diamantina por que vale a pena sair andando para ver as maravilhas da cidade

    amo diamantia e cabo frio =
    cadicalmente

  16. #19 - ACÁCIA DE PAULA CARVALHO disse:

    Boa tarde,
    Estou levando um grupo de estudantes e gostaria de saber o valor de alguma pousadas para 45 pessoas, um restaurande com comida caseira com preço mais em conta e um guia para nos acompanhar. Qual é o dia da última vesperata? Obrigada, aguardo resposta.
    Acácia de Paula

  17. #20 - Eu amo Justin Bieber ? disse:

    muiito bom o site !!
    se colocar mais informações sera melhor ainda !!
    ajudou muiito no meu trabalho de história sobre Diamantina !!
    espero que ajude outras pessoas !!

  18. #21 - Mariana disse:

    Oi, queria saber sobre o Carnaval em Diamantina, sobre onde ficar, principalmente sobre lugares de preços mais acessíveis.
    Espero a resposta.
    Att, Mariana

  19. #22 - lucebernardes disse:

    ola pessoal ….. tem trem de bhte pra diamantina? de onde sai ? Vlr? qual horario de saida em diamantina e de volta??brigadaõ

  20. #23 - Rita disse:

    Respondo a todo mundo ai acima:
    A última vesperata oficial está prevista para 23/10/2010.
    O Diamantina Hostel comporta 60 pessoas e serve comida caseira por encomenda. Fica legal pro carnaval tb.
    Não existe Trem para Diamantina, creio que o mais perto é Curvelo ou Corinto.
    Há receptivos com roteiros e guias tb.
    Aluga uma bike e conheça a cidade toda, se não for sozinho/a melhor ainda!É bom partilhar coisa boa.

  21. #24 - Claudilane da Silva Saraiva disse:

    amanheceu, peguei a viola botei na sacola e fui viajar pra DTNA….

  22. #25 - André Alécio disse:

    oi Claudilane

    esta é uma bela canção. Se vai pra Diamantina e gosta de musica, aproveite para ver uma vesperata.

    “Quando a noite a linda lua
    torna as pedras cor de prata
    Diamantina sai a rua
    transformada em serenata”

    trecho de uma musica cantada na cidade.

    abraços

  23. #26 - marcelo disse:

    Diamantina é uma maravilha, suas ruas, suas praças não moro nela, e sim em mendanha fica a 25km de distância onde abriga o final do caminho dos escravos e a cachoeira de Santa Polônia, m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a.
    Amo muito a minha cidade de coração.

  24. #27 - zulenio disse:

    marcelo, sou de Sao Paulo e no começo do ano vou passar por diamantina e ficarei um dia na cidade, me umas dicas de cachoeira para conhecer em Medanha (para 4 crianças nadar)hotel para hospedar e local para comer

  25. #28 - Luiz Otávio disse:

    Gostaria de saber como faço para alugar casas em BIRIBIRI?

    Telefones, contatos etc…

  26. #29 - valci navarro disse:

    Conheci Diamantina a um mes atraz e fiquei vislumbrado com a beleza daquela cidade, dai comecei a pesquisar dioturnamnte a história, visitei a mercado é lindo a casa de juscelino, a de chica da silva e sua história que não tem nada a ver com os seriados da globo, visite que vale a pena é tudo de bom

  27. #30 - maria disse:

    DESEJO SABER SE TEM ESTAÇÃO FERROVIARIA PROXIMO A DIAMENTINA, POIS PRETENDO SAIR DE VITORIA -ES

  28. #31 - André Alécio disse:

    olá Maria

    Para chegar em Diamantina vindo de Vitoria, acredito que o melhor a fazer é ir até BH de lá, pegar um onibus na rodoviaria que vai ditero pra Diamantina. Lembrando que a estação de Trem de BH até a rodoviaria é bem proximo.

    abraços

  29. #32 - kathelyn disse:

    vc so sabe isso da cidade preciso de mais informaçoes para meu trabalho.pode me passar?
    responde em
    bjs

  30. #34 - Mateus disse:

    Gostei muito das informações e achei muito interessante
    =)

  31. #35 - cassia disse:

    Preciso ir para diamantina em cinco dias, mas não sei como posso chegar lá.Moro no Rio de Janeiro, pode me ajudar?

    • #36 - André Alécio disse:

      olá Cassia

      Para chegar em Diamantina saindo Do rio de Janeiro, o melhor é pegar um onibus RJ até Belo Horizonte e de lá outro Onibus de BH para Diamantina. Recomendo voce pegar o onibus do Rio de Janeiro de noite viajar de madrugada chegar cedo em BH e depois pegar o onibus q sai umas 9 horas da manhã de BH até Diamanina.

      A empresa que leva de BH para Diamantina chamna-se Passaro Verde. É possivel comprar a passagem por telefone

      abraços

  32. #37 - Jeckson disse:

    Estou indo a diamantina no carnaval, gostaria de saber informações sobre pousadas, a programação da cidade , pontos turisticos! Será que alguem me ajuda?

    • #38 - André Alécio disse:

      olá Jeckson

      Em Diamantina o carnaval de rua é bem famoso, e lota bastante. As republicas de estudantes fazem pacotes e tem festas e blocos de carnaval. Não sei se sua intensão é curtir o carnaval de rua, se for vai curtir bastante. Se quer tranquilidade, acho q esta época não é a melhor. Tem muitas costruções historicas na cidade. Fazer passeios de ecoturismo tambem vale a pena. se puder faça o trecho da estrada real até Milho Verde ou São Gonçalo do Rio das Pedra, a região tem muitas cachoeiras e as duas vilas são muito bonitas.
      tem muitas pousadas no centro de Diamantina, os preços variam bastante, da ultima vez que estive na cidade fiquei no hotel em frente a rodoviaria, um hotel simples, mas bom e barato.

      abraços

  33. #39 - maria cicera da silva disse:

    meu pai quer encontrar sua irmã desesperadamente mas eu nao sei como,ele já tem de idade, quem puder me ajudar eu agradeço. O nome dela È Benedita Leandro, o filho dela se chama José Cicero tem o apelido de DEDI o Pai dele chama-se Rosalve eles moram em Diamantina. Me ajude a encontra-los pois o meu pai ta muito triste por não saber da irmã dele. Ele ja é de idade avançada.

  34. #40 - Luiz disse:

    Moro no Rio e já estive em Diamntina-MG,é linda cidade,um charme e vários atrativos,fale pena conferir – saudades bate forte.

    Luiz

  35. #41 - amanda disse:

    Gostei muito dessas fotos de Diamantina.Nunca vui mas deve ser um maximo pela as fotos….

  36. #42 - Raposa disse:

    Diamantina, um diamante a ser “lapidado” que um dia eu irei conhecer.

  37. Prezados Srs.

    Sou mineiro de Corinto, mas moro no Rio de Janeiro desde 1963 e estou procurando minha irmã que não vejo desde 1965. Preciso da ajuda dos srs. para localizá-la. De repente com a facilidade que os srs. possuem esta tarefa se torne mais fácil. Abaixo estão as únicas informações que tenho dela. Os srs. poderiam usar também as instituições de assistência social (por exemplo: igrejas…). Desde já sou-lhes muito grato.
    Att
    Aldenir da Silva Marques
    Tel.: (21) 9212-3590
    (21) 3314-2616
    e-mail: bonattimarques@gmail.com

    Nome de solteira: Eisi da Silva Marques
    Nome de casada: Eisi Marques Pereira
    Nascimento: 13 de junho de 1942
    Filiação: mãe – Zinda da Silva Marques
    pai – Redelvim Marques
    Nome da filha mais velha: Marilda Aparecida Pereira

    A última notícia que tenho dela é que estaria morando em Diamantina, mas é sempre vista em Corinto.

  38. #44 - Leandro disse:

    Olá

    Estarei chegando a cidade no feriado de 15 de novembro, gostaria de saber qual é a media de temperatura neste mês??? E a noite, quais são os melhores bares e restaurantes?
    Obrigado
    Leandro – SP

Deixe seu comentário

Copyright © 2002 - 2013 Guia do Viajante. All rights reserved.