You are here: Home // Dicas, Gerais // Economize na Hospedagem

Economize na Hospedagem


HOSTEL – ALBERGUE DA JUVENTUDE
por André Alécio

Uma maneira de economizar em uma viagem é se hospedar em hostel (albergue da juventude). Neles você encontra preços bem acessíveis.

Existem cerca de 6000 de albergues espalhados por todo o mundo, que atendem um padrão de qualidade. Muitos oferecem passeios com guia e também é possível utilizar a cozinha comunitária, o que ajuda a economizar nos gastos com a alimentação.

Os albergues surgiram na Europa por isso se hospedar em hostels pelos paises europeus é uma pratica bem comum entre os mochileiros. A rede de Hostels européia é bem grande. No Brasil esta rede vem crescendo bastante, na maioria das cidades turísticas já se encontra este tipo de hospedagem.

Não é preciso ser sócio da rede para se hospedar nela, porém você pode ter a carteirinha de alberguista. Com ela você terá descontos na hospedagem e alguns outros privilégios, dependendo do albergue.

PARA FAZER A CARTEIRINHA NACIONAL: O preço é de 20 reais e a carteirinha dura por um ano.

PARA FAZER A CARTEIRINHA INTERNACIONAL: O preço é de 40 reais e vale por um ano.

PORQUE OS ALBERGUES?

A diferença de optar em se hospedar em um albergue da juventude ao invés de pousadas, é que nos albergues você vai dividir o quarto com outros viajantes. Isso ajuda na hora de fazer amizades e arrumar companhia para passeios, principalmente se estiver viajando sozinho. Como é uma rede internacional, é bastante comum encontrar, mesmo no Brasil, muitos estrangeiros hospedados. Também é comum todos se juntarem e fazerem um almoço comunitário, por exemplo. Geralmente o convívio com os outros hospedes é muito interessante, você aproveita e pega dicas significantes de outros lugares, uma vez que em geral, quem se hospeda em albergues é acostumado a viajar e conhecer lugares.

Apesar de estar dividindo o quarto com outras pessoas que não conhece, se hospedar em albergues é bastante seguro, nos quartos geralmente tem armários que você pode trancar com cadeado, por isso, não esqueça de levar um.

Em um albergue não há apenas quartos coletivos, muitos deles tem quartos para casais e famílias. Estes geralmente são um pouco mais caros, mas também saem mais em conta do que uma pousada normal.

Para saber mais:
http://www.hostel.org.br/

Deixe seu comentário

Copyright © 2002 - 2013 Guia do Viajante. All rights reserved.