You are here: Home // Passeios, Praia // PRAIA DO BONETE ( Ilhabela)

PRAIA DO BONETE ( Ilhabela)


Por: André Alécio

praia do bonete
Praia do Bonete

A Praia do Bonete na parte sul de Ilhabela, é considerada por muitos, uma das mais belas, não apenas da região mas também do país. Sabendo disso quis conferir de perto o local e no início de Dezembro de 2010 estive por lá com meu amigo Juliano. Realmente pude ver que a praia é muito bonita, com aguas límpidas e areia bem branca. Mas para chegar ao paraíso tem um preço. Só se chega a praia do Bonete de duas maneiras: de barco, que saem do bairro de Borrifos, praia do Curral ou da balsa de Ilhabela. Você deverá conversar com o barqueiro e acertar o preço. De Borrifos o preço é mais barato por ser mais proximo do Bonete. A outra opção é caminhar pela trilha de mais ou menos uns 15 km que tem seu início na Ponta da Sepituba, que fica uns 2 km do ponto final do ônibus do que faz a linha entre a balsa da Ilhabela até o bairro Borrifos no extremo sul da ilha. Optamos em fazer a trilha pois no caminho tem várias cachoeiras e queriamos aproveitá-las.

A Trilha

trilha para a praia do Bonete

A trilha é bem larga, na verdade era para ser uma estrada mas ficou abandonada, e pelo visto nunca foi usada por automoveis, pelo que notamos nem Jipe passa na trilha, ja que muitas pedras impedem a passagem dos veiculos. Sendo assim, para faze-la a pé é uma trilha bem demarcada, não tem bifurcações e o caminhante não corre o risco de se perder. Mas a caminhada é dura, muitas subidas ingrimes e pedras fazem com que a trilha fique puxada e com os 15 km de distancia, não é feita em menos de 4 horas de caminhada. Mas indo pela trilha você tem recompensas, com uma hora de caminhada você chega na bela cahoeira da Lage, com varios poços para banho e escorregador natural, com o dia de sol que estava, ficamos por ali mais de uma hora se refrescando e curtindo o lugar. É bom lembrar que até a cachoeira da Lage a trilha tem muitos pontos com sol, e subidas ingrimes (procure iniciar a trilha logo cedo).

subidas-ingremes.JPG
Parte ingrime da trilha

Depois da pausa na cachoeira a trilha continua mais tranquila, até uma outra corredeira (onde proximo se encontra a cachoeira do Areado), é preciso tirar os tenis para atravessar, e tomar cuidado com as pedras escorregadias. Outras subidas fortes aparecem e quando achavamos que nunca chegariamos a praia, tinha uma curva e lá de cima se enchergava a praia ainda ao longe, mas reparamos que deste ponto era só descida até a praia, com a beleza do visual, as energias se recarregam e o animo volta para o termino da trilha, a cada curva do caminho uma nova vista da praia. Tem uma pequena trilha que leva a uma pedra onde se tem uma vista de toda a praia, vale a pena caminhar até a pedra para curtir o visual. Ainda antes de chegar na praia se passa por uma outra cachoeira, pequena mais muito bonita.

atravessando-a-cachoeira.JPG
Atravessando o rio

Atenção: a trilha é puxada, estaja preparado fisicamente para este tipo de caminhada, muitas subidas e pedras dificultam a caminhada, leve algo para comer, beber, mochilas e calçados adequados (não faça a trilha de chinelo ou sandalhas). Jamais deixe lixo na trilha, leve uma sacolinha e se encontrar lixo pelo caminho, leve com você.

A Ilhabela tem a fama de terem muitos borrachudos, até mesmo nas partes mais urbanas, imaginem nas trilhas e praias mais isoladas, repelente é algo de primeira necessidade, levei o renomado repelente Exposis e mesmo assim tivemos muitas picadas dos mosquitos em alguns pontos era dificil ficar parado mais de 3 minutos sem ser picado rsrs não sei se esta época em que fomos (inicio de dezembro) é uma época de procriação, mas aguentar o “assedio” dos mosquitos foi algo insuportavel, não só na trilha como na Praia do Bonete também. Para evita-los vá com uma calça leve e tambem uma blusa de manga longa. (não foi o meu caso, mas o Juliano estava de calça e blusa e não teve tantas picadas como eu).

Para chegar no inicio da trilha pega-se o onibus de nome Borrifos proximo da balsa. Proximo a trilha tem estacionamento para quem vai de carro.

cachoeira-proximo-a-praia-do-bonete.JPG
Cachoeira na trilha ja perto da praia

A Praia do Bonete

É uma vila de pescadores, a praia é realmente muito bonita, tem casas de pescadores e algumas casas de veraneio um pouco mais afastadas, tem uma estrutura pequena mas boa para turistas, como algumas pousadas, restaurantes, bares e lanchonete.

praia-do-bonete-1.JPG

A praia fica no fundo de duas encostas de montanha com paredões de pedra, na ponta esquerda desagua o rio Bonete, dando um toque especial a beleza do lugar. Tem muitas arvores que fazem sombra o dia todo na praia, dispensando o uso do guarda sol (coisa que na minha opinião enfeia qualquer praia). O rio bonete que passa por tras da vila, tem pequenas quedas dagua, e piscinas naturais. Para quem curte treking o local é um prato cheio, com trilha que leva a praia das enchovas, caminhando por uma trilha por uma hora. ou chegar em Cima do morro do lado esquerdo da praia, que tem um visual incrivel, diferente do visual que você vê antes de chegar na praia caminhando pela trilha que chegou a ela, muitas cachoeiras e mirantes se encontram na região. A praia tem boas ondas em seu canto direito e é frequentada por surfistas. E claro é um ótimo lugar para relaxar e curtir o contato com a natureza.

praia-do-bonete-5.JPG
Praia vista da trilha

É bom lembrar que energia eletrica da praia é tida com geradores. Telefone celular não pega, e os dois telefones publicos que se encontram na vila não estavam funcionando.

Telefone Publico da praia (orelhão) ( 12 3894-7000 ou 12 3894-7001)

Hospedagem no Bonete

Pousada da Rosa
wwww.pousadadarosa.com

Pousada Canto Bravo
Fone: 12 – 3896-5111

Camping no Bonete
Hoje em dia o único camping na praia do Bonete é o camping do Eugenio

vila-do-bonete.JPG
A vila

rio-bonete.JPG
Rio Bonete

Dicas do Viajante

Esteja preparado fisicamente se preferir chegar a praia do Bonete pela trilha. Se o mar estiver agitado, os barqueiros não fazem a travessia para a praia do Bonete, se você estiver no Bonete e o mar virar corre o risco de ter que voltar pela trilha. Quando estivemos na praia optamos em voltar de canoa até Borrifos (25 ou 30 reais) depende o numero de pessoas, esta travessia dura uns 40 minutos, o barco é pequeno, e algumas ondas chegam a entrar nele molhando os passageiros. tem a opção de pegar voadeira que é bem mais rapido e acredito que mais confortavel também. Procure entrar no mar proximo ao rio pois do outro lado as ondas são fortes. Para fazer as trilhas não esqueça de levar agua procure comprar purificador para consumir agua da cachoeira. Leve somente o necessario na mochila, roupas confortaveis e bons tenis para a caminhada. Como ja dito os mosquitos são muitos repelente é indispensavel incenso também espanta os mosquitos é bom levar para ter na barraca ou no quarto da pousada, ou ainda tome dias antes de ir complexo B isso deixará os mosquitos afastados. Tem passeios de barco que partem da praia do Curral para a praia do Bonete. Não confunda a praia do Bonete da Ilhabela com a Praia Grande do Bonete em Ubatuba rsrs. Na região sul da ilha todos sabem como chegar a praia do Bonete em caso de duvidas se informe. Evite fazer a trilha de noite, tem camping e muitas pousadas na região da praia do Curral e Praia do Veloso, se precisar faça um pernoite nesta região. Leve uma lanterna para caminhar na praia de noite, NÃO DEIXE LIXO NAS TRILHAS, PRESERVE A NATUREZA e respeite os moradores locais.

praia-do-bonete-3.JPG

praia-do-bonete-2.JPG
canto direito ótimo local para surf

cachoeira-da-lage.JPG
Cachoeira da Lage

Tags: , , ,

79 Respostas para " PRAIA DO BONETE ( Ilhabela) "

  1. #1 - Carla says:

    Oi André, mto legal essa aventura hein, eu nunca fiz esse tipo de coisa e adoraria experimentar, mas vc deixou mto claro que precisa estar preparado para a trilha neh e eu passei longe dessa preparação.
    Mandei mais fotos no lugar no meu email carlacpijd@hotmail.com
    BJus

  2. #2 - André Alécio says:

    olá Carla

    a trilha é bastante puxada, são quase 4 horas andando em meio a mata, mas a trilha é muito bacana com varias cachoeiras e poços para nadar. Se você acha que não tem condições fisicas de encarar a caminhada, pode se programar e estar indo de barco para a praia do bonete, tem passeios q saem da praia do curral.

    abraços

  3. #4 - Flavia says:

    Olá André,
    Muito legal o blog, bastante informativo para àqueles que pretendem ir até o Bonete. Temos a intensão de ficar uns 3 ou 4 dias no mês de janeiro lá. No caso de ficarmos em camping, gostaria de saber se há local para a compra de mantimentos para cozinhar? Os locais para as refeições são caros?

    Obrigada

  4. #5 - André Alécio says:

    oi Flavia

    olha tem alguns locais que vc encontra coisas para comprar sim, tem varias lanchonetes e restaurantes, no camping do bó, ele mesmo faz comida caso vc queira,(paguei 10 reais o PF) tem tambem pizza. Comi um belo prato no restaurante da pousada da Rosa por 15 reais. Lata de cerveja era 3,50 e refrigerante 3 reais na maioria dos estabelecimentos. Não esqueça de levar repelente se puder tome complexo b uns dias antes (dizem que complexo b é bom pois os insetos não te picam rsrs)

    espero ter ajudado

    abraços

  5. #6 - Lilian says:

    Olá, André…
    Estou pesquisando bons lugares para viajar e gostei bastante dessa praia, você pode me informar se está praia é segura para ser o destino de três garotas solteiras e com 18 anos? E quanto a vida noturna em feriados prolongados é agitada? Se essa não for uma boa opção de viagem para o meu caso me indica algum lugar por favor?
    Obs: Essa é nossa primeira viagem juntas e sem nossos pais.
    Obrigada.

  6. #7 - André Alécio says:

    oi Lilian

    acredito que a praia do bonete seja segura para tres garotas solteiras rsrs. Mas se procuram agito não sei se lá irão encontrar. Uma praia legal com agito na região é a Praia do Curral, na area mais urbana de ilhabela. de lá saem barcos para o Bonete, então vcs podem curtir um passeio de pelo menos 1 dia no Bonete. na região da praia do Curral tem varias pousadinhas e camping também.

    espero ter ajudado

    abraços

  7. #8 - Kéka says:

    Olá André!
    Muito bacana seus comentário, vou aproveitar várias dicas..rsrs
    Você ficou em camping ou pousada? Vou pra lá semana que vem com meu irmão e meu filho de 10 anos, eu já fiz trilha mas ele não, apesar dele praticar esporte tenho receio dele não aguentar..
    Estou em dúvida se fico em camping porque me falaram que a noite venta muito e dá a impressão que a barraca vai levantar..e também será mais volume na trilha.
    Você sabe me falar valor de camping?
    Valeu..

    Abração,

  8. #9 - André Alécio says:

    olá Keka

    desculpe a demora em responder estava viajando estes dias rsrs

    olha eu levei barraca, mas no camping do Bó, tinha bangalo e eu acabei ficando nele, por 25 reais, era bem simples apenas com um colchão no chão, no Bonete tem a pousada da Rosa que tem quartos por bons preços tb, e uma comida muito boa (almocei lá e gostei muito)
    o camping em janeiro esta em media de 15 ou 20 reais, ja pra ficar na pousada eu num tenho ideia, mas acho que algo entre 40 ou 50 reais, em um quarto simples. tem varias outras pousadas e um hotel bem bacana bem na frente do mar.

    bem é isso ai

    abraços

  9. #10 - THIAGO FERNANDES says:

    Olá André, boa tarde!

    Fui neste final de semana dia 20 para o BONETE. Cara, a aventura é muito louca. Fui com minha namorada e um casal de amigos. Tentamos não levar muita coisa, mas mesmo assim as malas estavam pesadas. Mas na trilha é assim, uma grama depois de algumas horas, tornam-se quilos… Mas fomos lá! Normalmente dizem que a trilha se faz de 3 a 4 horas, mas fizemos em 8h. Estava boa, porém alguns pontos cheios de lama e escorregadio. As garotas suportaram muito bem a trilha. Nossa sorte é que a mata é bem fechada e não passa muito calor. Chegamos ao Camping do Bó e o valor é o mesmo de 20,00, porém dependendo do tempo que ficar, cai para 15,00. Sou professor de Educação Física e minha recomendação para quem quiser conhecer o local, é realmente não levar peso, somente água e repelente. Sugiro que as malas alguém leve de canoa. Condicionamento físico é importante e não recomendo hipertensos e pessoas acima do peso, pois a trilha é em alguns casos traiçoeira. A galera que for, precisa ser unida, pois caso algo aconteça saibam como se ajudar. Procurar Se informar com antecedência sobre as condições da trilha, pois quando fomos, recentemente tinha ocorrido um deslizamento e neste ponto está perigoso, cheio de lama, pedras e lá em cima, tem uma pedra gigante que está preza por uma raiz de árvore e vai cair na próxima chuva. Encontramos dois trilheiros com moto, e não dava para passar. 4×4 sem chances.

    É isso ai, obrigado por permitir que eu exponha minha aventura.

    Abraços!

    • #11 - Ávila says:

      Valeu pelas dicas!!! Coloca a data com ano, assim fica mais fácil p/ saber como anda a Trilha…
      Vou em janeiro e pretendo encarar a trilha. Vamos ver se chego lá….rsrs

  10. #12 - jessica says:

    André, nessas pousadas proximas a praia do bonete tem muito mosquito?
    Qual a média dos valores para alimentação na ilha?

  11. #13 - Bruna says:

    Oi, André! Tudo bem??

    Estou proogramando uma viagem com meu namorado para o próximo dia 07 e estamos com muitas dúvidas por conta do pouco $. Já deixamos Pouso da Cajáiba de lado por causa da distância e do barco. Decidimos ir pro Bonete de trilha para economizar e aproveitar o passeio, mas estamos com o entrave do estacionamento. Você sabe onde poderíamos deixar o carro e se é cara a diária? Outra opção seria dividimos os dias e ficarmos uns 4 no Bonete e 3 em outra praia do sul da ilha que dê para chegar de carro com estacionamento incluso no camping. Você tem dicas de qual praia seria legal para ficarmos, além do Bonete?
    Detalhe, percebi pelas fotos que as prais de fácil acesso são meio abarrotadas de gente (coisas que eu e meu namorado fugimos). Será que apesar de ser férias, como vamos durante a semana o caos não estará tão assustador?

    André, aguardo suas dicas!!

    Veleu.

    Bj, Bruna.

  12. #14 - André Alécio says:

    oi Jessica

    Olha é dificil fugir dos mosquitos em toda a Ilhabela, leve um bom repelente e até mesmo uma camiseta longa e calça fina. Tomar complexo B tb é uma boa ideia.
    Alimentação na praia do Bonete eu achei por 15 reais um bom prato na pousada da Rosa. e tb tinha pf por 10 reais. mas no bonete se encontra lanchonetes e varios bares com porções e lanches.

    abraços

  13. #15 - André Alécio says:

    olá Bruna

    Proximo ao inicio da trilha para a praia do bonete, tem um local de estacionamento, eu não sei informar o preço, pois quando estive no Bonete estava de onibus (é bem facil chegar até o inicio da trilha de onibus de linha). Mas acredito que o preço seja algo em torno de 10 ou 15 reais por dia.

    Proximo ao inicio da trilha do Bonete tem a praia do veloso e do Curral, tinha camping, eu fiquei em um chamado camping veloso, era simples e bem proximo as 2 praias, conversando com o proprietario vc pode deixar o carro ali e negociar um preço. A praia do Curral é bem movimentada, ja a do veloso é pequena e mais vazia, porem não tem estrutura como bar e quiosque.
    outra praia um pouco antes do Curral é a Praia Grande onde tem um camping bem estruturado chamado camping canto grande, é uma praia legal e meio familia. mas talvez vale a pena ficar por lá tb e ver se tem esquema de deixar o carro para quando forem ao Bonete.

    NÃO ESQUEÇA O REPELENTE rsrsrs

    espero ter ajudado

    abraços

  14. #16 - wanderley says:

    Oi Andre….blz
    Gostaria de parabeniza-lo pela qualidade das fotos, elas realmente traduz a beleza do lugar. planejo fazer esta aventura….só estou tentando melhorar o meu condicionamento fisico.Poderia me dizer qual a máquina fotografica que usaram.
    abçs
    wanderley

  15. #17 - Fabricio says:

    i ae André
    Muito legal o site. Estou combinando com uns amigos de fazer uma viagem agora no carnaval, e cogitamos ir para o Bonete, por ser carnaval, nois queriamos um lugar um pouco mais movimentado. Será que o Bonete vai estar agitado ?

  16. #18 - André Alécio says:

    olá Fabricio

    Cara até onde eu sei rola uma galera por lá nos feriados e alta temporada, acredito que o carnaval terá bastante gente pelo Bonete sim. Mas acho não sei se rola algum agito diferente como som em barzinho estas coisas.

    até

  17. #19 - Aline says:

    Olá André!
    Antes de tudo, parabéns pelo site e pela atenção que dedica aos seus leitores.
    Como boa bióloga que pretendo ser daqui a 2 anos, estava indo para Bonete passar o carnaval (longe dessa loucura toda, perto da natureza) mas em todo lugar, ouço falar pouquíssimo sobre essa balsa que leva até a Praia do Bonete… e meus parceiros não queriam deixar as motos em outro lugar para cruzar a trilha à pé. Você tem mais informações para me dar? Obrigada! :*

  18. #20 - André Alécio says:

    olá Aline

    a balsa que me referi nos posts aqui em cima é a balsa que leva até ilhabela. para o Bonete NÃO tem balsa, ou vc vai a pé pela trilha. ou vai de barco (barcos pequenos que só levam pessoas). Se forem de Moto, tem um estacionamento bem proximo da trilha, ou podem deixar a moto negociando nas pousadas ou casas e campings ali proximo a praia do Curral ou do Veloso, e de lá pegar um onibus para o inicio da trilha, ou ir de barco mesmo pois tem como fretar barcos da praia do curral até o Bonete.

    abraços

  19. #21 - Guiza says:

    Alguem tem informações de pessoas que fizeram a trilha durante a noite ?
    Vamos chegar em ilha bela a noite, e como vamos em um grupo de amigos que gosta de aventura, estavamos pensando em faze-la na escuridão ! Claro, com lanternas e outros acessórios a mais que nos possam ajudar !

  20. #22 - daniel says:

    olá

    estou pensando em ir para o bonete no carnaval com amigos. alguém sabe me dizer se estará muito movimentado? eu queria fugir desta loucura e ir pra lá…
    afinal, quando a praia está movimentada, com as pousadas e campings cheios, quanta gente tem? che ga a incomodar, há sujeira, barulho…?

    abs

  21. #23 - Giselle says:

    Olá, André!!

    Gostaria de saber como faço para ir com crianças?
    Obrigada!!! Giselle

  22. #24 - André Alécio says:

    olá Giselle

    Não sei a idade das suas crianças, mas a trilha é bem puxada, são mais de 4 horas de caminhada, se as crianças forem maiores de 12 anos e acostumadas a caminhadas até daria para ir, fora isso acho mais viavel ir de barco. Lembre-se que repelente é algo indispensavel para levar na mochila.

    abraços

  23. #25 - Ale says:

    E ae André, estamos querendo ir pra esse lugar que deve ser muito loko msm mas gostaria de saber se caso formos pela trilha tem como voltar de barco, dá pra contratar o serviço lá, ou é preciso agendar com uma agência antes de ir.

    Vlw, Abç

  24. #26 - André Alécio says:

    oi Ale blz?

    Então quando estive na Praia do Bonete, fui pela trilha e voltei de canoa. Na praia tem muitos moradores que levam os turistas de volta com os barcos. Na hora mesmo vc consegue alguem, se vc tiver em um grupo de 4 ou 6 é mais tranquilo ainda, eu estava apenas com meu colega e nós nos juntamos com mais um grupo de 4 pessoas para voltar e dividir o preço do barco.

    abraços

  25. #27 - Aline Ribeiro says:

    Oi andré estou querendo ir com meu marido mas a caminhada puxada é fogo né rs,então o barco é uma boa ideia né?! na praia do bonete tem pousada?
    Obrigada

  26. #28 - André Alécio says:

    oi Aline

    sim na praia do Bonete tem algumas pousadas e também um hotel bem de frente ao mar.

    até

  27. #29 - Rafael says:

    Olá André

    Estou querendo ir pra Bonete no feriado do dia 15 de novembro com alguns amigos, esse estacionamento que você fala ele é na rua ou é algum lugar fechado que você coloca o carro lá? e quanto é a diaria do estacionamento?

    Abraço

    • #30 - André Alécio says:

      olá Rafael.

      Cara este estacionamento é tipo um terreno baldiu, eu não fui de carro, e neste local, só vi um carro estacionado e mais nada. depois conheci quem deixou o carro lá. é um lugar meio tranquilo, mas não sei se tem vigia olhando o carro o tempo todo. me pareceu ter uma casa proximo, talves seja do dono do terreno. O preço eu Não sei, acredito que seja uns 10 reais por dia.

  28. #31 - Alexandre says:

    Então eu estive na trilha no fim do ano de 2010 no ano novo e infelizmente a trilha não se encontra numa boa condição…Teve por la um grande desmoronamento e quase não conseguimos passar muita lama enfim um trecho péssimo para o passeio mais realmente vale a pena passar por algumas dificuldades porque a trilha toda é linda mais é muito puxado mesmo….e esse ano vou de novo espero que tenham arrumado essa parte da trilha um forte abraço……….

  29. #32 - Andre Alves says:

    Oi, André gostaria de saber se possivel,se na praia do Bonete tem algum quiosque para tomar cerveja,e comer porções,ou se é só no camping,a 3.50 a lata?
    Muito obrigado meu chará,pelas dicas são realmente uteis para todos nós, Abraço!

  30. #34 - Evandro Silva says:

    Boa noite Andre,

    Gostaria muito de conhecer o Bonete, estava pesquisando uma praia em Ilhabela e com certeza o bonete e a melhor,pretendo me hospedar em pousada,
    porem não consigo informações sobre o transporte de barco, unicos valores que consegui foram 200 reais de lancha para um casal, muito caros pra mim.
    Sabe se chegando lá em borrifos pela manha eu consigos barcos para bonete na faixa de 20 a 30 reais como indicado anteriormente? teria telefones destes barqueiros para eu agendar?

    Obrigado

    • #35 - André Alécio says:

      olá Evandro

      Tem alguns barqueiros que levam de Borrifos para o Bonete, mas infelizmente não peguei contato, porem, me falaram que eles sempre estão ali na região , eles não levam de lancha e sim em um barquinho bem pequeno q parece uma canoa, mas tem motor. O preço quando eu fui foi de 20 ou 25 reais, (só para voltar) e achamos mais um grupo para ir conosco, estavamos em dois e o grupo em 4 , fomos em 6 no barco pelo preço de 20 ou 25 reais cada. Como deixei na dica acima da praia do curral também é possivel pegar barco, deve ser mais caro por ser mais longe. Mas vai ranquilo, pois os moradores da região sempre estão dispostos a ajudar, se você chegar na região de borrifos e falar para algum morador que esta precisando de um barqueiro para te levar a praia do Bonete, com certeza eles te indicam algum. Só o preço que vc tera que negociar, mas se arrumar um grupo de pessoas fica barato.

      abraços

  31. #36 - Alle Nascimento says:

    Excelente… dicas, vou utilizar todas, semana que vem!

    Valeu!

  32. #37 - Nathalia says:

    Oi André…
    gostaria de saber como eu faço pra chegar até lá?
    Eu moro em São Paulo- SP
    preciso pegar um onibus do terminal até aonde?
    Fico no aguardo..
    Obrigada!!!

    • #38 - André Alécio says:

      Oi Nathalia. Primeiramente tera q pegar um onibus do Tiete até a balsa da ilhabela, depois, pegar um onibus de linha que te leva proximo ao inicio da trilha.

      Pode também pegar onibus para Sâo Sebastião, pois a balsa para ilhabela, não fica longe da rodoviaria.

  33. #39 - Jana says:

    Olá pessoal…realmente Bonete é um paraiso. Quero me casar lá, sei que sera um pouco complicado pelo acesso e tal…mas enfim, se alguem souber de algum contato de la…de pousadas, do restaurante, enfim, e se há capela..igreja, pra que se o tempo nao ajudar tenhamos um plano b, nos casaremos inicio de 2013 entao teremos tempo para nos planejar…desde ja agradeço…beijos

  34. #40 - nei says:

    ola andre kr vc sabe me diser se lá no bonete eles alugan pranchas e valores ovi falar que tem pessoas que transportão as baganjes e pranchas tb vc comentou que esistem varias pousadas mais eu só achei duas na internet quantas tem por la vc sabe se fora de temporada e nessesario fazer reserva o pode chegar que consegue vagas de boa abç

    • #41 - André Alécio says:

      Nei

      Na praia do Bonete tem umas 3 ou 4 pousadas, e uns 2 campings. Se tiver como vc reservar é mais garantido, se for em janeiro, pq muita gente vai pro bonete nesta época, mas se chegar em dia de semana acho que arruma facil hospedagem. Quanto aluguel de prancha eu não ví, mas vc pode conversar com moradores e quem sabe arrumar uma.

      abraço

  35. #42 - Juliana says:

    André, Boa Noite.

    Eu e meu namorado temos interesse em visitar e hospedar na praia do Bonete, só que não queremos pegar a trilha. Qual o melhor e mais econômico roteiro para acessar a praia, tendo em vista que nosso intuito é ir de carro na balsa, descer no porto de Ilhabela, pegar a rodovia SP-131 em direção ao sul, e deixar o carro em algum estacionamento pago.

    Onde teria esse estacionamento? Preço?
    Quais os meios de transporte marítimos para chegar ao Bonete? Teria alguns para indicar? Faz ideia do preço?

    Desde já, muito obrigado.

    • #43 - André Alécio says:

      Oi Juliana

      NA região da Praia do Curral vocês podem conseguir barcos que fazem passeio para a Praia do Bonete, e tambem local para deixar o carro. Quanto a Preço infelizmente não sei informar. Mas se forem para a região de Borrifos que é mais ao sul da ilha, acredito que tambem conseguem barco com preço melhor. Lembro que nesta região tem um restaurante e vcs podem conversar para deixar o carro por ali. Os barcos que saem de Borrifos são umas canoas pequenas e bem desconfortaveis. Na praia do Curral Devam sair barcos maiores e mais confortaveis e seguros, mas provavelmente mais caros também. Já que estão de carro podem até ver o preço nas duas localidades e negociar o que é melhor para vcs. Já que a distancia entre um local e outro não é tão grande assim.

      abraço

  36. #44 - Fernando says:

    Olá André, tudo bem?

    Pretendo visitar Ilhabela nas próximas férias e gostaria de saber se existe a possibilidade de chegar a Praia do Bonete de Bike, se que em certos momentos terei que descer da bike mas no geral o acesso e tranquilo?

    Grande abraço.

    • #45 - André Alécio says:

      Fernando

      em varios momentos terá que descer da bike sim, a trilha tem momentos com muitas pedras, e tem que ficar esperto com furo de pneus, e ter cuidado com a relaçao da bike. E tambem nas a travessias dos rios sera um pouco complicado, mas se tver paciencia acho q chega no bonete de bike sim. Abraços

  37. #46 - Marcel says:

    Bom dia a todos, gostaria de saber alguns contatos para camping, alguém sabe me dizer?

    Obrigado.

  38. #47 - kellen says:

    ola ANDRE eu achei muito bacana vc expor suas aventuras,mais eu fiquei mais feliz ainda pelo fato de eu ter feito esta trilha para o bonete 4 vezes,adoro muito sempre que posso estou em ILHA BELA,pessoas!!tenho que dizer:é muito divino fazer esta trilha,as cachoeiras principalmente a da LAGE é demais!!tobogã natural,eu nunca fiquei em camping,mais fiquei no hotel que tem em frente a praia que se chama CANTO BRAVO eu paguei 180 por tres pessoas,mais vale muito a pena é muito confortavel,vc toma banho em um chuveiro a gás,e a pousada disponibiliza de prancha de surf,colchãozinho de palha para tomar sol,um café da manhã que olha todo mundo merece,adorei aliás adooooro rsrsrss,até o ÁLVARO GARNERO já esteve lá,quem tiver esta oportunidade tem que fazer esta trilha,ela é completa,já na praia do BONETE mais ao fundo tem mais uma cachoeira bem tranquila,eu tive o prazer de ver dois caiçaras pai e filho,pescando camarõezinhos,demais!!!!estar com a natureza é uma dádiva de DEUS,pena que o homem é capaz de ser egoísta consigo mesmo,é isto aí um beijo para todos,e parabéns ANDRE.

  39. #49 - Enter your name... says:

    Olá!
    Estou querendo fazer um cruzeiro e uma das rotas seria a Ilhabela. Ouvir dizer que a linha de celular não pega, é verdade?
    Agredeço a sua informação…

  40. #50 - Camila says:

    Olá!
    Escrevendo só pra falar que adorei o post! To programando ir pra Bonete e procurei por vários links, tanto sites oficiais quanto blog de viajantes e entre todos que li esse foi o post mais esclarecedor e com fotos ótimas!
    Parabéns!

  41. #51 - Camila says:

    Também queria aproveitar e perguntar se no camping do Bó tem cozinha disponível e caso tenha se precisamos levar nossos utensílios ou eles também dispõem destes

    • #52 - André Alécio says:

      oi Camila

      Quando estive lá não tinha cozinha não, pelo menos eu não vi. Mas lá faziam refeições, e tem outros restaurantes pelo Bonete, comida simples você paga uns 15 reais. Lembro também que tinha pelo menos mais um camping na Praia do Bonete, mas não cheguei a conhecer.

      • #53 - Camila says:

        Liguei lá no número disponível aqui no seu blog pra obter informações sobre a trilha e tudo mais e descobri que o Camping do Bó não existe mais…Fecharam o camping e venderam o terreno. =/
        Mas me informaram quando liguei no orelhão ( 12 38947000 ou 12 38947001) que há o camping do Eugênio.

        • #54 - André Alécio says:

          Oi Camila

          Uma pena terem fechado o camping mais ainda bem que existe outro, lembro também que a pousada da rosa não era cara, se preferir assim evita muito peso na trilha. Mas acampar é tudo de bom. obrigado por avisar que o camping fechou assim atualizo aqui.

  42. #55 - Vanessa says:

    Olá André, vou para ilha bela…já estou encantadíssima com o lugar =), mas gostaria muito de fazer a trilha do bonete, só que gostaria de contratar um guia, já que não conheço o lugar e é mais prudente =), você poderia me dizer quanto custa e aonde encontrá-los??
    bjsss e desde já grata!! =)

    • #56 - Gabriel says:

      Oi Vanessa. Se você está pensando em ir no feriado, também vou com 4 amigos. Já fiz a trilha uma vez e ela é bem demarcada. Não tem como se perder. Se quiser se juntar ao bando, pegaremos o onibus para borrifos na sexta na parte da manhã. qualquer coisa entra em contato gr_amaral@hotmail.com

  43. #57 - Duarte says:

    Olá André, voce conseguiu mesmo destrinchar muita coisa sobre a praia do bonete aqui. A leitura foi interessantíssima. Percebi que repelente é a palavra mais dita aqui rs. Tô com reservas para a pousada da Rosa e vou desfrutar de todas estas maravilhas. Não vou pela trilha, pois vou com minha bebê de dois anos e meio, mas pretendo fazer a trilha em dos 5 dias que estarei por lá, vou de barco logo cedo e volto pela trilha. Quando voltar direi a vocês como é essa praia para quem vai com os filhos pequenos. Minha ideia é ter lá como um refugio dessa loucura que vivemos na cidade e esquecer o celular rs. Espero ir muitas vezes. Um abraço a todos

  44. #58 - Marina says:

    Oii.. Vou agora no feriado, pegar a trilha de preferencia e procurar algum lugar para acampar com os amigos, tem estacionamento proximo do inicio da trilha??

  45. #59 - Camila says:

    Estive ontem na trilha…nao finalizei, ficamos só até a cachoeira da Lage, o tempo estava curto quando decidimos ir.. Ainda esse ano desejo voltar e acabar o que começamos..heheh…aquele lugar é o paraíso…. voltei renovada…

  46. #60 - Tuane says:

    Oi André muito boa todas as informações.
    Já estive na praia do bonete e sou encantada com
    esse verdadeiro paraíso.
    Agora qro conhecer a praia de Simão em ubatuba,
    Gostaria de saber se vc tem alguma informação.
    Já procurei mil coisas na internet e ate agora.

    Obrigada

  47. #62 - Edilsa says:

    Adorei o seu coméntário e linda mesmo a praia do bonete.

  48. #63 - rosane says:

    Olá, André!! parabéns pelo site, estarei indo no feriado do dia 15 de novembro, pelo que percebi que a trilha passa por 2 cachoeiras, eu tenho que atravessar por elas?? é perigoso???
    abraço e muito obrigada

  49. #65 - Lucas says:

    Ola pessoal! Vi agora que o camping do bó não existe mais, alguem já foi neste camping do eugenio? Tem uma estrutura minima para campistas?
    Estou pretendendo ir na virada do ano para o bonete, fiquei sabendo que saem alguns barcos (canoas) da praia de barequeçaba, alguem teria algum contato para fornecer??
    Se alguém estiver planejando a virada do ano do bonete, vamos nos falando para sabermos mais sobre o lugares e os meios de locomoção e de estadias.

    Abrs!! Lucas.

  50. #66 - Elder Poitena says:

    Olá, André

    Lendo sua matéria me me relembrar duas viagens que fiz a Bonete, todas duas em procura das ondas do Canto Bravo… que na época era considerado Pico secreto, em reportagem da Fluir…
    A primeira viajem…, foi pura aventura…, pois não sabiamos muita informação do local…, apenas que era uma vila de pescador…, saímos do litoral sul de são paulo, Itanhaém, fomos de onibus, atravessamos a balsa e pegamos um barco alí mesmo…, pura loucura …, mas quando o barco chegou na baia entre os dois morros, e olhamos o canto direito… as ondas quebrando…, tivemos a certeza que acertamos, desvendamos o “Pico Secreto”, era o Canto Bravo da praia de Bonete.
    Acampamos na praia mesmo, na época não tinha nada, além da vila de pescadores…, sem lanchonetes, sem camping e pousadas…, nada mesmo.
    Mas perdemos para os borrachudos…, um dos nossos, que eramos em cinco, teve até febre de tanta picada…, de dez dias que estávamos pensando em ficar, ficamos apenas 5 dias, e encaramos a trilha para voltarmos…, linda mesmo…, porém novamente estamos despreparados…, tinhámos muito peso e não tinhamos idéia o quanto éra longe e suas dificuldades, fizemos em mais de 8 horas…,
    No ano seguinte voltamos, agora muita mais espertos, alugamos uma casa de um morador, levamos pouca bagagem, e pegamos altas ondas…,
    Tudo isso rolou em 1993…, e é td isso mesmo que você retratou… lugar lindo…, e ainda preservado…,
    Hoje penso em voltar até lá…, mostrar a minha filha, 7 anos, por onde sei pai andou…, e era feliz e não sabia…

  51. #67 - Marcos says:

    Fala André, como vc tá? Cara, tô querendo ir pra ILHABELA, mas queria saber se vc conhece algum camping barato pra ficar, nao importa aonde! Tô querendo virar o ano ai, ficar do dia 26 ao 02 de janeiro mais ou menos… Poderia me ajudar!!! De preferencia perto do curral?

    • #68 - André Alécio says:

      Marcos perto do Curral tem a praia Grande que tem um bom camping que se chama canto grande. mas o preço deve ser uns 25 reais, fiquei em um camping simples proximo a praia do veloso, que é ao lado da praia do Curral por 25 reais tb, na Ilhabela as coisas são um pouco caras. Mas o lugar vale a pena.

  52. #69 - Piero says:

    André adorei a sua postagem sobre Ilhabela,lí e fui conferir na semana passada. Ameio Bonete não imaginava tanta natureza num lugar só,recomendo a todos de conhecer esta ilha maravilhosa,também recomendo um site que encontrei navegando na rede procurando ofertas de último minuto em Hotéis e Pousadas,para quem não quer ser esfoladovivo rrsrsrsrs, se chama http://www.hoteispousadaslastminute.com.br/ilhabela achei uma pousada boa e barata.Para quem quer viajar vale a pena conferir.Um abraço e parabéns pelo Blog.

  53. #70 - cris2710 says:

    Gostaria de ir p lá na ressaca doc arnaval vou com uma amiga qual melhor praia p um agito,bares?

  54. #71 - José Lóepz says:

    Bom dia!

    Estou pensando fugir de São Paulo no final de maio por 4 ou 5 dias para a praia do Bonete. Minhas dúvidas são: como é o clima nessa época? vale a pena ou é melhor ir numa outra época do ano? estamos procurando tranquilidade e fazer trilhas e vi que Bonete é ótima para isso.
    Muito obrigado!

  55. #72 - Vitor Rosa says:

    Olá boa tarde!! Vou a Bonete agora em Dezembro.. gostaria de saber se alguém tem algum contato ou o meio mais em conta de ir de barco para a praia..

    Compensa deixar o carro em São Sebastião e atravessar direto para Bonete ou sai mais em conta atravessar de carro e pegar o barquinho em Borrifos ou Curral??

    Só isso que me falta para terminar a programação apra Bonete!! ALGUEM ME AJUDAA!! Valeu

    • #73 - Roza M R says:

      Oi Vitor,

      Desculpe a demora para te responder, mas precisei pesquisar para poder te ajudar.Não sei te responder o que vai ficar mais econômico pra vc., pois não tenho as tarifas atualizadas dos estacionamentos, mas penso que se atravessar de balsa com o carro vai ter um custo
      mas se for como pedestre não vai precisar pagar e pode pegar o ônibus municipal (+ou- R$3,00) que sai perto da balsa até Borrifos (percurso aproximado de 60 minutos)que circula desde as 5 horas da manhã até 22:5ohs.(ver horários de ônibus municipais da ilha em http://www.ilhasbela.sp.gov.br

      A balsa de São Sebastião a Ilhabela faz a travessia em 15 minutos e saí cada 30 minutos das 6 horas da manhã até 24 horas,após este horário, de 1 em 1 hora até as 6 da manhã seguinte.
      Chegando em Borrifos vai em direção a Ponta de sepituba (sul da Ilha), se vc estiver disposto e fisicamente preparado,faça a trilha de 12 Km de extensão (4 a 5 horas de caminhada, passando por 3 cachoeiras e paisagens de tirar o fôlego.
      Ou vc pode optar em contratar uma canoa com barqueiros (R$ 25,00 a R$ 30,00)) que levam até a praia de Bonete, em uma hora.
      Agencias de Turismo que fazem esta travessia Caiçara Turismo (12) 3896-4019 e Maremar (12) 3896-1418.Beto (barqueiro) fone 9150-1044. Outras informações entre no site de Ilhabela http://www.ilhabela.sp.gov.br ou fone (12) 3895-7220.
      Espero ter ajudado. Boa viagem, e aguardamos seu retorno para nos contar suas aventuras em Ilhabela.
      Roza EEquipe Guiadoviajante

  56. #74 - Patricia V says:

    Boa tarde, gostaria de saber se tem alguma pousada ou estacionamento perto do local?

  57. #75 - Paula P says:

    Boa tarde!
    Estou pensando em fazer a trilha apenas eu e meu namorado, voce sabe me dizer se corremos risco de vandalismo, ou pessoas mal intencionadas durante o percuso? Ou é seguro?

  58. #76 - Lucas says:

    Boa Noite, gostaria de saber se a trilha está boa e se os preços continuam os mesmos.

    Obrigado

  59. #77 - Wanderlei Oliveira says:

    Gostaria de saber qual o valor que os barqueiros cobram ida e volta até o bonete, saindo do curral. Muito obrigado.

  60. #78 - Muriel says:

    Ola, andre. adorei seu blog, super informativo, e tirei diveras duvidas.
    mas e atualmente, os precos continuam os mesmos?

  61. #79 - Jacqueline says:

    Olá André, moro em São Sebastião e nunca fui ai, queria saber uma indicação de camping e de barcos para a atravessia.
    Obrigada!
    Jacqueline

Deixe seu comentário

Copyright © 2002 - 2013 Guia do Viajante. All rights reserved.