You are here: Home // Brasil, Destinos, Rio Grande do Sul // CANION FORTALEZA – CAMBARÁ DO SUL – RS

CANION FORTALEZA – CAMBARÁ DO SUL – RS


Por: André Alécio
O Cânion Fortaleza é um dos mais belos do Rio Grande do Sul, possui cerca de 7,5 quilometros e paredões que chegam a até 900 metros de altura, é de uma beleza impar e só quem já esteve lá sabe o quanto é belo o lugar.

Canion Fortaleza

Estive visitando o Cânion Fortaleza em Janeiro de 2010 e reparei o quanto é belo o seu visual, os chapadões, as cachoeiras, seu tamanho, tudo impressiona o visitante. O cânion faz parte do Parque Nacional da Serra Geral, e se localiza a 23 quilometros do centro da cidade de Cambará do Sul, estando na região aproveite para visitar o cânion, de preferencia a dias de céu claro, pois no Canion é comum ter serração e sua visibilidade ser prejudicada.
Estando no Cânion Fortaleza você pode conhecer a pedra do Segredo e a Cachoeira Tigre Preto, e também o local mais visitado e com um visual incrivel que é o Mirante do Canion Fortaleza, que alem de uma bela vista de boa parde do canion, você em dias de céu claro pode ver ao longe cidades como Torres e o Litoral do Rio Grande do Sul.
Para os mais aventureiros é possivel conhecer o Cânion Fortaleza por baixo, mas para este passeio é preciso além de ter um bom preparo, marcar com as agencias da cidade.

Canion Fortaleza
Vista do Cânion Fortaleza proximo a cachoeira Tigre Preto

Para sua maior comodidade e segurança contrate um guia na cidade de Cambara do sul, você pode ir com o seu carro, ou de Jipe com os guias da cidade, só indo com o guia você vai aproveitar melhor o Canion, pois tem algumas trilhas escondidas, por exemplo a que leva a Cachoeira do Tigre Preto e também a Pedra do Segredo, sozinho provavelmente você vai acabar não conhecendo estes locais.

Telefone da associação dos condutores de Cambara do Sul: 54 – 3251-1320

dsc01291a.JPG

Canions da Região

A região de Cambara do Sul tem vários outros cânions, alguns tão grandiosos como o Fortaleza, podemos citar o Cânion Itambezinho, (no Parque Aparados da Serra) o mais conhecido da região e também com estrutura para atender os turistas.

Além dele: Cânion Malacara, Cânion Churriado, são bastante visitados.

Localização

O Cânion Fortaleza fica a 23 km da cidade de Cambará do Sul, para chegar ao cânion você vai pegar 20 km de estrada de terra com muitas pedras, se estiver com um carro comum terá que ir devagar e ter cuidado para não danificar o seu veiculo, por isso ir de jipe com os guias das agencias locais pode ser uma boa ideia. Ou então se for adepto do montain bike, você pode chegar ao canion com a sua bicicleta.

Imagem de Amostra do You Tube

A cidade de Cambará do Sul esta a Nordeste do estado do Rio Grande do Sul, Proximo a divisa com Santa Catarina, Prochimo a cidade de São José dos Ausentes, (onde tambem tem alguns Cânions), Proximo a São Francisco de Paula, (40 km) e a 120 Kms de Gramado e Canela.

Hospedagem

Em Cambará do Sul, existem muitas pousadas para você se hospedar, mesmo pousadas e hotéis rurais são encontrados proximo ao Canion. Mas é no centro que você encontra inumeras pousadas, pesquisando você vai encontrar uma que lhe agrada, e que esta dentro do seu orçamento. (encontramos pousadas simples no centrode Cambará entre 15 e 30 reais).

Canion Fortaleza

Dicas do Viajante

O Cânion Fortaleza é realmente impressionante, mas sempre é bom alguns cuidados. O cânion não possui nenhuma infra estrutura , tem apenas uma pequena portaria. O horário de visitação é das 8 da manhã até as 18 Horas da tarde. Leve sua água e seu lanche, protetor solar e repelente também são bem vindos. Como ja dito, faça sua visita ao cânion em dias de céu claro (de preferencia a parte da manhã), ir com um guia local fará seu passeio mais proveitoso. No canion todo cuidado é pouco, tem muitos abismos, tenha cautela para tirar aquela foto maneira a beira do penhasco, cair de 900 metros de altura não será boa ideia. Tenha cuidado principalmente se estiver com crianças pequenas, no mirante é bom segurar pelas mãos o tempo todo. Roupas e tenis confortavel para as trilhas também é essencial.

5 Respostas para " CANION FORTALEZA – CAMBARÁ DO SUL – RS "

  1. #1 - Viviane says:

    Olá, tudo bem? li seu post sobre o canyon de fortaleza e gostaria de algumas dicas. Sou de SP e vou viajar para o RS em setembro ou outubro, justamente para conhecer o canyon, gostaria de dicas de hospegagem, pousadas simples mesmo e ônibus que de Porto Alegre até Cambará, preços, cia etc… no que poder me ajudar! Vlw!Ah tenho um blog, criamos rescentemente, sobre minhva viagem ao Peru! http:\\velhasadolescentes.wordpress.com
    Abs!

  2. #2 - André Alécio says:

    olá Viviane td bem?

    tb sou de SP e estive no canyon quando fiz uma viagem de bike, pro sul do Brasil.
    Em cambara do Sul tem muitas pousadinhas na parte central da cidade, tem muitas pousadas, fiquei em uma pousada familiar por 15 reais, por pessoa, (estavamos em 3) mas tinham muitas outras com media de preço parecida com esta, coisa simples, mas bem tranquila.

    para saber sobre onibus encontrei este site aqui pra vc, tem telefones para mais detalhes http://www.cambaraonline.com.br/post_viagemv.php?id=98

    Para conhecer o canyon fortaleza lhe recomendo ir de jipe, tem um guia conhecido na cidade q se chama stefano, cobra uns 50 reais pelo passeio por pessoa, (estavamos em 4 pessoas) mas valeu muito a pena

    espero ter ajudado

    abraços

  3. #3 - Claiton says:

    A região precisa de infraestrutura para os visitantes. mais horário de ônibus disponível para chegar no local.

  4. #4 - Camila says:

    Lindo demais o Parque Nacional Aparados da Serra.. Vale a pena!

    ..apesar da péssima qualidade da estrada para chegar ao Parque, vale muito a pena!

  5. #5 - Nei Oliver says:

    Sei que é complicado para quem vem de fora da região, mas particularmente prefiro que, em resposta ao Claiton em 9 de julho-2010, não melhorem a infraestrutura! Porque? fui algumas vzs e realmente tem pessoas que não sabem cuidar desse patrimônio! nem ao menos recolhem seu lixo. Então para conservar, sou da opinião que mantenham como está! É radical, mas… ainda falta educação!

Deixe seu comentário

Copyright © 2002 - 2013 Guia do Viajante. All rights reserved.