You are here: Home // Cicloturismo // CICLOTURISMO: CAMINHO DOS ANJOS

CICLOTURISMO: CAMINHO DOS ANJOS


Texto e fotos enviados pelo site parceiro Bem Vindo Cicloturista

São três dias de pedalada na Serra da Mantiqueira. O trajeto de 104 km com início em Baependi e término na cidade de Alagoa é feito por estradas de terra e trilhas estreitas. O cicloturista serpenteia por vales, rios e vegetação nativa em um percurso com diferentes elevações. Após subida íngreme, a recompensa de uma bela vista. Para aliviar o cansaço, banhos de cachoeira que revigoram a alma. O pico do Papagaio avistado em quase todo o Caminho, proporciona uma das mais belas paisagens de Minas Gerais. O ar puro e a tranquilidade estimulam a pedalada.
caminhodosanjos.jpg
Caminho dos Anjos

O Caminho dos Anjos está repleto de cores, sons e magia! Ao longo do percurso, percebe-se o dia a dia do campo e vale à pena parar nas pequenas localidades cheias de histórias, nada melhor que ouvi-las dos próprios moradores e é claro tentar explicar o porque de viajar de bicicleta. Após o dia de pedalada, o descanso é em um dos quatro diferentes abrigos, localizados ao longo do percurso, onde a recepção é calorosa e o cicloturista se delicia com as maravilhas da culinária mineira. São diferentes vivências que permitem a reflexão, a integração, a cooperação e a solidariedade. Ao fim, uma experiência única e a descoberta do porque do nome Caminho dos Anjos

1º Etapa – 39.8 km
O trecho de boas-vindas liga a cidade de Baependi ao Sitio 3 Pinheiros, acompanhando o Rio Baependi é hora de entregar-se a um ritmo mais lento, mais natural. Aos poucos, em meio às serras surgem as primeiras casas típicas da roça e o modo de vida rural, trechos de subidas íngremes levam ao ponto mais alto do caminho, o Mirante Rego d´água. No caminho, um Bom Dia caloroso ao cicloturista, afinal, estamos em Minas Gerais!
Baixe as cartas de navegação e o arquivo de GPS
http://www.bemvindocicloturista.com.br/roteiro/7/Etapa_1
1_etapa.jpg

2º Etapa – 39,2 km
Vales repletos de araucárias, cercam o trecho que liga o Sítio 3 Pinheiros ao Vale do Matutu. No meio do percurso está a cidade de Aiuruoca, “casa de papagaio” nome dado pelos antigos indígenas, devido à quantidade dessas aves na região. No trajeto sobressaí a paisagem o Pico do Papagaio, proporcionando uma das mais belas paisagens do Caminho. Seguindo pela arborizada estrada, o caminhante avista o paredão rochoso que integra o Vale do Matutu e nesse, a cachoeira das Três Marias.
Baixe as cartas de navegação e o arquivo de GPS
http://www.bemvindocicloturista.com.br/roteiro/8/Etapa_2
2_etapa.jpg

3º Etapa – 26,6 km
O ultimo trecho do Caminho é feito em parte por trilha rústica e estreita, o percurso entre o Vale do Matutu a cidade de Alagoa proporciona ao cicloturista boa sombra e um clima agradável. A trilha se abre a um conjunto de serras, incrustada em uma delas está a localidade de Nogueira. Durante a pedalada, um banho revigorante na cachoeira do Eusébio e outro na cachoeira de Ouro Fala! É comum encontrar durante o trajeto bois e vacas, estamos em meio a sítios e fazendas.
Baixe as cartas de navegação e o arquivo de GPS
http://www.bemvindocicloturista.com.br/roteiro/9/Etapa_3
3_etapa.jpg

Tags: ,

1 Resposta para " CICLOTURISMO: CAMINHO DOS ANJOS "

  1. #1 - lucianospetooo says:

    ai galera gostaria de saber se rola fazer o caminho dos anjos a pe como no caminho do sol,tipo peregrinação se rolar por favor gostaria de receber informações tipo mapa onde encontrarponto de apoio etc e tal e ate juntar uma galera pra fazer o percurso e acampar entre as etapas valeu aguardo noticias ok

Deixe seu comentário

Copyright © 2002 - 2013 Guia do Viajante. All rights reserved.