You are here: Home // Cicloturismo // CAMINHO DA FÉ DE BICICLETA

CAMINHO DA FÉ DE BICICLETA


Saindo da cidade de Tambaú – SP até Aparecida – SP. Uma viagem que durou 10 dias, sendo 9 dias pedalados, por cidades do interior do estado de São Paulo, e Minas Gerais, passando por boa parte da Serra da Mantiqueira.

Fazia algum tempo que estava pretendendo fazer o Caminho da Fé, caminho de peregrinação, que é inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela na Espanha. Foi em julho de 2009 que consegui colocar este sonho em pratica, desta vez iria acompanhado de um novo amigo de pedal, o Alexandre que após uma conversa na primeira bicicletada de Jundiaí, pareceu estar bastante interessado na viagem. Depois da primeira conversa fizemos alguns passeios juntos e fomos preparando as bikes e principalmente o condicionamento físico para a viagem. Foi no dia 20 de julho que partimos de Jundiaí para a cidade de Tambaú.
Próximo a Pedra Branca

Abaixo você encontra o diário desta incrível, cansativa e gratificante viagem.

Veja o Arquivo em PDF e baixe para levar com você em sua viagem pelo Caminho da Fé
Guia de Bolso Caminho da Fé

Tags: ,

54 Respostas para " CAMINHO DA FÉ DE BICICLETA "

  1. #1 - Fabio lima terra says:

    esse caminho da fe e mesmo demais
    eu e meu amigo o percorremos esse ano em março
    foram 3 dias de bike saindo de aguas da prata ate ao santuario
    foi muito gratificante e no ano que vem estamos nos preparando para ir novamente
    valeu……

  2. #3 - ALEXANDRE says:

    QUANTAS PARADAS DE BIKE DE AGUAS DA PRATA ATÉ APARECIDA??????

    QUAIS CIDADES????

  3. #4 - joao says:

    ja fiz 3 vezes montado em mulas , vou fazer mais umas 20 vezes.

  4. #5 - Andre Veloso says:

    FIZ ESTE ULTIMO FIM DE SEMANA SABADO 25/06/2011
    POUSO ALEGRE X APARECIDA 167KM MAS PELA RODOVIA QRO FAZER NOVAMENTE SO O CORPO RECUPERAR!!! VLW GALERA CONTINUEM PEDALANDO SEMPRE

  5. #6 - Paulo Rogério says:

    Parabéns pelo relato!

    Essa peregrinação deve realmente ser mágica!
    Ao ler os relatos, é como se eu estivesse pedalando com vocês!
    Agora, mais do que nunca, vou logo olhar uma boa bicicleta para comprar e começar a ganhar algum preparo físico.

    Boas pedaladas!

    Fiquem com Deus e as Bençãos de Nossa Senhora!

  6. #7 - alexandre says:

    boa tarde bela aventura essa de vc estou pensando em fazer esse caminho em 2012 qual bike vc recomendadia no estilo bb

    • #8 - André Alécio says:

      olá Alexandre

      Cara pra fazer o caminho da fé com tranquilidade é bom estar com uma Mountain bike com 24 ou 27 marchas e também um amortecedor. A Caloi elite 2.4 tem um bom custo beneficio ou a caloi 2.7, é possivel encontrar bicicletas usadas importadas a preços rasoaveis também. Não sei se vc esta por dentro de preços, mas uma Bike razoavel hj em dia sai uns 1600 reais. é bom fazer uma boa pesquisa antes da compra e comprar a bike com um quadro que sirva para o tamanho do seu corpo.

      abraços

  7. #9 - Alexandre Bastida says:

    Estou pretendendo fazer o caminho da fe de bike na semana do feriado de 07/09/2011.
    Gostarai de saber se alguem esta indo neste periodo para eu nao pedalar solo

  8. #11 - Rodrigo says:

    Oi pessoal, agora em janeiro, provavelmente semana q vem irei fazer o caminho da fé, mas estou com algumas duvidas?
    A bike fica dentro das pousadas sem riscos?
    Levo dinheiro ou cartão , qual é o procedimento?
    Ao chegar e Aparecida deixo a bike onde para assistir a missa?
    Ps. Sei que é loucura mas estarei saindo sozinho, eu DEus e minha bike

    Alguem poderia se habilitar para essas respostas e se possivel mais dicas

    • #12 - André Alécio says:

      olá Rodrigo

      Quando fizemos o caminho da é, a maioria das pousadas deixava colocar a bike no quarto, em algumas colocamos na garagem, sempre com segurança, mas prendiamos as bikes com cadeado para garantia.

      Quanto a dinheiro, algumas cidades são pequenas e nem caixa eletronico tem, nas pousadas principalmente aquelas que atendem apenas os peregrinos que não tem cartão, deve ser pago em dinheiro. É melhor levar dinheiro mesmo, e o cartão para emergencias e pegar grana nas cidades maiores.

      Esteja preparado fisicamente para as subidas, Se puder pesse na pedra do Bau, proximo a campos do Jordão, o lugar é muito bonito e vc desvia uns 4 km do caminho da fé.

      abraços e um bom pedal pra vc

  9. #13 - renato meireles says:

    ola gostaria de saber se algem interesado em fazer o caminho da fe juntos entre em contato ekipe_central@hotmail.com

    • #14 - ANDREA says:

      OLÁ RENATO,
      PRETENDO FAZER O CAMINHO EM ABRIL . FIZ CONTATO C UMA PESSOA VIA SITE (JOSE MANOEL ) QUE ESTAVA BUSCANDO COMPANHIA… E ANIMEI DE FAZER. QUAL A DATA QUE VC PRETENDE IR? ABÇS,

      • #15 - francismar says:

        Oi….
        gostaria de saber quem quer fazer o caminho da fe em julho… ainda nao tenho companhia e gostaria de poder fazer o caminho da fe… so ainda nao tenho companheiros… abcs.

  10. #16 - Rodrigo says:

    Olá André Alécio

    Muito Obrigado pelas dicas …

    abraços.

  11. #17 - Carol Maria says:

    Olá pessoal, estou pensando em fazer o Caminho de bike no Carnaval, mas estou sem companhia…. alguém para ir junto?
    Obrigada
    Abraços

  12. ola bom dia estou planejando fazer o caminho da fé de montan bike eu e um amigo vou monta uma mosso ou uma giant e gostaria de saber mais ou menos quantos reais gastaria entre pousada e alimentação de tambau ate aparecida pra mim reserva o dinheiro estou planejando essa viagem pra agradece o tratamento que meu subrinho ta fazendo de um cancer que ele tem e esta sendo curado

    • #20 - André Alécio says:

      Oi Atila

      primeiramente sorte ao seu sobrinho, estou com um tratamento tb e sei o quanto é sofrido, mas tenha fé que tudo vai dar certo. Também farei quando curado o caminho da fé novamente, para agradecer.

      gastamos na época com pousadas e alimentação mais ou menos uns 400 reais, mas gastavamos a vontade sem segurar muito dinheiro, pedalamos 9 dias, mas ficamos 10 pelo caminho. Comida é barato, no site oficial tem o preço das pousadas e até alimentação, que as pousadas oferecem, mas era um belo PF que eram servidos e feito com carinho nas pousadas feitas somente para atender os peregrinos. Nós ligavamos antes para reservar.

      Um grande abraço e ótimo caminho pra vc.

  13. fiz o caminho de bike em janeiro;quero fazer em abril ,algum enteressado me liga eriton guaxupe mg

    • #22 - Thiago says:

      ola fabiano vc fez o caminho em jan , o que achou das chuvas , pretendo sair de Tambau na segunda quinzena de jan de 2013, estou receiozo pelas chuvas comuns neste periodo??

  14. #23 - fabio mairiporã says:

    Estou me preparando para fazer o caminho acho que vou sozinho gostaria de saber se a grandes perigos ou riscos para fazer sozinho, se puder me digam quanto mais ou menos devo levar em reais, amigos agradeços e boa sorte.

    • #24 - André Alécio says:

      olá Fabio

      Acho que os grandes riscos de fazer o caminho da fé sozinho, é a empolgação nas descidas e sofrer uma queda, mas é só ter cautela que fica tranquilo. Quanto a Assalto, tb achei bem tranquilo, mas ja na região da Dutra é bom passar na luz do dia e com cautela.
      Quanto a grana, não sei quantos dias vc pretende ficar , mas pra ficar tranquilo, calcule uns 50 reais por dia, vai ter dia que você vai gastar bem menos que isso.

      espero ter ajudado.

      Abraços

  15. #25 - Jota Franco ( Poços de Caldass- MG) says:

    Olá, gostaria de saber sobre as dificuldades deste caminho, em que ponto devo me preparar, (subidas).tem que ter realmente muito tempo de preparo ou da pra ir tranquilo…..Pois comprei uma Rocky Montain e tenho 40 dias para me preparar, ja que a turma de amigos com quem eu vou ja pedala á tempo e não quero ficar para trás, rss.. desde já Obrigado Pela Atenção.

    • #26 - André Alécio says:

      òi Jota.

      o caminho é bem puxado vc deve estar com um bom preparo, ou fazer o caminho em um tempo maior, as serras são muitas, quase todo dia tem uma ou duas para atravessar. mas todo esforço vale a pena, o caminho é muito bonito..

      abraços

  16. Estou muito interessado em fazer o Caminho da Fé, pena que consigo dispor de 3, 4 dias no máximo. Alguem pode me aconselhar de onde partir? Tenho um condicionamento razoavel para pedalar 50 a 60 km/dia. Desde já agradeço a aqueles que puderem me ajudar.

  17. #29 - André Alécio says:

    Olá Andé tudo bem?
    Você poderia me informar quantos km teria que pedalar por dia para fazer o caminho em 4 dias saindo de Aguas Da Prata , se tem algun percuso que seria mais complicado que o outro? e se tem onibus para eu voltar para buscar o carro?e qual é a melhor data?

  18. #30 - SVicente says:

    Estou bem animado em conhecer o Caminho da Fe, apos jah ter pedalado por diversos outros circuitos e estradas desse Brasilzao…. Nesse f.d.s. vou fazer o inicio dele de São Carlos a Aguas da Prata para sentir como q Eh. A todos os cicloturistas sempre muito boa sorte nos caminhos!!

  19. #31 - Ana says:

    Quero fazer o caminho com meu marido. Como tem muita área rural gostaria de saber como é a marcação para entrar e sair das estradas? tenho tentado ver um roteiro e não dei sorte ainda. Agradeço pela ajuda.

  20. #33 - Janderson Marcelo says:

    quero agradecer ao andre alecio pelas dicas, vou dia 01/10/12 com um amigo vou sair d aguas da prata,tenho 5 dias d folga,c tiver entereçados nos encontramos la, abraço a todos

  21. #34 - Emerson says:

    Olá pessoal,sou de Campinas SP e pretendo ir em dezembro eu e mais um amigo.Sairemos de Ouro Fino,e pretendemos fazer em 3 dias.Se alguem quiser ir junto entrem em contato emerson.douglas2454@itelefonica.com.br

  22. #35 - Rafael says:

    Olá a todos…
    adorei o relato, sou de curitiba-Pr, e tambem sou cicloturista, a ultima que fiz foi em março deste ano (ferias), fui para o circuito europeu, em SC, fiz o pedal em 7 dias, e passei mais 2 passeando e conhecendo timbo, comendo da boa comida alemã e outras coisas. estou planejando para ir em março do ano que vem, 2013, fazer o caminho da fé, vou sair da parte mais distante, lá de sao carlos ou de cravinhos, ainda nao pesquisei condução para estes dois lugares, pois vou de onibus até o inicio da jornada. Espero fazer todo o trecho em 10 ou 12 dias no maximo.Se alguem estiver disposto a ir junto, seria um grande prazer, vou neste periodo pois é o periodo em que eu tiro as merecidas ferias…..heheh
    abraço e bom pedal…
    Rafael

  23. #37 - Luciene says:

    Olá a todos!!

    Fiquei interessada em fazer esse caminho da fé…pretendo ir nos primeiros dias de janeiro, será que tem alguém interessado??

    Abraço

  24. #40 - SIDNEI says:

    É isso ai amigos do pedal, continuem perceverantes na fé. Que Nossa Senhora Aparecida cubra a todos os peregrinos com seu manto sagrado. No dia 11 de novembro de 2012 eu e meu amigo Léo saimos de São Paulo as 00:00 horas pela rodovia Presidente Dutra, e chegamos a Aparecida do Norte as 10:00 hs. Foram exatos 176 Km. de muita Fé que nos deu forças pra chegarmos. ano que vem quero fazer Este Caminho da FÉ de a Pé. Irei nomes de Outubro quero chegar la no dia 12. se alguem topar. combinamos dia e hora da saida. estou na ZN de SP. um forte abraço a todos fiquem com Deus e Nossa Senhora Aparecida.

  25. #41 - Emerson says:

    Olá pessoal muito preparo muita dedicação mas no dis 7/9/2012 eu e mais um amigo fizemos Campinas/Aparecida de bike,por pista Dom Pedro e Dutra foram 240km em 15horas,3horas de descanso e 12 pedalando,fica a dica pedalar na Dutra não é facil ninguêm respeita acostamento o pessoal joga o carro em cima do ciclista e ainda te xinga,alem de trechos sem acostamento onde vc tem que empurrar a bike no barranco.Foi maravilhosa a pedalada e agora Dia 14/12/2012 faremos o caminho da fé só que sairemos de Ouro fino quem quiser entre em contato Abraços e cuidado com a Dutra.

  26. #42 - Claudio says:

    Qual a melhor época do ano para fazer o caminho da fé?
    Sempre chove nessa região?
    Abraço a todos.

    • #43 - André Alécio says:

      olá Claudio

      acredito que entre abril e setembro seja a melhor época devido a temperaturas mais amenas, e menos chuvas. Fomos em julho e pegamos chuva , mas segundo os moradores foi um caso raro, pois em julho nao costuma chover… depende um pouco de sorte talvez hehehe.

      abraços

  27. #44 - Claudio says:

    Olá André Alécio, tudo bem com vc?
    Muito interessante seu diário, parabéns pela viagem. Poderia fazer contato por email?

  28. #45 - Riba says:

    Venho acompanhando sempre em alguns sites comentários da galera que já fez esse caminho de Bike, tô muito afim de também realizar esse percurso em breve,se Deus quiser e ele quer, moro em Santos e pretendo iniciar o trajeto provavelmente em Águas da Prata, ainda não tem nada planejado, nem data, mas estou firme com essa ideia, o maior percurso que já fiz foi de Santos à Peruíbe (180km ida e volta) e somente asfalto, Parabéns pelo relato, tá show, abraço.

  29. #46 - JUNIOR says:

    Eu e um amigo estamos treinando para fazer o caminho da fé em dois dias dá ???? saindo de Jundiai-sP qual é o caminho ??? abçs

  30. #47 - ricardo fabiano says:

    alo a todos gostaria de saber se setembro é um bom periodo pra fazer o caminho da fé?estamos querendo ir en setembro é um bom periodo?
    serra azul sp

  31. #48 - marcio (professor) says:

    Para os amantes do ciclo turismo é o top no brasil simplesmente lindo maravilhoso sem palavras esse trajeto. Fiz no carnaval de 2014 com meu mano veio de guerra mais um amigo saindo de São Carlos a Aparecida 6 dias de enesqueciveis pedal nossa!!! Não exitem vão e façam. E viva o ciclo turismo, a bike e o protocolo de Kioto.

  32. #49 - Flávio R. Costa says:

    ola estou me preparando para fazer o caminho em abril de 2016 vou sair de Ribeirão Preto se alguém interessar e quiser dede ja a treinar juntos mande uma mensagem no meu mail abraço que Deus abençoei a todos

  33. #51 - Fábio Marinelli says:

    Eai Andre! Blz? Estamos pretendendo fazer o caminho pela primeira vez saindo de tambaú. Sabe como anda o caminho?! Alguma dica? Desde já obrigado!

    Os carcarás – Uberaba MG

  34. #52 - André mandetta says:

    Boa noite
    Estamos tentando montar uma galera pra ir de Campinas-SP até Aparecida de. Com saída de Campinas mesmo é seguindo pela via D Pedro I. Me ajude se possivel a calcular quanto poderemos pedalar aproximadamente em um dia e se ha pouso indo pela rodovia.
    Obrigado

  35. #53 - Wander says:

    Pessoal, vou fazer o caminho da fé em Janeiro de 2017. Queria formar um grupo. Pedal tranquilo sem pressa. Sou de Campinas. Email: wanderjsz@gmail.com

Deixe seu comentário

Copyright © 2002 - 2013 Guia do Viajante. All rights reserved.