You are here: Home // Brasil, Destinos, Minas Gerais // Gonçalves – MG

Gonçalves – MG


A cidade de Gonçalves fica entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, se destaca por belas paisagens e um clima agradável. A cidade é bem pequena não chega a ter 5 mil moradores, porém é bem estruturada para o turismo, com boas pousadas e bons restaurantes.

Para quem gosta de turismo de aventura a cidade também chama a atenção com seus picos que podem chegar a mais de 2000 metros de altitude, e também belas cachoeiras. Além de poder praticar rapel, boia cross, montain bike, escalada em rocha, e passeios off road.
No centro da cidade além da tipica tranquilidade interiorana, é possível encontrar diversas lojas de artesanato.
A cidade tem clima romântico e muitas pousadas são preparadas para receber casais que estão a procura de romantismo, principalmente no inverno, onde as temperaturas podem ser negativas durante a noite. As pousadas são aconchegantes com lareira e vista panoramica

Atrações em Gonçalves

Cachoeiras:

Cachoeira das Andorinhas: tem este nome pois é comum no final da tarde ver andorinhas em revoada, esta cachoeira fica a uns 2 kms do centro de Gonçalves, por isso ela é uma das mais visitadas. Tem 10 metros de altura e um poço.

Cachoeira do Simão: tem cerca de 3 metros de altura, e fica a 6 km do centro no local que é bastante visitado tem estacionamento, tem um ótimo poço para banho, e a queda faz uma boa massagem.

Cachoeira do Cruzeiro: uma das mais pelas cachoeiras da cidade, tem um ótimo poço e pega sol o dia todo. Ela fica em propriedade particular é bom estar com um guia local.

Cachoeira 7 Quedas: Uma bela cachoeira com varias quedas sendo a ultima a maior e com uma piscina natural. A cachoeira fica a cerca de 4 kms do centro de Gonçalves. Não tem trilha demarcada para chegar nesta cachoeira é bom estar acompanhado de um guia local.

Cachoeira dos Henrique: Com varias quedas e um poço na sua parte de cima, da para estacionar bem ao lado, esta cachoeira geralmente tem um bom volume d´agua.

Atenção: para chegar nas cachoeiras se pega estrada de terra, nem sempre tem placas indicativas,, e ao entrar na agua você deve ter cautela pois em alguns lugares são perigosos. è bom estar acompanhado por um guia ou alguem que conheça o local.Em algumas cachoeiras o carro fica um pouco longe e é preciso fazer caminhada por trilhas até chegar.

Pedra São Domingos: Fica na Divisa com a cidade de Corrego do Bom Jesus, é possivel chegar de carro no topo, lá em cima tem antenas de transmisão e uma pequena capela, o visual em dias claros é muito bonito. Fica a 22 km do centro.

Pedra Chanfrada: Com altitude de 1650 metros, fica a 10 km do centro de Gonçalves, tem uma bela paisagem para a Pedra do Forno, A trilha se inicia ao lado do restaurante Pé da Pedra que serve uma boa comida regional. A caminhada até o topo é ingreme e dura uns 50 minutos.

Pedra do Forno: Com cerca de 1970 metros de altitude tem um visual de 360 graus, a trilha tem cerca de 2 km e é bastante ingreme recomenda-se um bom preparo físico. A trilha se inicia no restaurante do Zé do Ovideo.

Principais Distâncias

São Paulo ………………………………….. 210 km
Belo Horizonte ……………………………… 450 km
Rio de Janeiro ……………………………… 375 km
Campinas …………………………………… 210 km
Campos do Jordão …………………………….. 55 km
Pouso Alegre ………………………………… 76 km
Monte Verde …………………………………. 50 km
Itajuba …………………………………….. 80 km
Paraisopolis ………………………………… 25 km
Bragança Paulista …………………………… 140 km

Como Chegar em Gonçalves

Saindo de São Paulo tem duas maneiras de chegar em Gonçalves, a mais longa é seguir pela via Dutra até São José dos Campos, depois seguir em direção a cidade de Monteiro Lobato, Sapucai Mirim e São bento do Sapucai, e em seguida seguir em direção a Gonçalves. Este caminho é longo porém todo em asfalto.

A outra maneira de chegar em Gonçalves saindo de São Paulo é pela Fernão Dias seguir até a cidade de Camburi, dai pega-se uma estrada até a cidade de Corrego do Bom Jesus e em seguida uma estrada de terra e com muita subida até Gonçalves. Este caminho é de uns 180 km, mas na estrada de terra tem muitas bifurcações e em dias de chuva é inviavel. Ou depois de Cambui você pode seguir até a cidade de Paraisopolis e em seguida chegar em Gonçalves.

Para quem vem de Belo Horizonte, deve pegar a Fernão dia até Pouso Alegre, em seguida seguir para Santa Rita do Sapucai, pegar a MG – 173 ir até Paraisopolis e depois seguir rumo a Gonçalves.

Agencias de turismo receptivo e esportes de aventura em Gonçalves

Agencia Tribo da Montanha (fazem varios passeios e esporte de aventura)
Telefone: (35) 3654 1172/9993 2875
E-mail; tribodamontanha@gmail.com
Site; http://www.tribodamontanha.com/

Cavalgadas: Para quem gosta de cavalgadas pode procurar o Refugio do Marvão, que tem varios roteiros de cavalgadas ecologicas pela região. Para agendar ligue (11) 3722-3589

Pousadas em Gonçalves

Pousada Serra Vista
Gonçalves – Minas Gerais
Telefone: (35) 3654-1314

Pousada Passaredo
Gonçalves – Minas Gerais
Telefone: (35) 3654-1473 / 9982-2122

Pousada do Rio
Telefone: 35 3654-1346

Pousada O Montanhês
Telefone: 35 9984-4761

Pousada o Curiango
Telefone: 35 3654-1184

Camping em Gonçalves

Camping Pedra Chanfrada
Sítio Santo Antônio
(35) 9976-9434

Camping Recanto da Paz
Estrada dos Costas Km 1,5
(35) 3654-1252 / 3654-1299

Dicas do Viajante

A cidade fica entre as montanhas da serra da Mantiqueira, fique atento com as roupas de frio na hora de fazer as malas, mesmo que seja no verão, é bom levar blusas de frio para a noite. Para chegar as atrações as estradas são de terra, tenha cautela ao dirigir, algumas atrações não tem placas é bom ir com acompanhamento de guia ou se informar bem sobre o caminho antes de ir. A cida de Gonçalves tem acesso por terra com a cidade de Monte Verde, são 50 kms é bom saber as condições da estrada antes de se aventurar. Use protetor solar mesmo no inverno pois o sol nas montanhas queima bastante.

Tags: ,

Deixe seu comentário

Copyright © 2002 - 2013 Guia do Viajante. All rights reserved.