You are here: Home // Dicas, Gerais // Dicas para quem quer se iniciar no Cicloturismo

Dicas para quem quer se iniciar no Cicloturismo


por André Alécio

Fazer uma viagem de bike, não é apenas uma simples viagem, escolher a bicicleta como meio de locomoção para sua viagem, requer um bom preparo e principalmente um excelente planejamento da viagem, não apenas o roteiro mas começa bem antes disso logo na escolha da bicicleta, e dos equipamentos, entender sobre a mecânica da bicicleta principalmente para quem vai fazer uma viagem longa e em locais com poucos recursos, é muito importante para não passar apuros na estrada.

Dependendo da situação o viajante terá que ser auto suficiente, e levar com sigo tudo o que vai precisar para sua viagem até mesmo alimentos e utensílios para cozinhar, levar equipamentos de campismo também ajuda na economia durante a viagem, e deixa o viajante sem depender de hotéis e pousadas.

Há muitos viajantes, principalmente os que fazem grandes viagens que se hospedam em locais como corpo de bombeiros, igrejas, escolas, postos policiais, postos de gasolina. Isso ajuda bastante na economia.

Bicicleta com alforjes
A minha bicicleta companheira de viagem, equipada com alforjes

O Porque De Viajar De Bicicleta

Para muitos pode parecer até loucura, mas quem viaja de bicicleta sabe que não é bem assim. A maioria dos cicloturistas viajam a procura de algo bem maior que apenas um turismo, pois com a bicicleta você se aproxima muito mais das pessoas, é comum você chegar em um local e varias pessoas se aproximarem de você para saber de onde você vem com esta bicicleta cheia de bolsas, para onde vai, o porque esta fazendo isso?

As pessoas acabam se aproximando e se identificando com o que você esta fazendo, afinal não é todo dia que se conhece alguém que viaja de bicicleta, é neste primeiro contato que o cicloturista se aproxima, e faz amizades, conhece a cultura local, pega dicas importantes sobre a região, sobre os pontos turísticos e também sobre as estradas locais.

Em cidades pequenas é comum receber convites para almoçar, e até mesmo para dormir na casa de algum morador local. Tive esta experiência por mais de uma vez quando viajei pela estrada real, nas cidades menores era comum muitas pessoas virem ao meu encontro quando viam minha bicicleta carregada de alforges, recebi mais de um convite de almoço e quando precisei o dono de um barzinho não exitou em me convidar pra dormir em seu estabelecimento. Nas cidades pequenas é bem comum estes convites acontecerem.

Outra coisa que faz as pessoas viajarem de bicicleta é que ela pode te levar a inúmeros locais que um carro não levaria, visitar ilhas e coloca-las em um barco por exemplo, ou pegar uma estradinha ou trilha toda esburacada é algo que com um carro não é viável fazer.

Muitos procuram viajar de bike pela aventura, estar em locais que poucos passaram e fazer algo diferente das outras pessoas, pra mim o barato de viajar de bicicleta esta também no planejamento, dependendo da viagem o planejamento começa meses ou até anos antes.

Pedalando pela estrada
Pedalando pela estrada junto a natureza

Na minha viagem pela estrada real eu fiquei meses pesquisando e conversando com outras pessoas que já haviam feito o roteiro, era muito bacana ver fotos e ficar imaginando estar lá em breve, ver os mapas, calcular as distancias, estudar os relevos, ver quais cidades iria dormir etc … Mas quando você esta na estrada o seu planejamento é bem possível que mude, o meu planejamento furou logo no primeiro dia, mas eu não me preocupei com isso , aproveitava para curtir os locais visitados, deixei a viajem fluir, não fiquei preso ao planejamento em momento algum, afinal não havia o porque se prender a ele.

Dicas Para Iniciar Na Modalidade

Comece fazendo pequenas viagens pela região que você mora mesmo, mesmo que seja uma distancia pequena de 20 ou 30 quilometros você vai se acostumando a pedalar pela estrada, vai pegando experiência, procure as estradas secundarias ao invés das grandes rodovias.

Eu viajei muito pela região que eu moro saia cedo de casa pedalava 30 km chegava na cidade vizinha, parava na pracinha tomava um suco e depois voltava pra casa era bem simples mas ia aumentando minha resistência e via como era fazer uma pequena viagem.

Estas viagens valem como um treino para coisas maiores, depois de faze-las, você pode ir mais longe sair com sua barraca e pedalar um pouco mais e ir acampar em algum local de sua preferência mesmo que não seja uma distancia tão grande, você pode convidar mais alguém ou ir também com um carro de apoio.

Lembre-se que levar ferramentas, principalmente câmera de ar e bomba para encher o pneu é fundamental, vá vestido com roupas de ciclismo para ficar mais confortável e é claro equipamentos para sua segurança como capacete, luvas e óculos de sol também é importante usar.

Bike carregada
Bike carregada com equipamentos

Beber bastante água para sua hidratação e levar algo para comer como uma barra de cereal ou frutas é importante , e não esquecer de levar protetor solar para evitar queimaduras de sol.

8 Respostas para " Dicas para quem quer se iniciar no Cicloturismo "

  1. #1 - joelson says:

    ola eu sou o joelson e queria saber masis sobre bicleta
    a tew ++

  2. #2 - Gledson says:

    O problema do cicloturismo é que vicia muito! hehehehe

  3. #3 - Alessandro says:

    O problema do cicloturismo é que vicia muito! hehehehe [2]

  4. #4 - Janaina says:

    Vc ve algum problema do alforge ficar do lado na bike? Nao atrapalha na aerodinamica?
    Fiz uma viagem com alforge e nao sei se era o tamanho que impressionava o pessoal que estava comigo, mas eles instiram que era ele que estava me segurando, mas nao cheguei a posicionar de outro jeito pra fazer um teste.

  5. #5 - André Alécio says:

    oi Janaina

    o alforge fica ao lado da bike mesmo, um de um lado e outro no outro, da mais instabilidade na bike. tem gente q ao invés de alforge amarra mochila no bagageiro, fica legal tb, mas esta deve estar bem presa para não soltar durante a viagem.

    tb acho q o alforge acaba segurando um pouco a bike, ainda mais se vc estiver com vcento contra. outra coisa que influencia é o estilo do pneu. se for de cravo segura a bike tb.

    é isso ae

    abraços

  6. Q LEGAL É ISSO O Q EU QUERO P MINHA VIDA MUITO BOM

  7. #7 - PAULO says:

    Olá… sempre tive vontade, agora decidi… quero ser um cicloturista; preciso de um amigo para me passar dicas, sou de Duque de Caxias, RJ.

Deixe seu comentário

Copyright © 2002 - 2013 Guia do Viajante. All rights reserved.