You are here: Home // Amazonas, Brasil, Destinos // MANAUS -AM

MANAUS -AM


A cidade de Manaus é a porta de entrada para quem quer conhecer a Amazônia. Muitos passeios são feitos na região a maioria de barco, que é o meio de transporte mais comum da região. Andar de barco pelos rios e fazer caminhadas pela selva estão no roteiro dos praticantes do ecoturismo. Além da selva que esta ao redor da cidade, tem também muito o que conhecer em Manaus, muitas construções históricas e museus são encontrados na cidade. A vida noturna é agitada como as grandes cidades brasileiras. Aproveitar para experimentar a culinária local, conhecer o artesanato e as tribos indígenas da região também faz parte do roteiro.

O que conhecer em Manaus

Teatro Amazonas: è o principal ponto turístico no centro da cidade. O imponente Teatro Amazonas foi construído na época áurea da borracha, é muito luxuoso por dentro e bonito por fora. Vale a pena Visitar. Tem visitas guiadas (10 reais).
Localização: Rua Tapajós, s/n, Centro – (Praça São Sebastião)
Telefone: (92) 622-2420
Visitação: 2ª a sábado., das 9h às 16h.
teatro-amazonas-3.JPG
Teatro Amazonas
teatro-amazonas-10.JPG
Foto interna do teatro

Prédio da Alfândega: data o ano de 1906, foi tombado Patrimônio Histórico Cultural em 1987. Construído em estilo eclético, com elementos medievalistas e renascentistas, é um prédio muito bonito.
Endereço: Rua Marquês de Santa Cruz, s/n (Centro)
Telefone: (92) 232-3330

Porto de Manaus: Local onde saem os barcos para os passeios fica na região central de Manaus. Foi projetado pelos ingleses e seu cais é flutuante acompanhando o volume de água do rio.Foi muito importante na época do ciclo da borracha e continua sendo devido as industrias da Zona Franca de Manaus.
Localização: centro

porto-de-manaus-1.JPG
Parte do Porto de Manaus

Mercado Municipal: Ótimo lugar para comer um peixe e comprar artesanato, está localizado em frente ao rio Negro. Aberto diariamente das 8h às 18h.
Endereço: Rua dos Barés, n° 46 – Centro
Telefone: (92) 233-0469

Igreja de São Sebastião: Próximo ao Teatro Amazonas, sua construção data o ano de 1888.
Endereço: Rua 10 de Julho, n° 567 – Centro
Telefone: (92) 232-4572
igreja.JPG

Museu Seringal Vila Paraíso: O museu reproduz o modo de vida dos seringueiros, foi montado para um filme. Conhece-se a casa do seringalista e percorre trilha dos seringueiros. Para chegar no local tem que alugar um barco na Marina do David, próximo a Ponta Negra.
negocie com o barqueiro, o trajeto dura 1h30min.
Funcionamento de quarta a domingo das 8h às 16 horas.

Encontro das Águas: é onde o Rio Solimões se encontra com o Rio Negro, as águas barrentas do Solimões não se misturam com as águas escuras do Rio Negro durante quilômetros, é um dos principais passeios de barco que tem próximo a Manaus. Dá pra fazer este passeio por agencias que são passeios bem completos com almoço e outros passeios por igarapés, onde se avista vitórias Régia e a fauna local. Ou é possível fazer este passeio de maneira independente gastando pouco dinheiro.
encontro-de-aguas-rio-negro-e-solimoes-9.JPG
Encontro das aguas

Compra de Artesanato: Podem ser conferidos diversos tipos de artesanato amazonense na central de Artesanato Branco e Silva a central reúne 23 lojas de produtos artesanais, além de um salão para exposições e atividades culturais, restaurante e floricultura. Lá são encontrados artesanatos dos mais variados tipos em destaque as peças produzidas com matéria prima encontrada na região. Domingo tem Café regional das 7h até as 12h.
Endereço: Rua Recife, nº 1.999 – Parque 10 , centro Fone : (92) 236-1241
Outros locais para a compra de artesanato são: O Museu do Índio na rua Duque de Caxias numero 296. Ou na Artindia que fica na Praça Tenreiro Aranha.


Praias Fluviais:
algumas praias fluviais se encontram próximas a Manaus, uma delas é a Praia de Ponta Negra em parte nobre da cidade, é uma praia urbanizada com calçadão e com muitos bares e restaurantes, onde tem agito noturno. Um dos pontos mais visitado pelos viajantes. Dá para curtir um belo por do sol.
Praia do Tupé, com vegetação nativa fica a 34 km de Manaus 1h10min de barco, é muito freqüentada nos feriados e fins de semana. Próximo a ela é possível conhecer a praia do arrombado que fica à 1 hora de Manaus. Praia Grande – Praia localizada às margens do rio Negro, próximo às Ilhas Anavilhanas, fica a cerca de 100 km de Manaus, é uma praia que fica extensa na época de vazante do rio.
passeio-na-mata-10.JPG
Vitoria Régia

Hotéis de Selva: mesmo que você não se hospede em um deles, è possível conhecê-los, agendando um dia de visita. Os preços variam dependendo do estilo do hotel. Tem Hotéis rústicos com telhados em palha, chuveiros frios e luz movida a gerador, até hotéis mais sofisticados. Os hotéis oferecem translado, almoço e também passeios na mata. Recomenda-se agendar com antecedência. (mais abaixo veja alguns contatos de hotéis na selva.)
1-anavilhanas-hotel-nosso-bangalo-6.JPG
Bangalo do hotel de selva

Viagem de Barco Manaus – Belém
Para os Aventureiros que estão viajando pela região norte e tem tempo sobrando, a dica é fazer a viagem de barco entre Manaus e Belém. Esta viagem é pelo rio Amazonas, é uma viagem de belissimas paisagens, dura cerca de 4 dias, o barco faz paradas em muitas cidades entre elas Parintins (onde tem a festa dos bois Caprichoso e Garantido em junho). E também para em Santarém onde é possível conhecer as belas praias fluviais de Alter do Chão. Dá até pra ficar alguns dias nessas cidades e depois continuar a viagem de barco para Belém embarcando em outros barcos. Os barcos têm diversos tipos de dormitório (cabines suítes, e camarotes, alguns tem até ar condicionado). Mas se você preferir viajar como o povo local, você pode ir na rede, além de ser mais barato, dá pra conhecer mais as pessoas da região (esteja atento a seus pertences). Os preços dos barcos e das acomodações variam bastante (entre 180 e 700 reais) e é com pensão completa. Mas esteja atento ao estado da embarcação antes de comprar sua passagem, é possível conhecer as dependências do barco antes de fechar a passagem. Lembrando que para conseguir um preço mais em conta, é melhor você comprar a passagem no barco com o responsável ao invés de comprar nas agencias de viagem. Geralmente os barcos que saem de Manaus para Belém saem de quartas e sextas feiras.
Fone: Agencia Rio Amazonas 92 – 3621-4310

anavilhanas-botos-cor-de-rosa-7.JPG
Boto cor de rosa

Principais Distancias

Brasília …………………………………………………………….2140 km
Boa Vista ………………………………………………………….. 805 km
Cuiabá ……………………………………………………………. 3180 km
Porto Velho ……………………………………………………….. 885 km
Rio Branco ………………………………………………………. 1392 km
Rio de Janeiro ………………………………………………….. 4266 km
São Paulo ……………………………………………………….. 3863 km
Belém ………………………………………………………………3081 km (de carro )
Presidente Figueiredo …………………………………………… 125 km
Parintins …………………………………………………………… 535 km

Como Chegar em Manaus

As principais companhias aéreas tem vôos regulares para Manaus saindo de diversas cidades do Brasil. É possível também embarcar o carro em balsas em Belém e Porto Velho. Tem estradas que levam de Porto Velho até Manaus, porém tem trechos em terra em péssimas condições.

Hotéis em Manaus
Da Vinci Hotel
Endereço: Rua Belo Horizonte, 240-A – Adrianópolis
Telefone: 3663-1213

Hotel Brasil
Endereço: Av Getúlio Vargas, 657 – Centro
Teleone: 3232-2493

Hotel Internacional
Endereço: Rua Dr. Moreira, 168 – Centro
Telefone: 3231-2177

Hotel Manaós
Endereço: Av Eduardo Ribeiro, 881 – Centro
Telefone: 3633-5744

Hotel Ibis
Endereço: Av Mandii, 4-B – Distrito Industrial
Telefone: 2123-6234

Líder Hotel Endereço:
Endereço: Av Sete de Setembro, 827 – Centro
Telefone: 3621-9700

Albergue da Juventude em Manaus

Hostel Manaus
Fone: 92 – 3233-4545

Hostel Amazonas
Fone : (92) 3634-6057 (92) 9186-6267

anavilhanas-passeio-na-mata-3.JPG
Arvore na floresta

Hotéis de Selva

Alguns hotéis de selva são em municípios próximos a Manaus, os hotéis tem translado próprios, e são com pensão completa.

Juma Lodge
Fone: 92 3245-1177

Pousada Amazônia
Fone: 92 – 3231-1021

Amazon Village
Fone: 92 – 3633-1444

Aldeia dos Lagos
Fone: 92 3248-9988

anavilhanas-passeio-de-barco-ao-entardecer-15.JPG
Por do sol na Amazonia
Dicas do Viajante

Manaus e toda região norte tem duas estações do ano, Verão onde a época que chove pouco e o inverno que é a época de chuvas mais frequentes. Se você pretende fazer passeios de barco a melhor época é quando chove menos e as praias de rio estão maiores. recomenda vacinar-se contra febre amarela 10 dias antes da viagem. O fuso horario é de 1hora de atraso em relação ao horario de Brasilia.Repelente de insetos é indispensavel para quem quer conhecer a selva, como também roupas apropriadas.

Tags:

Deixe seu comentário

Copyright © 2002 - 2013 Guia do Viajante. All rights reserved.