You are here: Home // Brasil, Destinos, Minas Gerais // Caraça – MG

Caraça – MG


O Santuário do Caraça é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, pertence à Congregação da Missão da igreja Católica e fica localizado nas cidades de Catas Altas e Santa Bárbara, em Minas Gerais, a 130 Km de Belo Horizonte e fazendo ainda divisa com os municípios de Ouro Preto e Mariana. Faz parte da Estrada Real.

santuario-do-caraca.jpg
Lugar de peregrinação, cultura e turismo ecológico, foi criado em 1774 para ser uma casa de hospedagem que acolhia peregrinos e visitantes, depois transformou-se no histórico colégio para garotos. Mais tarde tornou-se escola para seminaristas, que funcionou até 1968, ano que aconteceu o grande incêndio no prédio da biblioteca. A partir da década de 70 tornou-se parque e pousada que recebe o público em geral.

Destinado a conservação ambiental, o Santuário do Caraça foi desde 1994 anunciado como Reserva Particular do Patrimônio Natural, em seus 11.233 hectares de área total e 10.187,89 hectares de área de preservação, são permitidas apenas atividades de pesquisa científica e de visitação com objetivos turísticos, recreativos e educacionais.

O Caraça faz parte da porção sul do contraforte da Serra do Espinhaço e seu curioso nome vem do morro que permeia a reserva, seu topo forma o desenho de um perfil de uma cara grande.

O complexo do Santuário do Caraça possui uma biblioteca, um museu, um arquivo e o centro de convenções, que ficam localizados no prédio onde funcionava o colégio e que foi destruído pelo incêndio de 1968, sobrando apenas as paredes externas da edificação. Em 2002 foi desenvolvido um projeto de restauração, que criou uma estrutura moderna para a parte interna da construção, de concreto e metais, que contrasta com o seu lado de fora de pedras.

Também no complexo fica a Igreja Nossa Senhora dos Homens de estilo Neogótico, centralizada entre os prédios que formam a Pousada do Caraça, que possui 8 modos de acomodações e preços diferentes, onde antigamente ficavam hospedados os padres, seminaristas e estudantes. Todas as hospedagens contam com pensão completa.

Lobo Guará
caraca_lobo_guara101.jpg
O Lobo Guará é uma das atrações da Pousada. Desde o início da década de 1980 os padres acostumaram a deixar alimentos no pátio em frente a igreja para os Lobos, que passaram a visitar a pousada praticamente todos os dias. A partir das 18: 30 eles servem o banquete para o lobo, que não tem hora certa para chegar. O Lobo Guará (Chrysocyon brachyurus) é uma espécie de hábitos noturnos, é caçador, territorialista e vive sempre em casal, um casal por território, apesar de só andarem juntos na época de acasalamento, por isso o casal de lobos do Caraça costumam aparecer um por vez no banquete deixado pelos padres e dizem que falham uma vez por mês, então se você for se hospedar na pousada do Santuário do Caraça com o objetivo de ver o Lobo Guará, reserve pelo menos duas noites para assim garantir a visualização do Guará, que chega bem perto das pessoas e não se incomoda com os flashes e disparos das máquinas fotográficas. A regra para esperar o lobo é não fazer muito barulho e movimentos bruscos, como andar e correr pelo pátio. Outra dica é levar uma roupa de frio para esperar o lobo, mesmo no verão as noites do Caraça são bem frescas. As 21 horas a pousada serve chá com pipoca e o bar fica aberto até as 22 horas.

caraca_lobo_guara121.jpg

Trilhas pelo Parque do Caraça
caraca_perfil01.JPG
Existem dois tipos de trilhas para fazer pelo parque. São praticamente 14 as trilhas e caminhadas mais curtas, algumas de fácil acesso que se pode fazer sozinho, as distâncias variam de 2 à 6 km, algumas apresentam dificuldades e são íngremes, exigindo certo preparo físico e disposição dos visitantes. As trilhas longas e íngremes que exigem o acompanhamento de guias do parque são nove, algumas até os pontos mais altos da Serra do Espinhaço, são trilhas que demandam de muitas horas de caminhada e um bom preparo físico, mas valem a pena e proporcionam lindas paisagens e maior contato com a natureza.
caraca_banho_do_belchior041.jpg
Banho do Belchior

Lugar de descanso para recarregar as energias.
Uma das principais características da Pousada do Caraça é o sossego. O lugar é ideal para descansar e recompor as forças. A construção antiga de paredes grossas faz com que o quarto seja um lugar muito silencioso. Tanto que é comum escritores, artistas e músicos irem para o Caraça à procura de tranqüilidade para criar. O jardim situado em frente à Ala dos Irmãos é outro lugar sereno para estar e avistar com facilidade a presença de esquilos e diversos pássaros.

jardim.jpg
Jardim proximo a Ala dos Irmãos

Localização
O único acesso ao Santuário do Caraça é passando pelo Município de Santa Bárbara. Entrar pela Rodovia do Caraça que também dá acesso ao distrito de Brumal, e sub-distritos de Sumidouro e Santana do Morro. A Portaria está situada no km 9, desta Rodovia. Da Portaria até a sede, são mais 11 km de estrada asfaltada.

Principais Distâncias Aproximadas:

Belo Horizonte …………………………………..130 km
Vitoria ……………………………………………. 465 km
Sâo Paulo ……………………………………….. 750 km
Rio de Janeiro ………………………………….. 560 km
Santa Bárbara ……………………………………25 km
Catas Altas ………………………………………. 33 km
Ouro Preto ……………………………………….. 70 km
Itabira …………………………………………….. 80 km

Como Chegar no Caraça de Onibus

Saindo de Belo Horizonte: pegar onibus da viação Passaro Verde que vai até a cidade de Santa Barbara, para chegar no Caraça terá que pegar um taxi, mas a distancia nâo é longa, em qualquer das duas cidades você vai estar a mais ou menos uns 30 km do parque.

Para quem vem de São Paulo: pode pegar um onibus até Ouro Preto e depois outro para Santa Barbara.

Informações
Santuário do Caraça – MG – (31) 3837-2698 / (31) 3837-1939 / 3231-4993 /
Novo Número: (31) 4062-7522
Skype: santuario.caraca1 / santuario.caraca2
pousadadocaraca@hotmail.com

http://santuariodocaraca.com.br/

Informações, Serviços e Horários de Funcionamento:

Recepção: das 7 às 18 horas
Central de Reservas: de segunda à sexta das 7 às 18 horas.
As épocas do ano mais procuradas são o Carnaval e o Natal. Se você tem interesse em conhecer o Santuário do Caraça nesses feriados é bom fazer a sua reserva com um ano de antecedência.

Centro de Visitantes: Com vídeos, monitores e pequenas amostras do que se encontra no Parque, o Centro de Visitantes é uma ótima pedida para começar o dia no Caraça. Aberto das 08h às 17h
Cantina e Lojinha: A cantina conta com diversas opções para um lanche rápido. Na lojinha você pode adquirir lembrancinhas religiosas, camisetas e outros souvenires. Aberta das 07h às 17h
igreja-caraca.jpg
Parte interna da igreja

Refeitório
A hora de comer na Pousada do Caraça é um detalhe a parte. O Refeitório é um amplo salão da época do colégio com suas mesas compridas, a comida é caseira e tem os tradicionais pratos mineiros feitos no fogão à lenha, com destaque para os doces preparados lá mesmo de maneira artesanal. Para o café da manhã há um refeitório próprio onde é possível ao hospede preparar ovos, pão torrado e queijo derretido em um fogão à lenha.
Café da Manhã: das 7 às 9h30
Almoço: das 12 às 14 horas
Jantar: das 18h30 às 19h30.
Observação: As fichas para refeição devem ser adquiridas com antecedência na Recepção, até às 11h, se você vai passar o dia no Parque e almoçar ou se é seu primeiro dia de hospedagem.

Museu
Possui objetos de diferentes épocas que marcaram o Caraça, inclusive cama na qual dormiu o imperador do Brasil D. Pedro II. Aberto diariamente das 9 às 16h30.
caraca_biblioteca_colegio07.jpg
Biblioteca
Em seu acervo contém obras raras.

Missas
Na igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens acontece missa todos os dias. De segunda a sábado às 20 horas e aos domingos às 11horas.
Lembre-se a Portaria do parque fecha as 21 horas e fica à 10 km da
caraca_igreja02.JPG
Foto da Igreja

Pousada
O Santuário do Caraça cobra uma taxa de visitação para ajudar na manutenção da RPPN e nos projetos que estão sendo desenvolvidos.
Maiores informações e agendamento de excursões e grupos, pelo telefone ou pelo e-mail.
R$ 5,00 por pessoa (janeiro de 2011)
Você pode optar em almoçar no refeitório da Pousada, ligue lá para se informar do preço. O parque também tem lugares apropriados onde é permitido fazer churrasco e pic-nic.

caraca_lobo_guara11.jpg
Lobo Guará se alimentando em frente a igreja.

cachoeira-caraca.jpg
Cachoeira Proxima ao Santuario

Por Lígia Luciene Rodrigues (Equipe Guia do Viajante)
Fotos: Fernanda Dodi, Lígia Luciene Rodrigues e André Alécio.

Tags: , ,

4 Respostas para " Caraça – MG "

  1. ja me hospedi por duas vezes ai, adorei.
    gostaria de passar ferias de janeiro 2012
    qual o valor da hospedagem, quarto casal pa tres dias

    obrigado

  2. #2 - Esme disse:

    Queria saber como anda o tempo em Caraças, pretendo ir ai no domingo mas não quero ir se estiver chovendo. bjo obrigado.

  3. #3 - sarah disse:

    gostaria de saber como faco pa conhecer o caraca neste fim de ano 2011do dia 26 ate ate dia trinta de dezembro ,..tem vagas nesta epoca e quanto custa valeu

  4. #4 - Luis disse:

    Mto bom!!!!!

Deixe seu comentário

Copyright © 2002 - 2013 Guia do Viajante. All rights reserved.